Quão importante é para você o acompanhamento de relatórios para negócios recorrentes? A Vindi lançou diversas melhorias para nossos clientes da plataforma Recorrência poderem acompanhar ainda mais de perto a gestão dos pagamentos de seus negócios. Recentemente, incluímos alguns filtros que podem melhorar a qualidade dos dados sobre transações e assinaturas que você pode gerar em nossa plataforma. 

Esta é apenas uma primeira etapa de uma série de alterações que estamos implementando, então fique de olho porque há muita coisa boa por vir! 

Neste artigo, vamos mostrar as mudanças na geração de relatórios e como você pode aproveitá-las. Então, se você não tiver o hábito de acompanhar os relatórios, é hora de começar (e também vamos te explicar por que você deve realizar essas análises bem de perto). 

Por fim, ainda vamos falar sobre o dashboard, que fornece as principais informações do seu negócio em tempo real, e te explicar as diferenças em relação aos relatórios.

Portanto, siga a leitura para entender a importância do acompanhamento de relatórios ou, se você já é cliente Vindi, navegue pelos tópicos a seguir para ir direto às novidades que trouxemos. Boa leitura!

Relatórios para negócios recorrentes: por que é preciso acompanhar?

Para fazer um negócio crescer, é preciso saber o que dá certo e o que pode melhorar. E, para um  negócio recorrente, os relatórios são o principal meio para obter essas informações – sejam elas referentes a produtos ou serviços, cobranças, faturas, taxa de aprovação, recuperação de inadimplência, entre outras

Convenhamos, não adianta investir na expansão de seus negócios sem saber qual é a melhor forma de direcionar esses investimentos. Não tem jeito: acompanhar números e métricas é essencial para o crescimento de qualquer negócio recorrente.

Veja algumas das ações que você pode fazer com ajuda dos relatórios:

  • Identificar falhas e gargalos nos seus processos
  • Definir objetivos a curto, médio e longo prazo
  • Avaliar o desempenho de cada solução e estratégia
  • Verificar se um objetivo proposto foi cumprido
  • Ter uma visão ampla de todas as etapas
  • Tomar decisões assertivas
  • Identificar perfis de clientes e criar personas
  • Mapear as épocas de maior e menor procura.

Portanto, se você não acompanha os relatórios, é hora de começar.

Qual a diferença entre dashboard e relatório?

O dashboard é a primeira tela que a pessoa usuária vê após fazer o login e acessar o painel da Vindi. Ali estão informações importantes sobre seu negócio atualizadas em tempo real.

As principais são:

  • Número de assinaturas (para negócios recorrentes)
  • Ticket médio
  • Número de cobranças vencidas e pagas dentro do prazo
  • Total de cobranças pagas no mês
  • Valor das cobranças nos últimos 30 dias.

Já os relatórios são documentos com detalhamento das informações. Para acessá-los, clique em “Relatórios” na barra lateral esquerda (ou consulte a Central de Ajuda para obter mais detalhes).

Você pode gerar esses documentos com a filtragem que escolher e, neles, é possível encontrar, salvar e imprimir todos os dados do dashboard e muito mais. Os dados dos principais relatórios podem ser extraídos e exportados para uma planilha, permitindo cruzamento de informações e geração de gráficos por sistemas automatizados no seu computador. 

Principais relatórios para negócios recorrentes

A Vindi disponibiliza uma grande variedade de relatórios. Alguns podem ser mais úteis que outros para determinados segmentos e formatos de negócio, mas há alguns que são necessários para todos , como os que vamos mostrar abaixo.

Cobranças

três alternativas de relatórios de cobrança.

O usuário pode acompanhar o total de cobranças emitidas, as que aguardam pagamento e as suspeitas de fraude.

Assinaturas

Com este relatório, quem faz a gestão de um negócio recorrente pode acompanhar a entrada de novos clientes, o número total de assinantes e outros dados, como cancelamentos, assinaturas a vencer e inadimplentes.

Transações

Todas as tentativas de comunicação feitas pela plataforma para emitir uma cobrança estão registradas neste relatório. Ele também permite a exportação de informações adicionais, como status e método de pagamento, por exemplo .

Recuperação da inadimplência

Este relatório mostra toda a inadimplência recuperada de cada solução, com a utilização dos recursos da plataforma.

Novidades nos relatórios da Vindi Recorrência

Aqui na Vindi, estamos sempre trabalhando para que você possa acompanhar da melhor forma possível o desempenho do seu negócio pelos nossos relatórios. Somos referência em pagamentos recorrentes e procuramos ajudar cada vez mais negócios desse tipo com dados relevantes.

Por isso, três dos principais relatórios ficaram ainda mais completos. Veja abaixo cada uma das alterações:

Aguardando pagamento

O relatório de cobranças a serem pagas recebeu três novos filtros.

  • Data da emissão de cobrança: busca todas as cobranças dentro de um período
  • Busca pelo nome do cliente: consulta a situação de cobrança para um consumidor
  • Data de vencimento: localiza cobranças vencidas dentro e fora do prazo.

Transações

No relatório de transações, foram incluídos quatro filtros.

  • Nome do cliente: consulta o status da transação de um consumidor
  • Adquirente: mostra as transações feitas por determinada adquirente, facilitando encontrar dados de retorno da transação, por exemplo
  • Bandeira: busca orientada pela processadora de cada transação, permitindo verificar várias métricas que podem dar insumo para novas estratégias, como conversão por bandeira e demais hábitos de consumo de seu cliente
  • ID de transação: neste filtro, você localiza uma transação específica e pode cruzar informações com o número do pedido na adquirente (como a Vindi Pagamentos)

Assinaturas

O relatório de Assinaturas agora conta com quatro campos de buscas:

  • Nome do cliente: consulta o status de uma assinatura específica
  • Nome do plano: exibe todos os dados de determinado plano
  • ID do produto: permite uma busca específica por determinado item e quantas novas assinaturas foram geradas a partir de um produto específico
  • Quantidade de parcelas: lista as assinaturas que tiveram o parcelamento como forma de pagamento escolhida pelo cliente

Faturas

Por ora, o relatório de faturas possui uma opção de filtro:

  • Quantidade de parcelas: assim como no filtro homônimo do relatório de Assinaturas, este filtro mostra quais faturas foram geradas com pagamento parcelado

Nossa equipe segue trabalhando para garantir que a nossa plataforma fará cada vez mais diferença no seu negócio.

Por isso, em breve nossos relatórios receberão mais melhorias. Mas veja desde já alguns detalhes: 

Página de relatórios para negócios recorrentes na Vindi

Detalhe da página de relatórios da plataforma da Vindi

Benefícios das melhorias nos relatórios da Vindi

As melhorias que mostramos acima podem ajudar bastante a gestão da empresa que usar com sabedoria as informações geradas. Então, vamos falar agora sobre como esses filtros podem ser úteis.

A inclusão de um campo de nome de usuário abre a possibilidade de conferir o status de um cliente específico conforme os dados dos três relatórios: basta digitar o nome no campo da busca, tomando o cuidado de escrever exatamente como está no cadastro.

No relatório Aguardando Pagamento, você pode encontrar facilmente todas as cobranças emitidas em uma determinada data. Também é possível separar as que já estão vencidas, o que elimina a necessidade de exportar todos os dados para uma planilha para fazer este tratamento.

Já no relatório de Transações, você pode comparar as vendas por diferentes adquirentes, para ver qual deles tem a maior quantidade ou maior incidência de códigos de retorno.

Por fim, a filtragem pelo nome do plano no relatório de Assinaturas possibilita a análise dos desempenhos das diferentes modalidades de produto ou serviço que sua empresa oferece. Desta forma, é possível saber qual faz mais sucesso, e relacionar com diferentes perfis de clientes.

Como você viu, são detalhes que podem fornecer informações valiosas para o seu negócio. Agora que você conhece as novidades, teste à vontade e se prepare para outras mudanças que virão.

Ainda não é cliente Vindi mas quer contar com os mais completos relatórios para negócios recorrentes? Preencha este formulário e entre em contato com nosso time de especialistas!

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