Uma dúvida comum entre os usuários dos cartões de crédito é em relação à bandeira e operadora. Você sabe a diferença entre as bandeiras de cartão de crédito do mercado?

Dessa forma, se a sua resposta foi NÃO, neste artigo nós explicaremos o que são e quais as principais bandeiras de cartão do Brasil!

Qual a diferença entre bandeira e operadora?

Basicamente, a bandeira é indicada pelo símbolo no canto inferior direito do cartão de crédito.

Já a operadora é a empresa que emitiu o cartão para o usuário. Dessa forma, uma bandeira de cartão de crédito é formada pela relação de instituições financeiras que administram seu crédito.

Além disso, essas instituições definem os prazos, limites e as regras para o uso do cartão.

Portanto, as bandeiras são responsáveis por intermediar a relação envolvendo o usuário e a operadora do cartão de crédito.

Da mesma forma, a operadora (adquirente) é uma terceira instituição que tem como função determinar as taxas e os juros do cartão, nos volumes das vendas.

Já o banco,  é responsável pelos limites disponibilizados para cada usuário. Além disso, algumas lojas e empresas aéreas também disponibilizam cartões de crédito para seus clientes.

Mas, entre as principais bandeiras de cartão de crédito estão Visa, Mastercard, American Express e Dinners Club.

O que são bandeiras de cartão de crédito?

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas no Brasil, principalmente nas compras online.

Dados do E-commerce Brasil de 2020 mostraram que as compras online com cartão de crédito cresceram 23,2% no 1º trimestre do ano.

Com esse aumento, o cartão passou a transacionar 29% do volume total com cartões, cerca de R$ 87 bilhões.

Dessa forma, para cumprir um papel social de intermediação e de facilitação do processo de compra e venda, as bandeiras são responsáveis pelo aceite dos cartões nos estabelecimentos.

Como identificar a bandeira do cartão de crédito?

A bandeira sempre estará no canto inferior direito do cartão, representando a empresa escolhida:

bandeira de cartão de crédito master
Bandeira Mastercard

Quais são as principais bandeiras de cartão de crédito?

Atualmente, as maiores bandeiras de cartão de crédito, com atuação no Brasil e no exterior, são:

Visa

Atualmente, existem aproximadamente um bilhão de cartões Visa em todas as partes do mundo.

Além disso, a bandeira é formada pela junção de mais de 20 mil instituições financeiras no mundo todo, sendo que o cartão é aceito em mais de 24 milhões de estabelecimentos em todo o planeta.

Acesse o site: https://www.visa.com.br/site/home

Mastercard

A bandeira Mastercard conta com aproximadamente 720 milhões de cartões espalhados em 210 países.

Da mesma forma, a união entre 25 mil instituições financeiras permite que o crédito seja utilizado na maioria dos estabelecimentos ao redor do mundo.

Acesse o site: http://www.mastercard.com/br/consumidores/index.html

American Express

American Express, também conhecido como Amex, conta com 57 milhões de usuários.

Todos os cartões da Amex são aceitos em mais de um milhão de estabelecimentos no Brasil e em mais de 13 milhões no exterior.

Acesse o site: https://www.americanexpress.com/br/

Elo

Existe uma bandeira exclusivamente brasileira: a ELO. Razoavelmente nova, a ELO conta com a associação entre três bancos nacionais: Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal.

Atualmente, a bandeira tem ganhado destaque e vem sendo bem recebida pelos estabelecimentos.

Acesse o site: https://www.cartaoelo.com.br/

Discover Network

Discover Network ainda não tem atuação no Brasil, mas é uma grande e importante bandeira mundial.

Além disso, seu principal diferencial é não cobrar taxas ou anuidades do usuário com o objetivo de facilitar a sua utilização.

Acesse o site: http://www.discovernetwork.com/

Outras bandeiras

Além disso, existem ainda os cartões de crédito corporativo, sendo a Good Card, a única bandeira nacional que promove o compartilhamento de receitas com o emissor e protege seus interesses comerciais e estratégicos.

Além disso, vale citar o Sodexo, que atende mais de seis milhões usuários no Brasil e o VR Benefícios, no qual o usuário escolhe o canal de vendas e opta pela corretora com a qual já possui relacionamento.

Por outro lado, os cartões regionais também são bem populares também, como, por exemplo, o Banescard que atua no estado do Espírito Santo, e o Sorocard  que tem sua sede em Sorocaba (SP).

Além desses existem as bandeiras Policard, Valecard, Agicard, JCB, CredSystem, Cabal, Green Card, Verocheque, Avista e Aura.

Dessa forma, antes de escolher uma bandeira, é necessário conferir a disponibilidade de acesso através do seu banco.

Além disso, é essencial analisar quais são os benefícios e qual se encaixa melhor na sua proposta de uso de crédito.

Da mesma forma, veja os preços de taxas e juros. As vantagens podem ir desde o acúmulo de pontos, que podem ser trocados por produtos ou serviços até o acúmulo de milhas para a realização de viagens. Enfim, cada cartão oferece um diferencial e deve ser bem analisado.

Se você gostou deste artigo sobre bandeiras de cartão de crédito, clique no banner abaixo e se inscreva agora mesmo na newsletter do Blog da Vindi!

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos você também.