O comportamento do consumidor está mudando com muita agilidade, e o modelo SaaS (software as a service) é, atualmente, o que mais atende às necessidades dos clientes. Com uma plataforma SaaS, tudo é feito de forma rápida: você acessa um link, coloca seus dados, paga e já consegue usar os serviços.

Além disso, os consumidores não estão mais preocupados se vão levar o produto “para casa”. Na verdade, o que precisam é agilidade.

Por exemplo, se você está com fome, pode simplesmente pegar o seu celular, entrar num site ou aplicativo de delivery e, em poucos minutos, fazer seu pedido.

Dessa forma, o modelo “as a service” começou com softwares, mas também revolucionou outros negócios como música, cinema, artes e outros segmentos do mercado.

Se você pensar bem, vai perceber que hoje é possível fazer quase tudo utilizando um serviço no modelo SaaS (software como serviço).

Portanto, neste post você entenderá o que é SaaS, quais os maiores benefícios e vantagens e como esse segmento está crescendo no Brasil e no mundo!

O que é SaaS e como funciona o modelo?

SaaS (software as a service) é a revolução do modelo distribuição e comercialização do software através de serviços, licenças de uso e assinaturas.

Dessa forma, ao invés de adquirirem softwares por demanda, empresas e pessoas podem simplesmente acessar o serviço mediante pagamento pelo período de tempo contratado desse aplicativo/sistema.

saas - software como servico
SaaS é a revolução do software e do consumo no mundo

Nesse modelo, onde o usuário paga pelo serviço, o fornecedor é responsável por toda estrutura de entrega, como servidores e infraestrutura.

Da mesma forma, o usuário utiliza esse software pela internet, pagando de forma recorrente pelo uso do sistema SaaS.

Quais são os benefícios do Software as a Service?

Se compararmos SaaS com o modelo tradicional de entrega de software, onde o cliente adquire a licença e se responsabiliza pela instalação e manutenção do sistema, as principais vantagens e benefícios do SaaS são:

Facilidade na implementação

Ou seja, não exige que o cliente (usuário) tenha uma estrutura complexa de tecnologia e informatização complexa. A implantação pode ser realizada independente da equipe de TI disponível pelo cliente, a maioria dos softwares são user friendly.

Além disso, também permite também que o cliente não precise investir em treinamento de pessoal para manutenção e instalação do software com muito investimento, como, por exemplo, em consultorias de implementação.

Uso de funcionalidades essenciais

Outro benefício do SaaS é que ele permite apenas o uso de funcionalidades que forem necessárias ao momento atual do cliente, possibilitando o acesso de partes do software com a expansão de forma gradual os upgrades necessários.

Redução de custos

A redução de custos com os itens acima, principalmente pelo tempo economizado em todos os processos, é uma das grandes vantagens frente ao modelo tradicional onde o desembolso inicial é alto.

Além disso, empresas que vendem no modelo SaaS são mais eficientes. O que isso quer dizer? Os consumidores pagam um tipo de assinatura para usar a plataforma todo mês, sem muito atrito e desafios gigantescos de escalar uma empresa somente com pessoas.

Quais são os principais modelos de vendas SaaS?

As empresas que atuam como “as a service” normalmente oferecem seus serviços das seguintes formas:

Freemium

Nesta categoria, o cliente utiliza uma versão gratuita do produto. Entretanto, na maioria das vezes, as funcionalidades são limitadas.

Por isso, se o cliente quiser utilizar todas as aplicações, ele pode mudar para a opção Premium, pagando uma mensalidade ou taxa.

modelo saas
Trial + Freemium para o modelo SaaS, bem usual nesse modelo

Portanto, a grande intenção deste modelo é oferecer ao potencial público uma espécie de “degustação” de seu serviço, tornando a conversão futura muito mais provável.

Self-service

Com esse modelo de vendas, você oferece uma página bem explicativa sobre as opções de planos e o que cada um deles inclui.

Dessa forma, no modelo self-service o usuário consegue comprar o serviço sozinho, sem precisar, necessariamente, falar com um vendedor.  

Inside Sales

No inside sales, é preciso que um consultor entre em contato com o potencial cliente para entender suas dores e principais necessidades, já que é assim que consegue oferecer a solução ideal. Esse é o modelo que praticamos aqui na Vindi!

Field Sales

Nesse último modelo, o mais comum é que especialistas visitem o cliente para entender a fundo todo o processo da empresa e, então, conseguir modelar uma solução voltada para a necessidade daquele cliente específico.

Quais taxas de conversão são mais altas: Trial ou Freemium?

Uma das maiores vantagens das empresas que vendem no modelo SaaS é que a entrada do cliente se dá de forma mais eficiente, especialmente se essa empresa consegue atrair esses potenciais, com degustações do sistema e até com partes do software com gratuidade.

Dessa forma, algumas consultorias e fundos de investimento calculam os dois modelos mensalmente, estudando com bastante acurácia o índice de conversão para cada modelo.

Além disso, alguns sugerem que o índice ideal de conversão de trial para cliente seja 10%. É um número bem relevante para o mercado!

Entretanto, o CTR Rate (taxa de conversão) ideal é subjetivo. Para o mercado SaaS, os números oscilam dependendo de mercados, nichos e diferenças básicas como: B2C x B2B, onde a diferença de público alvo pode impactar bastante o índice.

Da mesma forma, também precisamos falar do serviço oferecido. Um exemplo clássico é o próprio Netflix, que afirma que 10% dos seus assinantes são migrados do modelo trial, o que é excepcional.

A Vindi atende uma boa parte de clientes SaaS no Brasil e, com a nossa experiência, ter um CTR em torno de 3 a 5% é excepcional para SaaS que usam modelo de trial e Freemium.

SaaS (software as a service) é a revolução do modelo distribuição e comercialização do software através de serviço (licenças de uso) e assinaturas. Ao invés de adquirirem softwares por demanda, empresas e pessoas podem simplesmente acessar o serviço mediante pagamento mensal ou anual desse aplicativo/sistema.

Como funciona a cobrança no modelo SaaS?

Em sua maioria, o principal modo de cobrança do modelo de software as a service é a cobrança recorrente, podendo ser mensal, trimestral, anual e, algumas vezes, quinzenal.

Como já dissemos aqui, o modelo Freemium funciona muito bem nos modelos de SaaS e nos serviços por assinatura. É o trial com funcionalidades pagas, viabilizado pela cobrança recorrente de usuários assinantes e pela disponibilização do sistema, ou parte dele, para usuários free.

Conte com uma plataforma de cobrança recorrente

Independente do seu modelo de vendas, se você tem um Software como Serviço, já tem fit natural com a Economia da Recorrência.

Os métodos mais comuns podem ser identificados pela cobrança recorrente pelo uso de licenças (ex: Adobe Creative Cloud), uso de volume de serviços (ex: Mailchimp) e o Freemium (Netflix).

Além disso, outro exemplo claro de cobranças recorrentes em SaaS, é o mercado de Cloud Computing, que adota esse tipo de modelo para cobrar dos usuários.

Dessa forma, a Vindi se apresenta no mercado como a plataforma mais robusta e completa para o seu SaaS, com funcionalidades que são perfeitas para automatizar a gestão de pagamentos e de cobrança do seu negócio.

Nós sabemos com a saúde financeira da sua empresa SaaS é importante, e somos especialistas nisso.

Portanto, é possível atender sua empresa como trial com cartão e sem cartão, assinatura direta e/ou planos fixos, assinatura configurável ou por combo (bundle), assinatura com desconto provisório, plano fixo com produtos agregados e assinatura variável por minutagem e quantidade.

Aqui no blog da Vindi, nós temos um  artigo completo sobre tipos de cobrança que permitimos, e você pode ler clicando aqui.

Quais são os principais segmentos que utilizam o modelo SaaS?

Alguns mercados possuem uma grande aderência ao modelo SaaS. Além da entrega simples de um software, empresas de ramos específicos possuem maior convergência com essa mudança:

ERP’s

Grande parte dos ERP’s internacionais já funcionam nesse modelo e muitos ainda vão mudar. Além disso, esse modelo permite inclusive o nascimento de empresas desse mesmo nicho rapidamente.

Big Data

As empresas de grande armazenamento de dados, como Dropbox, já usam parte de seus produtos nesse sistema.

Cloud services 

Empresas de hospedagens, cloud computing e servidores utilizam a computação na nuvem para oferecer serviços através de assinaturas.

E-learning

Cursos online, escolas digitais e outras ferramentas possuem total aderência ao modelo SaaS.

Jogos

Os clubes de jogos online oferecem assinatura de jogos através de mensalidades e planos.

Aplicativos

Apps de músicas, filmes e podcasts já são febre entre jovens e profissionais de tecnologia, como o Deezer, por exemplo.

Além disso, alguns casos são até fáceis de lembrar quando o assunto é SaaS – Software como Serviço. A Netflix, que é fenômeno mundial, pode ser fatalmente citado em qualquer texto sobre SaaS.

Maior e melhor exemplo de sucesso, a assinatura de filmes é uma realidade muito grande no mundo, e a Netflix possui mais de 100 milhões de usuários/assinantes. Só por esses números já valem para serem citados, mas nós temos muito casos de sucesso no software como serviço:

Quais são as principais empresas SaaS brasileiras?

Nós temos, aqui em nosso país, muitas empresas gerando valor e entregando soluções incríveis no mercado SaaS. Entre elas, podemos destacar:

  • Arquivei: SaaS de gestão de documentos fiscais (notas fiscais, reconhecimento de arquivos;
  • Resultados Digitais: SaaS de automação de marketing focado em pequenas empresas;
  • IDwall: empresa de segurança digital de cadastros de clientes (background check) e onboarding de clientes;
  • ClickSign: software de envio e gestão de contratos jurídicos e acordos comerciais;
  • Teravoz: SaaS que faz gestão de telefonia via voip e PABX virtuais;
  • Alura: maior escola de tecnologia do país – mais de 800 cursos online, através de uma única assinatura.
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ClickSign é um dos cases SaaS brasileiros mais legais. Foto: ClickSign.

A Vindi, que é também uma empresa Saas, permite o uso do backoffice de assinaturas e um gateway de pagamento completo, mediante pagamento de uma assinatura.

Por isso, acreditamos que muitas empresas vão aderir práticas do modelo de software as a service daqui para frente. As pessoas estão validando muito esse modelo, pois o consumo muda rapidamente.

Quais são as principais empresas SaaS internacionais?

Além dos SaaS brasileiros, também podemos citar os gigantes internacionais, que foram os responsáveis por começar essa transformação digital no segmento:

  • Netflix: mais de 100 milhões de pessoas não podem estar erradas.
  • Salesforce: o CRM online mais usado no mundo. Principal aliado das empresas do Vale do Silício nas vendas;
  • Spotify: maior serviço de música via streaming do mundo;
  • AWS: maior empresa de cloud computing / hospedagem do mundo;
  • Dropbox: um dos maiores cases SaaS do mundo, o Dropbox é um self storage muito legal;
  • Hubspot:  SaaS de automação de marketing mais famoso do mundo;
  • McAfee: Segurança online através de anti-vírus como serviço;
  • Adobe: o Creative Cloud, principal modelo de assinatura de software da Adobe já é um sucesso entre profissionais de tecnologia;
  • Mailchimp: serviço de entrega de email marketing mais usado pelas startups no mundo.
  • IBM: a Gigante da informática também tem uma vertente SaaS, em seu processo de Negócios como Serviço.
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O Dropbox é um dos maiores cases de crescimento no modelo SaaS do mundo. Foto: Dropbox

Quais são as principais métricas do modelo Saas?

Com esse modelo, a mudança de gestão também é necessária. Novas formas de acompanhar crescimento e medir eficiência vieram com o advento do SaaS no mundo.

É fundamental acompanhar as principais métricas SaaS para compreender e otimizar os serviços no modelo SaaS. Confira a seguir as principais:

Churn rate

Essa ferramenta ajuda a mensurar o índice de cancelamento, ou seja, o número de clientes que deixaram a sua base em cada mês, um dos grandes desafios para quem atua no modelo SaaS.

O que é churn rate
Controlar churn é cuidar de um balde que pode conter alguns furos…

LTV (Lifetime Value)

Analisa o valor de tempo de vida do cliente para compreender o potencial que o consumidor tem para comprar ao longo da jornada de relacionamento com o seu negócio.

CAC (Custo de aquisição do cliente)

Essa métrica é ideal para mensurar o custo de aquisição de clientes no modelo SaaS. Ou seja, quanto custa para que uma venda seja fechada.

MRR (Monthly Recurring Revenue)

É a métrica da receita mensal recorrente, que representa o valor que entra ou é perdido baseado nas previsões mensais de ganhos.

Quer saber mais sobre a métrica MRR? Veja este vídeo, ele tem apenas 1 minuto, e explica o que é o MRR e como calculá-lo. Clique logo abaixo:

Arpa (Average Revenue per Account)

A Arpa é um cálculo simples e essencial para descobrir a receita média por cliente.

Dessa forma, ao saber qual é a média que os clientes pagam por mês, você pode analisar se os resultados são bons ou precisam de estratégias para otimização.

Se você quer conhecer a lista completa das métricas SaaS essenciais para quem trabalha no modelo SaaS, leia este artigo fundamental para entender tudo que existe na gestão de empresa deste segmento.

O que é a Economia do Acesso e por que ela é importante para o modelo SaaS?

O principal apelo do modelo SaaS é o acesso, e não propriedade. Além disso, antes da internet, a única forma de adquirir um software era adquirir a licença e instalar através de disquets e cds.

Dessa forma, uma operação que parecia ser simples exigia muitos processos envolvidos em uma única implementação.

Para que esse software funcionasse de forma completa, eram necessários muitos colaboradores, que precisavam de treinamento e suporte, tempo de instalação que era investido pela equipe de TI e o tempo entre compra e funcionamento que muitas vezes levavam dias.

Além disso, um “upgrade” de sistema também era sofrível para os tempos de hoje. Você era dono do software por completo, e era praticamente comprar um produto físico como um carro, televisão e até uma simples furadeira.

Caso da Furadeira

Pegando o gancho do Life as a Service do Murilo Gun, o consumo no modelo de propriedade (aquisição do bem) pode ser bem exemplificado com a compra da furadeira – onde o comprador desembolsa cerca de R$100 e usa a furadeira algumas poucas vezes em um ano.

Dessa forma, é muito comum a compra de produtos como a furadeira se transformarem em investimentos mal feitos, já que o pouco uso do produto não justifica o preço pago para ter sua propriedade.

Na Economia do Acesso, a furadeira teria que ser “alugada” por uso, em forma de assinatura ou licença. Nesse caso, o ideal é investir pela quantidade de horas usada para “fazer furos”, e não ter a propriedade do equipamento.

Agora, imagine um serviço onde a mesma furadeira seja alugada por R$10,00 a hora. Em apenas uma hora é possível fazer furos de todas as formas. A pergunta que temos que fazer do Consumo de Propriedade x Acesso é:

Quantas vezes você usa uma furadeira no ano?

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O exemplo da furadeira: quantas vezes você usa uma furadeira no ano?

Temos a certeza que a mudança de modelo de Propriedade para Acesso é uma realidade nas empresas de software online, e também uma tendência para empresas de tecnologia em geral.

Além da economia de R$90/ano, a propriedade e depreciação não ficam a cargo do comprador/assinante. Assim é com filmes, música digital, software e até carros (conheça o serviço da Zazcar).

Qual o impacto social do SaaS no Brasil e no mundo?

O impacto tecnológico é evidente, já o socioeconômico não é muito bem difundido. Antes da globalização e da revolução digital, era impossível acessar tecnologias de outro lugar do mundo. Hoje estamos a cliques desse acesso.

Dessa forma, o impacto é enorme em acessibilidade, velocidade e também economicamente falando. Hoje qualquer pessoa pode, de qualquer lugar no mundo, acessar um serviço SaaS rapidamente, sem burocracia e melhor: por um preço justo.

É a democracia do software. Esse impacto positivo têm um grande efeito nos países emergentes, que carentes dos serviços de maior qualidade, podem adquirir softwares capazes de ajudar a própria evolução tecnológica do país.

Distribuição e internacionalização do SaaS

No Brasil, Índia, China, Peru, Rússia, Chile e todos países em franca expansão inovadora, podemos observar um número grande de startups de tecnologia focadas no modelo SaaS.

É o caso de startups brasileiras como o WallJobs, Pipefy, Playkids, Gorila Invest, entre outras bem posicionadas. Além disso, elas podem acessar serviços de qualquer lugar do mundo de cloud, marketing e segurança sem muita complicação.

Dessa forma, empreendedores SaaS sabem bem que criar uma empresa nessa forma de distribuição, possibilita um controle e uma expansão rápida se o produto tiver grande aderência e se de fato, resolver problemas de consumidores.

Além disso, o modelo Saas permite:

  • Redução de custos (menor gasto com treinamento, suporte e pessoal);
  • Flexibilidade de implantação e nas atualização dos softwares;
  • Autonomia para Testes A/B – a poucos cliques;
  • Escalabilidade e maior velocidade nos “upgrades” e “downgrades“;
  • Maior foco no negócio;
  • Maior planejamento e rapidez na correção de erros;
  • E impacto positivo em países emergentes, democratizando os softwares.

Temos muitos exemplos de startups SaaS que não poderão ser citados em um único texto. Por isso, nosso CEO Rodrigo Dantas fez uma lista sobre as maiores startups SaaS brasileiras, e você pode ler clicando aqui.

O modelo SaaS mudou definitivamente a indústria de softwares, música, entretenimento e outros diversos setores, além disso, muda diariamente a vida das pessoas que agora, podem acessar serviços de forma muito democrática.

Se você gostou deste conteúdo sobre SaaS, nosso CEO Rodrigo Dantas escreveu um livro completo sobre como a Economia do Acesso está mudando não só esse segmento, mas todos os outros! Clique na imagem abaixo e você acessará a página de venda do livro.
economia do acesso

Dúvidas Frequentes

O que é sistema SaaS?

SaaS, ou Software as a Service, é a oferta e comercialização de softwares e outras soluções através da internet. A sua disponibilização é feita por meio de serviços, licenças de uso e assinaturas. Desta forma, a empresa não precisa instalar o sistema, fazendo o seu uso pela internet.

Como utilizar SaaS?

Ao invés da empresa instalar, atualizar e manter o software, ela faz o utiliza o sistema SaaS através da internet, utilizando um login e senha cadastrado na empresa SaaS contratada.

O que é SaaS, PaaS e IaaS?

Dentro dos tipos de Cloud Computing, existem 3 principais opções: SaaS, que significa Software as a Service; PaaS, que significa Platform as a Service; e IaaS, que significa Infrastructure as a Service.

O que é SaaS B2B?

SaaS B2B é a oferta do Software como Serviço (Software as a Service) para empresas que possuem o modelo de negócio B2B. Exemplos de empresas SaaS B2B: Vindi, Rock Content, RD Station, Sales Force, HubSpot etc.

Como funciona o mercado de software?

Atualmente, o mercado de software sofreu grandes mudanças no seu modelo de distribuição e cobrança. Agora, o mercado de software deixa de cobrar vendas por licença perpétua para ter uma venda por SaaS (Software as a service).

O que é venda SaaS?

A venda SaaS segue 6 principais modelos de vendas: Freemium, Trial, Self Service, Inside Sales, Field Sales e Enterprise.

 

Fonte: Relatório Sexteen Ventures – A Realidade sobre o Modelo Freemium, Assinatura Recorrente, ComputerWorld, Salesforce, Murilo Gun, Fast Company, SixteenVentures.