A automatização de processos é uma das iniciativas mais importantes quando o assunto é ganho de eficiência.
A automatização é indicada para processos que se caracterizam por serem repetitivos, padronizados e que representam apenas etapas simples e incrementos de valor em processos maiores e mais complexos.
Ou seja, são processos que incrementam valor na cadeia de produção mas que podem ser facilmente potencializados pela automação destas etapas a partir da geração automática de um output a partir do recebimento de um determinado input..
Além de falar sobre a automatização de processos, vamos ver a seguir a importância da automação de processos financeiros.
Como funciona a automatização financeira?
O setor financeiro é um dos principais departamentos de qualquer empresa, seja qual for seu porte.
A automatização financeira proporciona mais segurança aos processos,, pois um software é capaz de realizar uma conta matemática sem risco de falhas.
Portanto, além de evitar erros, ajuda a melhorar a produtividade, tornando desnecessário mobilizar um funcionário para calcular.
Afinal, esse mesmo colaborador pode ser melhor aproveitado desempenhando uma tarefa estratégica que exija tomada de decisão.
Além disso, a automatização financeira ainda ajuda uma empresa a ter uma cobrança eficiente, como vamos mostrar no próximo tópico.
Benefícios da automatização de cobranças e pagamentos
A automatização de sistemas de cobrança tem sido muito utilizada em vários tipos de negócios, seja para vendas avulsas ou no modelo de recorrência (em que o pagamento é feito de forma periódica).
A partir de ferramentas robustas como a Vindi, é possível garantir ao negócio benefícios como:
- Envios automáticos: a plataforma pode encaminhar boletos bancários ou QR Code aos clientes de forma automática
- Otimização de cobrança: o sistema é capaz de identificar situações de inadimplência e enviar uma notificação ou um lembrete pré-configurado, ou até reverter erros em transações com cartão de crédito sem precisar de nenhuma ação humana
- Melhor experiência do cliente: a tecnologia permite diversificar as formas de pagamento, para que o consumidor escolha como prefere pagar
- Bom relacionamento: o sistema torna mais fácil resolver situações de inadimplência, evitando atritos que podem ocorrer quando uma pessoa precisa entrar em contato com o consumidor para fazer uma cobrança
- Tomada de decisões: o usuário pode emitir automaticamente relatórios com métricas que mostram tendências, auxiliando no processo de definição dos próximos passos do negócio
- Segurança: um software é mais confiável que um ser humano para lidar com informações sensíveis como dados pessoais e de pagamento.
Se você tem interesse nessas vantagens, siga lendo e saiba como implementar a tecnologia no seu negócio.
Como automatizar as cobranças na sua empresa?
A automatização de cobranças pode render um bom retorno financeiro para a sua empresa, recuperando clientes inadimplentes e preservando o bom relacionamento com os consumidores.
Para isso, é preciso seguir alguns passos, como:
- Use uma plataforma: algumas empresas optam por adotar um sistema de gestão financeira, mas a contratação de um software de cobranças que possa ser integrado ao sistema de vendas também é uma boa alternativa
- Defina processos: confira todas as ações que podem ser automatizadas, por demandar muita atenção de suas equipes ou pela possibilidade de erros humanos
- Avalie cenários: procure antever todas as situações que possam demandar ações específicas. Por exemplo, pense em quantos dias depois do vencimento você quer programar o envio de um lembrete por SMS para notificar um cliente inadimplente
- Configure ações: use sua plataforma para configurar ações que possam evitar ou reverter situações relacionadas à inadimplência.
Por meio da nossa plataforma, é possível automatizar diversos processos relacionados aos fluxos financeiros, principalmente aqueles relacionados à prevenção e recuperação de inadimplência.
As retentativas são funcionalidades fundamentais para evitar e até recuperar a inadimplência. Saiba mais sobre elas:
Por que automatizar processos?
A automatização ajuda a poupar tempo e reduzir custos.
Imagine se a área financeira de uma empresa dependesse do trabalho manual de uma pessoa (ou algumas) para enviar e-mails e mensagens de cobrança.
Eventualmente, alguns dos e-mails sairiam com erros. Não só erros gramáticos, mas também troca entre os nomes de clientes, erros de digitação de valores e diversos outros que podem causar desconforto aos clientes.
Ou seja, outra vantagem importante da automatização é evitar falhas e erros humanos.
Esse benefício é ainda mais importante para tarefas que envolvem cálculos matemáticos.
Falando em mensagens automáticas, a tarefa de cobrança pode ser automatizada com uma boa Régua de Cobrança via e-mail ou SMS. Conheça essa funcionalidade no vídeo abaixo:
Esse benefício é ainda mais importante para tarefas que envolvem cálculos matemáticos.
É por isso que cada vez mais empresas vêm automatizando suas gestões financeiras.
A Vindi é um ecossistema completo de pagamentos, que pode ser usado no varejo online e por negócios recorrentes, além de contar com uma maquininha de cartão para vendas presenciais.