Há quem pense que fazer live marketing é qualquer transmissão ao vivo, enquanto tem quem considere que essa técnica é exclusividade de grandes empresas. Nem um, nem outro. Trata-se, na verdade, de uma forma de estreitar as relações entre uma marca e seu público-alvo.

Neste artigo, vamos esclarecer que negócios de vários portes e setores podem apostar em estratégias de live marketing, incluindo o e-commerce (para isso, porém, é preciso planejar bem).

Também vamos mostrar tudo o que você precisa para gerar experiências que ajudem a fidelizar seus clientesPortanto, avance na leitura e saiba tudo o que você precisa sobre live marketing.

O que é live marketing?

Live marketing é uma técnica que busca aumentar a consciência de marca e o engajamento a partir de ações de interação com o público.

Uma característica dessa modalidade é a realização de atividades em tempo real, que costumam envolver experiências sensoriais (ou seja, que são percebidas por meio de vários sentidos).

A ideia é estabelecer uma conexão afetiva e emocional e, assim, fidelizar clientes. Para isso, uma estratégia de live marketing deve ser focada em um público adequado ao produto ou serviço oferecido.

Live marketing é marketing de experiência?

O live marketing também pode ser chamado de marketing de experiência, porque seu foco é despertar sentimentos e sensações agradáveis no público. Isso pode ser feito de várias maneiras, desde a distribuição de um brinde ou uma amostra grátis até a construção de um espaço patrocinado em grandes festivais de música.

Com a popularização da internet e o avanço da tecnologia, aumentaram as formas de proporcionar uma experiência agradável ao consumidor.

Diferença entre live marketing e marketing de eventos

O marketing de eventos pode ser considerado um tipo de live marketing, já que tem o foco em proporcionar experiências para um público específico. Nesse caso, a estratégia a ser adotada é a organização ou participação em eventos, sejam presenciais ou online.

Já o conceito de live marketing é mais amplo, pois as ações podem ser realizadas de outras formas.

A evolução do live marketing

O live marketing ganhou força quando muitas marcas perceberam a importância de ir além da simples oferta de produtos e serviços, criando uma conexão real com o consumidor. A ideia é gerar memórias afetivas relacionadas à marca.

Hoje em dia, com tantas ações assim, o próprio consumidor já espera ser conquistado. Segundo uma pesquisa realizada pela Acquia em oito países, incluindo o Brasil, 58% dos profissionais de marketing afirmaram que, em 2021, suas empresas priorizaram ações para garantir a consistência de suas marcas.

Além disso, 91% dos consumidores brasileiros disseram esperar que as marcas tenham uma mensagem consistente. E, para alcançar esse objetivo, muitas empresas vêm apostando em ações criativas, acompanhando o avanço tecnológico.

Veja abaixo como foi a evolução até chegarmos ao conceito de hoje.

Do marketing promocional ao live marketing

A ideia de proporcionar uma experiência agradável para ganhar a simpatia do consumidor é mais antiga que o termo “live marketing”. Algumas das primeiras ações desse tipo foram a distribuição de cupons de desconto em anúncios de jornais e revistas, para que o consumidor recortasse e levasse à loja.

Além disso, sorteios e distribuição de brindes começaram a aparecer também (e essas são ações de marketing promocional). A evolução para o live marketing que conhecemos hoje começou a partir das primeiras experiências sensoriais.

A distribuição de amostras grátis em supermercados é um bom exemplo. Além de demonstrar como é o produto, a ideia é ganhar a simpatia e a gratidão de um comprador em potencial.

Com o avanço tecnológico, as ações de publicidade se tornaram mais variadas, e as redes sociais ampliaram o contato do público com suas marcas favoritas. O consumidor deixou de ser passivo para se tornar ativo, e isso aumentou bastante as possibilidades de live marketing.

Como a pandemia impactou o live marketing

Quando a pandemia de Covid-19 causou o fechamento das atividades presenciais em todo o planeta, o baque foi grande para os profissionais de live marketing. O setor, até então focado em eventos presenciais, representava 13% do PIB brasileiro segundo a Associação de Marketing Promocional (Ampro).

Por outro lado, o e-commerce decolou: cerca de 7,3 milhões de brasileiros fizeram suas primeiras compras online, segundo pesquisa divulgada pela Revista Exame. E, enquanto as videochamadas se popularizaram e o trabalho e ensino remotos explodiram, o live marketing aderiu à tendência de usar a tecnologia para encurtar distâncias.

Muitas marcas passaram a explorar a transmissão de webinars, cursos, apresentações musicais e vários outros conteúdos para superar a barreira física e proporcionar uma experiência memorável. 

Com a retomada dos eventos presenciais, o setor de live marketing voltou às atividades normais. Porém, o legado da pandemia foi popularizar uma série de ações tecnológicas que podem ser realizadas no e-commerce, como vamos mostrar abaixo.

Como o live marketing pode ser usado no e-commerce?

O papel da internet para encurtar distâncias permite ao e-commerce investir em experiências sensoriais mesmo sem estar cara a cara com o público.

Para um negócio virtual, despertar uma memória afetiva no cliente é um passo importante em direção à sua fidelização (sem falar que pode ser uma maneira de se diferenciar dos concorrentes).

