Quando falamos em aumento de vendas e sustentabilidade do negócio, duas estratégias aparecem como soluções no mercado: link de pagamento e recorrência.

Mas, será que esse modelo de negócio, que é a recorrência, é realmente vantajoso? E como integrar um link de pagamento para aumentar suas vendas? Além disso, esses recursos podem mesmo ajudar sua empresa durante uma crise como a que estamos vivendo?

Neste post, falaremos sobre essa dupla imbatível que pode fazer a diferença para o seu negócio!

O que é recorrência?

Em primeiro lugar, a recorrência, ou subscription economy (economia das assinaturas), é o modelo de negócio baseado em dar acesso ao seu cliente.

Contudo, quando falamos de acesso, não estamos falando necessariamente de propriedade. E é aí que esse modelo começa a fazer todo o sentido tanto para quem vende, quanto para quem compra.

A Economia da Recorrência é o modelo que revolucionou empresas como Amazon, Adobe, Netflix, Smartfit, Espaço Laser, Wine e outras que fazem parte da lista que tiveram uma grande ascensão com a recorrência.

Com assinaturas que cabem no bolso do cliente sem tirar o limite total do cartão de crédito de quem assina o produto ou serviço, esses negócios provam que são mais escaláveis que os tradicionais.

Não somos só nós, aqui da Vindi, que acreditamos na recorrência. É o mercado e todas as suas ramificações e segmentos que estão entendendo como esse modelo pode ser sustentável e escalável, quando aplicado da forma correta.

Quais segmentos podem ser recorrentes?

Basicamente, qualquer segmento pode ser recorrente. E qualquer empresa que acredite quem tem um produto ou serviço que seja de consumo recorrente pode usufruir das vantagens as assinaturas.

Além disso, na Vindi atendemos todo tipo de empresa que você pode imaginar: recorrência de ovos, recorrência de lâminas de barbear, convênios médicos para pets, academias, SaaS e por aí vai.

Portanto, temos experiência e clientes suficientes para dizer que seu negócio pode escalar com a recorrência. São mais de 6.000 negócios utilizando nossa plataforma e contando com o suporte da nossa equipe altamente especializada para vender mais e sempre.

O que é um link de pagamento?

Um link de pagamento é a forma mais rápida e segura para concluir suas vendas, sejam elas avulsas, parceladas ou em planos recorrentes, como acabamos de explicar.

Além disso, a grande vantagem desse link, é que você não precisa, necessariamente, ter um site, e-commerce ou página criada. É como uma maquininha de cartão, só que digital.

Dessa forma, você pode usar um link de pagamento como um recurso extra para garantir as suas vendas online, como o que estamos passando no país. Mas, o objetivo desse post é te mostrar que esse link, dentro de um modelo de negócio recorrente, pode ser uma receita de sucesso duradoura para o seu negócio.

Link de pagamento e recorrência: quais as maiores vantagens?

1. Liberdade financeira

Entre todas as vantagens que poderíamos citar, a recorrência proporciona ao negócio mais segurança financeira, principalmente em cenários incertos.

Além disso, uma empresa recorrente tem mais liberdade para definir investimentos futuros, otimizar o time que cuida das finanças e tem mais visibilidade dos clientes com faturas em aberto.

2. Previsibilidade de receita

Basicamente, quando você vende um produto ou serviço com planos de entregas mensais, bimestrais, semestrais ou anuais, você sabe quanto vai faturar pelos próximos meses.

É essa a vantagem que as vendas avulsas dentro das empresas e e-commerce tradicionais não têm.

Além disso, o link de pagamento aliado à recorrência é um grande facilitador de conversão de vendas. Quando você usa o argumento de venda das assinaturas, mostra ao cliente que o limite dele não será comprometido e que ele concluirá a compra com poucos cliques, as chances de sucesso são enormes!

Portanto, com mais previsibilidade de receita, você está mais preparado para criar fundos emergenciais, propor investimentos de desenvolvimento ou o que julgar como prioridade na sua empresa.

3. Multiadquirência

Essa é uma vantagem que as maquininhas tradicionais não podem oferecer. Você provavelmente já foi até um estabelecimento comercial e viu várias maquininhas no caixa, não é mesmo?

Quando uma dessas maquininhas não consegue completar a transação, é necessário tentar em uma outra, inserindo todos os dados da compra novamente. E por aí vai, até que a compra consiga ser concluída.

Dessa forma, a multiadquirência é outra vantagem da recorrência. Com ela, atrelada a um gateway de pagamento, é possível transacionar com qualquer bandeira de cartão de crédito, diminuindo as chances de perder uma venda.

Além disso, é importante destacar que, com um gateway, a rotatividade das adquirentes é automática. Ou seja, você diminui consideravelmente as chances de que uma compra dê errado.

4. Controle de inadimplência

Com a recorrência, você consegue identificar com mais clareza quando um cliente não paga uma assinatura ou deixa de usar os produtos e serviços do seu negócio.

Além disso, o cartão de crédito é um grande aliado deste modelo de negócio, já que a cobrança automática permite que você tenha mais garantias de recebimento.

Dessa forma, a cobrança com renovação automática é um trunfo que só os negócios recorrentes podem usufruir.

Por outro lado, seu cliente pode ter escolhido o boleto bancário como opção de pagamento e não pagou o de um determinado mês. É aí que o link de pagamento pode ajudar – e muito – o pagamento efetivo desta fatura que ficou em aberto.

Pesquisas internas da nossa plataforma demonstraram que mais de 70% da recuperação de inadimplência dos clientes da Vindi vieram do uso do link de pagamento. Essa é uma das nossas melhores ferramentas de controle de cobrança, principalmente quando é usada com o e-mail e com nosso SMS.

5. Venda em multicanais

Hoje, mais do que nunca, é fundamental que uma empresa esteja em vários canais e tenha representatividade nas redes sociais. Além disso, vender pelas redes sociais é sinônimo de ir até onde seu público-alvo está.

Dessa forma, com o link de pagamento você pode vender de qualquer lugar, para qualquer. E, seu cliente tem toda a segurança ao fazer a transação, de forma rápida e eficiente.

Portanto, vender na recorrência e usar o link de pagamento para expandir o acesso rápido nas finalizações de vendas pode fazer toda a diferença para seu negócio.

6. Fidelização de clientes

Aqui na Vindi, nós costumamos dizer que a recorrência é o único modelo de negócio que transforma clientes comuns em verdadeiros fãs da marca.

Isso acontece porque, todas as vezes em que uma pessoa assina um produto ou serviço recorrente, é porque acreditamos na qualidade que será entregue. Da mesma forma, todo empreendedor quer que seus clientes sejam verdadeiros embaixadores do seu negócio.

Com foco na experiência e jornada do cliente, seus clientes são fidelizados rapidamente!

Qual o diferencial de usar o link de pagamento na recorrência?

Usando o link de pagamento na recorrência, você tem uma nova solução simplificada para continuar vendendo, mesmo em tempos incertos. Esse é o modelo que pode escalar seu negócio com segurança e sustentabilidade.

Além disso, já é possível ter insights de que as empresas recorrentes sofrem muito menos em cenários de crise. O segmento de SaaS, por exemplo, foi um dos poucos que continuou crescendo, apesar do novo Coronavírus.

Portanto, analise o potencial que seu negócio tem de se tornar recorrente. Alinhar a recorrência com o link de pagamento, que é uma ferramenta que pode aumentar as chances de conversão, pode te ajudar a se destacar no segmento em que está inserido.

O link de pagamento e a recorrência podem ajudar minha empresa durante uma crise?

Se você está acompanhando as últimas movimentações do mercado, provavelmente já viu o boom de ofertas de link de pagamento.

Entretanto, a Vindi é referência quando o assunto é recorrência, além de sermos pioneiros no lançamento do link de pagamento.

Dessa forma, nós acreditamos que atrelar o modelo de negócio recorrente com link é a receita para continuar escalando seu negócio, não só durante crises, mas a longo prazo também.

O que preciso para ter um link de pagamento e usar a recorrência na minha empresa?

Gerenciamento de pagamentos e de cobrança

Escolher a melhor plataforma de gestão de pagamentos e controle do processo de cobrança é fundamental para garantir o crescimento sustentável do seu negócio.

Até porque, fazer todos os processos de aquisição e cobrança manualmente é um desperdício de tempo e de alocação de equipe.

Com a plataforma da Vindi, você tem acesso a relatórios em tempo real dos seus clientes, sabe quais faturas estão em aberto e cobra automaticamente quem está inadimplente.

Além disso, é possível criar vários planos, cadastrar produtos e serviços de todos os segmentos e personalizar sua página de checkout com a cara da sua empresa.

Portanto, nós temos todas as ferramentas e funcionalidades que fazem de nós os melhores do mercado de pagamentos.

Controle antifraude

Ter segurança e controle nos ambientes digitais é essencial para quem quer ter um negócio recorrente. Seus clientes precisam se sentir seguros para colocar dados sensíveis, como endereço, dados de cartão de crédito e CPF.

Por isso, invista em um antifraude, principalmente em um momento onde vários hackers estão aplicando golpes contra a sociedade. Proteja seu negócio e proteja seu cliente também.

Oferta de várias opções de pagamento

O cartão de crédito é a opção de pagamento que mais potencializa a recorrência, mas é fundamental que seu cliente tenha outras opções de pagamento, como o boleto bancário.

Além disso, nosso link de pagamento dá ao cliente a possibilidade de pagar tanto com cartão quanto com boleto. Portanto, certifique-se que sua empresa está acessando todas as opções que facilitem a conversão dos seus clientes.

Com tantas vantagens, fica claro que a dupla link de pagamento e recorrência é imbatível quando o assunto é saúde financeira da sua empresa.

E a Vindi é uma grande aliada na hora de realizar cobranças. Neste momento pelo qual o país está passando, queremos te ajudar a passar pelos desafios e garantir que seu negócio continue de portas abertas, com sustentabilidade e segurança.

Fale agora com um dos nossos especialistas para saber como podemos te ajudar nessa transformação!banner-para-contato-comercial-na-Vindi