Voice commerce é uma estratégia que torna possível comprar online usando apenas a voz. Pode parecer uma tendência para o futuro, mas não se engane: já há muitas pessoas comprando sem precisar encostar em um dispositivo.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Ilumeo apontou que o uso de assistentes de voz cresceu 47% no país durante a pandemia de covid-19São milhares de usuários se acostumando a fazer pesquisas por voz.

Para preparar seu negócio para essa nova realidade, leia este artigo. Aqui, explicamos o que é e como funciona o voice commerce, e damos dicas para implementar essa estratégia no seu negócio.

Acompanhe!

O que é voice commerce?

Voice commerce é a modalidade de comércio virtual destinada a consumidores que usam dispositivos com assistentes virtuais com comandos de voz para comprar. 

Alguns dos principais softwares desse tipo são Google Assistente, Siri (da Apple) e Alexa (da Amazon), que podem ser instalados em computadores, celulares e outros dispositivos compatíveis, como televisores, caixas de som (smart speakers), relógios e pulseiras inteligentes (smartbands e smartwatches).

Nesse sistema, o usuário precisa apenas falar o que deseja para o software pesquisar e apresentar opções de itens e preços. Então, basta escolher e confirmar a compra.

Como funciona o voice commerce

A primeira etapa do processo de compra por voice commerce fica por conta do assistente usado pelo consumidor. É ele que vai fazer uma pesquisa de acordo com o comando falado, por meio da tecnologia de inteligência artificial (IA), para encontrar alternativas de produtos à venda. Caso o dispositivo tenha uma tela, o assistente pode apresentar visualmente as opções encontradas, além de informar por voz.

Se a loja tiver integração com voice commerce, o usuário pode escolher a opção desejada, fazer alguma especificação por característica (cor, tamanho, tipo, etc.), tipo de frete e forma de pagamento somente por voz.

Ao final do processo, o assistente apresenta todos os detalhes da compra para que o usuário ouça e dê o comando de voz final para confirmar a compra. Assim, toda a compra é realizada sem tocar no aparelho.

Vantagens do voice commerce

O voice commerce pode ser vantajoso para o seu negócio por várias razões.

Veja algumas a seguir.

  • Agiliza a compra: a tecnologia torna a compra mais rápida e dinâmica, pois o tempo que o sistema leva para processar as informações é muito menor que o necessário para digitar
  • Melhora a experiência do cliente: o uso do assistente de voz faz com que o usuário não precise parar o que está fazendo, ainda que seja algo que exija atenção como dirigir um carro ou cozinhar, por exemplo
  • Amplia horário de atendimento: por não exigir contato com outro ser humano e usar inteligência artificial, o voice commerce permite que seu negócio opere 24/7 (24 horas por dia e sete dias por semana)
  • Permite mais personalização: ao fazer a pesquisa, o cliente pode ser mais específico em relação ao que pretende comprar.

Porém, ainda há obstáculos que podem ser enfrentados, como vamos mostrar no próximo tópico.

Desafios do voice commerce

O voice commerce é o futuro das compras online, mas para apostar nessa ideia hoje, ainda é preciso superar desafios como os seguintes.

  • Limitação tecnológica: a inteligência artificial pode ter dificuldades para reconhecer comandos de pessoas com pronúncias marcadas ou características genéticas que impactem na fala, além de não funcionar perfeitamente quando há muito barulho em torno do usuário
  • Segurança e privacidade: os sistemas de voice commerce precisam implementar medidas de autenticação para evitar fraudes e compras não autorizadas, portanto, seja transparente sobre como funciona a coleta e o uso de dados pela sua loja para viabilizar o serviço
  • Informação: embora o voice commerce já seja uma realidade, a maior parte dos consumidores está acostumada aos modelos mais clássicos de compra, o que torna importante apostar em conteúdo para educar o público sobre esse serviço
  • Desconfiança: a falta de naturalidade na voz da IA pode deixar os consumidores desconfortáveis na hora da compra.

No próximo tópico, vamos mostrar o que você precisa fazer para apostar nessa estratégia.

Como preparar sua loja para o voice commerce

Para deixar seu negócio preparado para fazer vendas por voz, é preciso adotar algumas medidas como as seguintes.

  • Adaptar seu site: para poder oferecer o voice commerce, o site por onde você faz sua venda precisa estar otimizado com uma API, ou seja, uma interface para fazer a comunicação com o assistente virtual e os softwares de IA. Algumas plataformas de e-commerce podem contar com essa tecnologia
  • Educar seus clientes: invista em meios para informar o cliente que sua loja conta com essa possibilidade e procure resolver todas as suas dúvidas para estimular compras por voz em sua loja
  • Usar filtros: deixe disponíveis entre as opções características como cor, tamanho, variações e finalidade do uso para facilitar que o cliente encontre o produto que deseja
  • Adotar o SEO: essas técnicas são importantíssimas para que seu negócio seja encontrado pelo assistente de voz.

Se você não sabe o que é SEO, leia o próximo tópico.

A importância do SEO para o voice commerce

SEO é a sigla em inglês para Otimização dos Mecanismos de Busca. É um conjunto de estratégias idealizadas para que um site fique melhor posicionado em um mecanismo de busca como o Google.

Basicamente, elas consistem em criar um conteúdo com foco em uma palavra-chave, que geralmente é um termo buscado com frequência. Essas técnicas são bastante usadas no marketing, e há profissionais especializados neste tipo de serviço.

No voice commerce, em vez de se deparar com uma página inteira com vários resultados, o usuário vai conferir apenas as alternativas mais bem posicionadas na pesquisa feita pelo assistente de voz.

Por isso, o SEO ganha uma importância ainda maior nesse formato, impactando inclusive em como deve ser sua estratégia.

Veja algumas boas práticas de SEO para voice commerce.

  • Linguagem informal: em uma pesquisa por voz, os termos devem ser bem simples, pois são falados em vez de digitados
  • Cauda longa: assim são chamadas as palavras-chave mais extensas e com um volume de buscas não tão grande (portanto, menos concorridas). Como em uma compra por voz não é preciso digitar e o usuário geralmente procura ser específico, faz sentido apostar nelas
  • Perguntas e respostas: publique em sua página perguntas que podem ser feitas por consumidores e suas respostas de uma forma simples e rápida.

Aprofunde seu conhecimento sobre SEO para e-commerce e voice commerce no episódio especial do podcast Dentro do Ringue que preparamos sobre o assunto:

Com essas dicas, fica mais fácil ser encontrado pelo assistente de voz do cliente.

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