O social commerce é uma das formas de venda pela internet que mais têm crescido. Se o seu negócio ainda não atua diretamente nas redes sociais, é uma questão de tempo até que isso deixe de ser uma vantagem para se tornar uma necessidadeEntão que tal já sair na frente?

Neste artigo, apresentamos o social commerce e também mostramos o community commerce, outro formato que tem crescido muito no varejo digital. 

Você vai conferir dados que comprovam a importância dessas técnicas e dicas para começar a vender pelas redes sociais.

Leia e saiba tudo o que precisa para melhorar os resultados do seu negócio online.

O que é social commerce?

Social commerce (ou s-commerce) é a prática de vender produtos diretamente em plataformas de mídia socialEmbora seja altamente popular em redes sociais, como Instagram e Tik Tok, a estratégia também pode ser executada em plataformas de mensagens como WhatsApp e Facebook Messenger.

O diferencial do s-commerce é a possibilidade de manter o usuário na rede social depois de uma compra, eliminando a necessidade de direcionamento para um e-commerce ou marketplaceAssim, toda a experiência do cliente é melhor, porque a compra é feita em um ambiente agradável para ele.

Sem contar as várias funcionalidades destas plataformas que podem ajudar a aumentar suas vendas, além de disponibilizar métricas úteis para suas estratégias.

Diferença entre community commerce x social commerce

Em resumo, podemos considerar o community commerce um tipo de social commerce, já que também é feito em redes sociais. A grande diferença entre as duas modalidades, no entanto, é a forma como o marketing é feito.

A ideia do community commerce é apresentar um produto a uma comunidade específica. Mas veja bem: não estamos falando necessariamente sobre o conceito geográfico, mas de grupos de consumidores com interesses em comum.

Portanto, o grande objetivo no community commerce é se infiltrar em um grupo para levar a seus integrantes algum item que pode ser do interesse destes consumidores em potencial. Já no social commerce, os produtos ficam disponíveis para o público em geral.

Leia o artigo completo: 
O que é community commerce?

O avanço do s-commerce

O s-commerce vem crescendo junto com a mudança de comportamento do consumidor e a ascensão dos influenciadores.

As redes sociais possuem hoje cerca de 4,62 bilhões de usuários, segundo a Revista Exame, e o mais espantoso é o ritmo de crescimento: 1 milhão de perfis são criados a cada dia, em uma média de 13,5 por segundo.

Consequentemente, o uso destas plataformas para vendas é cada vez mais popular. Atualmente, mais de 70% dos consumidores no Brasil usam as redes sociais para fazer compras, conforme uma pesquisa realizada em parceria pela All In e Opinion Box.

Com a consolidação das redes sociais como plataformas de comércio, o valor que essas vendas movimentam deve aumentar ainda mais nos próximos anos. Uma projeção publicada pela PayNXT360 também aponta que a indústria de social commerce no Brasil deve ter em 2022 um crescimento de 34,5%, movimentando quase US$ 2 bilhões.

No mundo inteiro, esse valor deve saltar para mais de US$ 3 trilhões até 2028, segundo a consultoria Statista (também em inglês).

O que o community commerce tem a ver com o Tik Tok?

O Tik Tok é uma ferramenta poderosa para quem aposta no community commerce. Tanto a rede social quanto essa prática comercial tiveram uma expansão em 2020, quando a pandemia de covid-19 influenciou muito as relações de consumo.

A alta popularidade e algumas características do Tik Tok favorecem uma estratégia comunitária, unindo influenciadores e marcas. Em outubro de 2021, a própria rede social divulgou um relatório sobre as vantagens de apostar no community commerce.

No mesmo ano, para se ter uma ideia, usuários do Tik Tok gastaram US$ 2,3 bilhões em compras na plataforma, sendo US$ 824 milhões somente entre outubro e dezembro, segundo a plataforma Sensor Data.

Como criar um social commerce

Marcar presença nas redes sociais certas é o primeiro passo para uma estratégia de s-commerce de sucesso. Confira as plataformas em que seu negócio precisa estar:

  • Instagram: tem uma função de vendas nativas que vem fazendo sucesso, sendo considerada a rede social com mais influência em transações via redes sociais
  • Facebook: foi a primeira rede social a permitir vendas, e mesmo se você não quiser usá-la, vai precisar configurar o Facebook Business Suite para poder vender diretamente pelo Instagram
  • Tik Tok: cerca de um quarto dos usuários buscam ou compram algum produto depois de conhecer por meio do Tik Tok, conforme dados da plataforma, então não fique de fora
  • WhatsApp: a plataforma de envio de mensagens mais popular do país tem uma função Business com funcionalidades úteis para o seu negócio, incluindo pagamentos.

Se você pretende começar seu negócio a partir do social commerce, considere criar sua loja virtual: ter um site pode dar mais credibilidade ao seu negócio. E se você achar muito complicado, procure conhecer estas plataformas que podem ajudar a criar seu e-commerce e integrá-lo às principais redes sociais.

Também é importante fazer um bom uso das ferramentas proporcionadas pelas redes sociais. Por exemplo, enquetes e caixas de perguntas no Instagram podem ajudar a engajar internautas. Já o Tik Tok disponibiliza várias dicas no seu Portal de Criadores.

6 dicas de vendas no social commerce

Nos tópicos acima, procuramos mostrar o que é social commerce e do que seu negócio precisa para apostar nesta ideia.

Por último, confira essas dicas que podem ajudar você a decolar nas redes:

  1. Calendário de postagens: organize suas futuras publicações em um cronograma
  2. Equilíbrio: lembre-se que as pessoas não entram em uma rede social apenas para comprar, então procure equilibrar suas ofertas com outros conteúdos
  3. Conteúdo relevante: procure postar informações úteis para seu público, incentivando o compartilhamento com amigos
  4. Crie coleções: aproveite as funcionalidades de algumas plataformas para agrupar conteúdos similares em coleções, melhorando a navegação dos consumidores interessados em seus produtos
  5. Live shopping: nesta técnica, um influenciador apresenta em uma live (streaming por vídeo dentro da rede social) vários produtos com descontos válidos somente naquele momento
  6. Interprete as métricas: toda rede social disponibiliza vários dados que podem ajudar você a tomar as melhores decisões para seu negócio, então aproveite!

Como fazer cobranças no social commerce?

Como dissemos anteriormente, o social commerce permite que uma venda seja realizada a partir de redes sociais ou aplicativos de mensagens, sem a necessidade de direcionar o cliente para um e-commerce ou marketplace. Então, como realizar uma cobrança?

É possível solicitar o pagamento de uma transação por meio de uma transferência bancária ou, melhor ainda, via Pix. Mas há uma modalidade que pode conferir ainda mais segurança tanto para quem compra como para quem vende. Trata-se do link de pagamento.

Link de pagamento é uma modalidade em que você envia uma URL (que pode ser personalizada) para o cliente, no canal que preferir: e-mail, WhatsApp, inbox ou até mesmo SMS. Dentro dessa página, o consumidor escolhe a forma de pagamento disponível que preferir (como cartão de crédito ou boleto), insere os dados e pronto: compra feita com sucesso e segurança!

Para saber mais sobre link de pagamento, confira os seguintes artigos:  

Agora que você já sabe tudo sobre social commerce, confira o nosso episódio do podcast Dentro do Ringue sobre marketing de influência, que fizemos em parceria com a Squid.

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