Muitos empreendedores se perguntam qual é o produto mais vendido na internet.

Principalmente para quem planeja começar a apostar no varejo online, é importante conhecer as tendências nesse ramo.

Porém, esta não é a única pergunta que você precisa fazer.

Afinal, a decisão sobre o que oferecer em uma loja virtual depende de muitos fatores, como a demanda pelo produto e as características do público-alvo.

Por isso, não deixe de ler este artigo até o fim antes de tomar sua decisão.

Vamos explicar aqui qual é o produto mais vendido na internet de acordo com uma das principais pesquisas sobre vendas online e dar 20 sugestões de itens e nichos para você apostar.

Leia até o final para conferir dicas importantes para quem planeja entrar nesse mercado!

Qual o produto mais vendido na internet?

Roupas, calçados e eletrônicos ficam no top 3 dos produtos mais vendidos da internet.

As roupas são os produtos mais vendidos na internet, segundo apontou a pesquisa E-commerce Trends, desenvolvida em 2023 pela Opinion Box e a Octadesk.

Os participantes do levantamento foram questionados sobre quais itens compraram pela internet nos últimos seis meses.

Os 10 mais respondidos foram:

  • Roupas: 58%
  • Calçados: 43%
  • Eletrônicos: 43%
  • Artigos de Higiene e Limpeza: 39%
  • Eletrodomésticos: 37%
  • Alimentos: 36%
  • Medicamentos: 30%
  • Cursos, Capacitações e consultorias: 28%
  • Livros: 24%
  • Artigos esportivos: 20%.

Embora seja difícil apontar o produto mais vendido na internet, o resultado desse levantamento pode dar uma boa noção do potencial de cada um desses segmentos.

Todos eles podem render boas ideias de produtos para vender.

Vamos mostrar as principais alternativas na sequência.

Produtos que mais vendem na internet

Confira agora 20 dicas de produtos que têm um bom potencial de vendas para seu negócio.

1. Moda feminina

Se as roupas são os produtos mais vendidos por lojas virtuais, o vestuário para mulheres naturalmente representa um segmento promissor.

É importante apostar em uma boa variedade e procurar fornecedores de qualidade, já que o público feminino é bastante exigente.

Enviar cartões de agradecimento e pequenos mimos como espelhos para maquiagem e esponjas massageadoras pode ajudar a fidelizar clientes.

2. Camisetas e moletons com estampa

Ainda no segmento das roupas, camisetas e moletons com estampas criativas têm bom potencial.

Basta comprar as peças lisas de várias cores e investir na impressão, apostando sempre em algo que está em alta.

Por isso, é importante ficar por dentro dos memes e das atualidades relacionados a várias áreas, como política, esportes e celebridades, para se inspirar ao criar suas estampas.

3. Sapatos

Um negócio especializado em sapatos pode ser franqueado, em um modelo em que apenas uma marca parceira é comercializada, ou multimarcas.

Uma terceira alternativa é a fabricação própria, que é mais trabalhosa e complexa, porém garante uma margem de lucro maior por não haver intermediários.

Ao investir nesse ramo, escolha um nicho específico para apostar, como tênis esportivos ou calçados para executivos, e crie uma política de trocas para lidar com consumidores que escolheram o número errado.

4. Acessórios femininos

Investir em acessórios para o público feminino, como bolsas, pulseiras e colares, pode ser lucrativo.

Procure bons fornecedores e evite comprar uma quantidade muito grande de itens para revenda se você estiver começando.

É melhor ir conhecendo aos poucos as necessidades do seu público do que tomar uma decisão definitiva sem ter a experiência das vendas.

5. Joias, semijoias e bijuteria

Seja com pedras preciosas, metais nobres ou materiais mais simples, esses enfeites podem ter boa saída.

Ao atuar nesse ramo, é importante conhecer bem os desejos do público-alvo, já que os produtos têm uma grande variação de valor.

Você pode oferecer joias caras para um público selecionado e ter um lucro significativo a cada venda ou trabalhar com itens mais baratos para vender em grande quantidade.

6. Celulares

Smartphones são multifuncionais e apostar neste ramo, bem como de acessórios para celulares são possibilidades promissoras para quem vende online.

Telefones celulares estão entre os objetos que ninguém abre mão de possuir.

Se você escolher esse segmento, é importante conhecer os aparelhos mais vendidos e estar sempre por dentro das novidades que aparecem no mercado.

Tenha em mente que você precisa ter aparelhos de entrada, que têm preços mais populares, e também os mais caros e completos.

7. Acessórios para celular

Além do celular em si, existem vários acessórios que podem incrementar seu uso.

Veja alguns exemplos:

  • Capinhas
  • Películas protetoras
  • Fones de ouvido
  • Cartões de memória
  • Carregadores e cabos
  • Suportes e tripés
  • Produtos para limpar telas.

Nesse ramo, também é importante conhecer os smartphones mais vendidos, já que alguns acessórios, como capinhas e películas, precisam ser compatíveis com os aparelhos.

8. Computadores e periféricos

A venda de itens de informática é uma possibilidade interessante para quem tem conhecimento no assunto.

Além de gabinetes e notebooks, também é possível trabalhar com periféricos como monitores, teclados, mouses e até cadeiras gamer.

Procure diversificar ao máximo seu mix de produtos, com itens de baixo custo e também artigos mais valiosos.

9. Brinquedos

A demanda por brinquedos é constante, pois eles são sempre a primeira opção para quem pretende dar presentes de aniversário a crianças.

Isso sem falar que o Dia das Crianças e o Natal representam boas oportunidades de incrementar ainda mais as vendas.

Para investir nessa área, é preciso decidir entre fabricar suas próprias peças artesanalmente ou encontrar fornecedores para revenda.

10. Jogos de tabuleiro

Desde a pandemia de covid-19, muitas pessoas começaram a se interessar por jogos de tabuleiro, ou boardgames.

Existem muitas opções de jogos, desde aqueles para todas as idades até outros mais complexos e voltados ao público adulto.

Os consumidores desses produtos costumam fazer bastante perguntas antes de comprar, então é preciso ter um atendimento eficiente.

11. Relógios inteligentes

A procura por smartwatches, os relógios inteligentes, tem aumentado bastante com o avanço desses aparelhos capazes de executar várias funções.

Existem vários tipos e modelos, alguns básicos e baratos e outros bem caros e completos.

De preferência, procure comprar os relógios de atacados que trabalhem diretamente com importação, para conseguir bons preços.

12. Fritadeiras elétricas

As air fryers têm se tornado um utensílio cada vez mais comum nas cozinhas de quem quer adotar um estilo de vida mais saudável sem abrir mão do sabor e da crocância de uma fritura.

Por isso, ao investir nesse segmento, pode valer a pena criar conteúdos sobre vida saudável e também elaborar materiais com boas receitas para preparar no utensílio.

13. Livros

Livros nunca saem de moda e sempre têm uma boa demanda.

Você pode apostar em obras da literatura em geral ou livros didáticos para cursos, que também costumam sair bastante.

A cada obra que você oferecer, é importante informar esses detalhes:

  • Título e autor
  • Editora
  • Número da edição e ano de publicação
  • Uma breve sinopse
  • Número de páginas
  • Idioma
  • Tipo de capa
  • Número ISBN (International Standard Book Number).

14. Artesanato

Se você sabe como confeccionar enfeites e outros itens de artesanato, esta é uma oportunidade para você lucrar com seu talento.

Invista em boas fotos de seus produtos e faça descrições detalhadas nos anúncios.

Na hora de enviar, crie embalagens personalizadas para conquistar sua clientela.

15. Itens de armarinho

Artigos de armarinho são produtos usados em atividades relacionadas à costura e ao artesanato, como agulha, linha, alfinetes e colas.

Uma dica para esse segmento é montar kits de produtos com preços mais atrativos do que a soma dos preços avulsos dos itens, para incentivar os clientes a gastarem mais.

16. Móveis

Vender móveis a pronta entrega na internet também pode ser uma atividade promissora..

Para investir nesse ramo, é preciso garantir a logística necessária para o transporte e a entrega das peças.

Para as entregas, procure transportadoras confiáveis e invista em embalagens seguras.

17. Produtos digitais

Em vez de vender itens físicos, alguns empreendedores preferem apostar em produtos digitais ou infoprodutos, como e-books, cursos e tutoriais em vídeo.

Esta é uma boa oportunidade para rentabilizar algum talento, produzindo com conteúdos que ensinam como tocar um instrumento musical, fabricar artesanato, criar artes digitais ou qualquer outra ação.

18. Artigos esportivos

Várias pessoas buscam artigos relacionados a esportes, seja para se vestir como algum esportista ou mesmo para praticar atividades físicas.

Além de uniformes de futebol e basquete, procure oferecer uma grande variedade de equipamentos relacionados a várias modalidades esportivas.

19. Produtos de skate

A inclusão do skate como modalidade olímpica e o surgimento de atletas brasileiros de alto nível vem aumentando a popularidade da modalidade.

Por isso, pode valer a pena apostar na venda de peças para skate, além de tênis e vestuário relacionados ao esporte.

Uma dica para quem quer apostar em uma skate shop online é permitir que os clientes montem seus próprios skates com peças da loja a um preço atrativo.

20. Maquiagem e perfumaria

Itens focados na beleza feminina costumam ter boa saída, por isso podem ser uma aposta interessante para sua loja online.

Criar tutoriais em vídeo sobre a utilização dos produtos que você oferece pode ajudar a despertar o interesse das consumidoras em seus produtos.

Como vender pela internet?

Para vender online existem diversos canais, desde o e-commerce próprio, marketplaces, até redes sociais e blogs.

Existem diferentes maneiras de vender pela internet.

Veja agora os principais formatos que você pode aderir e conheça suas vantagens e desvantagens.

Redes sociais

Vender direto pelas redes sociais é uma alternativa prática para quem quer começar a empreender.

Nessa modalidade, o empreendedor faz um anúncio pago ou uma postagem para alcance orgânico e recebe os pedidos diretamente dos consumidores.

A cobrança deve ser feita por meio de um link de pagamento, que funciona como se fosse uma página de checkout, a tela em que o usuário confirma uma compra e escolhe a forma de pagamento.

Esta é uma das alternativas mais baratas, pois não é preciso criar uma plataforma de vendas.

Além disso, com uma estratégia eficiente, é possível conseguir um grande alcance, o que pode representar boas vendas.

Por outro lado, a concorrência é alta e a visibilidade do anúncio depende das regras estabelecidas pelos algoritmos da rede social.

Marketplace

O marketplace é uma plataforma de vendas em que qualquer pessoa pode criar seus anúncios para vender produtos pela internet.

No Brasil, alguns dos mais conhecidos são Mercado Livre, Shopee e Amazon.

Anunciar em um marketplace é ainda mais prático do que vender pelas redes sociais, já que não é preciso se preocupar em ter um sistema de cobrança.

Além disso, essas plataformas costumam receber um alto volume de visitas, o que ajuda a dar visibilidade ao anúncio.

Por outro lado, a concorrência é acirrada e o marketplace recolhe porcentagem de cada produto vendido, o que acaba reduzindo a margem de lucro do anunciante.

Loja virtual própria

Criar seu próprio e-commerce é uma tarefa mais complexa, pois é preciso investir no desenvolvimento, hospedagem e domínio do site.

Além disso, é preciso integrar uma solução de cobranças ao negócio e investir na divulgação dos produtos à venda.

Portanto, é uma iniciativa trabalhosa e que representa mais despesas em comparação com as duas anteriores.

Mas pode valer a pena, já que o empreendedor tem mais liberdade para decidir qual aparência o site terá, conforme as características da loja e a preferência do público-alvo.

Portanto, é uma iniciativa interessante para quem está disposto a dar uma aparência mais profissional ao seu negócio. 

Produtos mais vendidos são oportunidade para negócio recorrente

Muitos dos produtos que citamos acima são comprados de forma contínua pelos consumidores, e justamente por isso costumam estar entre os mais vendidos.

Pense na cerveja, por exemplo.

Muitas pessoas costumam ter sempre em casa.

Por isso, este é um produto que pode ser vendido de forma recorrente.

Ou seja: em troca de um pagamento periódico, que geralmente é uma mensalidade, a pessoa recebe uma seleção de cervejas em sua casa.

Essa modalidade é chamada de clube de assinatura.

Funciona com cerveja e outras bebidas, como vinho e destilados, além de alimentos, roupas, livros, flores e muitos outros produtos.

Nesse modelo, a empresa atua como uma curadora, pois faz uma seleção dos produtos que serão enviados.

Assim, é possível ter uma maior previsibilidade de receitas com os valores das assinaturas, o que facilita a gestão financeira.

Para o consumidor, assinar o clube vale a pena, pois ele compra os produtos a um preço mais baixo do que pagaria em uma venda avulsa.

Outra vantagem é a possibilidade de realizar cobranças de forma tranquila e sem fricção graças à tecnologia disponível hoje em dia.

Saiba mais na sequência.

Como aceitar pagamentos pela internet?

Seja para vender produtos de forma avulsa ou recorrente, aceitar pagamentos pela internet pode ser bem simples se você contar com uma plataforma de pagamentos.

Você pode integrar o checkout ao seu site ou usar um link de pagamentos para enviar diretamente ao cliente, caso você venda pelo WhatsApp ou por redes sociais.

Desta forma, a cobrança é feita de maneira segura e de acordo com as leis financeiras.

A Vindi é um ecossistema completo de pagamentos, pois oferece soluções tanto para quem vende de forma avulsa quanto na recorrência.

Nosso intermediador oferece diversas formas de pagamento para que os clientes se sintam à vontade para pagar da forma como quiserem.

Todas as transações passam por um sistema antifraude que realiza uma análise automática, e uma verificação manual pode ser realizada em situações suspeitas.

Para quem trabalha no modelo de assinaturas, a plataforma da Vindi permite a cobrança por cartão de crédito na recorrência.

Nesse método, o cliente só precisa cadastrar seus dados uma vez para que os pagamentos sejam liquidados periodicamente, sem ocupar uma grande parte do limite do titular.

Além disso, contamos com várias soluções de combate à inadimplência, como as retentativas e a régua de cobrança inteligente.

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