Você sabe quais são os principais meios de pagamento do Brasil? E como eles impactam diretamente o seu negócio?

Todo empreendedor quer vender mais e ver sua empresa crescer. Por isso, fidelizar clientes e entender o processo de compra do seu cliente é fundamental para quem quer se destacar.

Dessa forma, os meios de pagamento que são disponibilizados pelo seu negócio podem determinar uma série de fatores e, inclusive, te fazer perder ou potencializar vendas.

Nesse fluxo, é importante entender que o momento de conclusão de compra, seja ele de um produto ou serviço, é um momento delicado e, portanto, não deve criar dor em seu usuário.

Por isso, saiba escolher os meios de pagamento que seu cliente mais utiliza para tornar a venda mais fácil.

Mas, por que optar por mais de um meio de pagamento para o seu negócio? A resposta é simples: Quanto mais formas de pagar você apresentar para o seu cliente, mais provável de que ele feche a compra.

Seja em lojas físicas ou virtuais, é importante ter essa variedade para que o seu cliente não fique frustrado. Aqui, você irá conferir:

O que são meios de pagamento?

Meios de pagamento são formas de pagar e receber dinheiro, fazer transações e comercializar produtos e serviços.

Além disso, o dinheiro também é um meio de pagamento, se considerarmos que existem mais de 45 milhões de brasileiros desbancarizados em nosso país.

Dessa forma, o que temos hoje no Brasil é uma verdadeira indústria dos meios de pagamento, e entender quais as melhores opções para o seu negócio é essencial para manter a saúde financeira da sua empresa em dia.

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Qual a diferença entre meio de pagamento e forma de pagamento?

Na prática, não existe nenhuma diferença conceitual entre um meio de pagamento e uma forma de pagamento.

São expressões usadas pelo mercado para cumprir o mesmo objetivo, e que se referem aos exemplos que daremos a seguir.

Quais são os meios de pagamento existentes?

Como acabamos de dizer nos tópicos anteriores, o dinheiro é o nosso primeiro exemplo, mas também temos vários meios de pagamento a serem considerados:

Dinheiro

O dinheiro ainda é uma forma de pagamento muito utilizada nas lojas físicas, principalmente, nos estabelecimentos que vendem produtos com preço baixo.

Por isso, a vantagem do empreendedor em aceitar dinheiro é de não ter que pagar taxas de transação.

Contudo, sabemos que quem domina o mercado é o cartão, seja ele de débito ou crédito. Portanto, é importante também aceitar essas formas de pagamento para vender mais.

Boleto Bancário

Outro meio de pagamento muito utilizado no Brasil, o boleto bancário tem a vantagem de atender qualquer pessoa, o consumidor não precisa ter conta em banco nem cartão de crédito ou débito.

Além disso, é uma opção barata para quem emite. O pagamento do boleto pode ser feito em lotéricas, caixa eletrônico, Correios ou internet banking.

No entanto, para que sua empresa emita boletos é preciso ter uma conta corrente aberta em um banco e ter uma carteira de cobrança vinculada a esse banco.

O ideal é ter uma solução para a emissão de boletos vantajosa, assim é possível reduzir custos e ter benefícios como o cálculo das multas automático e inserido já na segunda via emitida, controle financeiro e agilidade. Mais autonomia e segurança para o seu negócio decolar.

Cartão de débito e crédito

O cartão de débito ou crédito, é o método mais usado na hora de realizar compras ou pagar por serviços.

Por isso, é ideal que o seu negócio aceite cartão como forma de pagamento. Além de atender o seu cliente, você recebe o valor total cobrado por seu serviço ou produto, mesmo se for uma quantia alta.

Por isso, é uma forma efetiva de combate a inadimplência e possui a praticidade no controle das transações.

Da mesma forma, em lojas físicas, é importante ter uma estrutura bem instalada para conseguir receber os pagamentos via cartão.

Maquininhas que aceitem diversas bandeiras são essenciais para que você não perca nenhuma venda por instabilidade ou por falta de sistema.

Mas, e se sua loja for online, como realizar a cobrança por cartão? Neste caso, você precisa contar com um software que integre todas as funcionalidades, que faça a ponte entre a compra que foi realizada em seu e-commerce com a adquirente e o banco emissor.

Você precisa de um gateway de pagamento. Ainda não sabe o que é um gateway? Explicaremos melhor logo abaixo, mas antes, precisamos falar sobre as adquirentes e subadquirentes, muito importantes no mercado de cartões.

Adquirentes

As maquininhas de cartão, que já foram citadas aqui, são as famosas adquirentes no mercado, responsáveis pela comunicação de uma transação.

As adquirentes analisam, processam e liquidam operações de cartões, sejam de débito ou crédito.

Ou seja, é um canal de comunicação seguro entre loja (física ou e-commerce) com o banco/bandeira para validar os dados do consumidor e aprovar a compra.

Dessa forma, se você quer saber mais sobre o assunto, clique aqui e leia este artigo sobre as adquirentes no Brasil agora mesmo!

Subadquirentes

As subadquirentes, como o próprio nome já diz, atuam de forma semelhante a uma adquirente, mas de forma online. Elas são consideradas intermediadoras de pagamento, assim como o gateway.

As subadquirentes são responsáveis pela aprovação dos pagamentos e pela segurança das transações realizadas, sem a necessidade de filiação a um banco ou adquirente, reduzindo processos burocráticos.

Se você quer conhecer esse tema com mais profundidade, clique aqui e leia este artigo agora mesmo!

Débito recorrente

O débito recorrente ou economia recorrente, é quando um produto ou serviço é utilizado mais de uma vez, de forma contínua.

Quando falamos assim, pensamos apenas em serviços, como TV à cabo, mensalidade de escola e academia.

Mas, já é possível comprar produtos de forma recorrente, como em clubes de assinatura ou até mesmo em algumas lojas no e-commerce que oferecem a compra de produtos que você utiliza todo mês.

Mas como isso funciona? O limite do cartão do cliente não fica comprometido e, todo mês, é descontado apenas o valor da parcela do serviço ou do produto, deixando-o à vontade para utilizar o restante da forma que quiser.

Sua empresa fica sem a preocupação de cobrá-lo todo mês e ainda tem uma redução na taxa de inadimplência.

Quer saber mais vantagens desse modelo? Confira o estudo que fizemos sobre  economia que transformou empresas como Netflix, Slack, Smartfit e Sem Parar.

Transferência Eletrônica de Fundos (TEF)

A transferência bancária também é considerada um meio de pagamento e, atualmente, pode ser feita por DOC ou TED.

No entanto, o PIX (Pagamentos Instantâneos) está chegando no Brasil para mudar as transferências, e você pode ler tudo sobre o assunto clicando aqui.

Gateway de pagamento

Basicamente, um Gateway de Pagamento realiza o tráfego entre os dados necessário, como número do cartão, cvv, nome do comprador e outros necessários.

Dessa forma, o gateway atua para que um pagamento aconteça entre o lojista e a adquirente de forma criptografada, com todas as informações continuando confidenciais e seguras.O que é um gateway de pagamento

Quais são os meios de pagamento mais utilizados no Brasil?

Durante a evolução nos meios de pagamento, o Brasil e o mundo tiveram muitos marcos na História.

Atualmente, o meio de pagamento mais usado no Brasil é o dinheiro, e 96% da população ainda diz usá-lo.

Depois, temos o cartão de débito (52%) e de crédito (46%). Depois, vêm o débito automático (23%) e a transferência bancária (16%).

No entanto, quando falamos de volume movimentado, o cartão de crédito só aumenta em comparação com o dinheiro, segundo o Banco Central em um mapeamento do Distrito Dataminer.

Segundo o levantamento, o cartão já supera o dinheiro, correspondendo a 41,5% de todo o montante transacionado, contra 36,5%.

Da mesma forma, do montante de 1,5 trilhão transacionado com cartão, 965,5 bilhões de reais correspondem ao cartão de crédito.

Quais meios de pagamento devo escolher para o meu negócio?

Agora que você conhece os principais meios de pagamento do mercado, é hora de escolher qual ou quais são os melhores para o seu negócio.

Você já entendeu o seu cliente, já sabe quais as formas de pagamento que ele mais utiliza e agora precisa decidir quais irá implementar na sua empresa.

Por isso, é importante estar de olho em alguns pontos, como:

Meios de pagamento para lojas físicas

Dentro de uma loja física, é importante oferecer o pagamento por dinheiro e ter o cartão como aliado do negócio.

Além disso, algumas empresas já utilizam o pagamento por aproximação e por QR Code.

Meios de pagamento para e-commerce

Para os meios de pagamento para e-commerce, recomendamos o seguinte:

  • Checkout transparente: é importante que na hora de realizar o pagamento o cliente sinta-se seguro para preencher as informações, um checkout bagunçado e confuso só faz a desistência aumentar.
  • Anti-fraude: ninguém quer seus dados bancários circulando por aí, não é mesmo?! Por isso, é importante se certificar de que você possui um sistema anti-fraude integrado às suas operações.

Meios de pagamento para marketplace

O modelo de negócio Marketplace necessita que haja uma divisão dos recebíveis, uma parte do dinheiro fica para a plataforma e outra vai para o usuário.

Dessa forma, o split de pagamentos possibilita que você crie essas regras de repasse automático.

Meios de pagamento para SaaS

As principais formas de pagamentos para empresas SaaS, são:

  • Recorrência: flexibilidade para criação de assinaturas e planos de acordo com a necessidade do seu cliente.
  • Billing: o faturamento da sua empresa sendo feito de uma forma inteligente, um sistema de cobrança, seja ele de planos, tarifas ou serviços, que controla faturas, independente dos variados planos dos seus clientes de forma automática.

Depois de tudo isso, pode parecer cansativo escolher os melhores meios de pagamento para você e seu cliente.

Mas na Vindi você encontra uma plataforma de pagamento totalmente segura e integrada com diversas soluções, como sistema antifraude, emissão de boletos e notas fiscais, além de poder acompanhar um relatório de todas transações feitas em seu negócio em um só lugar!

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Como está o mercado de pagamentos no Brasil?

O mercado de pagamentos no Brasil está muito aquecido, e as movimentações tecnológicas em busca de mais praticidade e segurança são cada vez maiores.

Além disso, algumas empresas, com suas carteiras digitais e aposta em diversificação estão neste cenário, que pode mudar muito nos próximos anos:

  • Applepay: a carteira digital focada em apps stores já é uma das mais lucrativas do mundo dos aplicativos;
  • Nubank: a aposta em um banco totalmente digital e no pagamento por aproximação colocam o Nubank entre os destaques do mercado;
  • Vindi: somos especialistas em recorrência, e nos orgulhamos de ter o maior gateway de pagamento independente do país, além da plataforma mais robusta e completa para o seu negócio;
  • Rappi Pay: o pagamento por QR Code do aplicativo já é amplamente usado, inclusive no setor varejista.

Claro que poderíamos dar muitos outros exemplos de quem está escrevendo o futuro dos meios de pagamento no Brasil. Aqui, estamos apenas dando um panorama geral sobre o assunto!

Qual o futuro dos meios de pagamento?

Mesmo que ainda não tenhamos todas as respostas, sabemos que o futuro dos meios de pagamento está totalmente ligado à tecnologia.

Por isso, seu negócio precisa estar preparado desde agora, nessa intensa transformação digital que estamos vivendo.

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