Entender como vender no WhatsApp pode ajudar seu negócio a continuar faturando, mesmo em tempos de isolamento social como o que temos vivido depois que a crise do COVID-19 foi instalada.

Dessa forma, mostraremos quais são os 13 passos fundamentais para que você consiga tirar o melhor dessa rede social:

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1. Tenha uma conta comercial

Em primeiro lugar, é fundamental que você tenha um número comercial, com uma conta no WhatsApp diferente da sua pessoal.

Além disso, ter uma conta comercial te ajuda a administrar horários de atendimento e de tempo de resposta aos seus clientes. Da mesma forma, se você deixar que seu número pessoal seja o mesmo que o profissional, provavelmente receberá mensagens em diversos horários.

Ou seja, não fazer essa separação pode impactar na sua qualidade de vida e em como você distribui a jornada de trabalho do seu negócio.

2. Conheça o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a versão da rede social pensada exclusivamente para negócios, e possui várias funcionalidades que o WhatsApp pessoal não tem. É possível baixar o aplicativo gratuitamente na sua loja (Apple Store ou Google Play) e começar a usar imediatamente.

Com ele, você terá a possibilidade de dividir seus contatos com etiquetas, usar catálogos de vendas, diferentes perfis de negócio e de conta. Além disso, você também terá acesso às respostas automáticas, que falaremos mais sobre nos passos seguintes.

3. Use o WhatsApp Web

Se você ainda não conhece a versão do WhatsApp para computador, é hora de começar a usar! Para começar, basta digitar no espaço de URL: http://web.whatsapp.com.br, clicar no aplicativo do seu celular e entrar na aba de ajustes, que fica ao lado das conversas.

Depois, você precisa clicar na opção WhatsApp Web/Computador, colocar a opção Escanear código QR e direcionar a câmera do seu celular para o QR Code na tela do computador. Uma tela abrirá automaticamente com todo seu histórico de conversas.

Dessa forma, você conseguirá usar todos os recursos do celular no seu computador, deixando seu aparelho livre para ser usado para outros assuntos. Essa é uma ótima dica para quem já está habituado a trabalhar no computador, mas não quer perder as vantagens das redes sociais!

4. Estabeleça um relacionamento com seus clientes

É fundamental que você se preocupe e direcione esforços para construir um relacionamento genuíno com seu cliente.

Até porque, uma comunicação que só se preocupa em vender e não em gerar valor, provavelmente será conhecida como “chata”. Só com relacionamento é possível fidelizar clientes, e para quem quer saber como vender no WhatsApp, relacionamento é o recurso ideal para se aproximar deles.

5. Organize seus clientes de acordo com o funil de vendas

Depois que você criou uma conta comercial, baixou o WhatsApp Business, aprendeu a usar o WhatsApp para desktop e começou a construir sua base de clientes, é hora de organizá-los de acordo com o funil de vendas. E, se você não sabe o que é isso, eu vou te explicar:

Imagine que você tem um funil. No topo do funil, lá no começo dele, existem clientes que estão chegando agora e começando a conhecer o seu negócio. Esses clientes precisam de uma estratégia de compreensão sobre o seu produto ou serviço, como se fossem os primeiros passos mesmo.

Já os clientes que estão no meio do funil já passaram por essa etapa, e precisam de uma estratégia de reconhecimento da sua solução como a melhor para ele. É hora de mostrar o valor do produto ou serviço que você está vendendo!

Por último, temos os clientes que estão no fundo do funil. Eles já foram educados e apresentados à sua proposta de valor, mas precisam de um último “empurrãozinho” para fecharem a venda.

Portanto, em cada etapa do funil de vendas, é fundamental que você pense em estratégias pensando na aquisição de cada um deles.

6. Tenha um planejamento diário de divulgação

Em todas as redes sociais, a frequência de postagem é um grande segredo para que você se mantenha presente na vida do seu cliente. E, no WhatsApp não é diferente!

Portanto, crie uma rotina de postagens, atualizando sempre seu público de tudo aquilo que você está oferecendo na sua empresa!

Algumas empresas oferecem o serviço de agendamento de postagens, para que você consiga se organizar com antecedência. Dessa forma, você consegue garantir a frequência da sua comunicação e ainda se programar semanalmente, quinzenalmente e mensalmente.

