api de pagamento php

Ilustração de hieroglifos Maia. Bem próximos de algumas Apis de pagamento.

Isso ocorre porque a maioria das APIs de pagamento brasileiras não seguem os padrões do mercado, criando regras excêntricas e de difícil entendimento. Esta é uma preocupação real desde o primeiro dia da Vindi: Ter uma API de pagamento flexível, ampla e simples para implementar.

O que é uma API de Pagamento?

O nome application programming interface (API) foi usado para ilustrar, o que na prática é um tradutor, que se comunica com duas entidades online. É a comunicação para que duas interfaces possam se comunicar, traduzindo as diferenças entre os tipos de linguagens. É ilustrado como um documento de integração para que facilite o envio de informações de um sistema para outro.

A Vindi possui uma das API’s mais poderosas do país.

A melhor API de pagamento

Com o advento do Stripe (que é de fato a empresa mais inovadora de pagamento no mundo), a preocupação em criar uma API de fácil entendimento aumentou e tornou-se um ponto tão relevante quanto o preço cobrado pelo serviço. Desenvolvedores passaram a influenciar diretamente na tomada de decisões relacionadas à contratação de soluções de pagamento. Isso também vem sendo fortalecido pelo Apple Pay. Seja um subadquirente, um adquirente ou um gateway, todo o mercado de pagamentos passou a dedicar maiores esforços em suas APIs. Estou falando baseando-se na minha experiência com o mercado internacional. No Brasil o cenário é bem diferente.

plataforma e-learning edools

O Brasil ainda engatinha quando falamos em soluções de pagamento. Enquanto temos aqui 5 adquirentes (Cielo, Elavon, Rede, GetNet, Stone, First Data e Global Payments), nos EUA temos 100 empresas concorrendo entre si. Enquanto por aqui temos cerca de 50 gateways de pagamento, lá esse mercado gira em torno de 1000 players. Tirando o tamanho de mercado em si, talvez esse seja o fator decisivo para se criar uma concorrência saudável do ponto de vista tecnológico. API de pagamento também deve ser pensada no ponto de vista de UX (user experience). E estou começando a me aprofundar no ponto chave desse post: A Vindi tem de fato a melhor API de pagamento do Brasil.

Clique aqui e conheça aqui a API de Recorrência.

Esqueça aqueles documentos em PDF ou DOC com inúmeras páginas cheias de códigos indecifráveis e métodos desorganizados.

api de pagamento

Pensar no desenvolvedor e testes online é um dos diferenciais da nossa API de pagamento. (Foto: reprodução API Vindi)

Somos uma empresa focada em recorrência. Somos a plataforma online líder em pagamento recorrente no Brasil e isso nos trouxe bastante bagagem para chegar a tal afirmação. Diferente de um gateway puro, que processa transações somente, a Vindi precisou conhecer e construir uma complexa e robusta solução de pagamentos recorrentes, contendo:

Processamento de transações e Gateway recorrente (mensal, diário, trimestral, anual ou em qualquer período a definir); Retentativas programadas (e inteligentes); Cobranças por consumo, preço fixo e variável, unidade, faixas e volumeDescrição de cobrança por unidade (hora, usuário, crédito ou megabyte); Emissão de boletos online (com reenvios inteligentes também); Débito em conta correnteIntegração com as principais operadoras (Elavon, Cielo, Rede, GetNet) os principais bancosEstornos online (sem depender da burocracia de tele atendimento); e mais de 100 funções que vão além do mercado de pagamentos.

Esses exemplos são inclusive, os principais motivos para a elaboração desse post.

integração api pagamento

O que preciso saber (tecnicamente) para usar essa API de pagamento?

Ou então o que minha equipe precisa saber? Se o papo é com o desenvolvedor, então nada mais justo que, deixar quem de fato “mete a mão” para integrar, mais tranquilo e seguro que estará pilotando a integração de pagamento da melhor forma possível. Vejo muito desenvolvedor batendo no peito e dizendo “A API do PagSeguro e a API do Paypal são as mais fáceis de integrar”. Tsc. Ainda pior se a loja ou time de desenvolvedores, iniciar a integração de pagamento diretamente na operadora. Vamos então ao que sua equipe ou você vai precisar para fazer o melhor checkout de pagamento do Brasil.

Requisitos – Primeiro de tudo: Basta ter familiaridade com o desenvolvimento de integrações com web services REST. Além disso é possível desenvolver a integração com praticamente todas as linguagens de programação disponíveis.

Bibliotecas – Nossa recomendação é realizar a integração através de bibliotecas REST consolidadas em cada linguagem: Java: HttpComponents Client, Ruby: REST Client, PHP: Guzzle, Python: Requests  e .NET: RestSharp.

Testes – Você pode testar as requisições diretamente na documentação interativa ou então utilizar o Postman, plugin gratuito do Chrome.

Segurança – A autenticação na API é realizada pelo método HTTP Basic, utilizando a chave da API no campo destinado ao usuário. Vale lembrar que nossa API de pagamento só pode ser utilizada através do protocolo HTTPS.

Formato – O retorno das requisições é enviado no formato JSON, com o código HTTP apropriado para cada evento.

Parâmetros – Cada método possui uma documentação própria para definir a forma de recepção de parâmetros. Para obter simetria entre envio e retorno, utilizamos atributos do tipo body nos métodos PUT/PATCH/POST que devem ser enviados no corpo da requisição, utilizando o formato JSON. Requisições no método GET podem receber parâmetros no path. (Fonte API Vindi)

Webhooks – Além da API REST, a Vindi suporta o envio de webhooks  (callbacks) que facilitam a identificação de eventos que ocorrem na plataforma. Você pode, por exemplo, receber um POST sempre que uma nova assinatura for efetuada.

api de pagamento

Na prática como é o fluxo do Gateway de Pagamento da Vindi?

infografico gateway de pagamento

Infográfico – Gateway da Vindi.

PCI Compliance

Além da nossa API ser um dos diferencias da Vindi, nosso Gateway de Pagamento é certificado pelas normas do PCI Compliance. A certificação contempla diversas normas e procedimentos para empresas que transacionam cartões de crédito exigidas pelo PCI Concil (um conselho formado pelas bandeiras Amex, Visa, Master e etc) que normatiza e certifica empresas de pagamento para garantir a segurança de dados e informações de clientes no mundo.

Retentativas

As regras das bandeiras para retentativas de cobranças não aprovadas são claras no Brasil. Seguindo essa regra, o gateway de recorrência da Vindi processa somente 4 retentativas depois de uma transação pré-autorizada. Essas novas tentativas são enviadas no período de 16 dias corridos após a transação original. Além disso, essa prática só pode ser seguida com as premissas:

a. Desde que programadas para o mesmo adquirente (não sendo permitido nesse caso, roteamento para outros adquirentes);

b. Códigos autorizados:

Código de Resposta 05 – Autorização Recusada

Código de Resposta 51 – Insuficiência de Fundos

Código de Resposta 61 – Excede o Limite de Valor de Aprovação

Código de Resposta 65 – Excede o Limite de Frequência de Retiradas

“Uma transação na qual um portador de cartão concedeu autorização antecipada para efetuar cobranças periódicas em sua conta. Transações pré-autorizadas incluem, entre outros, transações recorrentes, transações de faturamento em parcelas, e transações pré-autorizadas relativas a serviços de saúde.” Fonte: Visa

Integrações da nossa API de Pagamento

Módulo Magento Assinaturas – Pagamento Recorrente

Módulo desenvolvido para sites de assinatura, escolas online, serviços e qualquer negócio recorrente. Acreditamos bastante no Open Source e a integração da Vindi com a plataforma de ecommerce do Magento é uma das melhores integrações de pagamento do Brasil.

Conheça o módulo aqui: http://blog.vindi.com.br/modulo-magento-pagamento-recorrente/

Plugin para WordPress WooCommerce Assinaturas – Cobrança Recorrente

Com mais de 400 downloads, o Plugin WooCommerce Assinaturas – Cobrança Recorrente é um dos melhores plugins para controlar assinaturas, gerenciar assinantes e automatizar as vendas de planos, mensalidades e assinaturas no seu site. Além de uma integração transparente, o plugin permite a conexão ideal das funcionalidades da API de pagamento da Vindi para qualquer negócio recorrente.

Conheça o plugin de pagamento aqui: WooCommerce Assinaturas – Cobrança Recorrente

Entre em contato com nossa equipe para usar nossas integrações.

Integração Betalabs – Plataforma Ecommerce na Nuvem

A melhor integração para seu ecommerce é sem dúvida a Betalabs, uma ERP na nuvem que também tem uma plataforma ecommerce robusta. A integração da Vindi com a Betalabs permitiu que ecommerces de assinatura, ganhassem a melhor plataforma para clubes de assinatura do mercado. Um dos pontos fortes é que a API de pagamento da Vindi foi integrada com todos detalhes e funcionalidades.

Conheça a Betalabs aqui: http://betalabs.com.br/

Por fim quero dizer: Me provoquem a melhorar nossa API.

melhor api de pagamento

API é o acrônimo de application programming interface, ou seja, a especificação da interface para integração entre sistemas.

Você vai gostar também

Gateway ou Subadquirente? Essa é uma dúvida frequente por parte dos empreendedores que querem vender pela internet. Quando pensam em começar a planejar seu ecommerce ou serviço...
Bem vinda ao mercado de assinaturas, Playstation. A Playstation Now vai vender e entrar no modelo de assinaturas, enfim. Após meses de espera, a Sony confirmou rumores e anúncios, inaugurando o pri...
Banco Central anuncia novas regras para pagamentos... O Banco Central anuncia novas regras para pagamentos mobile (via celular). Alexandre Tombini, presidente da instituição, anunciou na última segunda (0...
Let’s talk Vindi com Junior Crocco (Fitness ... No Let's talk Vindi com Junior Crocco batemos um papo com nosso cliente e parceiro, fundador do Fitness Digital e do Leads 3X. Vale muito entender ...