Veja como uma análise inteligente em larga escala das informações sobre pagamentos pode alavancar suas taxas de autorização

O mercado de assinatura online está ganhando espaço no varejo brasileiro: se em 2014 apenas 400 empresas ofereciam esse tipo de serviço, hoje o número mais que dobrou. Por ano, o nicho já movimenta R$ 1 bilhão, valor que só tende a crescer – nos Estados Unidos, por exemplo, já são US$ 10 bilhões.

Seja ofertando livros, cervejas especiais ou produtos para pets, o sucesso das assinaturas se baseia principalmente no pilar da praticidade. É isso que defende o americano Shep Hyken, especialista em experiência do consumidor. Em seu livro, ele elenca os seis princípios da conveniência que devem servir como base para proporcionar uma boa experiência ao cliente, e o modelo por assinatura está entre eles. “À medida em que clientes se acostumam com um serviço, é mais difícil justificar a mudança para um concorrente, já que é necessário um esforço para cancelar uma conta e criar outra – o oposto de conveniente”, escreve ele.

Mas se conveniência é a palavra-chave, a capacidade da empresa de receber pagamentos sem que seus clientes precisem fazer esforço é essencial. É só pensar na seguinte situação: um usuário decide contratar um serviço, informando à empresa seus dados bancários e a data preferível de cobrança — o dia seguinte a seu pagamento. Alguns meses depois, contudo, ele muda de emprego e passa a receber duas semanas depois. O pagamento começa a ser negado por falta de saldo, e o que era para ser fácil se transforma em uma grande dor de cabeça.

Nesse momento, a conveniência do serviço, o seu maior diferencial, vai por água abaixo. O consumidor tem uma experiência ruim, e a empresa perde dinheiro. Agora, imagine se isso acontecesse com dezenas ou mesmo centenas de seus clientes?

Use dados a seu favor

A solução para esse problema pode ser encontrada na análise inteligente de dados de pagamento. Um levantamento feito pela Adyen mostra que fatores como região, dia do mês, horário e até o tipo de cartão têm impactos significativos sobre as taxas de sucesso das transações.
O estudo indica, por exemplo, que o melhor momento para cobranças de cartões brasileiros acontece no intervalo entre os dias 14 e 23 do mês, sendo o dia 16 o mais seguro. Quanto ao horário, o melhor timing é às 8h, e o pior se estende por toda a madrugada até o início da manhã, especialmente entre 4h e 6h. Isso porque as ferramentas anti-risco de alguns bancos ficam mais rigorosas durante o período noturno.

Crie o melhor plano B

Mas mesmo no melhor dia e horário, sabemos que uma transação ainda pode ser recusada. Por isso, é importante também pensar em como otimizar as retentativas automáticas, utilizadas por empresas para tentar recuperar transações negadas.

Números globais da Adyen mostram que, se o motivo do erro na cobrança for uma falha técnica, a melhor opção é realizar a retentativa imediatamente. Nesses casos, as taxas de êxito chegam a mais de 70% nas primeiras duas tentativas, e abaixo de 20% a partir da terceira.

No entanto, se uma transação falhar devido a razões não técnicas, como saldo insuficiente, a melhor estratégia é fazer novas tentativas em intervalos mais longos, após a data em que os assinantes recebem seus salários.

Serviços de assinatura vendem praticidade, e não há motivos para que pagamentos sejam um ponto falho do modelo de negócios. Com uma análise inteligente de dados, você consegue garantir um aumento na taxa de conversão e de quebra proporcionar a melhor experiência para seu cliente.

Autor: Jean Christian Mies, presidente da Adyen para América Latina

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies