“font-weight: 400;”>Em 10 de agosto, a Vindi participou do 3° Ranking da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), evento que reuniu algumas das maiores empresas varejistas do país e tratou de assuntos como emprego, representatividade no PIB e alguns estudos sobre crescimento do setor no e-commerce.  

Sem sombra de dúvidas, o assunto mais falado foi o movimento do mercado para as vendas online. Até as empresas mais tradicionalistas estão olhando para o e-commerce, que apresentou crescimento significativo no último ano.

Apesar de se falar muito em crise, a crise “braba”, as vendas online vêm crescendo. Para ser específica, 49 das 300 maiores empresas de varejo no país são e-commerces ou possuem vendas no e-commerce com representatividade significativa no faturamento bruto.

Além do que, sete empresas são e-commerces “pure player” com crescimento de quase 7% que compõem 3,16% das vendas das empresas listadas no ranking das 300 maiores empresas do varejo brasileiro, ou R$17,78 bi/ano.

Dados, tendências e mudanças do varejo  

Tendo em vista os crescentes números e toda a movimentação do mercado tradicional em função da venda online, eu trouxe alguns números e dados importantes que vão ajudar os empreendedores com foco na venda on e offline a enxergar as mudanças e ações importantes que as grandes empresas estão fazendo.

Alguns dos pontos importantes:

Crescimento das vendas online

A principal referência do volume que o varejo tradicional movimenta é o Consumo das Famílias, medido pelo IBGE, que por sua vez caiu 4,2% em comparação ao ano anterior (2015). Entretanto, contra a economia do país e a estatística que mostra recessão, está o crescimento do e-commerce.

Mercado

As 10 empresas líderes em faturamento são supermercadistas. Mas o crescimento ainda é menor quando comparado ao dos e-commerces.

Das 300 maiores empresas varejistas, 41 são franquias, e das 10 empresas que mais abriram lojas, cinco atuam com modelo de franquia e um deles está no  ramo de estética.  

Consumidor

Foi muito falado sobre novo comportamento de compra do consumidor brasileiro, tratado como o Varejo do Futuro, ou Varejo Digital. E esse é um ponto para qual a gente tem batido muito na tecla porque, sem dúvida, quem dita as regras de venda agora são os consumidores. E as empresas com atuação dentro e fora do online precisam entender e atender essas mudanças.

Fidelização

Todas as 300 grandes empresas estão ligadas a outras empresas com programas de fidelidade, benefícios e pontos (como o programa de milhagem). Dos programas de benefícios, Dotz,  programa de recompensa através de acúmulo de pontos do Banco do Brasil, é o maior deles.

Faturamento

O Carrefour é a maior empresa de varejo do País, com um faturamento de R$ 49,1 bilhões. O setor com maior número de empresas no ranking é o de supermercados, com 144 representantes, quatro deles no top 10 do varejo e o setor de moda, calçados e artigos esportivos, com 48 empresas, é o segundo com maior presença no ranking.

Inovação

Os grandes varejistas estão investindo tempo, tecnologia e recursos (financeiro e humano) em modelo de assinatura, seja com um clube de assinaturas da marca ou em programas (também parceria em programas) de fidelidade onde a receita vem através da mensalidade.

Fica claro, então, que o e-varejo e as vendas online estão na contramão da crise e, diante disso, faço uma provocação: sua empresa realmente está preparada para este novo cenário comportamental? Você sabe, de fato, o que esperar do universo das vendas digitais nos próximos anos? E muito mais que isso, seu e-commerce está se preparando para lidar com todo esse movimento – do produto às soluções de venda e cobrança?

Se você acompanha nossos posts, já sabe que o cliente deve ser centro das ações estratégicas de quem quer vender – do momento de aquisição até o pagamento, tudo deve ser pensando na experiência que ele tem com você. Tenha sempre isso em mente.

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