Quanto mais acirrado for o seu setor, mais vale a pena apostar no live marketing. Algumas iniciativas que vamos mostrar são bem simples, enquanto outras podem exigir um grande investimento. Tudo vai depender da sua necessidade, do tamanho do seu negócio e da sua criatividade ao implementar as ações.

  • Distribuição de brindes: adicionar ao item comprado um pequeno brinde com a sua marca é uma ação de baixo custo e que proporciona uma experiência interessante, principalmente se você for criativo na escolha do “mimo”
  • Atendimento humanizado: com funcionários de suporte e pós-venda cheios de simpatia e informalidade, é possível surpreender positivamente seu cliente
  • Gamificação: adicionar elementos de jogos à sua experiência, como estabelecer uma pontuação conforme seu volume de compras ou criar um quiz para dar desconto conforme o número de acertos, também é interessante
  • Realidade aumentada: se bem usada, a tecnologia que “leva” seu conteúdo até onde está o consumidor pela tela do celular pode criar experiências memoráveis.

Ações como essas podem ajudar, desde que estejam incluídas em uma estratégia, como vamos mostrar abaixo.

Como fazer live marketing

Ações isoladas podem não ser suficientes para entregar ao consumidor uma experiência que faça a diferença. O potencial do live marketing de melhorar seus resultados depende de uma estratégia bem implementada.

Para isso, vamos ver agora alguns passos que não podem faltar.

1. Planejamento

Antes de mais nada: evite sair oferecendo brindes ou criando ações sem pensar. Estabeleça antes o objetivo da estratégia para a sua marca.

Com essa ideia clara, procure conhecer o Perfil de Cliente Ideal da sua empresa e criar personas – ou seja, personagens fictícios baseados nas características de consumidores do seu negócio.

Também avalie o orçamento e quais limitações sua empresa pode enfrentar para realizar as ações.

2. Apresentação

A apresentação de um e-commerce ao seu público pode ser feita de várias maneiras. Muitos consumidores podem encontrar seu negócio em uma pesquisa de preços, por exemplo.

Porém, apostar em redes sociais e plataformas de publicidade como o Google Ads pode ajudar a dar mais visibilidade à sua marca.

3. Ativação

Bom, você já conhece seu público-alvo e já mostrou a ele sua marca. Essa é a etapa em que você vai implementar sua ação.

No tópico anterior, nós demos algumas dicas, mas o limite é a sua criatividade e seu conhecimento da persona. Nesta etapa, você vai começar a perceber seus resultados positivos e em qual perfil de cliente suas ações foram mais efetivas.

Então, chega o momento de buscar informações sobre a experiência com as soluções que você vende, com pesquisas e análises de dados.

4. Fidelização

Aproveite a proximidade e o conhecimento com os consumidores que estabeleceram uma conexão com sua marca para entender como despertar o interesse deles.

Realizando outras ações baseadas nessas informações, você pode ampliar a simpatia do usuário por sua marca e, assim, aproveite para incentivar que ele siga consumindo seus produtos ou serviços. Mas atenção: para garantir a fidelização, mantenha essa conexão ativa.

Exemplos de sucesso do live marketing

Agora, para você se inspirar, confira agora três exemplos de aplicações bem sucedidas do conceito de live marketing.

Natura – NAVE

Grandes festivais, como o Rock in Rio, costumam ter patrocinadores investindo forte em live marketing. Na edição de 2022, a Natura montou a NAVE, um espetáculo criado por artistas para exaltar a Amazônia.

Os visitantes puderam conferir apresentações teatrais montadas com uma grande estrutura de som e imagem, justamente para garantir uma experiência inesquecível.

Para promover a iniciativa, a empresa ainda realizou várias projeções de luz e som pelo Rio de Janeiro. Além de criar memórias afetivas, a iniciativa ajudou a reforçar a imagem da Natura como defensora da causa ambiental.

CNA – Speaking Exchange

Esse é um bom exemplo de live marketing sem necessidade de contato presencial e gastos astronômicos. 

O curso de inglês CNA realizou uma ação em parceria com a agência de publicidade FCB Brasil para promover conversas por vídeo entre seus alunos e idosos de uma casa de repouso dos Estados Unidos. Os vídeos de divulgação mostram trechos desses encontros virtuais.

Assim, a marca reforça a ideia da solidariedade com os idosos, ao mesmo tempo em que demonstra a capacidade dos alunos de conversar em inglês. A iniciativa foi premiada no Festival de Cannes.

Sky – O Mundo em HD

A multinacional de TV por assinatura Sky realizou uma ação para promover seu pacote de canais de alta definição. Para isso, levou profissionais de saúde a escolas públicas para realizar testes oftalmológicos em crianças, e os alunos que tinham alguma dificuldade de visão diagnosticada ganhavam um par de óculos.

O vídeo de divulgação mostra imagens das crianças se surpreendendo após enxergar com clareza pela primeira vez, traçando um paralelo com a alta definição da sua imagem de TV.

Estes foram alguns exemplos de ações de live marketing. Agora, é importante buscar um formato ideal para o seu nicho e suas personas. Para mais dicas de como gerir seu negócio e muito mais, cadastre-se na newsletter da Vindi.

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