Nos últimos anos, as compras feitas pela internet só aumentaram. Hoje, é possível adquirir roupas, eletrônicos, comida e até cursos no mundo virtual. Então, diante desse novo cenário, é importante que você conte com uma plataforma completa para receber pagamento online.

E segundo o estudo Global Consumer Insights de 2018, feito pela PwC, essa tendência só deve aumentar nos próximos anos. Pois de 2014 para 2018, a empresa descobriu que o número de pessoas que compram online pelo menos uma vez ao mês pulou de 58% para 65%.

Se você quer vender cada vez mais e com segurança, abaixo vamos explicar tudo sobre receber pagamento online. Confira!

Como receber pagamento online?

Se você acha que apenas e-commerce precisam de uma solução para receber pelos produtos vendidos, você está enganado.

Seu negócio não precisa ser 100% virtual e, mesmo assim, dá para contar com as facilidades da internet. Por exemplo, universidades, escolas de idiomas ou mesmo academias podem receber pagamento online.

Para isso, elas precisam contar com uma plataforma que trabalhe com diferentes meios de pagamentos.Banner de cadastro. Ao clicar, o usuário será direcionado para uma página de cadastro. Ao preencher, em breve, a equipe entrará em contato.

Como funciona o pagamento online?

Acima, falamos sobre a possibilidade de praticamente qualquer negócio, tanto virtual como físico, receber pagamento online. Mas como isso funciona na prática? Vamos falar sobre o assunto neste tópico.

Para que você consiga receber com segurança pela internet, é preciso ter uma solução de pagamento que conecte o cliente ao banco. Existem basicamente três opções no mercado.

Gateway de pagamento

O gateway é um software online de pagamento que faz a comunicação entre sua loja, os adquirentes e bancos.

Essa solução costuma ser a mais flexível do mercado e aceita diversos meios de pagamentos. Além disso, o gateway normalmente conta com taxas mais baixas do que as outras soluções e é indicado para negócios de todos os tamanhos.

Se você quiser entender melhor todas as funcionalidades de um gateway de pagamento, não deixe de ler nosso artigo: Gateway de pagamento, tudo o que você precisa saber.

Adquirentes

Um adquirente é o responsável pelo processamento das transações por meio de cartão de crédito ou débito. São empresas como a Cielo, GetNet, Rede entre outras.

Os adquirentes sempre estarão presentes em compras que precisem de comunicação com bancos e bandeiras de cartão.

Subadquirentes  

Também chamados de intermediadores, os subadquirentes são responsáveis por todo o processo de venda. Com isso, você não precisa se credenciar com os adquirentes ou se preocupar com o checkout. Um exemplo de subadquirente no Brasil é a Yapay

Embora essa solução seja prática e menos burocrática na implementação, as taxas cobradas pelos adquirentes costumam ser as mais salgadas. Mas é uma boa alternativa para empresas menores, que querem iniciar um projeto.

Já escrevemos um texto explicando as principais diferenças entre essas três soluções que podem ser usadas para receber pagamento online, não deixe de ler.

Adquirente, subadquirente e gateway: quais as diferenças?

Principais meios de receber pagamento online

Agora que você já conhece quais são as principais ferramentas disponíveis para receber pagamento online, é hora de falarmos sobre os principais meios.

Cartão de crédito

Um dos meios de pagamento preferido dos consumidores é o cartão de crédito. Principalmente quando falamos em receber pagamento online. O motivo é que ele é prático, permite parcelamento e também é seguro.

Muitos estabelecimentos físicos, como universidades e academias, continuam usando o boleto bancário como principal forma de pagamento. Porém, o cartão de crédito é um grande aliado para aqueles que querem reduzir o número de inadimplentes e aumentar as taxas de conversão.

Débito online  

É uma opção cada vez mais popular, tanto para e-commerce como outros negócios que precisam receber pagamento online.

Pois, o débito online é prático e bem aceito pelos consumidores que ou não tem cartão de crédito ou não querem comprometer o limite. Esse meio já é bem popular em pagamento de contas, como água e telefone, e também pode ser explorado por outros serviços contínuos, por exemplo estacionamento mensal e nas academias.

Boleto bancário

Uma opção ainda bem popular entre os brasileiros. O boleto bancário tem a vantagem de ser acessível a qualquer pessoa, mesmo aquelas que não possuem conta em algum banco.

Hoje em dia já é possível receber pagamento online por meio do boleto digital. Com isso, gastos com impressão e entrega são reduzidos. O boleto bancário digital é enviado para o e-mail do consumidor, sendo ainda possível saber se ele visualizou a mensagem.

Quem pode receber pagamento online?

É comum associar a ideia de receber pagamento online apenas com e-commerce. Sem dúvidas, para esses negócios, o recebimento virtual é imprescindível.

Porém, vale citar que outros empreendimentos podem aproveitar das plataformas digitais para aumentar suas vendas. Como citamos durante o texto, as universidades, escolas de idiomas e cursos, academias, estacionamentos entre outras, também podem receber por seus serviços pela internet.

Para isso, basta ter um site ou redes sociais e contar com uma plataforma de pagamento. Isso, além de atrair mais consumidores, vai ser um diferencial do seu negócio, já que oferece praticidade ao cliente.

Receber pagamento online é seguro?

Uma das principais incertezas dos empreendedores em receber pagamento online é a preocupação com a segurança.

Esse assunto é ainda mais delicado se você tem um e-commerce. Pois as taxas de fraudes no Brasil são altas. Porém, já existem ferramentas antifraudes no mercado capazes de diminuir grande parte do risco. Graças ao avanço da tecnologia e a Inteligência Artificial.

Além disso, existe outra forma, tanto para lojas virtuais ou outros negócios que querem receber pagamento online, de garantir a segurança. Sendo que é escolher muito bem a plataforma de pagamento que será sua parceira.

É importante que ela se preocupe com a segurança e tenha o nível mais alto no PCI Compliance. Pois essa é a certificação dos meios de pagamento que garante que os dados dos consumidores sejam armazenados com proteção.   

Nesse texto explicamos como você pode receber pagamento online de forma segura. Quais são as principais soluções disponíveis no mercado, além dos meios de pagamento mais usados.

Boas vendas!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies