Se você possui uma empresa ou um e-commerce, certamente já ouviu falar em adquirentes e subadquirentes. Essas companhias são responsáveis por efetuar transações financeiras por meio de sistemas específicos que realizam integração direta com bancos e diferentes bandeiras.
Além delas, porém, há o gateway de pagamento. Uma ferramenta unificadora que garante maior agilidade e segurança na hora de administrar todas as transações financeiras.
Mas, afinal, qual a diferença entre adquirentes, subadquirentes e gateways?
Adquirentes
Empresas adquirentes, também chamadas de credenciadores, são as responsáveis pelo processamento das operações de cartão de crédito e débito. Sua principal função é criar um canal de comunicação rápido e seguro entre sua loja e o banco para checar os dados do consumidor e validar a compra.
Basicamente, um cliente chega em sua loja, faz uma compra e, na hora de pagar, seus dados são enviados a adquirente. Então é feita a comunicação entre seu ponto de venda e o banco/bandeira. Dessa forma a compra é validada ou negada.
Entre as vantagens das adquirentes, estão as taxas competitivas por transações e a maior facilidade nos pagamentos. Entretanto, não oferecem serviços antifraude, que ficam a cargo dos lojistas.
Algumas das adquirentes mais conhecidas são Rede, Cielo e GetNet, encarregadas por realizar a comunicação com as bandeiras e bancos emissores. A adquirente efetua o repasse do valor das transações a sua empresa em até 31 dias.
Subadquirente
Subadquirentes, ou intermediadores, são empresas facilitadoras que dispensam a filiação a um banco ou adquirente para receber pagamentos. O que resulta em uma grande redução em processos burocráticos.
Dessa forma, a subadquirente é a intermediadora responsável pela aprovação dos pagamentos e pela segurança das transações realizadas.
Essas empresas costumavam ser utilizadas em pequenos negócios, uma vez que sua integração com as lojas é muito mais simples e custam menos a serem implementadas.
Entretanto, hoje em dia, essas soluções estão bastante equiparadas às adquirentes, podendo ser usadas também em grandes negócios.
Além disso, entre os serviços oferecidos por subadquirentes, além da transação financeira, está o antifraude. Ou seja, esse aspecto não precisa ser uma preocupação para o lojista.
Antigamente, as taxas sobre as transações das subadquirentes eram mais caras do que das adquirentes, devido à menor escalabilidade daquelas; mas, hoje esse cenário está mais igualado, não havendo necessariamente diferenças significativas entre ambas. Por isso, vale pesquisar opções de subadquirentes por serem mais fáceis de se começar a usar, além de terem o antifraude como vantagem.
Aqui na Vindi, recomendamos a sub da Yapay, que tem um dos módulos de intermediação de pagamentos mais robustos, com boa usabilidade e seguro que você vai encontrar. Além disso, ela oferece a opção de integração do carrinho transparente, assim seu cliente faz todos os passos da compra e pagamento diretamente do seu site:
- Função de carrinho;
- Compra com 1 click;
- Cartão de crédito, boleto e transferência.
Gateway de pagamento
O Gateway é uma ferramenta que pode ser considerada como um terminal de cartão de crédito para e-commerce. Da mesma forma que as maquininhas de cartão são para as lojas físicas.
Ele funciona da seguinte forma: o cliente fornece os dados da compra na página de checkout, assim, o gateway coleta essas informações e repassa aos bancos ou adquirentes.
Contudo, o grande diferencial desta solução é a integração com diversas funcionalidades. Como, por exemplo, serviços antifraude, opções de crédito e débito, empresas conciliadoras, etc. Você poderá ter acesso a todas as transações financeiras em um único lugar. O que permite fazer análises de fluxo de caixa e planejamentos estratégicos com muito mais facilidade e assertividade.
Dessa forma, um gateway sempre precisa estar conectado a alguma empresa adquirente. Com isso, a integração do seu e-commerce é muito mais transparente.
Outra vantagem do gateway é que o valor de uma venda é enviado diretamente a sua conta. Ou seja, não há necessidade de esperar 31 dias para o pagamento ser feito.
Além disso, o gateway cobra apenas pelo serviço prestado, diferente de adquirentes e subadquirentes que cobram por transações realizadas.
Gateway ou subadquirente?
Facilitar o processo de pagamento é um dos principais fatores para melhorar a experiência de compra do seu cliente. Para isso, você precisa conhecer os diferentes métodos e oferecer aquele que se adequa melhor ao perfil dos consumidores.
Além disso, na hora de escolher entre um adquirente, subadquirente ou gateway de pagamento, é importante ficar de olho no seu tipo de negócio. Afinal, pode ser mais vantajoso investir um subadquirente, em vez de um adquirente.
No entanto, para grande projetos o gateway é o mais conhecido, por conta do maior controle das operações que ela proporciona, uma vez que é capaz de processar uma transação no exato momento em que a compra é realizada.
Já um subadquirente possui maior agilidade na hora de processar transações. Antes de contratar, você apenas deve verificar se a solução pode ser integrada ao checkout do seu site, ao invés de redirecionar o cliente ao portal do subadquirente para finalizar a compra. Essa alteração no ambiente de pagamento tornaria o processo de pagamento mais demorado, uma vez que requereria login do usuário, senha e mais uma série de dados.
Entretanto, na hora de escolher o modelo ideal ao seu negócio, é importante ter em mente a forma como você administra o seu negócio.
Não existe muito uma solução melhor ou pior que outra. Hoje ambas facilitam o processo de pagamento online com segurança e versatilidade.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre adquirente, subadquirente e gateway de pagamento, ficou mais fácil decidir o modelo ideal ao seu negócio. Mas, se ainda tiver alguma dúvida, é só falar com a gente que será um prazer ajudá-lo!
Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos por e-mail.