Meios de pagamento: conheça os principais

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Como empreendedor, você quer vender mais e sempre, certo?! Por isso, procura sempre melhorar seu produto e serviço, garantir que a sua solução entrega real valor ao seu cliente e, para isso, é necessário não só ter uma boa ideia, é preciso estar próximo do seu público, entender seu usuário para que a experiência dele seja sempre a melhor possível. Assim você fideliza seu cliente e cria uma recorrência para o seu negócio. Por isso, é importante dar uma atenção especial aos meios de pagamento que você disponibiliza em sua plataforma.

Nesse fluxo, é importante entender que o momento de conclusão de compra, seja ele de um produto ou serviço, é um momento delicado e, portanto, não deve criar dor em seu usuário. Por isso, saiba escolher os meios de pagamento que seu cliente mais utiliza para tornar a venda mais fácil.

Mas, porquê optar por mais de um meio de pagamento para o seu negócio? A resposta é simples! Quanto mais formas de pagar você apresentar para o seu cliente, mais provável de que ele feche a compra. Seja em lojas físicas ou e-commerces é importante ter essa variedade para que o seu cliente não fique frustrado.

Meios de pagamento: conheça melhor cada um

Dinheiro

Apesar de não estar na disputa do primeiro lugar, o dinheiro ainda é um meio de pagamento muito utilizado nas lojas físicas, principalmente, nos estabelecimentos que vendem produtos com preço baixo. A vantagem do empreendedor em aceitar dinheiro é de não ter que pagar taxas de transação.

Mas sabemos que quem domina o mercado é o cartão, seja ele de débito ou crédito, por isso, é importante também aceitar essas formas de pagamento para vender mais.

Meio de pagamento: dinheiro

Cartão

Como já dissemos acima, é importante ter uma variedade de formas de meios de pagamento para dar opções ao cliente. O cartão de débito ou crédito, é o método mais usado na hora de realizar compras ou pagar por serviços.

Por isso, é ideal que o seu negócio aceite cartão como forma de pagamento, além de atender o seu cliente, você recebe o valor total cobrado por seu serviço ou produto, mesmo se for uma quantia alta, é uma forma efetiva de combate a inadimplência e possui a praticidade no controle das transações.

Em lojas físicas, é importante ter uma estrutura bem instalada para conseguir receber os pagamentos via cartão. Maquininhas que aceitem diversas bandeiras para que você não perca nenhuma venda por instabilidade ou por falta de sistema.

Mas e se sua loja for online, como realizar a cobrança por cartão? Você precisa contar com um software que integre todas as funcionalidades, que faça a ponte entre a compra que foi realizada em seu e-commerce com a adquirente e o banco emissor. Você precisa de um gateway de pagamento. Ainda não sabe o que é um gateway? Explicaremos melhor logo abaixo.

Meio de pagamento: cartão de crédito ou débito

Gateway de pagamento

Basicamente, um gateway realiza o tráfego entre os dados necessário, como número do cartão, cvv, nome do comprador, para que um pagamento aconteça entre o lojista e a adquirente de forma criptografada, para que todas as informações continuem confidenciais e seguras.

O que é um gateway de pagamento

Boleto Bancário

Sendo o segundo meio de pagamento mais utilizado no Brasil, o boleto bancário tem a vantagem de atender qualquer pessoa, o consumidor não precisa ter conta em banco nem cartão de crédito ou débito, além de ser uma opção barata para quem emite. O pagamento do boleto pode ser feito em lotéricas, caixa eletrônico, Correios ou internet banking.

Para que sua empresa emita boletos é preciso ter uma conta corrente aberta em um banco e ter uma carteira de cobrança vinculada a esse banco. O ideal é ter uma solução para a emissão de boletos vantajosa, assim é possível reduzir custos e ter benefícios como o cálculo das multas automático e inserido já na segunda via emitida, controle financeiro e agilidade. Mais autonomia e segurança para o seu negócio decolar.

Meio de pagamento: boleto bancário

Débito recorrente

O débito recorrente ou economia recorrente, é quando um produto ou serviço é utilizado mais de uma vez, de forma contínua. Quando falamos assim, pensamos apenas em serviços, como TV à cabo, mensalidade de escola e academia. Mas, já é possível comprar produtos de forma recorrente, como em clubes de assinatura ou até mesmo em alguns e-commerces que oferecem a compra de produtos que você utiliza todo mês.

Mas como isso funciona? O limite do cartão do cliente não fica comprometido, todo mês é descontado apenas o valor da parcela do serviço ou do produto, deixando-o à vontade para utilizar o restante da forma que quiser.

Sua empresa fica sem a preocupação de cobrá-lo todo mês e ainda tem uma redução na taxa de inadimplência. Quer saber mais vantagens desse modelo? Confira o estudo que fizemos sobre  economia que transformou empresas como Netflix, Slack, Smartfit e Sem Parar.

Quais meios de pagamento escolher para o seu negócio

Agora que você conhece os principais meios de pagamento do mercado, é hora de escolher qual ou quais são os melhores para o seu negócio. Você já entendeu o seu cliente, já sabe quais as formas de pagamento que ele mais utiliza e agora precisa decidir quais irá implementar na sua empresa.

Por isso, é importante estar de olho em alguns pontos, como:

E-commerce

Checkout transparente – é importante que na hora de realizar o pagamento o cliente sinta-se seguro para preencher as informações, um checkout bagunçado e confuso só faz a desistência aumentar.

Anti-fraude – ninguém quer seus dados bancários circulando por aí, não é mesmo?! Por isso, é importante se certificar de que você possui um sistema anti-fraude integrado às suas operações.

Marketplace

Split – esse modelo de negócio necessita que haja uma divisão dos recebíveis, uma parte do dinheiro fica para a plataforma e outra vai para o usuário. O split possibilita que você crie essas regras de repasse automático.

SaaS

Recorrência – flexibilidade para criação de assinaturas e planos de acordo com a necessidade do seu cliente.

Billing – o faturamento da sua empresa sendo feito de uma forma inteligente, um sistema de cobrança, seja ele de planos, tarifas ou serviços, que controla faturas, independente dos variados planos dos seus clientes de forma automática.

Depois de tudo isso, pode parecer cansativo escolher os melhores meios de pagamento para você e seu cliente. Mas na Vindi você encontra uma plataforma de pagamento totalmente segura e integrada com diversas soluções, como sistema antifraude, emissão de boletos e notas fiscais, além de poder acompanhar um relatório de todas transações feitas em seu negócio em um só lugar.

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