O clube de assinatura é um dos modelos de negócio mais inovadores – e promissores – da economia da recorrência.

Em vez de vender produtos pontualmente para clientes, que tal entregar itens exclusivos para seus assinantes todo mês e ter uma base fiel em longo prazo?

Essa é a ideia por trás dos clubes, que já vendem livros, cosméticos, vinhos, cervejas, produtos de limpeza, produtos para pets e até ovos por assinatura.

Os produtos são os mesmos, mas a forma de vender é completamente diferente e tem tudo a ver com a comodidade e as experiências únicas da era digital. 

Se você quer aproveitar essa tendência para empreender ou apenas entender melhor os clubes de assinatura, este guia completo é para você:

Leia até o fim para mergulhar nesse universo e colocar sua ideia de clube de assinatura em prática. 

Aproveite e baixe nosso Kit completo sobre como escalar clubes de assinatura.

Kit Clube de Assinaturas

O que é um clube de assinatura?

Clubes de assinatura são plataformas digitais com foco em experiência e fidelização de clientes, diferente das vendas pontuais do varejo.

Na prática, é um modelo de negócio baseado na venda recorrente de produtos e serviços para o cliente, seja por meio de entregas em casa ou comercialização do acesso. 

Além disso, outra característica básica dos clubes de assinatura é o pagamento recorrente, junto com acordos mais claros e objetivos entre empresas e lojistas.

Dessa forma, o assinante paga um valor mensal, de acordo com o plano escolhido e os produtos são entregues periodicamente no conforto da sua residência.

Esses serviços, oferecidos de forma recorrente, vão desde diferentes tipos de café, cervejas artesanais, cortes especiais de carne até produtos de beleza, livros ou mesmo materiais para escritório.

Hoje, os clubes de assinatura no e-commerce representam um segmento inovador do comércio digital e têm tudo a ver com o novo perfil do consumidor. 

Principais características de um clube de assinatura

Como este modelo de negócio está cada vez mais popular, a concorrência, consequentemente, cresce também.

Por isso, é preciso agregar valor ao seu negócio para sair na frente.

Agora, veja agora quais são as principais características de um clube de assinatura: 

  • Produtos selecionados: em alguns clubes, o cliente já sabe o que vai receber. Porém, em outros casos, os produtos são surpresas! É claro que essa surpresa é uma curadoria feita com base no perfil de consumo do seu cliente
  • Segmentação: os clubes de assinatura miram em públicos-alvo específicos e segmentam seus produtos de acordo com o nicho escolhido, buscando atender à demanda de forma personalizada
  • Comodidade: essa é uma das principais características de um clube de assinatura, pois o cliente recebe em casa, algo de seu gosto, com facilidade
  • Exclusividade: outra estratégia dos clubes é oferecer itens exclusivos e diferenciados do que seu cliente encontraria em lojas tradicionais 
  • Cobrança recorrente: o cliente não precisa se preocupar com o esquecimento da fatura, pois a cobrança é feita de forma automática no cartão de crédito no período acordado. 

Aproveite para entender melhor como funciona a cobrança recorrente e quais são os benefícios dessa forma de pagamento no nosso blog, clicando aqui

Mercado de clube de assinatura no Brasil

O mercado de clubes de assinatura no Brasil está crescendo e amadurecendo, mas ainda tem muito espaço para se desenvolver. 

Esses negócios movimentaram em torno de R$1 bilhão em 2019, número que cresceu 10% em 2020.

Isso porque a quantidade e tipos de assinaturas também aumentaram e se diversificaram. 

Em 2014, segundo a ABComm, havia apenas 300 empresas do tipo no país.

O número saltou para 800 em 2019 e em 2020, mais de 3 mil novos clubes foram abertos, chegando a 4 mil serviços em funcionamento esse ano, como aponta levantamento da Betalabs

Já nos Estados Unidos, por exemplo, o mercado já é mais consolidado e movimenta um faturamento cerca de 50 vezes maior que no Brasil. 

No país norte-americano, as cifras do mercado de clubes de assinatura chegaram ao total de US$ 10 bilhões em 2019, conforme publicado no Correio Braziliense.

De acordo com nossa pesquisa Vindi Insights, os clubes de Assinaturas que utilizam a Vindi como plataforma de pagamentos cresceram cerca de 48% em seu TPV (Total Payment Volume) de janeiro a outubro de 2020. 

Dessa forma, mesmo em meio à crise econômica de 2020, que atingiu diversos setores, os negócios que se baseiam em assinaturas tiveram uma performance resiliente e até de crescimento.

Em relação aos consumidores, estima-se que, a cada dia, 600 novas pessoas aderem a algum tipo de assinatura.

O público mais propenso a ter algum tipo de assinatura são os Millennials e a Geração Z, ou seja, as gerações que têm entre 18 e 40 anos.

Entre eles, cerca de 90% têm algum tipo de assinatura, como apontou Guilherme Almeida, head de e-commerce da Nestlé, durante o Grocery&Drinks (Congresso de e-Commerce para os setores de Supermercados, Alimentos e Bebidas) de 2020.

Confira também o overview do ano + tendências para 2021

Vantagens dos clubes de assinatura para clientes e empresas

O clube de assinatura traz inúmeras vantagens, tanto para os clientes quanto para o empreendedor. 

Confira as principais.

Vantagens para empreendedores

Não faltam benefícios para quem escolhe empreender com clubes de assinatura:

  • Fidelização de clientes por ser um contrato com longevidade e grandes chances de renovação, diferente de uma venda pontual
  • Melhora no relacionamento com o cliente graças à geração de valor contínua
  • Previsibilidade de receita por ser um recebimento de forma contínua
  • Taxas baixas de inadimplência (quando associado ao pagamento com cartão de crédito)
  • Otimização da gestão financeira graças às ferramentas de automação e processos padronizados
  • Maior potencial de escalabilidade devido à receita recorrente e padronização operacional
  • Gerenciamento de estoque facilitado por saber quais produtos os seus assinantes vão consumir
  • Controle de custos por saber o que e quanto vai vender, por períodos, e ter o pagamento antecipado. 

Vantagens para consumidores

Para os consumidores, a comodidade e experiência dos clubes de assinatura são imbatíveis.

Confira as vantagens:

  • Conforto e a comodidade de receber os produtos preferidos sem sair de casa, cada vez mais valorizados pelo consumidor
  • Exclusividade na experiência de compra e seleção dos produtos
  • Ótima relação custo-benefício
  • Entregas programadas para maior conveniência
  • Acesso a descontos, produtos e condições exclusivos.

O que não pode faltar no seu plano de negócio de clube de assinatura

O planejamento do seu clube precisa começar muito antes do lançamento efetivo das caixas de assinatura. 

Engana-se quem acha que só é preciso uma boa ideia, porque com um clube de assinaturas, existe toda uma logística para encantar um cliente.

Lembre-se que um clube não vende produtos e serviços: um clube de assinaturas vende experiências.

Dito isso, vamos entender quais pontos não podem faltar em um plano de negócio para clube de assinatura?

Um produto realmente recorrente

O primeiro ponto-chave de um bom plano de negócios para clubes de assinaturas é a ideia de produto, que deve ser coerente com esse modelo de negócio. 

Afinal, não adianta você tentar vender um produto ou um serviço que não tem aderência ao mercado de consumo recorrente.

Aqui na Vindi, nós acreditamos que um clube de assinaturas precisa ser escalável, e que os produtos e serviços oferecidos precisam ser consumidos com frequência pelo público-alvo. 

Além disso, tenha em mente que criar um novo hábito de consumo é muito difícil.

O ideal é que você já saiba que aquele clube é realmente recorrente e tenha certeza de que o produto tem demanda contínua no mercado.

Por exemplo: ovo é um produto extremamente recorrente.

Criar um clube que entrega ovos frescos, de uma produção consciente, no conforto da sua casa é uma solução recorrente.

Foi exatamente essa a ideia do Site do Ovo!

Hoje, esse clube é uma das referências no mercado em vários sentidos, mas a verdade é que eles viram no mercado uma grande oportunidade de venda em um produto que já tinha esse apelo.

Portanto, sua solução precisa fazer sentido para o seu público e ter um gatilho natural para estimular o comportamento de consumo.

Com isso em mãos, será muito mais fácil construir uma marca de sucesso.

Conhecimento do mercado 

Conhecer seu TAM, SAM e SOM (total, disponível e endereçável) é o segundo ponto essencial do plano de negócios para montar um clube de assinatura. 

Basicamente, seu TAM é o tamanho total de potencial de mercado

Seu SAM é um grupo um pouco menor, mas mais qualificado deste público. 

E o SOM é o primeiro mercado que deve ser atacado.

Dessa forma, se você quer aprender como descobrir esses indicadores e como eles são importantes para o seu negócio, clique aqui.

Conhecimento sobre a concorrência

Analisar a concorrência é importante para visualizar qual deve ser o seu diferencial competitivo dentro do segmento. 

Quer abrir um clube de cerveja? Bem, já existem alguns muito bacanas no mercado. O que mais você pode oferecer?

Quer entregar caixinhas de cosméticos? Também existem concorrentes fortes! Quais parcerias você pretende trazer? Qual é o seu jeito de gerar valor e se destacar?

Além disso, também é possível identificar fraquezas na concorrência, fazendo uma análise mais detalhada. 

Por isso, dê uma olhada no Reclame Aqui, nas redes sociais e descubra o que os clientes estão achando da solução.

Perfil de Cliente Ideal (ICP)

Seu Perfil de Cliente Ideal (ICP) está totalmente atrelado ao TAM, SAM e SOM. 

Por isso, ele vem logo depois do reconhecimento de mercado.

Basicamente, é a representação do melhor cliente possível para o seu negócio – aquele que valoriza seu produto, compra com frequência e tem potencial de se tornar um promotor da marca. 

Com um cenário macro bem estabelecido, é muito mais fácil encontrar seu ICP e estabelecer as personas que seriam potenciais clientes do seu clube de assinaturas.

Plano de marketing e vendas

Agora que você já passou pelos pontos anteriores, é hora de pensar em como vai se comunicar com o seu segmento e como pretende vender para esse público. 

Qual será seu modelo de vendas? Como a oferta chegará até o público-alvo?

E se você estiver vendendo um serviço, terá um trial? Uma opção gratuita, em um modelo freemium? Você investirá em marketing de conteúdo? Venderá pelas redes sociais?

Responder a essas e outras perguntas é fundamental para criar um plano de ação eficiente e que traga resultados para o seu negócio.

Principais desafios de um clube de assinatura

Se você está se perguntando “Como montar um clube de assinatura de sucesso?”, saiba que a pergunta é muito ampla para ter uma resposta simples.

Os clubes de assinaturas são uma vantagem do ponto de vista de aquisição de cliente, controle de estoque e projeção do fluxo de caixa, porém os desafios são enormes – tão grandes como num e-commerce tradicional.

Veja o que você terá que superar.

Garantir a qualidade do produto e da entrega

Tem um produto de fato atraente? Ainda assim, tem exclusividade sobre ele? 

São duas perguntas importantes para se fazer.

Esse é o ponto que faz a barreira de entrada de concorrentes aumentar.

O cliente de um site de assinatura de produtos, exige qualidade nos produtos, marcas e fabricantes – pode acreditar nessa afirmação. 

Como você vai conviver com ele por algum tempo, já que é um cliente recorrente, ele vai analisar mês a mês o nível de qualidade de cada entrega.

E vai exigir cada vez mais da experiência.

Por isso, é um grande desafio para donos de clubes de assinatura, cativar mensalmente seus associados. 

Além disso, tenha a certeza do rápido fornecimento.

É muito comum alguns clubes estrearem bem e não terem capacidade de entrega dos primeiros kits, já que o poder de fornecimento dos produtos não é bom.

Na prática, o fornecedor não consegue atender a demanda ou o produto tem uma complicação de distribuição (como importação e demora na entrega) que impede que o clube venda mais.

Dentro dessa questão ainda tem embalagem, comunicação e logística, que são por si só, um grande desafio.

Quanto mais exclusivo for, mais flexibilidade de preço o clube pode ter.

Se você vende um produto que ninguém consegue acessar para fazer concorrência, é hora de cobrar quanto vale.

Lembre-se que a experiência é o item que mais conta nesse modelo de assinatura, então: venda a experiência.

O valor percebido por um assinante feliz é superior ao preço que ele paga, pode acreditar. 

E claro: não falhe na entrega.

Investir o suficiente em marketing

“Estreei e ninguém veio”. 

Normalmente esse é o sinal para recomeçar a estratégia do zero, desde criar um novo site até uma nova marca.

Se você conhece o ramo em que está atuando, conhece bem o público-alvo, tem um bom produto e ninguém veio, você deve estar errando na palavra mágica “marketing”.

Estamos falando do site, da marca, da estratégia comercial e da atitude do clube.

O site é apenas um detalhe para clubes de assinatura de sucesso, porém é o cartão de visitas.

A regra de atração do potencial assinante é: gostei do site, da ideia e do produto.

Ele precisa ter a confiança que mês que vem a caixa vai chegar.

Não é regra que sites conceituais (design matador, inovadores e extremamente profissionais) dão mais certo.

Seja direto na mensagem: “Esse é um site de assinatura”, logo em seguida conte das vantagens exclusivas de se obter esse serviço, fale de economia de preço, de conveniência e de comodidade.

Implementar a tecnologia necessária

Tenha uma equipe ou um sócio de TI – isso faz a diferença, pode acreditar.

A tecnologia (plataforma, sistema ou CRM) a ser escolhida é um detalhe crítico.

Além disso, o conhecimento na contratação de ferramentas SaaS, pode influenciar diretamente no sucesso do clube.

Ter o domínio da tecnologia (com um sócio CTO), então, é diferencial.

A escolha da melhor plataforma de gestão de assinatura faz muita empresa nascer e morrer na mesma velocidade.

Por isso é importante ter o conhecimento de que suas escolhas são, de fato, as melhores.

Se você não tiver um sócio técnico, vale a pena contratar uma empresa ou software acostumado a ter nas mãos um sistema full service para oferecer a projetos de assinatura.

A Betalabs, que é uma parceira da Vindi, integrando as soluções de recorrência que clubes de assinatura necessitam ter, oferece um serviço incrível de como ajudar a solucionar a questão tecnológica.

A Vindi e a Betalabs juntas, oferecem o melhor projeto de assinaturas para um clube.

Procure soluções que tenham as melhores integrações, tecnologia e flexibilidade na API de pagamento.

Isso é exatamente o que faz a Vindi ter os maiores cases de assinaturas do país.

Aumentar as vendas e crescer

Crescer de forma sustentável no mercado de clubes de assinatura é um desafio.

Os gastos de marketing aumentam, a infraestrutura precisa de maior atenção e o fornecedor precisa estar preparado.

Mas queremos chamar a atenção para um dos problemas mais críticos dos clubes de assinatura: crescer.

Pode parecer besteira, mas atingir 100, 200 ou 300 assinantes é apenas um sinal.

Não pense que esse “primeiro teste”, será a certeza de atingir 1.000, 5.000 ou 20.000 assinantes.

Crescer a base de assinantes significa aumento do “churn rate”, necessidade de alta gestão e aumento dos desafios.

A mítica dos 300 assinantes

Parece um número cabalístico, mas chegar aos 300 assinantes e parar neles, é uma grande coincidência para os clubes que estreiam.

A maioria dos clubes estreantes sofre para ultrapassar a marca de 300 assinantes, e quando conseguem, encontram a dificuldade de crescer além disso.

Não se engane achando que chegar nesse número é sinal de prosperidade.

Já vimos dezenas deles chegarem aos 300, e não crescerem mais.

O curioso é que muitos acham que investir em Ads (Google, Facebook), faz com que o crescimento venha automaticamente.

Ele virá, mas a saída de novos assinantes também acompanhará o crescimento, a famosa Taxa de Churn.

Faça diferente. Faça como vários clubes de assinatura de sucesso e invista em curadoria.

A maioria dos clubes têm as mesmas ideias e práticas: montar o site, embalagem bonita, bom preço, bom produto e entrega programada. 

Mas é basicamente isso que todos os clubes fazem. Por que não fazer diferente?

Quando o clube começa a ter retorno? Quantos assinantes são necessários para o break even? São perguntas difíceis de responder. 

A dica final é: converse com as pessoas.

Tenha a humildade de pedir ajuda, e vá além: converse com seu concorrente.

Se vocês estão criando um novo segmento, nada melhor que desenvolverem juntos esse mercado. 

O Brasil é grande, cheio de oportunidades.

A gente costuma comemorar junto dos nossos clientes quando eles atingem os 300 assinantes, mas também lembramos que eles estão apenas no começo.

Métricas Saas e para Assinaturas

Maiores clubes de assinatura do mundo

Os clubes de assinatura conquistaram o mercado global e se espalharam pelos mais diversos segmentos.

Conheça os maiores clubes do mundo.

1. Dollar Shave Club

O Dollar Shave Club foi criado para fazer concorrência direta com a marca Gillette, líder de mercado há mais de 100 anos.

Dessa forma, seu principal objetivo é fornecer lâminas de boa qualidade a um preço inferior aos dos concorrentes.

O clube funciona da seguinte maneira: o assinante escolhe seu kit de lâminas e cremes para barbear (além de loções pós barba).

Depois, o usuário só precisa escolher a data ideal de entrega dos produtos em sua residência.

Além disso, os clientes também têm 100% de garantia de devolução de seu dinheiro caso fique insatisfeito com os produtos.

2. Hello Fresh

Entre as melhores assinaturas do mundo, está a clube Hello Fresh, que aplica o conceito “Dinner at Your Door” e é um dos principais fornecedores de alimentos frescos (livre de conservantes) na América do Norte.

Dessa forma, os assinantes recebem caixas com alimentos para preparar um jantar completo – dividido entre os planos clássico, vegetariano e família.

A grande vantagem é que você não perde tempo fazendo compras.

Além disso, o desperdício é quase zero, uma vez que os alimentos são enviados de acordo com o número de pessoas que você indicar.

3. Warber Parker

O clube de assinatura Warber Parker disponibiliza cinco modelos de armação de óculos, enviados à sua casa gratuitamente.

Dessa forma, os assinantes podem experimentar com calma os modelos escolhidos e devolvê-los pelo correio com informações, como exame médico, sobre o modelo preferido.

Além disso, a Warber Parker envia seu modelo escolhido em uma embalagem única, com agradecimentos pela compra. Isso garante aos consumidores uma boa experiência, além da exclusividade no produto que tanto falamos aqui.

4. Try the World

A Try the World é outro dos maiores clubes de assinatura que oferecem um serviço recorrente, fundado por alunos da Universidade de Columbia.

O objetivo é conhecer diferentes culturas por meio dos alimentos.

Dessa forma, todos os meses os assinantes desse clube recebem uma caixa com diversos produtos de diferentes países.

Além disso, a Try the World seleciona pequenos produtores locais de diferentes países, para fornecer aos seus consumidores as melhores experiências.

Junto com os alimentos, é enviado um guia cultural do país escolhido, receitas e curiosidades sobre o método de produção.

Sendo assim, a cada mês o assinante receberá uma caixa com uma experiência completa de algum lugar do mundo.

5. Graze

O clube Graze possui um serviço chamado “snacks by mail”, no qual você seleciona entre quatro ou oito lanches, todos com garantia de não serem organismos geneticamente modificados (com xarope de milho, gorduras trans ou sabores e cores artificiais).

Além disso, os produtos são selecionados e aprovados por nutricionistas especializados, sendo ideal para quem gosta de alimentos mais simples e não tem tempo de preparar um jantar todos os dias.

Da mesma forma, há uma grande variedade nos produtos oferecidos, como barras de cereal fitness, chocolates, nozes, entre outros.

Maiores clubes de assinatura do Brasil

O Brasil também tem representantes de peso no mercado de clubes de assinatura.

Confira alguns grandes cases em diferentes categorias.

Clubes de assinatura de livros

TAG – Experiências Literárias

O TAG, um dos maiores clubes de assinatura do Brasil, é voltado para colecionadores de livros.

Os assinantes recebem todos os meses um kit literário completo.

Além disso, ele conta com um livro indicado por um curador especializado no assunto, e entrega em uma caixa colecionável, que contém uma revista sobre a obra selecionada, um marca páginas e mais um presente surpresa.

Turista Literário

O Turista Literário tem uma proposta incrível, que conversa com aquela famosa frase de “ler um livro é viajar e sair do lugar”.

Dessa forma, este clube de assinatura traz uma experiência de viajante literário aos seus assinantes oferecendo uma “mala”.

Clubes de assinatura de roupas

Vistame

O clube de moda Vistame é um dos maiores queridinhos do Brasil, que entregou a oportunidade para mulheres escolherem suas roupas sem sair de casa!

Além disso, este clube também conta com uma consultoria e uma curadoria de roupas personalizadas para cada cliente que assina.

No nosso podcast Dentro do Ringue, nós entrevistamos a CEO da Vistame, Carina Fernandes.

Você pode ouvir agora mesmo clicando aqui.

Clubes de assinatura infantis

Leiturinha

O clube Leiturinha proporciona diversos vídeos e livros digitais voltados ao público infantil (até 10 anos).

Hoje, é considerado um dos melhores e maiores clubes de assinatura de livros infantis de todo o Brasil.

Para isso, mais de 150 mil famílias fazem parte.

Além de conteúdos gratuitos, os assinantes recebem mensalmente um ou dois livros que abordam diversos temas sempre de forma leve e de fácil assimilação para as crianças.

Cegonha Box

Até mamães e bebês têm um clube de assinatura pra chamar de seu! 

Com a Cegonha Box, todos os meses são entregues produtos personalizados e exclusivos pensando na primeira infância.

Além disso, nós fizemos uma resenha muito divertida quando nossa Head de Pessoas, Fernanda Ramos, recebeu uma das caixas da Cegonha Box.

Dê um play e assista agora!

Clubes de assinatura de comida

Clube orgânico

A busca por produtos orgânicos cresce todos os anos no Brasil e, pensando nisso, o Clube Orgânico oferece a facilidade de encontrar e receber na sua casa produtos 100% orgânicos, naturais, frescos e locais.

Dessa forma, a ideia é proporcionar uma alimentação saudável, com um preço justo e que entregue o serviço característico dos serviços de assinatura: facilidade e comodidade.

Natuebox

Os produtos enviados pela Natuebox são selecionados por nutricionistas e incluem tanto Snacks quanto produtos mais completos.

Além disso, o box recebido é um mix surpresa e contém, pelo menos, oito produtos.

Dessa forma, o grande diferencial é que, além dos produtos, a empresa ainda envia um e-book com informações e dicas sobre os itens recebidos, junto com receitas fáceis para fazer.

Clubes de assinatura de cosméticos

Glambox

O Glambox é um dos maiores clubes de assinatura do Brasil voltado para quem ama cosméticos e artigos para cuidados com a beleza.

Dessa forma, os assinantes recebem todos os meses uma edição nova, com produtos como esmaltes, shampoos, condicionadores, máscaras de reconstrução, batom líquido e muito mais.

Além disso, no site do clube você pode indicar suas preferências e perfil, que incluem tipo de cabelo e pele, para que não receba produtos aleatórios.

Da mesma forma, o Glambox produz conteúdos exclusivos sobre bem-estar, cuidados com o corpo e dicas de maquiagem.

Clubes de assinatura de cerveja

CluBeer

O CluBeer tem uma equipe especializada que oferece as melhores opções de cervejas gourmet.

Dessa forma, eles montam kits e disponibilizam vários tipos de planos, com o objetivo de atender os mais variados estilos.

Além disso, os assinantes do clube recebem mês a mês os rótulos contando com a curadoria dos maiores especialistas sobre o assunto, e hoje é o clube líder em assinantes no Brasil.

Clube do Malte

O Clube do Malte é uma empresa que comercializa cervejas especiais.

O primeiro negócio surgiu na cidade de Curitiba, e consta de um bar, um restaurante e um empório.

Dessa forma, a partir da abertura do primeiro estabelecimento, a empresa continuou crescendo e hoje vende centenas de rótulos de cerveja para o Brasil e o mundo.

O comércio virtual surgiu no ano de 2011 e, em 2012, o Clube do Malte iniciou as operações da sua própria linha de cervejas.

Nós temos um artigo aqui no nosso blog falando sobre todos os clubes de cerveja brasileiros, e você pode ler clicando aqui.

Clubes de assinatura de vinho

Sociedade da Mesa

O Sociedade da Mesa foi o primeiro clube de assinaturas do Brasil, e faz parte de um grupo internacional de clube de vinhos.

Além disso, ele oferece cursos, eventos, viagens, packs de vinhos e uma revista mensal para os seus associados. Os planos possuem de quatro a seis vinhos, e é o associado que escolhe quantas caixas deseja receber no conforto do seu lar.

Em 2019, a Sociedade da Mesa também inaugurou o e-commerce da marca, possibilitando a venda pontual de vinhos e acessórios para os amantes da bebida.

Clube Wine

A Wine oferece vinhos especialmente selecionados por WineHunters experientes, e é um dos clubes mais famosos do Brasil.

Dessa forma, os associados além de receberem uma WineBox todos os meses, ganham 15% de desconto e frete gratuito em todas as compras feitas no site.

Além disso, o clube oferece seis seleções para assinatura: Essenciais, Surpreendentes, Notáveis, Singulares, Refrescantes e Espumantes.

Se você quiser conhecer mais sobre os clubes de vinho brasileiros, clique aqui e confira nosso post completo!

Outros clubes de assinatura

Site do Ovo

Ovos na recorrência, dentro de um clube de assinaturas? É isso mesmo!

O Site do Ovo surgiu para vender um dos produtos mais consumidos do nosso país, e continua crescendo todos os anos!

Dessa forma, os clientes podem escolher entre entregas semanais, quinzenais e mensais, de acordo com a preferência.

O frete é gratuito e o cancelamento pode ser feito a qualquer momento.

Clube da Giu

As flores são o core da Giuliana Flores – atualmente, um dos maiores clubes de assinatura do segmento.

Com planos a partir de R$ 59,90, é possível escolher a quantidade de hastes e a periodicidade das entregas das flores, que chegam no conforto da sua casa com todo o profissionalismo da maior loja online de flores do Brasil.

YVY Brasil

Já pensou como seria receber produtos de limpeza com design incrível e premiado, valor acessível, composição sustentável e ecológica na sua casa?

Esse é o modelo de negócio da YVY!

Além disso, eles montaram o clube pensando em melhorar a experiência de consumo desses produtos que, dentro dos supermercados, despertam muita confusão e incerteza nos clientes.

9 clubes de assinatura inovadores no mercado brasileiro 

Os sites de assinaturas não param! 

São diversos segmentos e ideias inovadoras para atender os mais variados públicos e gostos. 

Por isso, separamos clubes interessantes, que fogem do tradicional, para você conhecer e se inspirar. 

1. Clube de assinatura de chá: Diário do chá 

No Diário do Chá, o cliente faz uma assinatura e recebe chás especiais, 100% naturais. 

Funciona da seguinte forma: o cliente assina uma mensalidade e recebe todos os meses um “tea box”, com dois chás exclusivos e um manual. 

A equipe do Diário do Chá faz a seleção de chás vindos de todos os lugares do mundo. Com isso, o cliente recebe em casa com todo o conforto e praticidade.

2. Clube de assinatura de lâminas de barbear: Home Shave Club

No Home Shave Club, o cliente pode escolher por diferentes planos: mensal, bimestral ou trimestral. 

A box possui lâmina de haste puro inoxidável, cabo emborrachado, jornal com conteúdo exclusivo para os membros e recargas ou aparelhos descartáveis.

A quantidade varia conforme o pacote escolhido.

No momento, o clube não está aberto para novos membros. Mas, vale a pena conhecer! 

3. Clube de assinatura para aventureiros: 4Ride Motorcycle

A 4Ride Motorcycle é o clube de assinatura para quem curte a vida sobre duas rodas e com muita emoção!

O membro escolhe a moto dos sonhos e o clube que irá fazer parte.

Com isso, ele investe 25% do valor da moto escolhida e pronto.

Agora, é só pegar a estrada e sair por aí com responsabilidade. 

4. Clube de assinatura religioso: Box 95

O Box 95 é um clube de assinatura cristão de livros.

O membro recebe uma caixa com livros selecionados, seguindo vários critérios de qualidade para garantir boas leituras.

Além disso, um marcador de página, presente surpresa, conteúdo exclusivo, pôster, postal e, com o valor pago do plano, eles investem uma parte em 3 projetos missionários, que o membro pode acompanhar.

5. Clube de assinatura de camisas: Liga Retrô Royal Club

O Liga Retrô Royal Club é um clube de assinatura de camisas.

O membro escolhe o plano desejado, o tamanho da camisa, os filtros e a forma de pagamento.

Com desconto de até 60% em relação ao preço original, o membro recebe em casa, todo mês, um envelope com, pelo menos, uma camisa retrô com o seu perfil. 

6. Clube de assinatura para viajantes: RDC Viagens

O RDC é um clube de assinatura para amantes de viagens. Conforme o plano escolhido, o membro utiliza para hospedagens, passagens aéreas, cruzeiros, pacotes ou produtos turísticos.

O membro paga uma taxa por mês e viaja quando quiser! São mais de 10 mil hotéis no mundo todo à disposição dos assinantes. 

7. Clube de assinatura papelaria: Paper Heart Box

Se você gosta de papelaria, esse clube é ideal para você!

A Paper Heart Box oferece a experiência, todo mês, de um box surpresa com produtos de papelaria.

Ou seja, o membro recebe entre os dias 27 e 30/31 de cada mês.

Caneta, corretivo, caderno, agenda, marca texto, pasta e stickers são só alguns exemplos dos produtos incríveis. 

8. Clube de assinatura gastronomia: ChefsClub 

No ChefsClub, você escolhe um plano e vira sócio do maior clube do país de gastronomia.

 O membro baixa o app e confere os dias e horários disponíveis de cada restaurante.

Então, quando você chega ao restaurante escolhido, realiza um check ou mostra a confirmação da reserva.

São mais de 4 mil estabelecimentos com até 50% de desconto. 

9. Clube de assinatura nerd: Nerd ao Cubo 

O Nerd ao Cubo é o maior clube de assinatura geek do Brasil!

Receba, todo mês, sem sair de casa, camisetas, quadrinhos, livros, colecionáveis, itens de decoração, acessórios e muito mais!

São produtos relacionados ao mundo geek para você curtir experiências incríveis que valem muito mais do que o valor pago no plano. 

Como criar um clube de assinatura em 8 passos

Se você tem interesse em criar um clube de assinatura, deve estar se perguntando por onde começar tudo isso, né? 

Mas fique tranquilo! Vamos te explicar tudo com detalhes logo abaixo. 

Mas antes, recomendamos que você confira uma aula online gratuita com os melhores especialistas em Clube de Assinaturas do Brasil – Marcelo Ebert (CEO na YVY), Fábio Lewin (Sócio na Coco Legal) e Andrea Marqueto (nossa Executiva de Contas Enterprise).

É só clicar no vídeo abaixo:

1. Defina o produto que você irá trabalhar com recorrência

O primeiro passo para montar um clube de assinatura é definir o produto que você irá trabalhar. 

Por exemplo, produtos pets, bijuterias, comidas gourmet entre outros. Mas, o principal ponto é: tenha algo de valor para o seu potencial assinante. 

Faça uma pesquisa de mercado para saber as necessidades de cada público. Com isso, fica mais fácil o desenvolvimento do produto e criação de planos.

Ótimos exemplos de negócios de clubes de assinatura que, ainda são poucos explorado no Brasil, são:

  • Produtos veganos
  • Mercadorias sustentáveis
  • Itens para gamers
  • Acessórios de carros
  • Roupas plus size.

Tente pensar também em públicos que consomem produtos exclusivos de seus nichos. 

Por exemplo, o mercado geek e o público LGBT, que são grandes consumidores.

Se possível, ofereça algo que ele não possa encontrar com facilidade, como já citado anteriormente. 

Antes de gastar em um site, estoque e divulgação, tenha certeza de que está fazendo o correto para não perder tempo e dinheiro.

O ideal é iniciar com cautela e ir devagar

Por isso, faça testes e pesquisas para avaliar a aceitação do seu produto no mercado e o potencial dele. Com certeza, tendo essas preocupações, você dá o primeiro passo com maior segurança. 

2. Crie planos e preços 

O valor a ser cobrado dos clientes irá depender muito do produto e da quantidade de assinantes do seu negócio. 

E não basta estimar um número qualquer e sair vendendo assinaturas, porque a precificação é um ponto decisivo para a saúde financeira do clube.

Para o cálculo de quanto cobrar pela assinatura, é importante computar os custos com logística, frete, marketing, produto, entre outros, encarando os custos como em um e-commerce tradicional.

Quando você conhece seu mercado de atuação, tem uma solução com aderência, identifica as personas e conhece os valores oferecidos pela concorrência, consegue precificar seu clube de forma mais assertiva.

Para isso, é muito importante seguir processos e não se antecipar em fases tão desafiadoras do negócio.

Além disso, você também precisa considerar que aumentar seu LTV (Lifetime Value) dará muito mais estabilidade ao seu clube.

E como fazer isso? Com planos de longo prazo, que ofereçam vantagens aos assinantes!

Vamos dar um exemplo para ilustrar como pode ser a sua atuação:

  • A (Mensal): Custo de R$ 49,90 que são cobrados automaticamente do cartão de crédito do assinante
  • B (Semestral): Custo de R$ 269,90 (dando 10% de desconto à vista) ou R$ 45,90 por mês, durante 6 meses
  • C (Anual): Custo de 508,90 (dando 15% de desconto à vista) ou R$ 43,90 por mês, durante 12 meses.

Lembre que as vantagens não precisam de uma ligação específica com a precificação dos planos.

Você pode oferecer mais serviços, como agregadores daquele plano, e muitas outras formas de retenção para aumentar o tempo de relacionamento daquele assinante.

Outra dica é oferecer poucos planos de início, pois fica mais fácil de administrar.

Mas, tenha em mente que o assinante não quer ter dúvidas. Então, crie planos simples e flexíveis! 

3. Tenha uma logística impecável 

A logística é um ponto que merece muita atenção na hora de criar um clube de assinatura.

Seu produto é incrível, sua solução é diferenciada, mas sempre atrasa na hora da entrega?

Esqueça, esse cliente tem tudo para dar churn e desistir daquela assinatura.

Além disso, também é possível que esse cliente vire um detrator da marca, e o marketing negativo boca a boca é muito poderoso.

Por isso, uma logística ágil e eficiente é fundamental para quem quer ter sucesso no ramo de clubes de assinatura.

Mais precisamente, a transportadora, que será a responsável por levar os produtos até o seu cliente. 

Antes, faça uma pesquisa com várias opções e negocie questões como:

  • Peso médio dos produtos
  • Medidas dos produtos
  • CEP de destino. 

Essas são informações fundamentais para calcular o valor do frete.

Além de tudo, é preciso que seja uma empresa de confiança que garanta a entrega dentro do prazo estipulado (não crie nenhum tipo de ansiedade com a entrega do seu produto!). 

Porém, há também, clubes de assinaturas que fazem a entrega com a própria frota, principalmente quando estão iniciando no ramo. 

Conforme o negócio vai crescendo, é importante terceirizar este serviço para ter maior escalabilidade.

Aprenda a calcular o frete e conheça os tipos de tarifas, clicando aqui

4. Faça parcerias de sucesso

Ter parceiros dentro do seu clube de assinaturas é importante não só para oferecer vantagens e diferenciais aos assinantes, mas também para que você consiga crescer com escalabilidade.

Dessa forma, conte com uma plataforma que automatize seus recebíveis, ter um antifraude reconhecido no mercado dentro do seu site, uma plataforma para clubes de assinatura user friendly e uma transportadora ágil.

Não abra mão de ter especialistas no seu segmento ao seu lado.

Você não precisa (e nem deve) internalizar todos os seus processos se quiser crescer rapidamente.

5. Apresente um MVP ao mercado 

Parece que tudo está pronto para começar a vender, não é mesmo?

No entanto, também é importante que você consiga validar a sua solução antes de lançá-la completamente.

Por isso, crie uma caixa que representa totalmente a sua solução.

Aqui no blog da Vindi, já ensinamos como colocar um MVP (Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável) na prática, e você pode ler mais clicando aqui.

6. Coloque um site em perfeito funcionamento no ar 

Como já dissemos, seu site precisa ser user friendly.

Além disso, ele precisa rodar tanto no desktop quanto no mobile, ter todos os botões funcionando, uma estética unificada e uma experiência encantadora.

Quanto mais páginas e cliques seu cliente precisar dar para chegar até a assinatura efetivamente, mais chances tem de abandonar aquele carrinho.

Da mesma forma, seu site precisa ser totalmente seguro, e ter uma página de checkout de pagamento transparente.

7. Fique de olho nas métricas

As métricas para clubes de assinaturas vão te ajudar a visualizar se as estratégias estão dando certo, quais times precisam de mais atenção, como você está crescendo e o que pode melhorar.

Nós temos um e-book completo para te ajudar a conhecer e calcular essas métricas. 

Faça o download gratuito agora mesmo!

8. Adquira uma plataforma de pagamento recorrente 

Ter uma plataforma para receber o pagamento recorrente é de extrema importância!

Isso contribui muito para a organização e, consequentemente, a saúde financeira do seu negócio. 

Então, se você busca por algo eficiente, aí vai uma grande dica: a plataforma da Vindi.

Com a Vindi, é possível gerenciar pagamentos, fazer a gestão de clientes e enviar notificações com uma régua de cobrança usando e-mail e SMS. 

Além disso, a solução possui um gateway independente, API de fácil integração, multiadquirência e muito mais.

Leia sobre as funcionalidades da plataforma Vindi no nosso blog, clicando aqui

As melhores plataformas para clube de assinatura

Quando pensamos em como criar um clube de assinaturas, o primeiro passo é criar uma verdadeira experiência de consumo.

Esse é o pontapé inicial, que vai direcionar todas as outras decisões estratégicas do seu clube.

Depois, é hora de pensar na integração da plataforma para clube de assinaturas e todos os outros recursos e ferramentas dele.

Por isso, na hora de escolher qual plataforma usar para clube de assinatura, o ideal é pensar no que melhor se encaixa no seu nicho e no momento do seu negócio.

Betalabs

Ágil, descomplicada e na nuvem, a plataforma foi eleita em 2013 como o melhor sistema de gestão pela Folha de S. Paulo.

Além disso, hoje conta com alguns dos clubes de assinatura mais legais do país, como a YvY, a Tag Livros, a Faber Castell, entre outros.

A Betalabs foi desenvolvida por alunos da FGV em 2010, com o intuito de otimizar e tornar menos burocráticas as vendas online para pequenas e médias empresas.

A ideia deu tão certo que hoje conta com empresas de todos os tamanhos!

Da mesma forma, a plataforma dispensa integrações com outras ferramentas, tornando o fluxo mais rápido e trazendo vantagem competitiva aos clubes.

Os clientes reduzem gastos com equipes e prestadores de serviços de TI, além de ter um ótimo ERP e um layout bem amigável.

VTEX

Líder para grandes negócios online no país, a plataforma da VTEX é uma das que a gente indica, principalmente para grandes cases de produtos por assinatura.

Ela possui uma grande capacidade de modularização de funcionalidades como venda omnichannel, integração com uma grande variedade de ERPs e um dos times mais importantes do e-commerce no país.

Atualmente, a plataforma da VTEX atua em 24 países atendendo mais de 2 mil lojas.

Cases como Boticário, Época Cosméticos e outras empresas usam a plataforma em seus e-commerces.

Agile Commerce

A Agile Commerce foi desenvolvida pela JN2, empresa pioneira em Magento no Brasil, e é baseada na plataforma de código aberto Magento, umas das mais flexíveis e escaláveis do mercado e-commerce.

Além disso, a Agile oferece acompanhamento contínuo ao e-commerce e tem soluções de treinamento, suporte, manutenção, hospedagem, otimização de vendas e evolução da plataforma.

Entre as vantagens de contratar a Agile, vemos a velocidade de implementação, significativa redução de custos, suporte e atualização constantes da plataforma, além de mais de 60 módulos pré-instalados.

A JN2 conta também com uma área de sucesso do cliente extremamente ativa para ajudar seus clientes a encontrar melhores resultados.

Linx Commerce

Com um bom histórico de atuação no mercado brasileiro de e-commerce, atualmente a Linx Commerce atende mais de 50 mil empresas.

A proposta da Linx é fornecer uma solução completa para a venda digital, desde a plataforma até serviços adicionais que são indispensáveis para obter sucesso e crescimento sustentável no mercado.

Uma das estratégias utilizadas para otimizar a etapa de implementação é o atendimento feito por agências

Desse modo, o cliente ganha agilidade nesse processo, além de ter uma equipe de desenvolvedores robusta que sempre inclui novas funcionalidades.

Signashop

Desenvolvida pela Signativa, empresa com mais de 10 anos de experiência em Magento, a Signashop é a plataforma mais Open-SaaS do mercado brasileiro.

Da mesma forma, ela oferece o desenvolvimento baseado também em Magento, aproveitando toda flexibilidade e escalabilidade fornecida pelo modelo.

A Partir do Plano Signashop Master, você tem diversas funcionalidades disponíveis para vender assinaturas.

Rits SignUp 

Criada pela Rits, empresa focada em produtos digitais e com mais de uma década de atuação no mercado, a SignUp é uma plataforma white label para desenvolvimento de assinaturas digitais.

Aberta para integrações com outros sistemas, a SignUp permite novas personalizações e funcionalidades de acordo com a necessidade do negócio do cliente.

Além disso, a equipe SignUp entende do negócio para oferecer soluções e consultoria em todas as fases de implantação do sistema de assinaturas.

Vindi

Na Vindi, nós oferecemos uma solução completa para gerenciar pagamentos e administrar os recebíveis do seu negócio.

Com o gateway de pagamento independente mais robusto do mercado, certificação máxima de segurança PCI Compliance e uma equipe de suporte especializada em ajudar empresas a crescerem, já fazemos parte da história de mais de 6 mil negócios pelo Brasil afora.

Além disso, nós temos integração completa da nossa solução com uma plataforma para clube de assinaturas.

Com a nossa plataforma, você consegue automatizar, ao mesmo tempo, o processo de pagamentos do seu e-commerce e do clube de assinaturas.

Além disso, é possível criar vários planos, acessar seu histórico de clientes, oferecer várias formas de pagamentos e contar com uma API flexível e que se integra com todas as suas necessidades.

E se um cliente não pagar um boleto no seu clube ou trocar de cartão de crédito, a plataforma Vindi te dá suporte para combater a inadimplência.

Isso porque nós também temos funcionalidades que são fundamentais para cobrar por e-mail, SMS, renovar automaticamente os dados de cartão de crédito e muito mais!

Tudo para permitir que você automatize as suas assinaturas com segurança e praticidade.

Esperamos que este guia tenha ajudado você a dar os primeiros passos para entrar no mundo dos clubes de assinatura.

Para facilitar sua jornada e aumentar suas chances de sucesso, conte com a solução completa de pagamentos da Vindi

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