Realizar vendas pela internet e redes sociais não precisa ser uma dor de cabeça em questão de pagamentos! 

Hoje, existem recursos para que você venda com facilidade, sem precisar nem mesmo ter um e-commerce. Na plataforma da Vindi, a Página de Pagamento e o Link de Pagamento são algumas opções para os usuários cobrarem suas vendas. Apesar de parecidos, eles possuem algumas diferenças.

Entenda, a seguir, mais sobre essas duas ferramentas da Vindi e como usar no seu negócio!

O que é Página de Pagamento?

O tipo mais conhecido de páginas de pagamentos são relativas a vendas avulsas. Por exemplo, você compra um tênis pela internet e paga por ele em um checkout online, onde insere seu cadastro e dados do cartão.

Na Vindi, além dessa Página de Pagamentos Avulsos, é possível criar também uma Página de Pagamento para Cobranças Recorrentes. Nessa categoria, estão inclusos planos de assinaturas, mensalidades, contribuições mensais e qualquer tipo de cobrança que se repete ao longo do tempo para o pagador.

Nos dois modelos (faturas avulsas ou recorrentes), é possível customizar a Página colocando o nome fantasia da empresa, informações e também o logotipo. Além de poder disponibilizar, além do nome do produto ou plano, descrições sobre cada um deles.

Quando seu cliente clica na URL da Página de Pagamento, ele visualiza os dados referentes à cobrança, como: quais as opções de produtos/serviços disponíveis, preços, a empresa recebedora e tudo mais.

Veja abaixo um exemplo:

Exemplo de Página de Pagamentos da Vindi com opção de Planos. ‘Dia 01’ e ‘Dia 10’ representam diferentes produtos que o cliente poderia optar.

Então, para fazer a compra ou assinatura, o cliente deverá cadastrar seus dados pessoais (os dados necessários podem ser estipulados pela empresa dona da Página nas configurações), como nome, e-mail, endereço e CPF. 

Abaixo do campo de cadastro, ele encontrará as opções dos meios de pagamento disponíveis (cartão ou boleto). Ele deve optar por um deles e concluir o pagamento ou assinatura. 

Note que as Páginas de Pagamento ficam hospedadas na plataforma da Vindi e uma mesma página pode ser usada para diversas vendas daqueles produtos ou assinaturas para mais clientes.

O que é Link de Pagamento?

O chamado “Link de Pagamento” é uma ferramenta que facilita a cobrança, seja para uma venda avulsa ou um plano recorrente, do cliente final. Cada Link gerado é único e exclusivo para um determinado cliente.

É possível enviar o Link de Pagamento através de diversos canais privados: WhatsApp, e-mail, direct do Instagram, SMS, etc. 

Tudo de forma segura, 100% online, a qualquer hora e em qualquer lugar. Essa opção é ótima para quem vende através das redes sociais ou por call center, por exemplo. 

E gerar um Link de Pagamento na Vindi é simples! Pela própria plataforma, você cadastra seu cliente e cria um link personalizado para ele, mesmo se sua empresa não tiver um site ou uma loja física.

Veja o passo a passo dentro da plataforma Vindi:

Nas configurações do Link, o vendedor estipula o valor final a ser cobrado, podendo dar descontos ou multas. Assim, esse recurso permite personalizar suas vendas, uma vez que se você desejar dar um desconto único para um cliente, só ele receberá aquele link. 

Uma informação importante é que o Link de Pagamento não fornece campos de cadastro de dados pessoais para o cliente final.

Através do Link de Pagamento, ele irá apenas escolher o meio de pagamento (cartão ou boleto) e fazer a compra. Se a opção for pelo cartão, ele deverá inserir os dados de cartão e confirmar. Se for boleto, ele receberá o boleto em PDF, em seguida. 

Portanto, antes de gerar um Link de Pagamento, um funcionário da empresa vendedora deve solicitar previamente os dados necessários ao cliente e inseri-los na plataforma da Vindi. Só então o Link poderá ser criado.

Após a conclusão da transação, o vendedor será notificado pela plataforma da Vindi. Dê uma olhada em como é um layout final de um Link de Pagamento:

O Link de Pagamento contém o valor final da compra do cliente e as opções de meio de pagamento.

E não deixe de conferir este vídeo para mais informações!

Então, qual a principal diferença entre Página e Link de Pagamento?

Bom, até aqui você entendeu um pouco sobre cada um desses meios, mas, veja também um comparativo entre Página de Pagamento e Link de Pagamento! Acompanhe:

Quando usar Página de Pagamento?

A Página de Pagamento é uma página global disponibilizada pelas empresas para qualquer interessado optar por um produto ou plano e fazer seu “self-checkout”. 

Nesse modelo, os clientes finais (ainda não cadastrados na empresa) ficam responsáveis por realizar o seu cadastro com nome, e-mail, CPF, dentre outros dados relevantes, além das informações de pagamento válidas, como seu cartão, e concluir a sua compra.

Para entender melhor, pense em uma situação em que você vai fazer um curso EAD, mas dentro do site da instituição não há um checkout de pagamento. Então, você entra em contato e confirma que tem interesse em se tornar aluno; eles te enviam a Página de Pagamento para você optar pelo curso que quer, e você mesmo faz seu cadastro pessoal dentro da página e configura seu pagamento. 

Nesse momento, você também já é cadastrado na recorrência, ou seja, na cobrança mensal de seu pagamento do curso. 

Além disso, a empresa consegue disponibilizar na Página de Pagamento diversas opções de cursos, produtos ou planos para a escolha do cliente. É possível usá-la como vitrine ou catálogo de produtos. 

Vale lembrar que só é possível selecionar um item para finalizar a compra. Caso o cliente deseja comprar dois planos, por exemplo, ele precisa acessar a Página de Pagamento novamente e fazer uma nova compra.

Quando usar Link de Pagamento?

Já o Link de Pagamento é tem uma função diferente. Ele consiste em uma página de finalização de uma venda específica que a empresa está tratando com um cliente, para que o mesmo cadastre somente as informações do próprio cartão de crédito na página, e finalize um processo de compra já iniciado anteriormente por outro canal.

A empresa já conhece esse cliente e já tem seu cadastro pessoal na plataforma.

Para exemplificar esse caso, imagine, por exemplo, que você vá a uma clínica de estética, faça uma avaliação e deseje se tornar cliente. No local, um funcionário irá realizar o seu cadastro com nome, endereço, e outras informações. 

Então, o pagamento poderá ser feito presencialmente ou, ainda, a clínica pode criar a sua assinatura na plataforma e te enviar o Link de Pagamento para a conclusão do seu pagamento. O sistema da clínica recebe o pagamento e você inicia o uso dos serviços.

O Link de Pagamento, portanto, já terá uma informação fechada de preço, negociada antes, sem possibilidade de escolha por parte do cliente.

Portanto, essas são as principais diferenças entre Página e Link de Pagamento. Os dois recursos são disponíveis na Vindi, e seu uso fica à critério do que for mais conveniente para o usuário!

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