Sites de assinaturas e a cobrança recorrente podem ser de fato os maiores motores para vencer a crise, digo isso pela experiência do modelo em si, no qual estamos inseridos na Vindi, mas também pelos clientes que temos. Alguns crescem cerca de 10% ao mês, outros chegam ao patamar de 40% mensalmente. Isso mesmo, quarenta por cento.

Claro que cada negócio é único e não devemos comparar simplesmente um segmento com outro completamente diferente, mas de fato em plena crise, existe gente crescendo. E isso tem a ver com meu palpite de que o modelo de assinaturas e cobrança recorrente são instrumentos eficazes para esse momento da economia do Brasil.

Sites de assinaturas e a cobrança recorrente em tempos de crise

A inflação sobe diariamente e as contas do governo estão arrebentadas (precisando de ajuda externa). Nas prefeituras, funcionários são dispensados por falta de verba e as empresas estrangeiras estão brecando os investimentos por aqui. Já as empresas privadas nacionais, estão vivendo períodos de recessão por conta da indústria e do comércio. Bancos reduzem o crédito. E as estatais, estão literalmente derretendo. E não adianta pensar que essa crise não vai refletir na sua vida. Vai.

Os efeitos da crise sempre vêem em ondas, afeta uma indústria, que afeta um segmento, que afeta a cadeia inteira de um sistema, desencandeando a demissão de pessoas, que por sua vez perdem o poder de compra e interferem nesse mesmo sistema.

Crítico, né? Mas já passamos por diversas crises, e essa será mais uma.

Cobrança recorrente combate crises?

Como escrito no artigo que escrevi em 03/03/2014, há quase um ano, relatei um sentimento que na possível crise, as empresas deveriam tentar mudar o modelo de venda a venda, para a recorrente. E investirem na durabilidade do cliente dentro do dia a dia da empresa. E parece que isso vem se confirmando após centenas de clientes entrarem na Vindi procurando por uma solução para combater inadimplência e para continuar crescendo com maior tranquilidade na hora de cobrar (escala).

E não existe fórmula mágica para isso, o que eles estão fazendo é cobrar automaticamente planos, mensalidades e assinaturas. E de forma inteligente. Essa combinação controla a saída de clientes (churn) e faz com que os empresário possam se dedicar a gerar receita, e não perder tempo controlando processos de cobranças ineficazes.

Respondendo a pergunta chave, combate sim! Agora posso dizer com propriedade que isso está se confirmando no nosso dia a dia da Vindi e também pelos feedbacks de alguns clientes que espontaneamente vieram  me contar. Alguns reduziram a inadimplência de 70% (até 30 dias) para 30% após implantarem o sistema de cobrança recorrente da Vindi.

Isso é motivador para nós, mas é ainda mais importante para continuar acreditando que o momento atual é passageiro, e quem souber colher desse momento, sairá bebendo água limpa do outro lado. Eu continuarei acreditando e conduzindo, através da Vindi, empreendedores e empresas que pensam como nós.

Espero você do outro lado.

economia da recorrencia

Abs, Rodrigo Dantas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies