Gateway de pagamento: Tudo o que você precisa saber

Você já ouvir falar em gateway de pagamento? Essa ferramenta é essencial para quem lida com grandes volumes de transações de compra e venda. Contudo, você entende qual a sua real importância para seu negócio?

Em linha gerais, podemos destacar algumas das principais vantagens que você terá ao apostar em um gateway, como:

  • Emissão de nota fiscal automatizada;
  • Sistema antifraude;
  • Maior flexibilidade na hora de contratar um adquirente

Para uma loja online, como um e-commerce, oferecer diferentes formas de pagamento é ideal para garantir uma venda. Para isso, porém, é preciso contar com um sistema de segurança eficiente na hora de proteger as informações dos clientes.

Além disso, os gateways têm algumas funcionalidades ideais para e-commerce, como:

  • Recebimento das vendas direcionado diretamente a sua conta corrente;
  • API de Pagamento integrada a diferentes redes adquirentes;
  • Checkout transparente (o que aumenta a conversão, uma vez que o consumidor não é direcionado para outra página para realizar o pagamento, como acontece no caso de subadquirentes).

Como funciona um gateway de pagamento?

Na prática, um gateway pode ser definido como uma empresa de tecnologia de meio de pagamento que faz a ligação entre operadoras e lojistas.

Essa ferramenta é responsável por realizar todas as transações, desde o momento em que o cliente fornece seus dados, até a aprovação e confirmação da compra. Além disso, também deve garantir a segurança de todas as informações para evitar fraudes.

O gateway funciona da seguinte maneira: quando um cliente realiza uma compra em seu site, todas as informações do pedido serão enviadas a ele, que, por sua vez, realizará diversos procedimentos para que o processo de pagamento seja aprovado com segurança. Uma vez aprovados, os pagamentos são enviados diretamente à sua conta.

Principais vantagens de se usar um Gateway de Pagamento

Com essa ferramenta a disposição do seu e-commerce, você terá vantagens como:

  • Maior segurança nas transações;
  • Pagamentos automatizados e re-tentativas;
  • Flexibilidade para utilizar o adquirente ideal;
  • Maior taxa de conversão;
  • Aceita multi-adquirentes (Você pode escolher uma adquirente para ter taxas melhores, e outra para substituir a primeira, caso fique fora do ar;
  • Taxas relativamente menores quando comparado, por exemplo, a um subadquirente.

Cuidados na hora de escolher

Antes de escolher um gateway de pagamento para sua empresa, é preciso avaliar algumas questões. Como, por exemplo, se ele é seguro e eficiente. Conversar com alguns clientes é uma ótima maneira de descobrir os pontos positivos e negativos da ferramenta.
Além disso, confira algumas informações mais técnicas, como as integrações que o gateway possui com redes adquirentes. Dessa forma, você poderá automatizar o maior número possível de processos.

Outra questão fundamental que você deve ficar de olho é na certificação PCI Compliance. Esse selo garante que a ferramenta em questão está regularizado de acordo com os procedimentos da indústria de cartões.

Gateway da Vindi

A Vindi possui um dos maiores gateways de pagamento do Brasil, que possibilita às empresas decidirem quais operadores e sistemas integrados utilizarão em sua operação. Com isso, você terá maior flexibilidade na hora de cobrar clientes a partir de qualquer bandeira de cartão.

Além disso, nosso gateway tem a certificação PCI Compliance, o que garante muito mais segurança às suas transações!

Sobre o autor

Redação Vindi
A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.

Você vai gostar também

Plataforma de pagamento: 6 benefícios ao contratar... Automatizar o financeiro da sua empresa representa economia de tempo e otimização de recursos. Mas como é possível fazer isso? Gerenciar pa...
Empresa de cobrança: vale a pena contratar uma? Será que vale a pena contratar uma empresa de cobrança? Antes de falar sobre os principais benefícios, vamos entender um pouco o panorama do mercado. ...
Como funciona o pagamento recorrente para Woocomme... São diversos benefícios para quem utiliza o pagamento recorrente para Woocommerce. Se você ainda não tem muita certeza se deve aderir esse método em s...