As formas de pagamento que sua empresa oferece são um fator decisivo para o cliente na hora de fechar a compra. Afinal, o consumidor quer conveniência e praticidade na hora de pagar – e quem não tem esses diferenciais pode ser vencido pela concorrência.
Nos negócios recorrentes, é ainda mais importante diversificar os meios de pagamento para proporcionar uma experiência positiva de cobrança.
Criamos este artigo para te explicar o que são formas de pagamento e quais oferecer. Também listaremos os principais exemplos para você diversificar a cobrança com a ajuda da tecnologia. E, por fim, você terá acesso a um conteúdo ainda mais completo, se você quiser se aprofundar no tema.
Leia até o fim e facilite a vida dos seus clientes na hora do pagamento.
O que são formas de pagamento?
Formas de pagamento são os meios que a empresa oferece para que o cliente pague pela sua compra. Houve um tempo em que as pessoas só podiam pagar com dinheiro em espécie ou cheque, mas as opções evoluíram para cartões de débito e crédito, boletos, transferências bancárias e os recentes pagamentos digitais. Confira as mais utilizadas no Brasil em nosso e-book exclusivo!
Ainda hoje, cédulas e moedas ainda têm seu lugar no mercado, mas o consumidor tem muitas formas de pagamento mais seguras e práticas para fazer suas compras.
Há algumas décadas, as pessoas não imaginavam que poderiam apontar um celular para uma imagem, como um QR Code, e fazer um pagamento instantâneo, ou transferir dinheiro para qualquer conta bancária. Tudo isso em segundos com alguns poucos toques na tela.
Agora essas tecnologias estão se popularizando, e o mercado de meios de pagamento vem se expandindo cada vez mais. A tendência, claro, é que a transformação digital ganhe muito do espaço ainda ocupado pelo dinheiro “vivo”, principalmente em um cenário de crescimento do e-commerce.
Para as empresas, é fundamental acompanhar a evolução das formas de pagamento e garantir o máximo de opções para atender às necessidades dos clientes. Afinal, comodidade é tudo na hora de pagar – e o processo precisa ser ágil, eficiente e sem fricção.
Por que oferecer opções de pagamento aos clientes
Oferecer várias formas de pagamento aos clientes é uma maneira de proporcionar conveniência e atrair públicos diversos para o seu negócio. Especialmente em um cenário que muda tão constantemente.
Na pesquisa “O Brasileiro e sua relação com o dinheiro”, publicada pelo Banco Central em 2018, por exemplo, o dinheiro era apontado como principal meio de pagamento por 96% da população, seguido do cartão de débito (52%), cartão de crédito (46%) e débito automático (23%).
No entanto, esse cenário mudou bastante nos últimos anos e as tendências apontam para a digitalização. Dois anos depois, em 2020, a Distrito DataMiner publicou um outro estudo em que o cartão já superava o dinheiro em volume de valores movimentados, correspondendo a 41,5% contra 36,5%.
Além disso, os pagamentos por aproximação cresceram 469,6% em 2020, segundo dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), publicados no UOL.
Inclusive, a própria pandemia do coronavírus impulsionou a adoção de formas de pagamento digitais. De acordo com o 10º Relatório de Tendências em Meios de Pagamento da Minsait, publicado em 2021, mais de 50% da população global que possui internet banking abandonou os pagamentos em dinheiro durante a pandemia.
No Brasil, 43,2% dos brasileiros afirmam ter medo de usar cédulas por causa do risco de transmissão do vírus.
Simultaneamente, o PIX ganhou tanto espaço no dia a dia da população brasileira que, em volume de transações, superou os cartões de débito e de crédito na quantidade de utilização.
Segundo estatísticas do Banco Central (Bacen), no último trimestre de 2021, o PIX correspondeu a 21% da quantidade de movimentações financeiras (exceto por dinheiro em espécie). Débito e crédito empataram na segunda colocação, com 20% cada.
Importância de oferecer diversas formas de pagamento
Obviamente, quem tem empresa precisa ficar de olho nesses números para oferecer formas de pagamento compatíveis com as necessidades de seus consumidores. Mesmo que um novo meio tenha um custo extra para ser implementado, o investimento compensa pelo aumento das vendas e atração de novos clientes.
Além disso, muitas pessoas simplesmente desistem da compra quando a loja não aceita determinados meios de pagamento. Uma pesquisa da SPC Brasil mostrou que 41% dos brasileiros já deixaram de fazer compras em um estabelecimentos que não aceitam cartões, por exemplo.
Nos negócios recorrentes, é ainda mais importante ter opções flexíveis de pagamento para facilitar a adesão e fidelização dos clientes.
7 meios de pagamento para negócios digitais
Aqui, vamos listar as principais opções de pagamento que você deve considerar oferecer para seus consumidores, seja você um estabelecimento de vendas de produtos, de serviços ou integrante da economia da recorrência. Temos certeza que ofertar essa gama de opções é um bom passo na missão de fidelizar clientes.
Confira as principais opções:
1. Boleto bancário
O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais populares no e-commerce – e também a mais democrática. Basta ter convênio com um banco para emitir boletos com um código de barras e numérico, permitindo que o cliente pague o documento como preferir.
O jeito mais fácil é pagar pelo internet banking, app do banco ou carteira digital. Mas, se o consumidor ainda for do tipo “offline”, também é possível liquidar o documento no caixa eletrônico, na boca do caixa ou em casas lotéricas.
Inclusive, o boleto amplia o público-alvo da empresa para contemplar também pessoas desbancarizadas (que não possuem conta em banco ou não têm acesso a serviços financeiros). Estima-se que este público atualmente seja de 34 milhões de pessoas. Logo, é importante oferecer um meio de pagamento que serve para qualquer público.
Por outro lado, um grande inconveniente é ter que esperar pelo prazo de compensação bancária, que é de até 3 dias úteis para boletos. Ou seja: a empresa demora mais para receber o dinheiro e o cliente tem que esperar mais tempo pela entrega do produto ou liberação do serviço.
2. Cartão de crédito
O cartão de crédito é o campeão das compras online e, portanto, indispensável nos negócios recorrentes digitais.
No varejo, ele é o preferido dos consumidores por causa da possibilidade de parcelar a compra, além da facilidade em controlar os gastos pela fatura. Sem falar, claro, no efeito mental de “comprar agora, pagar depois”.
Aqui há três pontos de atenção: as taxas negociadas com adquirentes de cartões ou intermediadores, o prazo de recebimento do dinheiro das vendas e, por fim, o risco de fraudes de cartão não presente.
3. Cartão de débito
O cartão de débito é o substituto oficial do dinheiro em espécie para o consumidor, com a vantagem de ser muito mais prático e seguro. Ele é mais usado no PDV, mas também está crescendo nas compras online.
O problema do débito no e-commerce é a etapa adicional de digitar a senha na hora do checkout, e o fato de que muitas plataformas não memorizam dados de cartões de débito por uma questão de segurança.
Essa fricção faz com que o consumidor prefira o cartão de crédito nas compras online, pois basta digitar os dados e memorizá-los para a próxima compra.
Já no estabelecimento, o cartão de débito é bastante popular e ajuda a manter as finanças sob controle.
4. Débito em conta corrente
Além de usar o cartão de débito, o cliente também pode pagar à vista autorizando o débito direto em conta corrente.
No caso dos negócios recorrentes, a vantagem dessa função é a possibilidade de programar o débito automático na conta do cliente para evitar a inadimplência.
Empresas como operadoras de internet e TV a cabo usam essa estratégia e dão desconto para os assinantes que escolhem o débito automático.
5. Carteira digital
As carteiras digitais, ou e-wallets, vêm se popularizando como uma forma de pagamento prática e eficiente na internet.
É basicamente uma carteira virtual que armazena dados financeiros do cliente, como número de cartão de crédito e débito em um aplicativo, transformando o smartphone em um meio de pagamento instantâneo.
Ela também pode ser usada em smartbands e smartwatches, entre outros dispositivos móveis inteligentes. Alguns exemplos de carteiras digitais são PicPay, PayPal, Mercado Pago e Apple Pay.
6. PIX
O PIX, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, também é um meio de pagamento promissor na recorrência.
Ele faz parte dos pagamentos digitais em dispositivos móveis e permite que o cliente faça pagamentos à vista em segundos no e-commerce ou PDV.
Para isso, basta usar uma chave PIX ou um QR Code, e a loja recebe o dinheiro na hora.
7. Link de pagamento
Por fim, o link de pagamento é uma solução prática para pagamentos digitais individuais.
Funciona assim: você cria um link direto para sua página de pagamento com os métodos oferecidos (ex: boleto e cartão de crédito) e pode enviá-lo para o cliente por e-mail, redes sociais e WhatsApp.
Assim, o consumidor nem precisa ir até seu site para pagar e você tem muito mais agilidade na cobrança recorrente ou no pagamento online.
Quais são as formas de pagamento preferidas dos consumidores
Como vimos ao longo do artigo, o consumidor está deixando o dinheiro físico para trás e aderindo cada vez mais aos cartões e pagamentos digitais.
No Brasil, os cartões de crédito são os métodos mais populares nas compras online, concentrando 43,2% das transações do e-commerce, segundo dados do relatório The Global Payments Report, publicado em 2021 pela FIS Global.
A previsão para a América Latina é que as carteiras digitais e os cartões de crédito e de débito serão responsáveis por 84,5% dos gastos no comércio eletrônico até 2024.
Veja o ranking dos métodos de pagamento online e offline no continente em 2020:
Principais métodos de pagamento online:
- Cartão de crédito (36,5%);
- Carteira digital (19,8%);
- Cartão de débito (16,3%);
- Transferência bancária (9,5%).
Principais métodos de pagamento no PDV:
- Dinheiro (38%);
- Cartão de crédito (26,1%);
- Cartão de débito (23,2%);
- Carteira digital (6,4%).
Ofereça mais meios de pagamento com a ajuda da tecnologia
Para ter sucesso no seu negócio recorrente, você precisa de uma tecnologia que suporte as principais formas de pagamento do mercado.
Com a plataforma completa da Vindi, você tem acesso ao ecossistema de pagamentos mais completos do mercado, além de recursos exclusivos para gestão de assinaturas, automação de cobrança recorrente e controle financeiro.
O sistema disponibiliza pagamentos com cartões de crédito de todas as bandeiras, boletos bancários, cartão de débito (ou débito à vista), PIX, carteiras digitais e links de pagamento.
E você ainda conta com funcionalidades como atualização automática de cartão de crédito vencido ou cancelado, retentativas automáticas e credenciamento personalizado de operadoras.
Ficou claro por que é importante ter várias formas de pagamento na sua empresa?
Continue a leitura com um material ainda mais completo que produzimos para você! Acesse grátis o nosso e-book sobre meios de pagamento, é só clicar no banner abaixo: