Cobrança ou pagamento recorrente nada mais é do que uma definição muito usada para o pagamento de algo que ocorre mensalmente, semanalmente, diariamente e/ou com datas pré-estabelecidas.

Esse tipo de serviço é muito utilizado por quem adere a um plano, por exemplo, de TV a cabo. Então, enquanto o serviço continuar a ser prestado, o cliente irá continuar efetuar o pagamento de acordo o modelo que aderiu.

Esse tipo de pagamento ou cobrança pode ser feito através de cartão de crédito, boleto bancário e débito automático. Sendo uma forma totalmente flexível para adequar-se aos modelos de negócios.

Agora, vamos às diferenças:

Plano

Planos são as propostas apresentadas pelas empresas aos possíveis clientes. Por exemplo, uma academia pode disponibilizar planos mensais, trimestrais ou anuais, fazendo com que o cliente opte por um plano mais adequado para as suas necessidades.

Cada plano possui um valor que irá ser cobrado enquanto o serviço for sendo prestado (cobrança recorrente). Então no caso da academia, se o cliente assinar o plano trimestral, o mesmo irá pagar por um valor estipulado durante os três meses, após esse período é necessário renovar o contrato ou optar por outro tipo de plano.

Assinatura

A assinatura de serviços e/ou produtos é uma forma muito utilizada pelas empresas para a fidelização do cliente, por exemplo, uma revista de moda ou decoração oferece uma assinatura mensal, trimestral ou anual. Logo, o cliente irá receber o produto, no caso a revista, todos os meses ou a cada edição.

O mercado oferece vários tipos de assinaturas para os mais variados gostos, o cliente irá receber produtos e serviços na comodidade de sua casa por um valor estipulado e fixo na aquisição da assinatura.

Mensalidade

Mensalidade nada mais é do que uma um valor pago todos os meses pela contratação de um serviço/produto. Muito usada por instituições de ensino particulares, o aluno irá pagar uma determinada quantia de 6 meses a 1 ano (período de contrato entre faculdade e aluno). Após esse período, o contratante (aluno) renovar o contrato, podendo ocorrer alterações no valor.

O que esses três modelos de cobrança têm em comum é a recorrência. Ou seja, frequência de recebimento, pois não são um pagamento único, pontual, feito pelo aluno, assinante ou contrante.

Benefícios do pagamento ou cobrança recorrente

É fato que uma das medidas mais importantes para o sucesso de uma empresa sem dúvidas é a retenção de clientes. Para isso, muitas passam a utilizar as cobranças recorrentes, que como mencionado acima, é um serviço contínuo de plano, mensalidade ou assinatura. Dentre os benefícios da cobrança recorrente podemos destacar:

Facilita as compras mais caras

Com esse tipo de serviço, o cliente pode comprar produtos e/ou serviços mais caros sem utilizar todo o seu limite no cartão de crédito, por exemplo. Desse modo, o interesse de contratação aumenta, pois ele não terá o limite comprometido.

Controle dos pagamentos

O pagamento/cobrança recorrente permite que os pagamentos sejam automatizados, através de cartão de crédito, boleto bancário ou débito automático. Dessa forma, o cliente não precisa enfrentar filas de banco, pagar juros por atraso ou mesmo passar por outras experiências desagradáveis.

A automação do processo de cobrança recorrente ainda garante que você vai receber, pois tudo acontece de forma automática – desde a primeira cobrança até o uso de ferramentas para cobrar os atrasos sem estragar o relacionamento com o cliente.

Agrega o valor do produto

Com esse sistema de pagamento/cobrança, as empresas podem oferecer aos clientes descontos, testes, períodos gratuitos e entre outros benefícios. Vale ressaltar que o serviço de pagamento e cobrança recorrente não é um parcelamento, mas sim uma forma da empresa fidelizar o cliente e ainda facilitar o pagamento dos serviços prestados e produtos adquiridos.

Entenda mais sobre automatização de cobrança recorrente

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