Os sistemas antifraude para e-commerce são fundamentais para proteger sua empresa e seus clientes na hora de vender online.  Além disso, sabemos que os estragos gerados pelas fraudes podem ser infinitos.

Um número que ilustra bem esse cenário é o de custo médio de violação de dados: estima-se que só no Brasil, as empresas gastam R$ 1,24 milhão com fraudes. Dessa forma, esse número pode significar a falência de muitos negócios.

Além disso, por mais que um antifraude não elimine os riscos por completo, a redução desse problema protege um e-commerce de ser multado por adquirentes, sofrerem golpes cibernéticos e perder vendas, como falamos neste post.

Por isso, neste post você entenderá a importância de ter um antifraude na sua loja online, seja um e-commerce ou clube de assinatura, e conhecerá os sistemas antifraude para e-commerce mais famosos do mercado. Certamente, um deles é o perfeito para a sua empresa!

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O que é e como funcionam os sistemas antifraude para e-commerce?

Em primeiro lugar, precisamos entender o que é um antifraude. Basicamente, um antifraude te protege de perder dinheiro. Um exemplo que pode ilustrar a importância de um antifraude é o chargeback, quando um cliente solicita um estorno por não reconhecer aquela compra.

E, se você acha que isso não vai acontecer na sua empresa, fique sabendo que uma a cada 33 compras são canceladas por diversos fatores: má fé, não recebimento do produto, valores diferentes e o próprio não reconhecimento da compra.

Além disso, o e-commerce brasileiro sofre uma tentativa de fraude online a cada cinco segundos. E a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) também concluiu, no estudo acima, que tivemos 6 milhões de transações fraudulentas no ano analisado.

Portanto, ter um antifraude é fundamental para garantir a segurança da sua empresa. E, se você está pensando que ter mais um sistema significa que você terá mais trabalho, é importante saber que um sistema antifraude para e-commerce funciona de forma totalmente automática.

Esse sistema de proteção de fraude analisa as informações durante o processo de uma transação, considera diversos fatores (que podem mudar de uma empresa para outra) e decide se aquela transação será aprovada ou não. Tudo isso, em questão de segundos.

Dessa forma, as empresas antifraude bloqueiam a compra de indivíduos com ações suspeitas e autoriza os pedidos de clientes que possuem um padrão de consumo e que informam os dados necessários.

Por isso, um antifraude online não tira da sua loja as possibilidades de venda. Ele só aumenta significativamente as suas chances de fazer vendas seguras.

Como uma fraude acontece numa loja online?

Fraude efetiva

Neste tipo de fraude, uma compra é feita com um cartão de crédito que foi roubado ou clonado. Geralmente, esse tipo de compra é realizado normalmente e o produto é entregue, o que resulta num prejuízo, inclusive, de logística.

Dessa forma, quando o cliente vê a compra na fatura, ele não reconhece e solicita o estorno. É o chargeback, que já comentamos aqui.

Autofraude

Esse tipo de fraude é, na maioria das vezes, feito pela má fé de um cliente. Dessa forma, ele realiza a compra, recebe o produto e, depois do processo concluído, solicita um estorno dizendo que aquela compra não foi reconhecida por ele.

No entanto, existem recursos para provar que aquela compra foi feita, como saber detalhes da entrega e de quem recebeu. É um processo mais demorado e que também oferece prejuízos para a empresa.

Fraude amigável

Em uma fraude amiga, algum amigo ou familiar é o responsável por pegar as informações bancárias de outra pessoa e realizar uma compra. Dessa forma, o portador do cartão não reconhece a compra e solicita um estorno antes mesmo de saber que foi alguém próximo a ele que cometeu o crime ou usou o cartão sem autorização.

Em todos os exemplos, a empresa terá prejuízos sérios, caso não conte com um antifraude para e-commerce.

Quais são os principais sistemas antifraude para e-commerce do mercado?

1. Konduto

Fundada em 2014, a Konduto é uma empresa com larga experiência em e-commerce, meios de pagamento e inteligência artificial. Dessa forma, essa experiência forneceu a eles a possibilidade de conhecer a fundo os comportamentos dos compradores, possibilitando um excelente sistema de antifraude.

Portanto, assim que o cliente entra no site (e-commerce, clube de assinaturas, etc.), a empresa analisa:

  • A origem do tráfego;
  • Localização;
  • Redes sociais.

Basicamente, a Konduto acompanha o caminho que ele fez antes de chegar ao site para analisar o comportamento de compra dele e identificar possíveis fraudes. Depois disso, cria uma pontuação, que reflete a confiança gerada pelo cliente.

Além disso, vale descasarmos que pontuação é uma porcentagem clara do quanto a análise está certa sobre a transação ser ou não suspeita.  Dessa forma, tem-se a recomendação de revisar a compra (você recebe todos os dados de análise utilizados) ou aprovação direta.

Todo esse processo acontece online, automaticamente. Alguns dos clientes são Editora Juspodivm, Chico Rei, Ebanx, Constance, Cissa Magazine, etc.

2. ClearSale

A ClearSale oferece antifraude para diferentes segmentos do mercado, como vendas diretas, telecom, serviços financeiros e e-commerce. Dessa forma, são três tipos de soluções, que variam de acordo com a necessidade:

  • Start: aplicação para e-commerce que, segundo a empresa, é de fácil integração ao sistema das lojas. É ideal para pequenas empresas e ingressantes do e-commerce.
  • ID: a solução automatiza a análise das fraudes a partir dos índices definidos para o negócio.
  • Application: É uma ferramenta que dá as informações necessárias para que a própria empresa faça a gestão de antifraude.

Por dia, a empresa faz cerca de 250 mil análises de fraude. Além disso, podemos citar vários clientes da empresa, como a Vivo, Oi, Net, Abril (revista), Natura, Asus, etc.

3. BigData Corp

O antifraude da Big Data oferece contratação sem tempo mínimo e um sistema bem interessante de combate antifraudes: os questionários. Dessa forma, por meio das perguntas, um relatório é  extraído e garante maior segurança para a empresa, de forma fácil e simples para o usuário.

Portanto, o BigID é um sistema automático de validação de identidade que confirma se o usuário é quem ele diz ser. O sistema gera um novo questionário a cada chamada e confirma a identidade a partir dos erros e acertos, além de fazer o monitoramento de comportamento.

Eles oferecem ainda algumas integrações e serviços, como Log completo de auditoria do sistema, integração dos seus dados internos ao processo de validação, acesso via API, dispensa de documentos, etc.

Entre as empresas que usam o antifraude deles está PayU, Azul Linhas Aérias, PayPal, Unimed, Modal, Rico, Bradesco, PagSeguro, etc.

Como escolher a melhor opção entre os sistemas antifraude para e-commerce?

Com alguns cálculos e estatísticas aprimoradas, é possível descobrir o nível mais adequado de antifraude e-commerce necessário para o seu negócio. Além disso, as possibilidades são diversas.

Não temos o intuito de falar de todas empresas que oferecem antifraude, mas queremos te dar opções que facilitem a sua escolha. É recomendável que você acesse cada site e faça orçamentos, perguntando tudo o que é necessário para escolher aquele que melhor se adeque ao seu negócio, às suas possibilidades e necessidades.

Além disso, é fundamental que a sua plataforma de gestão de pagamentos, que realiza transações dentro da sua loja virtual, tenha integração com o sistema antifraude. Aqui na Vindi, por exemplo, nós temos integração com as principais empresas do mercado, e somos a plataforma mais segura do mercado quando o assunto é pagamentos.

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