Receber pagamento online é uma necessidade para empresas de vários formatos.
Desde aplicativos de transporte, passando por serviços de entrega até pequenos pequenos empreendedores que vendem pelas redes sociais, todos usam processos modernos.
Os consumidores percebem o quanto é fácil usar os meios de pagamento eletrônico e se tornam exigentes quanto às formas de pagar.
Por isso, é preciso aderir à tecnologia para melhorar a experiência de compra e evitar perder vendas por não aceitar determinado método.
Outro fator importante é o uso dos dados de suas vendas para ajudar em suas estratégias para aumentar vendas.
A partir de uma API, é possível integrar uma plataforma de cobranças aos sistemas do seu negócio.
Desta forma, você pode gerar relatórios com dados valiosos para suas decisões.
Para saber mais sobre esse assunto, leia até o fim este guia completo e entenda tudo sobre pagamento online!
O que é pagamento online?
Pagamento online é toda transação entre empresas e clientes realizada de forma 100% digital, por meio de uma troca de dados.
Para ser considerado digital, o pagamento deve ser feito por meio de uma plataforma online, app de dispositivo móvel ou carteira digital, por exemplo.
O método usado pode ser o cartão de crédito, débito em conta, Pix ou boleto, desde que toda a transação seja realizada pela internet.
O importante é que não haja elementos físicos envolvidos, como um cartão passado na maquininha ou dinheiro em espécie.
Os pagamentos digitais vêm se tornando cada vez mais populares.
Inicialmente impulsionada pelo varejo online e a pandemia, a modalidade ganhou ainda mais força em negócios presenciais, graças ao Pix.
De acordo com dados do Banco Central, 79% das transações financeiras realizadas em 2022 foram feitas por meio de um telefone celular.
No ano anterior, a mesma proporção havia sido 69%.
Em 2019, ainda antes da pandemia, o percentual foi de 28%.
Além disso, uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostrou um dado semelhante: 77% das transações bancárias de 2022 passaram por canais digitais.
Considerando que a entidade contabiliza um total de 163,3 bilhões de movimentações no ano, mais de 125,7 bilhões delas foram realizadas a partir de recursos como mobile banking, internet banking e WhatsApp.
São dados que apontam a importância das diferentes formas de receber pela internet no futuro do pagamento.
Como funciona o pagamento online?
No fluxo de pagamento e recebimento online, um sistema é responsável por fazer uma conexão entre bancos, bandeiras de cartão e adquirentes.
Esse processo tem várias fases e seu funcionamento depende da forma utilizada.
Veja este exemplo de um procedimento para vender online:
- Ao fazer uma compra, o cliente decide qual a melhor forma de pagamento e paga no ato da confirmação
- Se o formato escolhido for o cartão de crédito, o banco emissor recebe, em tempo real, uma solicitação de aprovação
- A operadora de cartão cobra o valor da compra no limite do cartão do cliente, que depois pagará sua fatura
- Em até 31 dias, o lojista receberá o valor da venda em sua conta corrente, já com os descontos de adquirentes.
Ou seja, a mediação entre todos os agentes que participam do processo é realizada pelo sistema de pagamento. Veja o fluxo abaixo para conferir os detalhes:
Quando o pagamento é feito por boleto bancário, também precisam ser considerados os prazos de compensação, de até 3 dias úteis.
Essa intermediação de pagamentos online é comum no mercado e facilita a vida do empreendedor.
Lembrando que há várias opções de plataformas de pagamento online para você contratar.
Os sistemas de pagamentos podem ser divididos em três tipos:
- Gateways de pagamento: é um software online responsável pela comunicação entre loja, adquirentes e bancos, sendo a solução mais flexível do mercado por aceitar diversos meios de pagamentos
- Adquirentes: são as empresas como Cielo, GetNet, Rede e outras, que processam transações por meio de cartão de crédito ou débito
- Subadquirentes ou intermediadoras: intermediam a transação, reunindo todos os métodos de pagamento em um só lugar, facilitando a venda ao disponibilizar funcionalidades como as páginas de pagamentos.
A Vindi conta hoje com uma subadquirente própria que pode ser utilizada de forma integrada à plataforma.
Quais as vantagens do pagamento online?
Contar com um sistema para receber pagamento online pode ser vantajoso por vários motivos.
Veja alguns dos principais:
- Diversificação das formas de pagamento: uma boa plataforma permite cobrar usando vários métodos diferentes, algo que amplia o leque de opções para os clientes e aumenta as vendas
- Segurança: as melhores ferramentas têm a segurança das transações e dos dados dos consumidores garantida por ferramentas antifraude e certificados como o PCI Compliance
- Experiência dos clientes: em um sistema avançado, o checkout é simples e intuitivo, tornando o processo de compra mais agradável
- Controle do cliente: as plataformas de pagamento oferecem o soft descriptor, uma funcionalidade que configura o nome que aparece na fatura do cliente para identificar a compra, para que ele possa saber com exatidão o que representa aquele gasto
- Acompanhamento de dados: os sistemas de cobrança registram todas as transações e disponibilizam relatórios que podem servir como base para tomadas de decisão
- Produtividade: com a automatização dos processos de cobrança, o empreendedor pode se dedicar a outras atividades importantes para o sucesso do negócio.
Quais as principais formas de pagamento online?
Agora que você já conhece quais são as principais ferramentas disponíveis para receber pagamento online, é hora de falarmos sobre os principais meios.
1. Cartão de crédito
Em levantamentos feitos aqui na Vindi, mapeamos que o cartão de crédito é campeão em transações dentro da nossa plataforma.
De fato, ele é um dos meios de pagamento preferido dos consumidores, principalmente quando falamos em receber pagamento online.
O motivo é que ele é prático, permite parcelamento e estorno e é seguro.
Por isso, há cerca de 190 milhões de cartões de crédito ativos no país, segundo dados do Banco Central.
Por meio de um contrato com um banco e uma bandeira, uma pessoa pode receber um crédito em forma de limite e passa a obter um serviço de cartão que possibilita a compra e pagamento de um serviço.
Para isso, o cliente recebe posteriormente uma fatura com os valores gastos durante um período.
Dessa forma, podemos dizer que o cartão de crédito é um dos tipos de pagamento mais versáteis e utilizados no país.
Muitos estabelecimentos físicos, como universidades e academias, continuam usando o boleto bancário como principal forma de pagamento.
Porém, o cartão de crédito é um grande aliado para aqueles que querem reduzir o número de inadimplentes e aumentar as taxas de conversão.
Vantagens do cartão de crédito
Podemos destacar três principais vantagens da utilização deste método de pagamento online:
- Segurança
- Acúmulo de milhas
- Controle financeiro.
Além disso, o cartão de crédito é a forma mais usada pelos clientes da Vindi.
Nós indicamos essa forma de pagamento, principalmente para empresas que se beneficiam da economia da recorrência em seu modelo de negócio.
Lembrando que o débito automático na fatura é uma alternativa mais vantajosa do que o parcelamento tradicional, pois não ocupa o limite do cliente e ajuda a combater a inadimplência.
Veja também a diferença entre parcelamento e recorrência.
2. Pix
Poucos anos depois de sua implementação, o método de transferência instantânea do Banco Central já ocupa uma posição de destaque no mercado de pagamentos.
Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mais de 24 bilhões de transações foram realizadas via Pix em 2022, movimentando cerca de R$ 10,9 trilhões.
Com esses números, o sistema se consolidou como o meio de pagamento mais usado no ano.
Até o final de agosto de 2023, havia mais de 650 milhões de chaves cadastradas, segundo números do Banco Central.
As transferências podem ser feitas a qualquer hora, tanto entre pessoas físicas quanto jurídicas.
Para uma empresa receber pelo Pix, o ideal é ter um QR Code para apresentar ao cliente.
Desta forma, a câmera do celular captura o código e não é necessário inserir manualmente os dados de pagamento.
O link Copia e Cola, que é atrelado ao QR Code, é útil para lojas virtuais, pois basta colar no aplicativo do banco e confirmar o pagamento.
Assim, é possível fazer a compra e o pagamento pelo celular.
É possível parcelar pagamentos no Pix por meio de empresas e instituições privadas, mas o Banco Central trabalha na implementação de um sistema oficial para essa finalidade.
Além disso, é possível fazer cobranças recorrentes no Pix usando uma plataforma de pagamentos.
Portanto, ainda existem muitas possibilidades a serem desenvolvidas, o que torna o Pix praticamente obrigatório para empreendedores que precisam receber pela internet.
Vantagens do Pix
Entre as vantagens do uso do Pix, podemos citar:
- Transferências imediatas
- Alta popularidade do sistema
- Disponibilidade 24 horas por dia
- Segurança garantida pelo Banco Central.
Para empresas, receber pagamentos pelo Pix pode representar uma economia em relação aos outros meios de pagamento, pois as taxas são bem mais baixas.
Além disso, o alto número de chaves cadastradas mostra como o público aderiu ao sistema, o que torna esse formato bastante usado pelos consumidores.
3. Boleto bancário
O boleto bancário é a alternativa para quem não tem conta em banco, o que atualmente representa mais de 16 milhões de brasileiros.
Por isso, é considerado o método mais democrático do mercado.
Em 2022, o boleto foi o quarto meio mais usado para pagamentos, com 4,03 bilhões de transações, segundo números da Febraban.
Quanto ao valor movimentado, o método ficou em terceiro lugar, atrás apenas do Pix e do TED, com um total de R$ 5,03 trilhões.
Empresas que administram condomínios, estacionamentos e instituições do segmento de saúde e educação offline usam este meio de pagamento.
Hoje em dia, já é possível receber pagamento online por meio do boleto digital.
Com isso, gastos com impressão e entrega são reduzidos, pois o documento é enviado para o e-mail do consumidor, sendo ainda possível saber se ele visualizou a mensagem.
Para ter acesso a esse recurso, basta utilizar um sistema de boletos online.
Contudo, ele ainda é um desafio para os empreendedores no país.
Afinal, essa forma de pagamento exige grandes esforços em conciliação bancária, inadimplência e custos bancários, tarefas que consomem muito tempo e energia dos departamentos financeiros.
Aqui na Vindi, nós oferecemos uma solução completa de boleto bancário para empresas que querem oferecer essa forma de pagamento online.
Vantagens do boleto bancário
Entre as vantagens de oferecer boleto bancário para seus clientes, podemos destacar:
- Recebimento à vista após a efetivação do pagamento pela rede bancária
- Não há necessidade de fornecer informações financeiras ou ter conta corrente para comprar online.
4. Débito online (ou automático)
O débito online é um dos meios de pagamento mais usados na hora da cobrança por serviços prestados por concessionárias, como em contas de água, luz, telefone e TV a cabo.
Ao cadastrar um convênio, os bancos efetuam a ponte entre empresas, concessionárias e os clientes, evitando assim o pagamento manual, extravio de boletos, entre outros inconvenientes.
Já o débito automático é uma conveniência oferecida pelo banco para o pagamento com débito na conta corrente dos clientes.
Além disso, outra modalidade de débito automático é a transferência online, onde o cliente, ao comprar numa loja virtual, é levado ao ambiente do banco que efetua o débito diretamente na conta corrente.
Um exemplo disso é o ItauShopline.
De modo geral, é um meio prático e bem aceito pelos consumidores que não têm cartão de crédito ou não querem comprometer o limite.
Ele pode ser explorado por serviços recorrentes como estacionamentos e academias.
Vantagens do débito online
Alguns pontos fazem do débito automático uma boa opção para quem tem uma loja virtual:
- Evita que os juros do crédito rotativo sejam parcelados
- O sistema de pagamento funciona 24 horas por dia
- É seguro e, portanto, ajuda a reduzir a inadimplência.
5. Pagamentos digitais
Além do cartão de crédito, boleto bancário e débito em conta, incluímos esse tópico para falar sobre pagamento 100% digital, onde ferramentas online como Paypal, Square, TokPag e outros aplicativos se mostram como uma grande tendência.
O Paypal, por exemplo, se autodenomina uma carteira digital.
Dessa forma, os clientes podem transferir fundos entre os serviços e também podem ser cadastrados para amparar a transação e uma compra online.
Já no Square, mediante um aplicativo com o cadastro validado de um cartão, o cliente pode pagar contas em bares, lojas, etc.
Vantagens dos pagamentos digitais
Basicamente, os pagamentos digitais oferecem as seguintes vantagens:
- São efetuados 100% online sem uso de cartões
- O pagamento é rápido e prático
- É possível pagar apenas com um app no celular.
6. Transferência bancária
A transferência bancária é uma movimentação de fundos entre o comprador e a empresa.
É um método de pagamento ainda utilizado no país devido à relutância de muitas pessoas para fornecer os dados bancários para lojas de terceiros.
Vantagens da transferência bancária
- É fácil e segura para os consumidores, mas pode ter encargos bancários referentes às operações entre bancos diferentes
- Não há custo adicional para os comerciantes, uma vez que não envolve qualquer serviço de terceiros e a loja virtual recebe o total da venda em sua conta bancária.
Uma desvantagem é que o processo geralmente é mais longo e trabalhoso.
Além disso, o pedido não será processado ou enviado para o cliente até a confirmação da transferência.
Lembrando que o Pix veio para substituir as transferências bancárias com operações feitas em segundos com custo zero para pessoas físicas.
Veja como usar o Pix para receber seus pagamentos recorrentes.
Qual a melhor forma de pagamento online?
Existem vários aspectos importantes na hora de escolher a melhor forma de pagamento online.
A partir de agora, vamos apresentar quatro dicas essenciais para que você possa atender todos os tipos de clientes que chegarem ao seu negócio, seja em datas comemorativas como a Black Friday ou nas vendas diárias.
Conheça seu público
Entender quem são e onde estão seus clientes é o primeiro passo para descobrir as melhores formas de pagamento online para o seu negócio.
Dessa forma, se você tem um público na faixa dos 30 anos, é bem possível que ele prefira o cartão de crédito, por exemplo.
Entretanto, se você tem foco no público idoso, o boleto bancário é uma opção que dá mais confiança a eles.
Isso também vale se seus produtos têm um preço baixo para o consumidor.
Aposte em duas ou mais opções
Se você só oferece boleto bancário, provavelmente está perdendo a maior parte das suas vendas, já o Pix e o cartão de crédito são os meios mais utilizados do Brasil.
Por outro lado, ignorar o boleto é o mesmo que abrir mão dos brasileiros sem conta em bancos.
Dessa forma, invista em várias opções para garantir que seu cliente tenha poder de escolha.
Assim, você aumentará suas conversões.
Calcule os custos
As formas de pagamento online também têm custos que devem ser levados em conta pelo empreendedor.
É o caso do valor cobrado por emissão de boleto registrado e as taxas cobradas pelas operadoras de cartão a cada transação, por exemplo.
Geralmente, o aumento das vendas obtido com a diversidade de meios de pagamento costuma compensar os custos, mas é preciso colocar os valores na ponta do lápis.
Automatize sua gestão de pagamentos
Existem várias tarefas que podem ser realizadas de forma automática.
Assim, além de evitar eventuais erros humanos, a tecnologia ajuda a aumentar a produtividade de sua equipe financeira, que só entra em ação quando realmente é necessário.
Escolher uma plataforma que ajuda a oferecer diferentes formas de pagamento é meio caminho andado.
A Vindi, por exemplo, disponibiliza os principais métodos, ajuda você a reduzir taxas de inadimplência com funcionalidades exclusivas e é perfeita para quem faz vendas pontuais, parceladas e recorrentes.
Como receber pagamento online?
Existem diversas maneiras para empreendedores receberem um pagamento online.
A mais simples é gerar um link de pagamento para enviar ao cliente.
Existem outros métodos mais completos, voltados para empresas de maior porte.
Para você entender bem a diferença entre esses formatos, conheça primeiro a alternativa mais básica.
O que é link de pagamento online?
O link de pagamento online é um endereço eletrônico personalizado que pode ser enviado por vários canais, como e-mail, SMS e WhatsApp.
Ao abrir, o cliente pode fazer um pagamento por uma compra, como se fosse a página de checkout de um e-commerce.
Desta forma, é possível vender sem precisar ter um site ou anunciar em um marketplace.
Por isso, muitos empreendedores usam o link de pagamento nas redes sociais, para fecharem negócios direto por lá.
Existe uma diferença entre o link e a página de pagamento, então não confunda os dois tipos.
O link é enviado diretamente para o cliente e se refere apenas a uma venda específica.
Já a página é fixa e pode ser usada para qualquer compra por diferentes consumidores.
Qual o melhor link de pagamento online?
O melhor link de pagamento é aquele que oferece as principais formas de pagamento a uma taxa justa, oferece segurança e tem uma marca com credibilidade no mercado.
É importante que a plataforma ofereça as opções de cartão de crédito, débito, boleto bancário e Pix por QR Code.
Assim, o link já é configurado a partir do método escolhido pelo cliente.
Você pode usar esse serviço a partir de um banco ou contratar uma empresa especializada sem pagamentos para ter uma solução mais completa.
Por exemplo, com o link de pagamento da Vindi, é possível usar o sistema para vendas parceladas com uma configuração bem simples.
Além disso, a plataforma da Vindi conta com um sistema antifraudes para proteger os dados dos consumidores e garantir a segurança das transações.
Como enviar link para pagamento online?
O passo a passo para a geração e o envio do link para os clientes depende do tipo de plataforma que você vai usar.
A partir da solução oferecida pela Vindi, tudo isso pode ser feito com os seguintes passos:
- Cadastre o e-mail do cliente na plataforma
- Crie uma nova fatura selecionando as opções “Cobranças” e ”Solicitar Pagamento”
- Preencha com o valor da venda, a forma de pagamento e o número de parcelas
- Inclua uma descrição do produto ou serviço vendido
- Confirme a geração do link.
A Vindi também conta com a funcionalidade de link de pagamento para a recorrência.
Nesse caso, será necessário cadastrar mais dados, e a fatura pode ser gerada diretamente a partir da página do cliente.
O que é plataforma de pagamento online?
Plataforma de pagamento online é uma ferramenta usada para gerenciar todas as cobranças de uma empresa que realiza negócios pela internet.
Esse tipo de sistema se torna cada vez mais necessário, em função do avanço dos meios de pagamento e da facilidade das compras online.
Antigamente, era difícil imaginar que um dia poderíamos pedir comida, transporte privado ou mesmo pagar a academia pela internet, sem precisar ter dinheiro na carteira ou mesmo enfrentar filas em bancos para quitar boletos e outros documentos de cobrança.
Hoje esse cenário já é realidade e quem ainda não tem uma plataforma para receber de seus clientes fica para trás.
Para funcionar, é preciso ter uma tecnologia de recebimentos, como um gateway de pagamento.
É por meio dessa solução que você estará apto a aceitar cartão de crédito, débito em conta e transferência bancária.
É importante que ela se preocupe com a segurança e tenha o nível mais alto no PCI Compliance: a certificação dos meios de pagamento que garante que os dados dos consumidores sejam armazenados com proteção.
Como escolher a melhor plataforma de pagamento online?
Escolher uma plataforma de pagamento online que possa atender suas necessidades e crescer junto com o seu negócio é importante.
Para isso, na hora de contratar um serviço desse tipo, procure quem conhece o mercado.
Além disso, a empresa que você contratar precisa oferecer segurança, flexibilidade e ferramentas para facilitar o seu recebimento de pagamentos pela internet.
Não há dúvidas que uma plataforma de pagamento online vai otimizar a sua cobrança, além de aumentar as taxas de adesão, fidelização e diminuir a burocracia.
Antes de contratar esse serviço, é preciso pensar em alguns pontos essenciais: as integrações que estão disponíveis, a qualidade do suporte do cliente e a segurança do gateway de pagamento.
Veja abaixo alguns itens que você deve saber antes de contratar um meio de pagamento.
Integrações do gerenciador de pagamento online
Não é todo gerenciador de pagamento online que oferece suporte com outras plataformas e sistemas do seu negócio.
Se você oferece SaaS, por exemplo, é fundamental que essa integração possa ser feita de forma totalmente personalizada.
Da mesma forma, se você tem um clube de assinaturas, esse gerenciador precisa rodar muito bem na plataforma que hospeda o seu site.
Custos envolvidos na contratação
É importante anotar todas as despesas envolvidas no processo.
Lembre-se que os custos de processamento de transação de pagamento vão além da taxa de administração.
Existem ainda os valores de manutenção dos sistemas, firewalls e servidores, por exemplo, sem contar a despesa fixa da infraestrutura e os custos operacionais.
Por isso, na hora de escolher o gateway de pagamento, é fundamental pensar nestas despesas para escolher a empresa que melhor atenda suas demandas, sem excesso de taxas que podem dar prejuízo no caixa do seu negócio.
Faça uma boa pesquisa de plataforma para conferir qual tem o melhor custo-benefício.
Capacidade de processamento da plataforma
Outro ponto que não pode passar em branco é quanto ao número de transações por segundo que a plataforma consegue processar.
Se o sistema falhar neste ponto, seu site certamente não conseguirá atender a altas demandas dos clientes, especialmente se você lançar ofertas e promoções eventualmente.
Suporte oferecido para a sua empresa
O suporte ao cliente também é uma necessidade básica, já que você está deixando um dos pontos mais valiosos do seu negócio nas mãos de um parceiro externo: o seu faturamento.
Por isso, é essencial que você tenha acesso ao time de atendimento ao cliente com o máximo de agilidade, e consiga resolver problemas futuros com a melhor experiência possível.
Segurança do gateway de pagamento
Veja se a plataforma conta com funcionalidades como sistema antifraude, detector de chargeback e alarme de cartão em blacklist.
Além disso, você precisa ter liberdade para negociar com adquirentes, analisar taxas e transacionar como preferir, como nos gateways de pagamento.
Além disso, seus clientes precisam da mesma segurança, porque deixaram dados sensíveis no momento do cadastro.
É fundamental que o gateway seja robusto e tenha a flexibilidade que você precisa.
Recursos oferecidos
Esta é uma dica que sintetiza todas as anteriores: você precisa de uma verdadeira solução para o seu negócio.
A Vindi tem o maior gateway independente do Brasil.
Fundada em 2013, a empresa conta com dezenas de integrações com serviços financeiros para sua empresa receber pagamentos na internet de forma profissional.
Da mesma forma, para oferecer essa facilidade, a Vindi possui integrações com bancos, adquirentes, subadquirentes e outras dezenas de soluções.
Faça uma demonstração gratuita da plataforma agora mesmo.
Qual a melhor plataforma de pagamento online?
A melhor plataforma de pagamento online é aquela que reúne todos os fatores que explicamos acima.
Ou seja, é um sistema seguro, de fácil integração, com alta capacidade de processamento e que oferece recursos exclusivos.
A Vindi é um hub de pagamentos completo, voltando tanto a vendas avulsas quanto a negócios recorrentes.
O intermediador de pagamentos da Vindi conta com todos os recursos necessários para seu negócio receber pela internet com uma solução antifraudes incluída.
Nosso sistema pode ser usado por grandes empresas, que tenham um volume alto de transações, e realiza uma análise de risco para cada venda.
Se o seu negócio precisar repassar um percentual da receita para pagar comissões ou remunerar parceiros, nosso sistema conta com um split de pagamentos eficiente para automatizar esse processo.
Para negócios recorrentes, nosso sistema permite uma gestão de pagamentos automatizada.
Temos diversos recursos de combate à inadimplência, como uma régua de cobranças automatizada e as retentativas de cobrança automática no cartão de crédito em caso de falha.
Além disso, você também pode usar o split de pagamento na recorrência.
O sistema da Vindi também permite a emissão de relatórios em tempo real com diversas métricas que poderão embasar suas decisões.
Portanto, somos uma solução completa que pode ser usada por qualquer modelo de negócios.
Como receber pagamento recorrente online?
Para trabalhar com cobrança recorrente ou pagamento recorrente, é necessário contar com uma plataforma com expertise no recebimento de mensalidades e planos.
Afinal, um bom sistema conta com funcionalidades que facilitarão o dia a dia do seu negócio.
Uma delas é automatizar o recebimento das mensalidades.
Se você precisa receber de um mesmo cliente, tornar essa tarefa automática vai evitar erros humanos, além de salvar tempo.
É mais prático e permite que você foque seus esforços em outras tarefas essenciais, como trazer mais clientes ou melhorar o atendimento.
Além disso, uma plataforma de pagamento online para a recorrência permite uma maior organização financeira, sendo possível gerir com facilidade clientes inadimplentes.
Quais as vantagens de automatizar o seu fluxo de pagamentos?
A automatização do fluxo de pagamentos pode ajudar seu negócio de várias formas diferentes.
Entre as maiores vantagens, podemos destacar:
- Redução de tempo com transações e cobranças
- Visibilidade completa de faturamento
- Leitura global de métricas importantes para a sua empresa
- Segurança nas transações
- Redução significativa de falhas humanas
- Otimização dos custos financeiros a longo prazo
- Controle da inadimplência, com o uso de ferramentas de automação
- Recebimento facilitado
- Possibilidade de estornos
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