Mas, atenção! Ter uma rotina de postagens não significa que você deve enviar mensagens todos os dias para sua base de clientes. Até porque, cada rede social tem seu comportamento de consumo, e essa também precisa ser utilizada com prudência.

Por isso, é fundamental que você se programe para oferecer conteúdos relevantes e continuar retendo seus clientes se quiser entender como vender no WhatsApp.

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7. Tenha uma linguagem única em todos os canais

O ideal é que o tom de voz da sua marca esteja totalmente alinhado, e que uma pessoa seja a responsável pelo atendimento ao cliente e pelo cronograma de postagens que falamos aqui, anteriormente.

Entretanto, pode ser que isso não seja possível no momento. Se várias pessoas estão cuidando das redes sociais da sua empresa, é fundamental que elas sejam treinadas para que o tom de voz seja o mesmo e que o cronograma de postagem seja cumprido.

8. Use listas de transmissão

As listas de transmissão são muito importantes para automatizar o disparo das suas postagens, e você pode criar uma lista para cada etapa do seu funil de vendas, por exemplo.

Portanto, deixe os grupos para sua conta pessoal! Com as listas, é possível enviar mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo da mesma forma, com tom profissional e sem que tenha interação entre os clientes.

9. Use a função Stories

Outro recurso que pode ser muito utilizado é o “Status”, que é muito parecido com os Stories do Instagram e do Facebook. Nesse status, você pode dar recados importantes que podem ser vistos por todos os seus contatos, além de divulgar promoções e mostrar como é o trabalho na sua empresa.

Para começar a usar, basta ter a versão mais atual do aplicativo e clicar no primeiro círculo do rodapé, ao lado do telefone de ligações. Você verá os status dos seus contatos e poderá publicar os da sua empresa!

10. Automatize sua comunicação

As respostas automáticas fazem parte de outra funcionalidade oferecida pelo WhatsApp Business. Dessa forma, elas podem te poupar muito tempo na hora de responder seus clientes e tirar dúvidas que são recorrentes.

Mas, atenção! O recurso de respostas automáticas deve ser usado com cautela, sem que sua comunicação fique robotizada. É fundamental que você pense em humanizar esses textos e ficar atento para novas interações que podem surgir a partir da resposta dada.

11. Invista em Marketing de Conteúdo

Nós já falamos aqui que só ficar vendendo e oferecendo seus produtos e serviços toda hora pode não ser muito eficiente e nem atrativo. Pelo contrário, sua empresa pode ser conhecida como a chata e despertar a rejeição dos clientes, e você pode perder grandes insights de como vender no WhatsApp.

Por isso, é fundamental que você ofereça conteúdos relevantes sobre seus produtos e coloque isso dentro do seu cronograma. Vale depoimento de quem já usou, tutoriais, dados de mercado e o que você achar que pode interessar a cada uma das categorias que já foram separadas lá no começo.

12. Divulgue seu número em todas as redes sociais

Com todos os passos concluídos, é hora de divulgar seu número comercial em todas as redes sociais e atrelá-lo à sua estratégia de social media.

É muito importante que você disponibilize um link na biografia do seu perfil do Instagram, por exemplo. Além disso, você também pode inserir esse contato nas configurações da sua página do Facebook, e inserir em todas as imagens publicadas posteriormente. O importante é que seus clientes saibam como podem chegar até sua empresa!

Conforme os interessados enviem mensagens de contato, sua base de clientes pode ser criada com solidez. Nunca use sua base de contatos pessoal para começar a enviar informações sobre sua empresa! Você pode ser bloqueado e, até mesmo, ter algum mal-estar com alguém que não queria receber aquele tipo de conteúdo.

13. Use um link de pagamento para finalizar as vendas

Conforme seus clientes forem chegando, você precisará automatizar seu processo de pagamentos. Até porque, enviar seus dados bancários para transferências, além de não ser muito profissional, não é a opção mais segura e mais rápida a longo prazo.

Por isso, um link de pagamento é a melhor opção para quem quer vender no WhatsApp! Com ele, você pode vender por todas as redes sociais de forma totalmente online e 100% segura.

O link de pagamento da Vindi funciona como uma maquininha tradicional, só que digital. Você pode aceitar pagamentos por cartão de crédito (à vista ou parcelado) ou por boleto bancário, e não precisa ter um site ou e-commerce para começar a usar.

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