Cobrança ou pagamento recorrente nada mais é do que uma definição muito usada para o pagamento de algo que ocorre mensalmente, semanalmente, diariamente e/ou com datas pré-estabelecidas.

Esse tipo de serviço é muito utilizado por quem adere a um plano, por exemplo, de TV a cabo. Então, enquanto o serviço continuar a ser prestado, o cliente irá continuar efetuar o pagamento de acordo o modelo que aderiu.

Esse tipo de pagamento ou cobrança pode ser feito através de cartão de crédito, boleto bancário e débito automático. Sendo uma forma totalmente flexível para adequar-se aos modelos de negócios.

Agora, vamos às diferenças:

Plano

Planos são as propostas apresentadas pelas empresas aos possíveis clientes. Por exemplo, uma academia pode disponibilizar planos mensais, trimestrais ou anuais, fazendo com que o cliente opte por um plano mais adequado para as suas necessidades.

Cada plano possui um valor que irá ser cobrado enquanto o serviço for sendo prestado (cobrança recorrente). Então no caso da academia, se o cliente assinar o plano trimestral, o mesmo irá pagar por um valor estipulado durante os três meses, após esse período é necessário renovar o contrato ou optar por outro tipo de plano.

Assinatura

A assinatura de serviços e/ou produtos é uma forma muito utilizada pelas empresas para a fidelização do cliente, por exemplo, uma revista de moda ou decoração oferece uma assinatura mensal, trimestral ou anual. Logo, o cliente irá receber o produto, no caso a revista, todos os meses ou a cada edição.

O mercado oferece vários tipos de assinaturas para os mais variados gostos, o cliente irá receber produtos e serviços na comodidade de sua casa por um valor estipulado e fixo na aquisição da assinatura.

Mensalidade

Mensalidade nada mais é do que uma um valor pago todos os meses pela contratação de um serviço/produto. Muito usada por instituições de ensino particulares, o aluno irá pagar uma determinada quantia de 6 meses a 1 ano (período de contrato entre faculdade e aluno). Após esse período, o contratante (aluno) renovar o contrato, podendo ocorrer alterações no valor.

O que esses três modelos de cobrança têm em comum é a recorrência. Ou seja, frequência de recebimento, pois não são um pagamento único, pontual, feito pelo aluno, assinante ou contrante.

Benefícios do pagamento ou cobrança recorrente

É fato que uma das medidas mais importantes para o sucesso de uma empresa sem dúvidas é a retenção de clientes. Para isso, muitas passam a utilizar as cobranças recorrentes, que como mencionado acima, é um serviço contínuo de plano, mensalidade ou assinatura. Dentre os benefícios da cobrança recorrente podemos destacar:

Facilita as compras mais caras

Com esse tipo de serviço, o cliente pode comprar produtos e/ou serviços mais caros sem utilizar todo o seu limite no cartão de crédito, por exemplo. Desse modo, o interesse de contratação aumenta, pois ele não terá o limite comprometido.

Controle dos pagamentos

O pagamento/cobrança recorrente permite que os pagamentos sejam automatizados, através de cartão de crédito, boleto bancário ou débito automático. Dessa forma, o cliente não precisa enfrentar filas de banco, pagar juros por atraso ou mesmo passar por outras experiências desagradáveis.

A automação do processo de cobrança recorrente ainda garante que você vai receber, pois tudo acontece de forma automática – desde a primeira cobrança até o uso de ferramentas para cobrar os atrasos sem estragar o relacionamento com o cliente.

Agrega o valor do produto

Com esse sistema de pagamento/cobrança, as empresas podem oferecer aos clientes descontos, testes, períodos gratuitos e entre outros benefícios. Vale ressaltar que o serviço de pagamento e cobrança recorrente não é um parcelamento, mas sim uma forma da empresa fidelizar o cliente e ainda facilitar o pagamento dos serviços prestados e produtos adquiridos.

Entenda mais sobre automatização de cobrança recorrente

Você vai gostar também

VINDI na Campus Party 2014 A VINDI foi uma das Startups selecionadas para a Campus Party 2014 (CPBR7). Com alegria, estaremos com nossas operações divididas entre a sede da empr...
Negócios Recorrentes: assinaturas, saas e serviços... Para negócios de assinatura, cobrança recorrente e software como serviço (Saas), é extremamente importante considerar as variáveis abaixo, antes de se...
Benefícios do Pagamento Recorrente na sua empresa Todo empresário já passou por situações em que seus clientes não pagaram no prazo esperado ou então que a própria empresa não usou as melhores formas ...
10 benefícios da cobrança recorrente Fidelizar clientes, aumentar os lucros e ter maior controle das finanças é somente alguns dos desejos de todo empresário. Mas você sabia que isto pode...