Conhecer as formas de pagamento online é fundamental tanto para quem está pensando em abrir um e-commerce ou clube de assinaturas, quanto para quem já tem uma loja virtual e quer expandir seu negócio.

Além disso, mesmo que existam diferentes formas de pagamento pela internet, alguns dados nos mostram o caminho das pedras para aumentar vendas e fidelizar clientes.

Portanto, neste post você verá as formas de pagamento online mais utilizadas e quais são as melhores opções para a sua empresa!

Quais são as formas de pagamento online para clientes?

O comércio eletrônico é um dos que mais crescem no Brasil. Dados da Ebit|Nielsen de dezembro de 2019 mostraram que, apenas na Black Friday, o varejo online brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões.

Da mesma forma, esse número é 23,6% maior ao balanço do mesmo período de 2018, quando as vendas totalizaram R$ 2,6 bilhões. Entretanto, o ticket médio teve uma pequena queda de 1,1% frente ao ano passado (R$ 608), ficando em R$ 602.mapa de faturamento com as formas de pagamento online

Além disso, também foi analisado que 55% dos pedidos naquele período foram feitos em celulares. Essa tendência de mobile first continua crescendo ano a ano, e para quem tem uma loja virtual, atrelar os dados de consumo por dispositivos móveis com as formas de pagamento para clientes é de extrema importância.

Pensando no lado de experiência do cliente e jornada encantadora, quem faz uma compra pelo celular provavelmente tem preferência pelo pagamento por cartão de crédito. Até porque, para efetuar o pagamento por boleto bancário, ele precisaria abrir o boleto em um computador ou por outro celular.

Uma outra solução é adotar o recurso de leitura do código de barras, copiando o número para que ele fique salvo na área de transferência. Contudo, é necessário dedicar tempo de desenvolvimento do site para isso acontecer.

Outro indicador importante para entendermos o poder do comércio eletrônico é a capacidade que esse segmento tem de continuar crescendo, mesmo em tempos de crise.

O índice MCC-ENET apontou, em março de 2020, um crescimento de 42,31% em comparação com o mesmo período do ano passado. São dados como esse que reafirmam a capacidade e força das vendas online.

Agora que já entendemos um pouco do cenário de e-commerce no Brasil e os dados mais recentes, vamos conhecer as opções de pagamento online?

1. Cartão de crédito

Nos últimos levantamentos feitos aqui na Vindi, mapeamos que o cartão de crédito é campeão em transações dentro da nossa plataforma. Você pode acessar esses insights gratuitamente clicando aqui.

Atualmente, 52 milhões de pessoas possuem cartão de crédito no Brasil. Dessa forma, podemos dizer que o cartão de crédito é um dos tipos de pagamento mais versáteis e utilizados no país.

Através de um contrato com um banco e uma bandeira, qualquer pessoa apta a receber um crédito em forma de limite pode obter um serviço de cartão que possibilita a compra e pagamento de um serviço, através de uma transação eletrônica. Para isso, o cliente recebe posteriormente uma fatura com os valores gastos durante um período.

Características do cartão de crédito

Podemos destacar três principais vantagens da utilização deste método de pagamento online:

  • Segurança;
  • Acúmulo de milhas;
  • E controle financeiro.

Além disso, o cartão de crédito é a forma mais usada pelos clientes da Vindi. Nós defendemos e indicamos essa forma de pagamento, principalmente para empresas que se beneficiam da Economia da Recorrência em seu modelo de negócio.

2. Boleto Bancário

Hoje, o boleto é responsável pela segunda maior fatia de compras do mercado. Além disso, essa opção de pagamento também é considerada a mais democrática do mercado, já que aproximadamente 45 milhões de brasileiros não possuem conta em banco.

Da mesma forma, também precisamos colocar no pacote empresas que administram condomínios, estacionamentos e instituições do segmento de saúde e educação offline que usam o boleto como meio de pagamento.

Contudo, ele ainda é um desafio para os empreendedores no país, já que essa forma de pagamento exige grandes esforço em conciliação bancária, inadimplência, custos bancários e tempo, que são coisas que tiram muita energia dos departamentos financeiros, independente dos tamanhos.

Aqui na Vindi, nós oferecemos uma solução completa para empresas que querem oferecer essa forma de pagamento online, e você pode saber mais clicando aqui.

Características do boleto bancário

Entre as vantagens de oferecer boleto bancário para seus clientes, podemos destacar:

  • Recebimento após a efetivação do pagamento pela rede bancária;
  • Não há necessidade de informação financeira, ou ter em conta corrente para o cliente comprar online.

3. Débito Automático (débito em conta, débito online)

Essa é uma forma bem comum na hora de pagar concessionárias, como contas de água, luz, telefone e TV a cabo. O débito automático é uma conveniência oferecida pelo banco para o pagamento com débito na conta corrente dos clientes.

Dessa forma, ao cadastrar um convênio, os bancos efetuam a ponte entre empresas concessionárias e os clientes. Evitando, assim, o pagamento manual, extravio de boletos etc.

Além disso, outra modalidade de débito automático é a transferência online, onde o cliente, ao comprar numa loja virtual, é levado ao ambiente do banco que efetua o débito diretamente na conta corrente. Um exemplo disso é o ItauShopline.

Características do débito automático

Alguns pontos fazem do débito automático uma boa opção para quem tem uma loja virtual:

  • Evita com que os juros do crédito rotativo sejam parcelados;
  • O sistema de pagamento funciona 24 horas por dia;
  • É seguro e, portanto, ajuda a reduzia a inadimplência.

4. Pagamentos digitais 

Além do cartão de crédito, boleto bancário e débito em conta, incluímos esse tópico para falar sobre pagamento digital, onde ferramentas online como PaypalSquareTokPag e outros aplicativos se mostram como uma grande tendência quando falamos em características e forma.

Características dos pagamentos digitais

O Paypal, por exemplo, se auto denomina uma carteira digital. Dessa forma, os clientes podem transferir fundos entre o serviço e também podem ser cadastrados para amparar a transação e uma compra online.

Já no Square, mediante um aplicativo com o cadastro validado de um cartão, o cliente pode pagar contas em bares, lojas e etc.

5. Transferência bancária

A transferência bancária é uma movimentação de fundos entre o comprador e a empresa. É um método de pagamento ainda utilizado no país devido à relutância de muitas pessoas para fornecer os dados bancários para lojas de terceiros.

Características da transferência bancária

  • Fácil e segura para os consumidores, mas pode ter encargos bancários referentes às transferências entre bancos diferentes;
  • Não há custo adicional para os comerciantes, uma vez que não envolve qualquer serviço de terceiros e a loja virtual recebe o total da venda em sua conta bancária;
  • O processo geralmente é mais longo e trabalhoso porque até que a confirmação da transferência, o pedido não será processado ou enviado para o cliente.

E quais as formas de pagamento offline?

Além das alternativas online, também temos as opções de pagamento offline, que são pouco utilizadas, mas ainda presentes em algumas empresas brasileiras.

Dinheiro

O chamado “dinheiro vivo” está com os dias contados. Com o crescimento do pagamento via cartão de crédito e outras soluções tecnológicas, o dinheiro ainda é parte fundamental nas formas de pagamento.

Contudo, existe um movimento de redução de pessoas que pagam em “cash”. Isso pela falta de segurança, pelo advento dos cartões de crédito e também pela popularização de outros pagamentos digitais.

Dessa forma, algumas empresas ainda aceitam o pagamento em dinheiro porque ele evita necessidade de parcelamentos, usado em pagamentos à vista.

Cheques

Os cheques estão com os dias contados também. Considerado uma grande forma de pagamento do século passado, os cheques estão diminuindo relativamente no mercado.

Além disso, algumas lojas e estabelecimentos comerciais já não aceitam mais essa forma de pagamento, tendo como motivo principal o aumento do uso no cartão de crédito.

Da mesma forma, a falta de segurança também está deixando os cheques em desuso, já que a clonagem de deles foi um dos grandes motivos para que os bancos investissem na emissão de cartões.

Entretanto, essa forma de pagamento ainda têm grande aderência em serviços como academias, compra de móveis e outras prestações. Com os cheques, a possibilidade de fraudes é maior que a de qualquer outro pagamento, e não existe taxa de administração quando as folhas do talão são utilizadas.

Como escolher as melhores formas de pagamento online?

Seja para a Black Friday, outras datas comemorativas ou as vendas diárias, você precisa estar preparado para atender todos os tipos de clientes que chegarem ao seu negócio.

Por isso, se você quer escolher a melhor forma de pagamento, precisa considerar os seguintes aspectos:

Conheça seu público

Entender quem são e onde estão seus clientes é o primeiro passo para descobrir quais são as melhores formas de pagamento online para o seu negócio. Dessa forma, se você tem um público na faixa dos 30 anos, é bem possível que ele prefira o cartão de crédito, por exemplo.

Entretanto, se você tem foco no público da melhor idade, o boleto bancário é uma opção que dá mais confiança a eles. Isso também vale se seus produtos tem um preço baixo para o consumidor.

Aposte em duas ou mais opções

Se você só oferece boleto bancário, provavelmente está perdendo a maior parte das suas vendas, já que falamos aqui que o cartão de crédito é o meio mais utilizado do Brasil.

Por outro lado, ignorar o boleto é o mesmo que abrir mão dos 45 milhões de brasileiros que não possuem conta em banco.

Dessa forma, invista em várias opções para garantir que seu cliente tenha poder de escolha. Assim, você provavelmente aumentará bastante suas conversões!

Automatize sua gestão de pagamentos

Escolher uma plataforma que te ajude a oferecer diferentes formas de pagamento é meio caminho andado.

A Vindi, por exemplo, disponibiliza na plataforma as principais formas de pagamento, te ajuda a reduzir taxas de inadimplência com funcionalidades exclusivas e é perfeita para quem faz vendas pontuais, parceladas e recorrentes.

Portanto, agora que você já sabe tudo sobre as formas de pagamento online, escolha as melhores e prepare-se para alcançar ótimos resultados nas vendas! E,  para ajudar a potencializar  suas vendas, sua empresa precisa de uma excelente plataforma de pagamentos, como a Vindi!

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