A cobrança de mensalidade escolar é um dos pontos mais sensíveis para a gestão de uma instituição de ensino privada. Um dos focos cruciais para garantir a operação e manter a inadimplência, e a automatização desse processo pode garantir um bom retorno – afinal, a educação privada está em alta.

Depois da fase crítica da pandemia de covid-19, o número de alunos na rede voltou a crescer em 2022. Segundo o Censo Escolar, mais de 9 milhões de alunos foram matriculados em escolas particulares no Brasil – este dado representa um aumento de 10,6% em relação aos 8,1 milhões registrados em 2021.

Nesta retomada do crescimento do setor, um sistema de pagamentos eficiente é essencial para melhorar os resultados da sua escola. Se você procura meios de evitar atrasos nos pagamentos, veja neste artigo como automatizar a cobrança de mensalidade escolar e entenda a importância dessa iniciativa.

Por que automatizar a cobrança de mensalidade escolar?

A automatização da cobrança de mensalidade escolar é uma forma de garantir o menor índice de inadimplência possível na instituição. Para isso, existem no mercado plataformas de pagamentos que contam com funcionalidades modernas.

Neste tópico, vamos mostrar que tanto a escola como os próprios alunos e seus responsáveis têm a ganhar se você contar com um sistema eficiente.

Vantagens para as instituições de ensino

Entre os benefícios da automatização para instituições de ensino particulares estão:

  • Pagamento invisível: a automatização permite que os pagamentos sejam feitos no cartão de crédito sem que pais ou responsáveis precisem realizar uma ação, eliminando o risco de inadimplência por esquecimento
  • Combate à inadimplência: mesmo se houver algum problema no cartão, ou se o cliente decidir pagar com boleto, a plataforma conta com vários recursos que podem resolver boa parte dos atrasos nas mensalidades sem necessidade de intervenção humana
  • Maior eficiência: a automatização elimina a necessidade de tarefas manuais como a geração e o envio dos boletos e o contato com os responsáveis para lembrar de fazer o pagamento, melhorando a eficiência na gestão da escola
  • Acompanhamento de dados: além de otimizar o sistema de cobranças, a plataforma oferece várias métricas que podem servir como base para decisões sobre a expansão das atividades em sua escola.

Mas não é apenas a instituição que tem a ganhar com a automatização da cobrança de mensalidade escolar.

Vantagens para os alunos

Ao mesmo tempo, a cobrança automatizada também pode ser benéfica para os próprios alunos e seus responsáveis.

Veja como:

  • Praticidade: a automatização livra os responsáveis dos estudantes da necessidade de pagar ativamente as mensalidades a cada mês – ou seja, é uma preocupação a menos em meio às rotinas que muitas vezes são bem movimentadas. Menos “abre boleto, escaneia boleto (ou digita o código de barras), agenda transação…” 
  • Limite livre: uma boa plataforma permite que cada mensalidade seja cobrada em um lançamento separado no cartão de crédito, sem comprometer o limite, como acontece em compras parceladas
  • Flexibilidade: a escola pode deixar os responsáveis pelos alunos à vontade para pagar da forma como quiserem
  • Segurança: os melhores sistemas contam com certificados que dão a garantia de que os dados financeiros não correm risco de caírem nas mãos de golpistas e fraudadores.

Agora que você já conhece as vantagens da automatização, confira como fazer.

Como automatizar a cobrança de mensalidade escolar?

Para automatizar a cobrança de mensalidade escolar, é preciso contar com uma plataforma de pagamentos voltada à economia de recorrência. Isso significa que ela tem funcionalidades voltadas para empresas e instituições que são remuneradas de forma periódica por seus produtos e serviços – como qualquer colégio particular.

Essa característica é importante porque esse tipo de ferramenta tem recursos específicos que podem ajudar na gestão financeira da instituição. Veja abaixo alguns dos principais.

Retentativas de cobrança

O recurso das retentativas serve para evitar atrasos em mensalidades por causa de erros e falhas na cobrança por cartão de crédito. Na versão mais simples da funcionalidade, quando um pagamento por cartão é reprovado, o próprio sistema repete a tentativa dentro de um período pré-determinado.

A ideia é que, se o cartão estiver bloqueado por falta de pagamento, a cobrança seja repetida depois que a situação foi regularizada. Porém, com o avanço da tecnologia dos meios de pagamento, este recurso evoluiu.

Hoje em dia, esse sistema pode resolver automaticamente outros problemas, como a expiração da validade do cartão ou troca do cartão. Desta forma, vários casos de inadimplência são resolvidos antes de chegarem até a secretaria da escola.

Régua de cobrança

Voltado principalmente para pais que não abrem mão do boleto bancário, a régua de cobrança consiste em uma série de regras predefinidas para evitar ou resolver casos de inadimplência.

Com esse recurso, é possível configurar o sistema para enviar automaticamente mensagens para lembrar o cliente de fazer o pagamento. Isso pode ser feito pouco antes do vencimento, na própria data ou até depois.

O sistema envia as mensagens somente para famílias que ainda não pagaram a mensalidade. Para isso, o canal de comunicação ideal é o SMS, embora o e-mail também seja uma opção.

Esse recurso também pode ser útil se o pagamento for no cartão de crédito, com a configuração do envio de uma mensagem para avisar sobre um pagamento reprovado, por exemplo.

Passou o tempo em que os alunos levavam os boletos para casa. Um sistema moderno de cobranças permite que você possa enviar às famílias dos estudantes um link de pagamento personalizado com opções para pagarem na forma como quiserem.

Também é possível criar uma página de pagamentos personalizada da escola para receber os pagamentos.

Se você se interessou por essas alternativas, veja no próximo tópico como é possível contar com todos esses recursos.

Veja como a plataforma da Vindi pode ajudar as escolas

A Vindi é uma plataforma de pagamentos especializada em recorrência. Por isso, contamos com todos os recursos que explicamos acima, além de várias outras funcionalidades.

Nosso sistema de retentativas em cobranças de cartão tem vários tipos:

Juntos, esses três formatos resolvem boa parte dos casos de mensalidade atrasada em pagamentos por cartão de crédito. Além disso, temos nossa régua de cobranças personalizadas, com o envio de notificações por diversos canais de comunicação.

Também fornecemos relatórios com vários dados sobre o desempenho da escola em relação à atração e retenção de alunos. Tudo isso sem contar que a segurança do nosso sistema é garantida pelo nível máximo do certificado PCI Compliance, o que garante a proteção contra fraudes e outros problemas.

Qual a importância de diversificar os métodos de pagamento da mensalidade escolar?

Com a evolução dos meios de pagamento, surgem cada vez mais métodos de cobrança, o que ajuda a tornar a população mais exigente – afinal, cada pessoa tem suas preferências sobre como pagar por produtos e serviços. Por isso, aceitar as principais formas de pagamento existentes no mercado se torna um diferencial. 

Um bom exemplo dessa tendência foi o surgimento do Pix: embora se trate de uma transferência instantânea, a novidade pode ser usada também na recorrência. Para isso, basta programar o envio do QRCode ou do código copia-e-cola a cada mês.

O cartão de crédito também costuma ser amplamente utilizado, principalmente por causa das vantagens que mostramos neste artigo. E ainda que os pais prefiram o boleto bancário, ao contar com uma plataforma completa você também pode automatizar a emissão dos documentos.

Assim, além de evitar erros humanos, você aumenta a eficiência da secretaria da escola.

A Vindi possui a solução ideal para automatizar a cobrança de mensalidade escolar, conheça!

Como automatizar a cobrança de mensalidades em escolas e cursos?

Para automatizar a cobrança de mensalidades escolares, é necessário utilizar uma plataforma de pagamentos que possua funcionalidades voltadas para a economia de recorrência. Por exemplo: retentativas inteligentes no cartão de crédito, um recurso que faz novas tentativas de efetuar a cobrança em caso de erro, e régua de cobrança, que envia aos clientes mensagens automáticas sobre o pagamento. Essas ferramentas facilitam a gestão financeira da instituição de ensino e ajudam a reduzir a inadimplência.

Como cobrar mensalidade escolar em atraso?

A régua de cobrança envia mensagens automáticas ao responsável pelo pagamento em caso de atraso. Se ele continuar inadimplente, entre em contato e comunique a situação. A conversa deve ser conduzida com o mínimo de fricção possível entre empresa e cliente. Nesse cenário, evite os principais erros na cobrança escolar, como cancelar a matrícula do aluno durante o ano letivo, constranger aluno ou responsável ou aplicar alguma penalidade pedagógica (o que também é proibido por lei).

Como evitar a inadimplência escolar?

Para evitar a inadimplência escolar, o primeiro passo é diminuir o máximo possível a chance de o responsável se esquecer de fazer o pagamento. Diversificar os meios de pagamento, aceitando o cartão de crédito, por exemplo, ajuda muito. Para evitar o esquecimento entre aqueles que preferem pagar via boleto ou Pix, o recurso que a escola precisa é a régua de cobrança, que envia mensagens automáticas ao responsável.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies