O BolePix é um formato inovador que alia as vantagens de dois importantes métodos de pagamento.

De um lado está o Pix, um sucesso absoluto no Brasil.

Por todas as suas facilidades, o sistema de pagamentos instantâneos já tem mais de 150 milhões de usuários e 670 milhões de chaves cadastradas no país, segundo estatísticas do Banco Central.

Do outro, estão os tradicionais boletos bancários, que embora ainda sejam um método relevante, vem perdendo espaço para o Pix.

Mas não podemos esquecer de que o boleto é a única alternativa de pagamento para os “desbancarizados”, isto é, as pessoas que não têm conta bancária.

É verdade que essa população é cada vez menor, mas ainda existem 16 milhões de pessoas nessa situação no país.

Portanto, o BolePix surgiu como alternativa para oferecer a facilidade da transferência instantânea sem virar as costas a quem não tem conta em banco ou ainda prefere usar o código de barras.

E o resultado é positivo, pois 15 milhões de boletos já foram pagos com QR Code, segundo o portal Valor Investe.

Siga a leitura deste texto até o final para entender melhor como funciona o BolePix e quais novidades devem aparecer em um futuro próximo.

O que é BolePix?

BolePix é uma forma de pagamento que inclui no boleto bancário um QR Code para que o cliente também possa pagar por Pix.

BolePix é uma forma de pagamento que inclui no boleto bancário um QR Code para que o cliente também possa pagar por Pix.

Embora a modalidade já seja amplamente usada na prática, um método oficial está atualmente em implementação pelo Banco Central do Brasil.

No modelo atual, o código que aparece no documento é gerado para que o documento seja pago nos moldes do Pix que o brasileiro já se acostumou a usar.

Porém, o sistema em implementação pelo Banco Central vai incorporar o Pix à tecnologia do boleto.

Desta forma, o valor a ser pago poderá ser automaticamente atualizado conforme juros e multas se a quitação acontecer depois do vencimento, conforme reportagem do Estado de São Paulo.

Como funciona o BolePix?

O BolePix que já está em uso no mercado chega para o cliente tanto com o código de barras quanto com o QR Code.

Se o cliente optar pelo modelo tradicional, o processo de pagamento é normal, como em qualquer tipo de boleto.

Porém, o BolePix abre a possibilidade de pagamento também pelo método instantâneo.

Basta que o cliente abra o aplicativo da instituição e selecione a opção de Pix, e depois, o pagamento por QR Code.

Então, ele usa a câmera do smartphone para capturar o código e fazer o pagamento.

Em alguns casos, o emissor do boleto inclui junto um código Copia e Cola, para que o usuário insira no app do banco.

Assim, não é preciso capturar a imagem do QR Code, o que pode ser útil para quem abriu o boleto no celular.

Seja qual for o método escolhido, depois que a transferência é realizada, não é mais possível pagar pela outra forma, o que evita o pagamento em duplicidade.

O BolePix será cobrado?

Atualmente, a geração de um boleto bancário com ou sem Pix tem um custo, que depende da instituição financeira ou da plataforma de pagamentos responsável.

O mesmo ocorre com o BolePìx no formato atual.

Já em relação ao formato em desenvolvimento pelo Banco Central, até o final de 2023 ainda não havia informações sobre uma eventual cobrança.

É possível que, com o uso do Pix, as taxas para emissão fiquem mais baratas ou até desapareçam.

Quais as vantagens do BolePix?

Agilidade, facilidade, poder de escolha e transferência instantânea são algumas das vantagens do BolePix.

Uma empresa pode se beneficiar de várias formas com o uso do BolePix.

Veja a partir de agora algumas vantagens do método.

Agilidade e facilidade

O pagamento por Pix é mais fácil e rápido, já que o código de barras convencional tem algumas limitações.

Por exemplo, se o usuário abre o documento em uma tela de computador, fica bem difícil escanear o código de barras, enquanto o QR Code pode ser capturado perfeitamente.

Poder de escolha

A experiência do cliente na hora do pagamento é melhor quando ele pode selecionar a forma de pagamento de sua preferência.

Ao oferecer duas possibilidades simultaneamente, o BolePix dá ao consumidor um poder de escolha nesse sentido.

Transferência instantânea

Quando o consumidor paga por Pix, o valor cai na mesma hora na conta do beneficiário – ou seja, quem recebe o pagamento.

Ou pelo menos no mesmo dia, dependendo da plataforma de cobranças usada.

Essa vantagem é especialmente importante para o e-commerce.

Pois, com o boleto convencional, é preciso esperar até três dias úteis para a transferência acontecer e só depois desse período, o produto pode ser enviado.

Pagamento todos os dias

O prazo para que a transação seja efetivada no boleto aumenta ainda mais quando o pagamento é feito antes de um final de semana ou feriado.

Por outro lado, o pagamento por Pix pode ser feito a qualquer dia, seja sábado, domingo ou feriado.

O que vai acontecer com o boleto tradicional?

O destino do boleto tradicional vai depender de como será o formato do BolePix que será lançado pelo Banco Central.

Se for semelhante ao usado atualmente, a tendência é que o novo modelo vá ocupando o lugar do antigo.

Afinal, nesse caso, o boleto bancário como conhecemos hoje continuará existindo, porém com uma opção a mais.

Por outro lado, se o novo formato limitar o usuário a pagar somente por Pix, é muito difícil que o boleto tradicional deixe de ser usado.

Afinal, para uma forma de pagamento se extinguir, é preciso que ela fique defasada naturalmente, ou seja, as pessoas precisam deixar de usar.

E isso está longe de acontecer.

Em 2022, o boleto foi o quarto meio de pagamento mais usado no país, com mais de 4 bilhões de transações, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

As vantagens de usar o BolePix da Vindi

O BolePix já é uma das principais novidades em pagamentos deste ano, pois traz, na mesma fatura, dois métodos já bastante consolidados no sistema financeiro.

De acordo com dados do Banco Central, mais de 4 bilhões de transações Pix foram efetuadas somente no mês de novembro do ano passado, enquanto 345 bilhões foram feitas com boleto. Falando em valores, o boleto sozinho movimentou mais de R$49 bilhões no mesmo período e o Pix, R$1 trilhão.

Além disso, os dados comprovam que a adesão à modalidade BolePix já está a todo vapor. Conforme dados da Núclea, entre julho de 2023 e março de 2024, cerca de 42 milhões de boletos foram quitados por meio do sistema Pix.

Embora isso represente apenas 1,5% do total de pagamentos processados durante o intervalo de tempo, um artigo veiculado no jornal Valor Econômico sugere que esses números podem estar subnotificados.

Após investigação junto às instituições emissoras de boletos, o veículo constatou que os pagamentos de boletos via Pix poderiam corresponder a aproximadamente 25% do total de liquidações realizadas o que torna indiscutível o potencial deste meio de pagamento.

Para poder emitir um BolePix e incluir este método no seu portfólio de possibilidades, é preciso contar com uma solução de pagamentos que tenha essa funcionalidade.

A Vindi é um ecossistema completo de cobranças, que conta com soluções para vender online, seja para transações avulsas ou recorrentes.

Se o seu negócio recebe pela internet, é preciso diversificar ao máximo as formas de pagamento.

Por isso, disponibilizamos o BolePix da Vindi, que une dois métodos de pagamento em uma só fatura para facilitar a vida de quem paga e de quem recebe.

Com o BolePix da Vindi seu cliente pode escolher se quer pagar via código de barras ou QR Code e quando o pagamento é efetuado por uma das modalidades, a outra é automaticamente invalidada para evitar pagamentos em duplicidade.

Além de oferecer um checkout amigável e flexibilidade, incluir o BolePix da Vindi entre seus métodos de pagamento ajuda a reduzir o período de compensação bancária.

Clique no banner abaixo e conheça mais sobre o BolePix da Vindi!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies