Um clube de assinatura de livros é uma alternativa que vem ganhando espaço no setor literário.

Esse tipo de negócio investe na entrega de obras mensais, muitas vezes junto a ideias inovadoras.

E ainda explora o pagamento recorrente para garantir um rendimento mensal fixo.

Para ter sucesso no ramo, é preciso apostar na criatividade, tanto para escolher livros quanto para criar formas de ampliar a experiência do leitor.

Se você busca informações sobre esse segmento, continue lendo nosso artigo.

Aqui, explicamos o conceito do clube de assinatura de livros e mostramos dados que apontam a viabilidade de investir nesse mercado.

O que é um clube de assinatura de livros?

Clube de assinatura de livros é um modelo de negócio que agrega a curadoria à venda de livros.

Pagando uma mensalidade, que pode variar conforme a duração do plano, o assinante recebe a cada mês uma caixa com livros selecionados.

A grande maioria dos clubes de assinaturas trabalha com edições físicas.

Nesse caso, as caixas chegam pelo correio.

Assim, a experiência pode ser incrementada com o envio de brindes e materiais impressos junto com as obras.

Mas existem também serviços online, que por uma mensalidade permitem o acesso a vários e-books (livros digitais).

Portanto, um clube de assinatura pode ser uma boa pedida tanto para aqueles que fazem questão de folhear uma edição impressa quanto os que optam pela praticidade do livro digital.

Como anda o mercado editorial no Brasil e no mundo?

O hábito da leitura é popular há séculos.

Mesmo com o avanço da tecnologia e as novas formas de consumir conteúdo audiovisual, o bom e velho livro não sai de moda.

Aliás, bem pelo contrário.

Veja o que afirma esta reportagem da Agência Brasil: o mercado editorial brasileiro teve em 2021 um crescimento de quase 30% em comparação com o ano anterior. 

Os dados são do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), que contabiliza 55 milhões de exemplares vendidos durante o ano no país.

O cenário de alta nas vendas contrasta com a má situação de algumas livrarias físicas.

No Brasil, o número de lojas físicas de livros caiu de quase 3,1 mil para 2,2 mil de 2014 para 2021, conforme dados da Associação Nacional de Livrarias (ANL) publicados nesta reportagem.

E essa tendência é mundial.

Por exemplo: no começo da pandemia, uma das maiores redes de livrarias do mundo, a Barnes and Noble fechou lojas e segue sofrendo com a competição com o comércio digital, como mostra reportagem do The Wall Street Journal.

O que os dados mostram é que o interesse por livros ainda é alto, mas a forma como o público consome esse tipo de produto mudou.

E é aí que um clube de assinatura de livros pode sair ganhando.

Livros físicos x digitais

O mercado de livros digitais tem crescido no Brasil, seguindo a tendência mundial.

Apesar do avanço, o segmento está longe de dominar o mercado editorial.

De acordo com o Censo do Livro Digital do Snel, das quase 800 livrarias avaliadas, apenas 37% comercializavam e-books.

A praticidade dos leitores de livros digitais e a facilidade de acessar as obras eletrônicas são pontos a favor desse formato.

Isso sem falar na grande quantidade de títulos lançados tanto por editoras quanto no formato de autopublicação – comum em plataformas como Amazon.

Mas toda essa diversidade de obras ainda não é suficiente para convencer os amantes do livro físico, que são muitos.

O cheiro do papel e a experiência de folhear página por página são determinantes para colocar o livro impresso à frente do eletrônico.

Ao menos é o que aponta esta pesquisa, feita em vários países.

Em pelo menos 10 deles, o número de pessoas que adquiriram pelo menos um livro físico é maior em relação aos que compraram e-books.

Seja como for, para quem tem um negócio nesse ramo, o mais importante é que não faltam oportunidades.

Ou seja, dá para ter sucesso com um clube de assinatura de livros físicos ou digitais.

Clubes de livros que investem em experiência

Como a gente já destacou, a experiência de manusear um livro é determinante para que as edições físicas sejam mais vendidas.

Então por que não ampliar essa experiência?

É o que muitos clubes de assinaturas de livros têm feito ao enviar brindes que remetem a assuntos abordados nas obras.

Por exemplo: ao entregar a seus assinantes a obra Sonhos em Tempos de Guerra, de Ngũgĩ wa Thiong’o, o clube Tag enviou junto um jogo de cartas chamado Palavras em Tempo de Prosa.

É que o livro aborda hábitos como brincar e contar histórias, no duro contexto da ocupação britânica no Quênia.

Um outro exemplo foi A Trégua, de Mario Benedetti, que acompanhava duas colheres de café, em uma alusão a um hábito do protagonista.

Como você pode perceber, as possibilidades para se agradar um amante da leitura são limitadas apenas pela sua criatividade.

Muitas vezes, é o que faz a diferença para ter um negócio de sucesso.

7 clubes de assinatura de livros para você conhecer

Bom, agora você já sabe o quanto é promissor o mercado do clube de assinatura de livros.

A cada mês, leitores de todo o país abrem suas caixinhas para conhecer uma nova obra literária.

Por isso, vamos mostrar agora seis bons exemplos de clubes de assinaturas para livros.

Mas fique atento: os planos e preços podem ser modificados pelas empresas a qualquer momento.

Acompanhe!

1. Turista Literário

O Turista Literário tem uma proposta baseada na famosa frase: “ler um livro é viajar sem sair do lugar”.

O clube de assinatura traz uma experiência de viajante literário aos seus assinantes oferecendo uma “mala” com:

  • Livro surpresa do gênero jovem adulto recém lançado
  • Item que estimule experiências sensoriais do olfato ou paladar
  • Item que estimule experiências sensoriais do tato
  • Cartão de embarque
  • Um selo
  • