Ter uma empresa e não calcular o ROI (Retorno Sobre Investimento) é como jogar, literalmente, dinheiro pelo ralo. Todos os esforços de venda, marketing, eventos e demais áreas de uma empresa devem ser medidos para que a empresa saiba onde, como e por que está investindo em algo.

Da pequena à grande empresa, todas devem ter em mente que o cálculo do ROI é inevitável. Exemplo disso é a gigante do fast food que há um tempo trocou de agência de publicidade porque ela era focada em resultados. Ou seja, o MC Donalds só pagaria mediante a apresentação dos resultados obtidos.

A pequena empresa (agência) ganhou a conta porque focava e entregava baseada no retorno por investimento e a gigante (Mc Donalds) ganharia porque pagaria apenas por resultados. E esse é o cenário dos negócios que se voltam para o ROI.

Tá, mas…

O que é ROI?

ROI (Return on Investiment ou Retorno Sobre Investimento) é considerada uma das principais métricas para medir os resultados dos investimentos de uma organização. As empresas aplicam esse método para entender e mapear em quais projetos vale a pena apostar.

O ROI pode ser usado em todos os projetos de uma empresa: ações de marketing, aquisição de novas ferramentas, aumento da estrutura física da empresa, etc. A ideia principal do cálculo do retorno sobre investimento é ajudar as organizações a mensurar o que faturam e o que investem para saber se estão perdendo ou, de fato, ganhando com as mudanças e projetos que aplicam dentro do negócio.

Desse modo, fica mais fácil tomar a decisão de manter os projetos ou planejar novas estratégias para otimizar os negócios e trazer número positivos.

Como calcular ROI?

Para calcular o Retorno sobre Investimento é simples. Você só precisa pegar o ganho obtido, subtrair pelo investimento e dividir o resultado, também, pelo investimento inicial. Vamos ver um exemplo para ficar mais claro:

ROI = (ganho obtido – valor do investimento inicial) / valor do investimento inicial

Vamos supor que você tenha feito o investimento para captar leads em um evento sobre seu segmento e isso tenha custado R$ 3 mil. Nesse evento você conquistou clientes que geraram um lucro de R$ 15 mil para a empresa. Neste caso, a “fórmula” seria:

ROI = (15.000 – 3.000) / 3.000

ROI = 4

O valor do seu ROI é 4. O que significa que seu ganho foi quatro vezes maior que o seu investimento nesse evento.

Algumas pessoas preferem ver esse resultado em percentual porque o ROI não possui unidade de medida. Para isso, é só multiplicar o valor obtido na conta final do ROI por 100.

Logo, fica assim:

Porcentagem = ROI x 100

Porcentagem = 4×100

400%

A sua receita foi 400% maior que o investimento nessa ação. A partir desses resultados você consegue analisar se vale a pena continuar apostando nesse ou não nesse modelo de promoção.

Diferente de outras métricas, não existe um percentual exato que te ajuda a identificar se os seus resultados estão acima ou abaixo do que é esperado pelo segmento. Os resultados variam de -100% ao infinito. Usualmente um resultado positivo já é bem visto porque já justifica o investimento.

É importante ressaltar que, no valor do investimento inicial, deve-se aplicar todos os tipos de gastos, até os mais aparentemente insignificantes.

Por que é importante calcular o ROI?

Parâmetros. Essa é a melhor palavra para explicar por que calcular o retorno sobre investimento é tão importante. Por meio dele, você consegue parametrizar os seus resultados e melhorar ou otimizar ainda mais sua gestão de projetos. E por ser uma métrica que abrange todas as áreas da empresa, ela é a melhor opção para isso.

Através dela você consegue:

  • Mapear quais são as principais fontes de obtenção de resultados positivos;
  • Mensurar o tempo de retorno dos investimentos, já que cada projeto tem uma curva própria de cada um;
  • Traçar melhores metas e planejamentos para cada ação baseados em resultados obtidos;
  • Otimizar o retorno dos lucros;
  • Identificar, no caso de ações de marketing, os canais mais efetivos para investir.

Quais são as principais vantagens de calcular o ROI?

Resultados financeiros

A proposta de calcular o retorno sobre investimento é saber o valor real dos projetos e ações dentro da empresa. Com essa métrica, você consegue comprovar se o projeto é viável. Se não for, você reduz custos porque deixa de investir desnecessariamente em canais que não funcionam para o seu negócio.

Contudo, é importante ressaltar que algumas ações não vão gerar lucro financeiro, mas valores intangíveis à empresa. Exemplo disso são as ações de marketing usadas para fortalecer ou promover a marca.

Investimentos mais assertivos

Como consequência do tópico anterior, analisando o que não traz resultados te faz enxergar também em quais ações investir. Você pode traçar novas estratégias para os canais que dão resultado e otimizar ainda mais seu negócio para conquistar mais clientes e, consequentemente, faturar mais.

Outra possibilidade é priorizar as ações. Às vezes sua equipe tem uma série de ideias muito boas e planejamentos focados em ajudar a empresa, mas como priorizar e fazer uma boa gestão dessas sugestões? Usando o ROI, claro. É a chance de você ser mais assertivo nas escolhas.

O ROI, como comentei no início deste post, vai servir para garantir que as empresas não gastem desnecessariamente com ações que não vão gerar resultados positivos. É claro que, de início, isso pode acontecer. Mas, aplicando essa métrica fica mais fácil identificar as soluções para resolução desse problema. Por isso, aplique-a!

Afinal, parafraseando o titulo do Meio & Mensagem, empresas sem ROI podem morrer: junte-se ou adapte-se.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies