10 dicas de como usar as redes sociais para aumentar suas vendas

“font-weight: 400;”>Sabemos a importância das redes socias simplesmente ao pegar o transporte público pela manhã indo para o trabalho. Por acaso você já se viu nessa situação?

Pois bem! um estudo feito pela Revista Exame em 2016 mostrou que nove em cada 10 brasileiros têm celular. Levando em consideração o exponencial crescimento nas vendas de smartphones, podemos concluir que as empresas têm uma grande oportunidade de atingir o seu público-alvo pelas redes sociais.

Um dos nossos últimos artigos explicou “Como vender pelo WhatsApp sem ser invasivo”. O WhatsApp é uma ferramenta importantíssima, pois só no Brasil existem 120 milhões de usuários, o que representa 10% do incrível número de 1,2 bilhões de usuários mundiais. As maiores vantagens em utilizá-lo como uma ferramenta de vendas são o baixo custo e a rapidez em se comunicar com a outra pessoa.

O Instagram este ano já ultrapassou o número de 700 milhões de usuários e é utilizado por muitas empresas para divulgar os seus produtos em fotos, vídeos e em perfis de celebridades. O gigante Facebook possui o maior número: são 2 bilhões de usuários! Isso mesmo, 2 bilhões de pessoas conectadas naquela rede social que um dia foi apenas um site criado por quatro alunos de Harvard.

Muito bem, agora você deve estar se perguntando… Como vou utilizar essas redes sociais para alavancar as minhas vendas? Veja as dicas:

1- Conheça o seu público alvo

Antes de qualquer coisa, você tem que ter definido quem é o seu cliente. Descreva essa pessoa, quantos anos ela tem, qual é o perfil de compra, os principais interesses, etc.

2- Estude os seus concorrentes

Verifique como o mercado tem se comportado. É sempre importante que você se destaque de alguma forma para não ser apenas “mais um peixe na lagoa”.

3- Interaja com o público

Converse com os potenciais clientes. As pessoas gostam de ser apreciadas e o quanto mais conversar com elas mais terá chance de alcançar novos prospects.

4- Consistência

É imprescindível manter as postagens sempre frescas e relevantes. A rotina é muito importante. Determine se fará posts diários, semanais, etc. Faça todo um planejamento. Conteúdo vende!

5- Procure por comunidades

No Facebook é muito comum a utilização de grupos para algum assunto de interesse em comum dos usuários. Utilize-o de forma que o seu público-alvo já estará filtrado e com certeza os alcançará com maior facilidade.

6- Tenha bom-senso

Lembre-se do artigo do WhatsApp nesta hora. Não seja invasivo ao oferecer o seu produto. No entanto, tente fazer com que a pessoa conecte de alguma forma com o que está oferecendo. Isso realmente fará a diferença na hora da decisão final.

>> Use as redes sociais para engajar seus clientes

7- Use hashtags

Quem nunca tirou uma foto com os pais e colocou as hashtags #amor #familia #pai #mae? Elas funcionam de maneira que ao serem digitadas no campo de busca da rede social, são divulgadas as principais postagens em que elas foram vinculadas e lhe ajudarão à aumentar o número de visualizações.

8- Colha feedback

Assim como as redes sociais podem impulsionar as vendas, elas também servem para conseguir sugestões. Peça sugestões para os clientes. Ofereça brindes para a melhor sugestão. Garanto que será de grande valor para a sua empresa!

9- Compartilhe com a família e amigos

A maneira mais fácil e barata de divulgarmos é com aqueles que estão ao nosso lado. Portanto, deixe a timidez de lado e peça para a família e amigos compartilhar!!

10- Títulos e horário

O título da postagem e o horário afetarão diretamente no resultado da sua campanha, a depender do seu público. Escolha sempre palavras-chave e que chamarão a atenção do público-alvo.

O horário é importante também pois será diferente de perfil para perfil. Por exemplo, a maioria dos estudantes estão nas escolas pela manhã. Deixe as postagens para à tarde ou até o início da noite quando há o pico de acesso nas redes.

Levando tudo em consideração, vemos que a tecnologia nos fornece ferramentas importantes que nos ajudam à alcançar mais pessoas em nossos negócios. Utilize-a de forma inteligente e verá ótimos resultados em um curto prazo.

Lembre-se da 9ª dica e COMPARTILHE ESTE ARTIGO COM OS SEUS AMIGOS! ☺