A automatização de processos é uma das iniciativas mais importantes quando o assunto é ganho de eficiência.

A automatização é indicada para processos que se caracterizam por serem repetitivos, padronizados e que representam apenas etapas simples e incrementos de valor em processos maiores e mais complexos.

Ou seja, são processos que incrementam valor na cadeia de produção mas que podem ser facilmente potencializados pela automação destas etapas a partir da geração automática de um output a partir do recebimento de um determinado input.. 

Além de falar sobre a automatização de processos, vamos ver a seguir a importância da automação de processos financeiros.

Como funciona a automatização financeira?

O setor financeiro é um dos principais departamentos de qualquer empresa, seja qual for seu porte.

A automatização financeira proporciona mais segurança aos processos,, pois um software é capaz de realizar uma conta matemática sem risco de falhas.

Portanto, além de evitar erros, ajuda a melhorar a produtividade, tornando desnecessário mobilizar um funcionário para calcular.

Afinal, esse mesmo colaborador pode ser melhor aproveitado desempenhando uma tarefa estratégica que exija tomada de decisão.

Além disso, a automatização financeira ainda ajuda uma empresa a ter uma cobrança eficiente, como vamos mostrar no próximo tópico.

Benefícios da automatização de cobranças e pagamentos

A automatização de sistemas de cobrança tem sido muito utilizada em vários tipos de negócios, seja para vendas avulsas ou no modelo de recorrência (em que o pagamento é feito de forma periódica).

A partir de ferramentas robustas como a Vindi, é possível garantir ao negócio benefícios como:

  • Envios automáticos: a plataforma pode encaminhar boletos bancários ou QR Code aos clientes de forma automática
  • Otimização de cobrança: o sistema é capaz de identificar situações de inadimplência e enviar uma notificação ou um lembrete pré-configurado, ou até reverter erros em transações com cartão de crédito sem precisar de nenhuma ação humana
  • Melhor experiência do cliente: a tecnologia permite diversificar as formas de pagamento, para que o consumidor escolha como prefere pagar
  • Bom relacionamento: o sistema torna mais fácil resolver situações de inadimplência, evitando atritos que podem ocorrer quando uma pessoa precisa entrar em contato com o consumidor para fazer uma cobrança
  • Tomada de decisões: o usuário pode emitir automaticamente relatórios com métricas que mostram tendências, auxiliando no processo de definição dos próximos passos do negócio
  • Segurança: um software é mais confiável que um ser humano para lidar com informações sensíveis como dados pessoais e de pagamento.

Se você tem interesse nessas vantagens, siga lendo e saiba como implementar a tecnologia no seu negócio.

Como automatizar as cobranças na sua empresa?

A automatização de cobranças pode render um bom retorno financeiro para a sua empresa, recuperando clientes inadimplentes e preservando o bom relacionamento com os consumidores.

Para isso, é preciso seguir alguns passos, como:

  • Use uma plataforma: algumas empresas optam por adotar um sistema de gestão financeira, mas a contratação de um software de cobranças que possa ser integrado ao sistema de vendas também é uma boa alternativa
  • Defina processos: confira todas as ações que podem ser automatizadas, por demandar muita atenção de suas equipes ou pela possibilidade de erros humanos
  • Avalie cenários: procure antever todas as situações que possam demandar ações específicas. Por exemplo, pense em quantos dias depois do vencimento você quer programar o envio de um lembrete por SMS para notificar um cliente inadimplente
  • Configure ações: use sua plataforma para configurar ações que possam evitar ou reverter situações relacionadas à inadimplência.

Por meio da nossa plataforma, é possível automatizar diversos processos relacionados aos fluxos financeiros, principalmente aqueles relacionados à prevenção e recuperação de inadimplência.

As retentativas são funcionalidades fundamentais para evitar e até recuperar a inadimplência. Saiba mais sobre elas:

Por que automatizar processos?

A automatização ajuda a poupar tempo e reduzir custos.

Imagine se a área financeira de uma empresa dependesse do trabalho manual de uma pessoa (ou algumas) para enviar e-mails e mensagens de cobrança.

Eventualmente, alguns dos e-mails sairiam com erros. Não só erros gramáticos, mas também troca entre os nomes de clientes, erros de digitação de valores e diversos outros que podem causar desconforto aos clientes. 

Ou seja, outra vantagem importante da automatização é evitar falhas e erros humanos.

Esse benefício é ainda mais importante para tarefas que envolvem cálculos matemáticos.

Falando em mensagens automáticas, a tarefa de cobrança pode ser automatizada com uma boa Régua de Cobrança via e-mail ou SMS. Conheça essa funcionalidade no vídeo abaixo:

Esse benefício é ainda mais importante para tarefas que envolvem cálculos matemáticos.

É por isso que cada vez mais empresas vêm automatizando suas gestões financeiras.

A Vindi é um ecossistema completo de pagamentos, que pode ser usado no varejo online e por negócios recorrentes, além de contar com uma maquininha de cartão para vendas presenciais. 

O que é automatização?

Automatização é a utilização da tecnologia para configurar a realização de algumas tarefas sem precisar mobilizar pessoas. Para isso, é preciso configurar um sistema informatizado para realizar ações em determinados cenários. Um exemplo simples é a automatização do envio de um e-mail de boas vindas sempre que um novo cliente se inscrever na loja virtual. Mas há vários outros processos que podem ser automatizados, como finanças e cobranças.

Quais os benefícios da automatização para empresas?

Alguns dos principais benefícios da automatização para empresas são a melhora da produtividade, já que os funcionários podem se liberar para realizar tarefas que precisam ser feitas por um ser humano, e o ganho de tempo com essas atividades. Além disso, a tecnologia pode também evitar falhas humanas ao desempenhar ações exatas, como a realização de cálculos matemáticos. Por isso, também é uma forma de melhorar a segurança de um negócio.

Como automatizar processos financeiros?

A automatização de processos financeiros é feita por meio da contratação de uma plataforma, que pode ser um sistema de gestão financeira. Outra alternativa é contar com uma plataforma de cobranças integrada ao sistema de vendas. Dessa forma, é possível configurar envios automáticos de faturas ou notificações de atrasos em pagamentos em diversas situações e ainda aproveitar a emissão de relatórios com métricas que ajudam na tomada de decisão.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies