Já reparou como o mundo de hoje é phygital? Mas… você não conhece essa expressão? Tudo bem, já vamos explicá-la!

Esperava-se que o “futuro” (no caso, nosso presente) fosse totalmente digital, focado em máquinas e com pouca interação entre humanos e com o mundo real. Só que, na verdade, o que surgiu, pelo menos por enquanto, foi um universo misto entre a experiência na internet e a presencial, e esses dois “mundos” se interligam o tempo todo.

Essa é a base do conceito de phygital, uma fusão entre o físico e o digital, lógica que revolucionou a vida como um todo, mas é especialmente importante para quem trabalha com comércio, principalmente online.

Se o assunto interessa a você, avance na leitura para entender melhor o que é phygital, por que é importante, impactos no varejo e exemplos, além de características do consumidor phygital e dicas para implementar uma estratégia phygital no seu negócio.

Acompanhe!

O que é phygital?

Phygital é uma expressão que representa a integração entre o mundo “physical” (físico, em inglês) e o digital (que se escreve da mesma forma nos dois idiomas).

Não se sabe ao certo quando e por quem o termo foi criado, mas ele definitivamente se popularizou desde o início da pandemiaA explosão do e-commerce, os aplicativos de delivery de comida e de compras no supermercado, o trabalho remoto, a telemedicina, as fintechsTudo isso cresceu muito rapidamente, especialmente nas cidades grandes, e acostumou as pessoas a uma experiência híbrida de compra.

Consumidores não querem comprar somente online, sem um toque pessoal, ou somente na loja física, sem nenhuma conexão com a internet. É preciso pensar em ações de integração entre o comércio eletrônico e o presencial: comprar no site e retirar na loja, ter atendimento na loja e depois receber o produto em casa: essa mistura entre real e virtual é uma tendência fortíssima que os negócios precisam acompanhar.

Phygital x omnichannel: qual a diferença?

O conceito de phygital pode se chocar com outro bem próximo, o de omnichannelNa verdade, a lógica omnichannel é importante e absolutamente necessária para implementar o phygital com sucesso. Ambos têm a ver com a possibilidade de transitar entre o mundo físico e o digital sem tropeços, mas não são a mesma coisa.

O omnichannel, basicamente, se refere a garantir que a comunicação e o atendimento sejam os mesmos nas diferentes plataformas. Já o phygital vai além: prevê estratégias físicas dentro da internet e práticas digitais em lojas físicas. Ou seja, é a verdadeira fusão do online e do offline.

Para que isso aconteça de forma efetiva, porém, é preciso que a empresa pense de maneira omnichannel.

Por que phygital é importante enquanto estratégia?

Empresas de todos os portes precisam criar estratégias phygital porque, quem não o fizer, largará em desvantagem.

De acordo com uma pesquisa da Criteo, 56% dos consumidores brasileiros fizeram uma compra online pela primeira vez durante a pandemia. Destes, 94% planejavam continuar comprando das marcas que conheceram no período.

Ou seja, clientes se acostumaram com as facilidades do digital durante a pandemia e agora querem encontrar as mesmas características na experiência física. Isso, é claro, com o bônus do manuseio do produto, do contato direto com a marca, com a possibilidade de tirar dúvidas com uma pessoa real.

O comércio precisa se adequar a essa lógica porque, em primeiro lugar, ser phygital é ser acessível.

Vantagens de ser phygital

Baseado em tudo que vimos até agora, vamos listar algumas vantagens de ser phygital:

  • Acessibilidade: oferecendo uma experiência abrangente, você vai conseguir conquistar clientes de todos os tipos
  • Escalabilidade: é possível escalar esse tipo de atendimento acessível e aumentar as vendas de forma exponencial
  • Imagem: você sinaliza ao mercado que está atualizado e acompanhando as tendências, o que traz um ganho de imagem para a sua empresa
  • Dados: possibilita a coleta de mais dados sobre os clientes, o que ajuda na tomada de decisões
  • Melhora no atendimento e maior satisfação dos clientes.

Impactos do phygital no varejo

O principal impacto da lógica phygital no varejo é a valorização da jornada do clienteAs empresas estão aprendendo na marra a importância de serem customer centric, ou seja, focadas nas necessidades do consumidor.  Com isso, estão precisando investir em algumas áreas que até então poderiam acabar se tornando secundárias.

  • Experiência: o cliente não quer apenas encontrar o produto ou resolver um problema, ele procura uma experiência agradável – ou, se possível, memorável. Se encontrar isso, será fidelizado e ainda fará propaganda voluntária
  • Logística: o conceito de interação entre o real e o virtual depende de uma logística competente. Atrasos nas entregas ou extravios não são mais tolerados
  • Comunicação personalizada e omnichannel
  • Atendimento automatizado.

Exemplos de phygital nos negócios

Muitas empresas bem-sucedidas na atual lógica de mercado derrubaram totalmente as barreiras entre físico e digital.

Algumas características e serviços encontrados nesses cases, que podem servir como dica para você usar também, são as seguintes:

  • Totens de autoatendimento
  • Aplicativos inteligentes e amigáveis
  • QR Code
  • Comandos de voz
  • Lojas físicas se transformando em showrooms interativos.

Vamos conferir dois casos de sucesso.

Apple

Adepta de longa data do phygital, a Apple não ostenta caixas de produtos em sua icônica loja na Quinta Avenida, em Nova York. Aliás, nem parece uma loja, no sentido ao qual estávamos acostumados: é um local espaçoso, clean e cheio de luz natural, desenhado por arquitetos renomados. 

Para comprar, basta se dirigir a um dos profissionais da loja, que atuam mais como consultores do que como o típico vendedor que precisa empurrar produtos aos clientes que entram. Ou, então, usar o atendimento automático para fazer a compra.

O local também atrai muitos turistas que não compram nada, mas passam por lá para ver as novidades, talvez usar o wi-fi, ou até mesmo tirar uma foto e postar nas redes sociais.

Madeira Madeira

Longe de Nova York, as lojas da Madeira Madeira no Brasil também são exemplo de jornada phygital bem implementada.

Com a mesma lógica da Apple, os clientes desse e-commerce de móveis dispõem de espaços físicos chamados de guide shops, pois não há estoque, mas eles podem ser “guiados” e orientados sobre os produtos.

Eles costumam comprar em totens e tablets de autoatendimento e posteriormente recebem os pedidos em casa.

Características do consumidor phygital

O consumidor atual é cada vez mais exigente, bem informado e gosta de transitar entre diferentes canais (omnichannel) com fluidez.

Atualmente, quem consome está acostumado com a digitalização da vida como um todo e é ávido por novidades, gosta de comodidade e de encontrar valor para si mesmo em todo o processo de compra, desde a pesquisa até receber o produto em casa, e também no pós-venda. 

A pessoa consumidora sente que o mais importante é que possa se sentir no controle, com todas as opções à disposição. Por exemplo, ela pode preferir ir à loja física para ver o produto de perto, mas procurar atendimento somente pelos totens, sem falar com ninguém e evitando filas.

Como implementar uma estratégia phygital

Aqui vão algumas dicas rápidas para implementar uma estratégia phygital no seu negócio.

Conheça seu público

A característica mais forte do phygital, como já mencionamos, é ser focado na experiência do clientePortanto, estude e aprofunde o conhecimento sobre o comportamento do seu público-alvo, seus gostos, desejos e necessidades.

Crie uma persona e tente aprimorá-la o tempo todo, a partir do que for aprendendo sobre seus consumidores ao longo do caminho.

Invista em tecnologia

A aproximação entre o real e o virtual só acontece graças à tecnologia. Por isso, invista em aplicações como telas interativas, inteligência artificial e realidade aumentada, entre outras, e planeje ações presenciais e digitais integradas com o apoio desta tecnologia.

Diversifique as entregas

Ofereça diferentes formas de entrega, como a compra na loja física e a entrega em casa ou a compra pela internet e a entrega em um estabelecimento. Ou, se possível, invista na tendência apresentada acima com os cases de Apple e Madeira Madeira.

Faça das suas lojas físicas um ponto de encontro com especialistas, um mostruário para que as pessoas possam experimentar os produtos presencialmente e depois fazer a compra online.

Enfim, deixe o cliente escolher. E, para que tudo isso funcione, fique de olho na sua logística.

Atente aos pagamentos

É muito importante que a experiência como um todo seja fluida, sem atritos, desde o primeiro contato do cliente com a sua marca até o pós-venda. Isso inclui a hora do pagamento.

Portanto, ofereça diversidade nas formas de pagamento, balcão de self checkout, tecnologia contactless, tudo que tem direito. Uma ótima dica é contar com uma plataforma de pagamentos que ajude a organizar e facilitar toda esta parte.

O que nos leva ao próximo tópico.

Phygital em pagamentos

O mundo phygital dá destaque aos meios de pagamento digital. Afinal, não tem como colocar em prática tudo que mencionamos até aqui e imaginar o cliente pagando apenas com dinheiro vivo.

O dinheiro físico é cada vez mais raro – um relatório da Pace Pulse indicou que 47% dos brasileiros reduziram seu uso entre 2020 e 2021 – e os pagamentos online se popularizaram ainda maisSendo que, antes da pandemia, em 2019, uma pesquisa da IDC já indicava que 60% dos brasileiros das classes A, B e C usavam meios digitais de pagamento.

Tendo isso em vista, nossa dica é contar com a parceria da Vindi para gerenciar todos os seus pagamentos, integrar suas estratégias phygital e de quebra reduzir a inadimplência.

Como criar uma estratégia eficiente de meios de pagamento? Confira nosso e-book exclusivo sobre o assunto!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies