Soft descriptor é uma solução que ilustra o nome desejado pela empresa que está cobrando ou vendendo um serviço ou produto, na fatura do seu cliente. É a descrição do serviço, mensagem ou nome do site que aparecerá na transação da fatura do portador do cartão de crédito.
Em outras palavras, soft descriptor ou billing descriptor é a forma como o nome de uma empresa aparece em uma declaração de cartão de crédito e é configurado quando a conta da empresa é homologada pelo meio de pagamento. Desta forma, o cliente de cartão de crédito identifica em sua fatura a quem se refere o pagamento em uma determinada transação e uma determinada empresa.
É uma “literal” que vai aparecer no extrato ou na notificação da transação de cartão de crédito.
Essa literal aparecerá na fatura do cartão do portador (cliente da empresa).
Soft descriptor e sua função prática
Usar a solução de soft descriptor é muito importante, especialmente para vendas online, onde a compra muitas vezes acontece por impacto de performance em ads e também para os casos de pessoas que compram online, de forma contumaz.
A função prática dessa solução é simplesmente evitar cancelamentos de venda e evitar reclamações. Ela nasceu para que os compradores saibam de onde está vindo a cobrança, dando mais transparência e também para evitar chargeback, que costuma ser grande problema em e-commerces e serviços online.
Imagine que uma loja online tenha um e-commerce e na fatura do cliente dela, apareça o nome empresarial (de registro) na receita federal e que o site ou o nome fantasia não seja facilmente identificado por esse comprador. É bem comum lojas e serviços online terem nome empresarial e nomes de negócio diferentes. Normalmente, o nome fantasia ou o site do negócio é o que devemos colocar em soluções como soft descriptor.
O nome utilizado em geral é o comercial da empresa (ou nome fantasia), porém algumas vezes o cliente encontra dificuldades em reconhecer este nome e pode solicitar o chargeback. Para evitar este estorno da compra e facilitar a identificação, é possível construir uma descrição dinâmica que inclua o nome do serviço prestado, frequentemente utilizado por grandes empresas que prestam muitos serviços e onde a marca do serviço é mais familiar que o nome da empresa.
Dicas simples de como usar e como aplicar soft descriptions em negócios online:
- Use o nome da loja ou nome do site: *lojasimples.com;
- Tente colocar nome do produto ou serviço: ex: ifood*padaria3;
- Tente combinar produto e site: plano1*streaming.
Isso vai ajudar (e muito) gestores e empreendedores que vendem online.
Como funciona o soft descriptor em transações online na Vindi
Disponibilizamos na plataforma da Vindi, a solução “soft descriptor” num campo no método de pagamento, que permite que o lojista envie um texto de até 13 caracteres que será impresso na fatura do portador, ao lado da identificação da loja, respeitando o comprimento suportado pelas bandeiras.
Conheça mais sobre soft descriptor: fale com nosso time para usar essa funcionalidade tão importante para quem vende online.