Planejamento é algo sempre necessário para todo tipo de negócio. Todas as áreas, todos os setores, ainda mais com a chegada de um novo ano. Você já começou o planejamento de Marketing da sua empresa?
Separamos algumas metodologias para te ajudar e um material bem bacana, confira!
OKR
Antes de planejar, é preciso definir objetivos. Afinal, ninguém planeja nada se não sabe pra onde ir e nem onde quer chegar.
E, o OKR é uma metodologia que começou a ser usada por grandes empresas, como Google. E hoje, já é usada por diversas companhias para definir seus objetivos. A sigla significa Objectives and Key Results.
Sendo os objetivos que você deseja alcançar em um período determinado de tempo. E os resultados-chave serão as métricas que você utilizará para medir o quão perto está de alcançar seu objetivo.
Bullseye Framework
A expressão americana quer dizer “no olho do touro”, algo como acertar em cheio por aqui. A metodologia serve para medir a eficiência de cada canal de marketing e gerar insights sobre em qual investir.
O bullseye framework analisa ao total 19 canais que são utilizados para aquisição de clientes. E, destaca os 3 melhores para a estratégia que a empresa utiliza.
Ele funciona como um alvo, no centro são os 3 principais canais que deve utilizar, no meio, os canais interessantes e, mais para fora do círculo, os outros canais existentes.
Ice Score
É comum ter dificuldade em priorizar as tarefas e os projetos. Por isso, muitas empresas utilizam a metodologia do ICE Score para determinar o que será feito primeiro.
A sigla em inglês significa Impact, Confidence e Ease. Em português: impacto, confiança e facilidade. Essa metodologia serve para definir o impacto, esforço e facilidade de um projeto ou tarefa.
Essas e outras táticas foram discutidas em mais um episódio do Dentro do Ringue sobre Planejamento de Marketing 2020: o que fazer e não fazer.
Também fizemos um kit completo para te ajudar com o planejamento. Clique abaixo para baixar.