O Pix garantido promete ser a próxima grande inovação do Banco Central que vai facilitar pagamentos parcelados, recorrentes e agendados.

Com esse método, as empresas terão a garantia de recebimento das parcelas e assinaturas, tendo a instituição financeira como intermediária responsável pela cobrança.

A expectativa é que essa novidade chegue ainda em 2024 e consolide o Pix como um meio de pagamento vantajoso para negócios e consumidores.

Quer conhecer o Pix garantido e entender como vai funcionar?

Então, continue a leitura e fique por dentro dessa novidade.

O que é Pix garantido?

O Pix garantido está no radar de lançamentos do Banco Central, ainda sem data definida e deve facilitar compras parceladas e recorrentes.

Pix garantido é uma nova função de pagamento instantâneo que permite agendar e parcelar compras por meio do sistema do Banco Central do Brasil (BC).

Ainda sem data de lançamento, esse recurso deve funcionar de forma semelhante ao cartão de crédito.

O termo “garantido” se refere ao grande diferencial dessa modalidade: o fato de que a instituição financeira garante o pagamento ao recebedor, mesmo que o pagador não tenha saldo suficiente na data agendada.

Dessa forma, o BC pretende dar continuidade à agenda de inovações financeiras do Pix, que já se tornou o meio de pagamento mais popular do país.

Para você ter uma ideia, foram mais de 42 bilhões de transações com Pix em 2023 (um aumento de 75% em relação ao ano anterior), conforme dados oficiais publicados no UOL.

Qual a diferença entre Pix garantido e Pix Parcelado?

A principal diferença é que o Pix garantido é uma funcionalidade oficial do BC que assegura o pagamento das parcelas.

Hoje, as instituições financeiras oferecem a opção de Pix parcelado por conta própria.

Nesse caso, é uma linha de crédito pré-aprovada que permite parcelar no Pix com o acréscimo de juros definidos pela empresa.

Em algumas instituições, esse parcelamento é vinculado à fatura do cartão de crédito do consumidor.

Com o lançamento do Pix garantido do BC, as empresas poderão oferecer essa nova modalidade de débito automático e parcelamento com garantia de recebimento do dinheiro.

Como funciona o Pix garantido?

O Pix garantido funciona como um cartão de crédito, seguindo a lógica abaixo:

  • A empresa oferece o Pix garantido como forma de pagamento agendada, recorrente ou parcelada ao consumidor, tendo uma instituição financeira (banco, fintech, carteira digital, etc.) como intermediária da operação
  • Ao escolher o parcelamento, por exemplo, o consumidor se compromete a pagar um determinado número de parcelas nas datas acordadas
  • Então, a empresa tem a garantia do recebimento do dinheiro na data das parcelas. Se o cliente tiver saldo em conta, o valor será debitado normalmente. No entanto, caso não haja saldo suficiente, a instituição financeira ficará responsável por fazer a cobrança do consumidor com juros e taxas.

Vale ressaltar que o Banco Central vai determinar quais serão as regras para a aplicação desse processo na ocasião do lançamento do Pix garantido.

Além de pagar parcelado, o consumidor terá a opção de agendar um único pagamento (débito automático via Pix) ou programar um pagamento recorrente com o Pix automático.

Qual a diferença entre Pix garantido e cartão de crédito?

Enquanto o cartão de crédito funciona como um tipo de crédito pré-aprovado com parcelas cobradas mensalmente através de fatura, o Pix garantido funciona de maneira semelhante ao débito em conta, só que em datas pré-estabelecidas.

A diferença é que o Pix garantido funciona por meio do débito automático via Pix, enquanto o cartão de crédito é uma modalidade de crédito pré-aprovado que funciona por meio de uma fatura mensal.

Além disso, o cartão de crédito é um produto financeiro que oferece outras vantagens aos clientes, como programas de pontos e milhas, clubes de desconto, soluções de cashback e diversos serviços e conveniências.

Já o Pix servirá apenas para a realização de pagamentos agendados, recorrentes e parcelados sem o uso de cartões.

Da mesma forma que no cartão de crédito, o Pix garantido poderá ou não implicar na cobrança de juros, dependendo da negociação realizada e do custo para o empreendedor.

Quando será o lançamento do Pix garantido?

O Banco Central ainda não anunciou uma data de lançamento para o Pix garantido.

No entanto, há expectativa de que o serviço fique disponível ainda em 2024

O Pix automático, por exemplo, entrará em vigor no dia 28 de outubro de 2024.

Logo, a expectativa é que a modalidade garantida também chegue nessa onda de inovações.

No site do BC, são listadas as seguintes novidades para a agenda futura do Pix:

  • QR Code gerado pelo pagador
  • Pix garantido
  • Ferramenta para consulta de transações liquidadas no SPI
  • Plataforma centralizada de cobrança (cobrança centralizada de Pix, cobrança de contratos inteligentes e duplicata no Pix)
  • Pix internacional
  • API de pagamentos
  • Novas formas de iniciação do Pix (NFC, bluetooth, RFID, reconhecimento facial)
  • Regras para split de pagamentos.

BolePix: entenda o que é, como funciona e quais as vantagens.

Quais as vantagens do Pix garantido?

O Pix garantido traz inúmeras vantagens para os consumidores e para as empresas.

Confira a lista.

Para o consumidor

O consumidor terá os seguintes benefícios ao utilizar a solução do Pix garantido para fazer pagamentos no varejo:

  • Possibilidade de fazer pagamentos parcelados e recorrentes sem o uso de um cartão de crédito, o que torna esse método bastante democrático e acessível
  • Oportunidade de parcelar compras com taxas de juros menores ou isentas, uma vez que o Pix garantido será mais econômico para as empresas, que tendem a repassar essa redução
  • Aumento do poder de compra do consumidor com uma nova modalidade de parcelamento
  • Praticidade de comprar na recorrência e parcelado via Pix, que traz comodidades como transações instantâneas a qualquer dia e horário
  • Segurança para fazer pagamentos digitais, uma vez que o Pix é regulamentado e gerenciado pelo BC e segue diversos protocolos de proteção de dados.

Para o comerciante

Do lado das empresas, o Pix Garantido vai trazer as seguintes vantagens:

  • Possibilidade de oferecer parcelamentos sem o uso de cartão de crédito, atraindo novos públicos e, consequentemente, aumentando as vendas
  • Facilidade para cobrar na recorrência, no caso de empresas que trabalham com planos, assinaturas e mensalidades
  • Redução da inadimplência, uma vez que o Pix garantido tem a garantia de recebimento e responsabiliza a instituição financeira pela cobrança em caso de falta de saldo na data de pagamento
  • Otimização do fluxo de caixa proporcionada pelos recebimentos em dia via Pix
  • Oportunidade de fidelizar clientes com pagamentos recorrentes
  • Mais segurança para cobrar online, tanto na recorrência quanto em pagamentos parcelados e pontuais.

Pix para empresas: como alavancar seu negócio?

O Pix garantido vai substituir o cartão de crédito?

Embora o Pix garantido possa se tornar uma alternativa vantajosa ao cartão de crédito, não é esperado que haja uma substituição no mercado.

Isso porque o cartão de crédito oferece diversas vantagens exclusivas aos clientes, como a possibilidade de parcelar sem juros, limite pré-aprovado (não está claro como vão funcionar os limites do Pix garantido) e vantagens adicionais de programas de fidelidade.

Além disso, quem já tem um cartão não deve abrir mão de sua conveniência para utilizar o Pix garantido.

Na realidade, a nova modalidade do Pix deve complementar o uso do cartão de crédito e tornar o parcelamento e a recorrência acessíveis a pessoas que não têm esse recurso.

Como oferecer uma boa experiência de pagamento?

Com o Pix garantindo, as empresas terão mais uma forma de pagamento para oferecer aos seus clientes, ampliando as opções e proporcionando mais conveniência.

Isso porque a variedade de meios de pagamento é um dos pontos-chave para proporcionar uma experiência de compra positiva para o consumidor. Assim, ele pode escolher o método que melhor atende suas necessidades financeiras.

Além de oferecer essa flexibilidade aos seus clientes, você também deve cuidar de outros pontos essenciais da experiência de pagamento.

Veja algumas dicas:

  • Ofereça um checkout transparente para transmitir confiança ao seu cliente e aumentar as conversões
  • Tenha uma opção de link de pagamento para enviar diretamente aos seus clientes
  • Ofereça parcelamentos em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito
  • Cuide da segurança dos pagamentos com tecnologias antifraude e certificação PCI Compliance.

Funcionalidades que estão disponíveis na plataforma de pagamentos da Vindi, que, além das soluções de gateway de pagamento, gestão de assinaturas, recuperação de inadimplência, conta também com uma plataforma para receber vendas avulsas do e-commerce.

Entendeu o que é o Pix garantido e por que ele deve ser a próxima inovação dos pagamentos nas empresas recorrentes?

Aproveite e conheça todas as vantagens que o Pix Vindi proporciona ao seu negócio!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies