Os clubes de assinatura de roupas masculinas representam um negócio lucrativo para empreendedores e vantajoso para os consumidores.

Afinal, os homens têm se mostrado cada vez mais exigentes com seu visual, embora nem sempre estejam dispostos a saírem para fazer compras.

Como qualquer tipo de negócio recorrente, esse nicho pode ser desafiador, já que é preciso lidar com vários desafios.

Para isso, existem soluções modernas de gestão e cobrança que podem ajudar a superar todos os obstáculos.

Neste artigo, vamos mostrar como é possível aproveitar bem a demanda do mercado e prosperar com um clube de assinatura de roupas masculinas.

O que significa assinatura de roupas masculinas?

Existem diversos clubes de assinatura de roupas masculinas que distribuem produtos com base no perfil de cada assinante.

Assinatura de roupas masculinas é um modelo de negócio em que o cliente paga um valor para receber peças de vestuário em casa periodicamente.

Geralmente, a cobrança é mensal, mas a frequência dos envios pode variar.

Alguns clubes mandam os produtos todo mês, enquanto outros fazem menos envios e cobram valores atrativos nas mensalidades.

Por falar nisso, a principal característica desse formato é o fato de que o consumidor paga menos por peça em relação à média dos valores encontrados no varejo.

Essa diferença é possível porque as empresas aproveitam as vantagens da recorrência.

Ainda neste artigo, vamos explicar quais são esses benefícios, mas antes entenda melhor o funcionamento do modelo.

Como funciona um clube de assinatura de roupas masculinas?

Os clubes de assinatura de roupas masculinas têm um funcionamento semelhante ao de outras empresas que apostam na venda recorrente.

Neles, o consumidor paga um valor periódico para receber por encomenda uma caixa com alguns produtos, que podem ser padronizados ou personalizados conforme suas preferências.

Porém, a compra de itens de vestuário depende muito das características de cada consumidor, o que torna quase impossível que todos os assinantes recebam exatamente a mesma caixa.

A forma de contornar essa dificuldade varia bastante de acordo com cada empresa do setor, o que contribui para uma grande diversidade nos formatos desses clubes.

Um modelo bastante usado no setor é a curadoria de roupas a partir de algumas preferências informadas pelos clientes no momento da assinatura.

Outros permitem que o próprio assinante escolha o que quer receber conforme o valor pago entre algumas opções.

Para entender melhor essa diversidade, confira alguns exemplos na sequência.

Exemplos de clubes de assinatura de roupas masculinas

Vamos listar aqui três clubes de assinatura de roupas masculinas brasileiros para que você tenha uma ideia de como funciona o modelo.

  • Minimal Club: cada assinante paga um valor mensal para adquirir créditos que podem ser trocados por diferentes peças à sua escolha, que são enviadas a cada três meses
  • Mash: a fabricante de roupas íntimas faz a curadoria das peças conforme características informadas pelos usuários, que também pode definir a periodicidade dos envios
  • Liga retrô: os clientes recebem a cada mês uma ou duas réplicas de camisas antigas de times e seleções esportivas. A empresa produz os itens e faz a curadoria, e os consumidores podem criar filtros para evitar camisas indesejadas.

Confira também estes dois exemplos internacionais de empresas do ramo:

  • ThreadBeast: a cada mês, o assinante recebe uma caixa com roupas e acessórios selecionados por um estilista, a partir de preferências informadas pelo cliente
  • Menlo Club: antigo Five Four Club, realiza a cada ano 10 envios de roupas e outros dois de sapatos, e os itens também são selecionados a partir de informações de cadastro.

Vantagens da assinatura de roupas masculinas

A assinatura de roupas masculinas pode ser altamente vantajosa para os consumidores em relação à compra avulsa de peças.

Para empreendedores, este pode ser um bom nicho para apostar por diversas razões.

Conheça agora as vantagens do modelo tanto para quem vende quanto para quem compra.

Para o cliente

Para os assinantes, o clube de assinatura de roupas pode valer mais a pena do que comprar peças avulsas.

Veja por quê:

  • Preço baixo: como o modelo é baseado na recorrência, o valor pago por cada peça é menor do que a média encontrada em lojas virtuais e presenciais
  • Comodidade: o consumidor não precisa perder tempo fazendo compras e escolhendo peças
  • Personalização: os clubes costumam enviar peças de acordo com as preferências informadas pelos usuários
  • Curadoria: grande parte das empresas conta com especialistas para fazer uma seleção das roupas comercializadas.

Para o empreendedor

Conheça agora as vantagens do investimento no modelo de negócios:

  • Fidelização: o foco no modelo de negócios é manter o cliente consumindo da empresa pelo tempo da assinatura
  • Previsibilidade de receitas: a empresa tem uma receita recorrente, ou seja, a cada mês o gestor já tem uma ideia do valor que vai entrar no caixa, o que ajuda na gestão financeira
  • Fluxo de caixa estável: gerenciar um negócio com essas características é mais fácil, e o maior controle sobre a verba de entrada permite planejar ações de crescimento
  • Gestão de estoque facilitada: o gestor de um clube de assinaturas pode armazenar apenas os itens que vai enviar, pois já conhece sua demanda
  • Acompanhamento de dados: as informações obtidas ao longo do relacionamento com os assinantes pode fornecer bons insights sobre o comportamento de compra dos consumidores.

Outros clubes de assinatura para homens

Além dos clubes de assinatura de roupas masculinas, existem também outros negócios recorrentes que apostam no público masculino.

Veja alguns exemplos:

Desafios da gestão de clubes de assinatura

Entre os principais desafios dos clubes de assinatura, encontrar um bom sistema de gestão de cobranças é o principal.

Negócios recorrentes como um clube de assinatura de roupas masculinas têm potencial de bons ganhos, mas para isso é preciso superar alguns desafios.

Entre eles está a inadimplência, que na maior parte dos casos pode ser controlada com um sistema de automatização das cobranças.

Entretanto, o grande desafio é escalar – ou seja, fazer a empresa crescer e se adaptar rapidamente ao aumento da demanda.

Por essa razão, é muito comum ver clubes de assinatura com dificuldades quando chegam ao número de 300 assinantes.

Alguns empreendedores cometem o erro de focar apenas na captação de novos clientes, deixando de lado as medidas de retenção, impedindo assim o crescimento da empresa.

Você viu neste artigo que muitos dos clubes que citamos investem em uma curadoria, e não por acaso se destacam no mercado.

Apostar na entrega de soluções personalizadas, mas que não sejam previsíveis, é importante para a Experiência do Cliente (CX).

Nada disso adianta sem contar com sistemas automatizados para gerenciar os pedidos e, principalmente, as cobranças.

Veja no próximo tópico como fazer isso.

Como automatizar as cobranças dos clubes de assinatura?

Para automatizar as cobranças, é preciso contar com uma plataforma de pagamentos como a Vindi.

Somos um ecossistema de cobranças com foco na recorrência, e por isso temos as soluções ideais para que sua empresa consiga escalar e ir além dos 300 consumidores.

Nossos clientes contam com recursos avançados para que sua empresa receba os pagamentos e solucione casos de inadimplência sem precisar de uma ação humana.

Nossa plataforma permite usar o cartão de crédito na recorrência, sem ocupar o limite e de forma totalmente automática.

Se a transação der erro, as retentativas podem repetir a transação automaticamente, inclusive trocando de adquirente ou usando a inteligência de dados para identificar o melhor momento para refazer a transação.

Além disso, com o Renova Cartões, os dados de cartões expirados são atualizados automaticamente.

Se o cliente preferir pagar por Pix ou boleto, você pode cadastrar uma régua de cobrança.

Essas soluções ajudaram a Caffeine Army, empresa que vende um suplemento nutricional a base de café, a melhorar seus resultados.

A Caffeine Army procurou a Vindi pois tinha dificuldades para gerenciar ajustes nos pedidos de formas de pagamento, mudanças de datas de vencimento, upgrades e downgrades.

Para você ter uma ideia, 20% das solicitações tinham que ser feitas de forma totalmente manual.

A partir das nossas soluções de gestão de assinaturas que permite a realização dessas tarefas com comandos simples, em muitos casos feitos pelos próprios clientes, a empresa melhorou seu CX.

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