Ter um negócio online que seja sustentável, escalável e atrativo é um grande desafio, principalmente do ponto de vista financeiro. Por isso, um intermediador de pagamento é fundamental para criar uma conexão entre o consumidor, o site da loja, a instituição bancária e a operadora do cartão de crédito, além de dar andamento ao processo de efetivação da compra.

Dessa forma, falaremos neste post sobre como funciona um intermediador e, fazendo uma comparação com um gateway de pagamento, veremos qual a melhor opção para o negócio.

O que é um intermediador de pagamento?

Comprar online já é praticamente uma rotina para quase 40 milhões de brasileiros, segundo dados do E-commerce Brasil.

Se você tem uma loja virtual, sabe que precisa prestar muita atenção quando o assunto é transação financeira. A parte final, de conclusão da venda, precisa ser de extrema segurança e performance.

Dessa forma, o ideal é que você conte com uma solução que faça sentido para o seu negócio.

Além disso, essa solução precisa fazer transações online que protejam os dados dos clientes e façam a intermediação com o banco e bandeiras de cartão.

Um intermediador de pagamento é uma plataforma totalmente independente e que faz a gestão entre clientes, adquirentes e lojistas. Esse modelo é muito utilizado por pequenos negócios, já que, na maioria das vezes, oferece uma boa relação custo-benefício.

Mas, como um intermediador de pagamento funciona? Será que é realmente seguro colocar as vendas da sua loja virtual nas mãos de uma empresa terceira?

Como um intermediador de pagamento funciona?

Basicamente, o intermediador de pagamento só entra na finalização da venda, atuando no checkout de pagamento.

Depois que um cliente entra na sua loja virtual, escolhe os produtos, coloca no carrinho e decide finalizar aquela compras, é necessário se dirigir a um ambiente específico para realizar o pagamento.

Dessa forma, ele é responsável por agilizar o processamento da venda, coletar informações de entrega, frete, opção de pagamento e parcelamento e validar o limite do cartão de crédito junto à operadoras.

Quais os benefícios de um intermediador de pagamento?

Entre as vantagens que são oferecidas pelos intermediadores de pagamento, podemos destacar:

Expertise de mercado

Principalmente para quem está começando agora no segmento de e-commerce, é fundamental contar com um parceiro que entenda quais são as formas mais seguras de realizar uma venda pela internet.

Por isso, um dos maiores benefícios de um intermediador de pagamento é a experiência na área financeira e o perfil consultivo entregue por eles.

Antifraude integrado

Um antifraude é indispensável para quem quer vender online. Atualmente, estima-se que uma tentativa de fraude aconteça a cada 9 segundos no comércio eletrônico brasileiro

Dessa forma, um intermediador de pagamento assume esse risco, já que quem cuida do antifraude é ele.

Responsabilidade na análise do pagamento

Assim como riscos por fraudes são assumidos pelos intermediadores, a análise do pagamento também fica com eles.

Portanto, se, por algum motivo, o usuário não honrar a dívida contraída, sua loja estará resguardada. É o intermediador de pagamento que absorve o prejuízo!

Quer se aprofundar no assunto?

Leia o artigo completo que preparamos sobre as vantagens dos intermediadores de pagamentos! 

Intermediador de pagamento x Gateway de Pagamento: qual a melhor solução para a minha empresa?

Mesmo com essas vantagens, também precisamos analisar dois pontos fundamentais de um intermediador de pagamento.

O primeiro ponto é a escalabilidade, já que os custos com as taxas, que variam entre 4 e 7% por transação, crescem em volume junto com o seu negócio.

O segundo ponto, é que o tempo de repasse dessas soluções costumam ser de, no mínimo, 21 dias.

Além disso, também podemos citar a personalização das páginas de checkout, um serviço que não é oferecido por parte das intermediadoras.

Por isso, o gateway de pagamento, muitas vezes, se mostra como uma solução mais completa, dependendo dos seus objetivos e da fase do seu negócio.

O que é um Gateway de Pagamento?

De certa forma, um gateway também é um intermediador de pagamento, mas as principais diferenças estão no funcionamento dele, na personalização, retorno a longo prazo e escalabilidade.

Em primeiro lugar, para usar um gateway, sua empresa ter uma adquirente. E, assim como nos exemplos citados acima, um gateway de pagamento é responsável pela comunicação entre lojistas, bancos, bandeiras de cartão e os usuários.

Além disso, um gateway aceita várias forma de pagamento, com cartões de crédito, boleto bancário e outros meios de pagamento eletrônico. Da mesma forma, ele conta um sistema de segurança criptografada que protege os dados sensíveis dos clientes.

Nós gostamos de ilustrar a operação de um gateway de pagamento como uma maquininha tradicional de cartão de crédito, só que 100% online.

Com processamento instantâneo, assim que o comprador efetua o pagamento de um produto ou serviço, você tem toda a segurança necessária para transacionar na sua loja virtual.

Dessa forma, a tecnologia implantada no gateway realiza a checagem antifraude (que é um serviço à parte a ser contratado) dos dados do consumidor, aumentando consideravelmente a proteção contra cartões roubados, clonados, falsificados ou sem fundos suficientes para completar a compra.

Portanto, a escolha depende muito do seu projeto de empresa a médio e longo prazo, e em como você quer desenvolver sua loja virtual.

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Com a Vindi, você também tem acesso a relatórios que mostram a saúde financeira do seu negócio, pode consultar históricos dos seus clientes e ter acesso a uma API flexível, que te permite várias personalizações e integrações.

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