Quando se decide montar um negócio online é necessário que se pense em muitos fatores importantes para o bom andamento do trabalho. Um deles é canalizar todas as vendas para um meio de pagamento, que além de ser uma solução de recebimento de todas as transações é também uma plataforma de gestão financeira. No Brasil o PayPal e PagSeguro são dois meios de pagamentos bem conhecidos e que atuam como uma espécie de carteira virtual, que recebe o dinheiro pela loja online.

Mas como escolher o melhor meio de pagamento para seu e-commerce? Qual seria a melhor forma de receber pagamentos na sua loja online? Qualquer e-commerce que tem por objetivo o crescimento precisa de um meio de pagamento e para fazer a escolha certa é necessário que o empresário esclareça algumas dúvidas.

Confira alguns fatores importantes antes de escolher qual seria o melhor meio de pagamento para seu empreendimento online!

1 – Segurança

É necessário que o meio de pagamento tenha um nível de segurança elevado. Para que você tenha certeza de que o serviço que pretende contratar é confiável, ele deve estar configurado de acordo com o PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard), que é o padrão internacional para segurança da informação em empresas que lidam com cartões de crédito, que possuam as bandeiras mais conhecidas do mercado, como Visa, a MasterCard e a American Express.

É importante também saber sobre a existência de selos antifraude, como o ClearSale e o Konduto, que são formas de prevenir as fraudes em seu-e-commerce. O mecanismo integrado ao meio de pagamento, o antifraude, oferece uma análise profunda sobre cada transação comercial e que em conjunto com uma enorme base de dados e informações pode diminuir bastante as chances de compra fraudulenta.

 2 – Transparência

Quando for adquirir informações sobre o sistema que deseja contratar, observe o quão transparente ele é em relação a tudo que vai oferecer. Esclareça todas as suas dúvidas antes de contratar o serviço.

É muito importante que você saiba sobre as taxas que serão cobradas e os serviços oferecidos pelo provedor de pagamento, bem como os custos que envolverão as transações de pagamento. Verifique se existe uma opção de modo teste para que se conheça o funcionamento do sistema.

3 – Qualidade do atendimento

Dúvidas são bastante frequentes quando começamos a utilizar determinado serviço, em especial quando se trata de recebimento de pagamentos. É, portanto, muito importante que tenhamos um canal específico de comunicação para que sejam solucionadas dúvidas que porventura venham a surgir.

É importante que o suporte lhe forneça um número de telefone para consulta e que não se limite a links e e-mails que muitas vezes não dão assessoria de maneira dinâmica, deixando muitas vezes o cliente sem respostas.

4 – Média de conversão – volume de compras concluídas

Calcular a taxa de conversão de cada tentativa de compra é muito importante para saber se o meio de pagamento é prático e eficaz ou oferece dificuldades para o cliente, informe-se com o provedor se existem formas de aumentar a conversão de vendas.

Para um negócio virtual dar certo, esse detalhe é muito importante, pois de nada adianta o seu cliente decidir por comprar determinado produto e quando chega à etapa do pagamento encontrar obstáculos que o façam desistir da compra. As pessoas buscam formas práticas e rápidas e muitos desistem quando encontram alguma dificuldade.

5 – Compatibilidade do sistema

Antes de qualquer contratação de empresa para receber pagamentos online, verifique se o sistema é compatível com a estrutura de seu e-commerce. A não conferência desse detalhe pode fazer com que você gaste mais dinheiro e perca tempo com o desenvolvimento de um sistema compatível. Portanto, verifique esse item com a empresa que deseja contratar, procure saber se ela oferece linguagens diversificadas de programação que sejam compatíveis com a estrutura de seu negócio.

6 – Investimento

Todos os itens elencados acima são de extrema importância, porém saber o custo do serviço contratado e as taxas de conversão que irão impulsionar seu negócio é que vão nortear seu empreendimento. Portanto, informe-se sobre todas as taxas que deverá pagar, bem como o pagamento mais adequado para esse serviço.

A utilização de um meio de pagamento eficiente para receber as transações financeiras de seu e-commerce é de vital importância para o sucesso de seu negócio. Siga as dicas e lembre-se que quanto maiores facilidades na hora do pagamento, maiores também serão seus lucros e as taxas de conversão. Boa sorte!

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Author

Fundador e CEO da Vindi, plataforma líder em recorrência e criador do maior evento de empresas SaaS e Assinaturas do país, o “Recorrência”. É também, o co-host do podcast Like a Boss.