Como atrair mais clientes com o Instagram

O Instagram é uma oportunidade fantástica para converter seguidores em clientes e para fidelizar quem já compra em sua loja, seja ela física ou virtual.

Para isso acontecer, você precisa agir com estratégias adequadas para despertar o interesse dos usuários do Instagram para a sua marca e para seu serviço ou produto e, também, para atrair as pessoas que compram seu produto, mas ainda não o seguem.

Quer saber como atrair clientes com o Instagram? A gente fez este post para você! Aprenda de uma vez por todas como vender mais com a ajuda dessa grande rede social!

Atrair clientes com o Instagram é possível

Essa rede social, em junho de 2018, alcançou 1 bilhão de usuários. Além disso, de acordo com os dados de 2017, a rede demonstrou ter maior potencial para engajamento do que qualquer outra rede social. Inclusive mais do que o Facebook (10 vezes) e que o Twitter (84 vezes).

Outro indicador que nos mostra que é possível atrair clientes, é que cerca de 80% dos usuários interagem com perfis comerciais e ainda temos dados ainda mais relevantes sobre o potencial de atração de clientes, como:

  • em 2017, 60%  das pessoas descobriram produtos ou serviços novos no Instagram;

  • 30% dos usuários fizeram alguma compra pela rede e;

  • a aquisição de 120 milhões de visitas a sites ou de contatos feitos a partir dos recursos de contato das contas comerciais.

O mercado já está sabendo disso: houve um salto de 1,6 para 8 milhões de contas comerciais na rede em 2017. Sobretudo, a partir da criação dos perfis comerciais. Então, temos mais do que indícios que comprovam que os seguidores podem sim tornar-se clientes da sua empresa, a partir de um contato no Instagram e também é possível atraí-los pela rede social.

Como atrair clientes com o Instagram?

Como falamos, é preciso agir estrategicamente para poder atrair clientes com o Instagram. Então, algumas ações são básicas para que isso seja possível. Veja algumas dicas promissoras:

Utilize hashtags corretas

Mais do que usá-las, é preciso acertar na escolha. Então, se você tem uma consultoria de marketing digital, por exemplo, é importante usar uma hashtag geral, como #marketingdigital e uma que especifique a sua empresa #marektingdigitalnomedaempresa e uma que localize o seu serviço com a cidade onde fica a sua empresa.

Usar as hashtags corretas é importante para que suas publicações sejam agrupadas corretamente e, quando os seguidores procurarem pelo seu assunto, consigam localizar as suas postagens.

Crie conteúdo certo para a sua persona

Lembre-se de que o Instagram não é um shopping. É uma rede social e como o próprio conceito induz, é um local onde as pessoas procuram outras coisas, não compras. Por isso, sua conta precisa apresentar posts indutivos, que falem a língua do seu público.

Um perfil que só posta os produtos ou sobre os serviços não é interessante, além de ser cansativo. Quando as pessoas seguem a sua conta, estão interessadas em conteúdo sobre o seu assunto. Não em comprar, necessariamente, nesse primeiro momento. Por isso compartilhe posts úteis, interessantes, mostre a sua empresa, seus bastidores, enfim: use a rede para reforçar a sua identidade e credibilidade, além de socializar-se com os seguidores.

Não podemos deixar de reforçar aqui que postar seus produtos ou portfólio é essencial para que os seguidores conheçam o melhor o seu trabalho. Mas faça-o com planejamento. Não deixe que essas sejam as únicas publicações. É importante fazer um revezamento entre os assuntos.

Faça lives e utilize o stories

O Instagram Stories pode ser usado de diversas formas: ou para postagens rápidas ou para publicações ao vivo (as lives). Nesses dois casos, a publicação fica disponível por 24 horas na rede. A terceira forma de utilização, é o storie comum, com agrupamento em um destaque. Os stories que você publicar e colocar como um destaque, permanecerão fixos no seu perfil e podem ser usadas para:

  • complementar a descrição do seu perfil;

  • agrupar sua participação em eventos que sejam relevantes;

  • conteúdo sobre a sua empresa;

  • ou algo que mereça destaque.

Para as publicações de Stories, você poderá usar a localização e hashtags, por exemplo, para potencializar o alcance desta postagem.

É importante usar o Instagram Stories, porque ele tem uma audiência de 300 milhões de usuários por dia. Então, é uma ferramenta poderosa para ampliar o seu alcance e aumentar o interesse do seu público pelo seu produto.

As lives, por exemplo, dão muita audiência em resultados de concursos e sorteios, por exemplo. Algo que também é bem interessante para atrair clientes para o Instagram.

Aproveite o Direct Message

Essa é a ferramenta de mensagens diretas, que você pode enviar no privado para os seus seguidores. Ela pode conter um CTA (call to action) que potencializa os acessos ao seu site ou aderência a alguma promoção. Considerando as novas regras do algoritmo, é uma forma garantida que a sua divulgação será entregue a quem você deseja.

Além disso, pode ser automatizada para o envio automático a partir de algum gatilho, como um novo seguidor, por exemplo. Tudo isso também intensifica o engajamento com o seu perfil, dando mais força para a sua marca e aumentando o seu alcance.

A ajuda da automação para atrair clientes com o Instagram

Como sabemos, o engajamento é essencial para que sua marca passe a ser vista no Instagram, tenha mais alcance e atraia clientes. A automação do Instagram é essencial para que você consiga fazer uma gestão profissional do seu perfil comercial ou pessoal.

Com a automação você terá acesso a um dashboard robusto, com relatórios de desempenho da sua conta. Mas, além disso, será possível automatizar as publicações, que poderão ser agendadas e interações com os seguidores, como curtidas e “seguidas”.

Um diferencial da ferramenta Bume é que você pode segmentar o perfil do seguidor que você quer atrair, pelas hashtags de interesse. A segmentação vai garantir que você tenha uma relação de seguidores qualificada e que possuem, de fato, potencial de compra.

As mensagens diretas também podem ser automatizadas. Então, os seus seguidores poderão recebê-las de acordo com a mensagem e demais informações configuradas.

Podemos concluir que, com as ações que citamos acima, é possível atrair clientes com o Instagram. O importante é sempre preocupar-se com o conteúdo de qualidade, publicações interessantes e com as estratégias que citamos. Vale ressaltar, ainda, que as redes sociais, sobretudo o Instagram, são um excelente meio para manter um bom relacionamento com os clientes e, então, melhorar seus índices de retenção e fidelização (tão importantes quanto as novas vendas).

 Mais importante do que realizar as ações com estratégia, é automatizá-las, para que não seja gasto tanto tempo cuidando do engajamento, que é essencial.

Este texto foi escrito por um parceiro Vindi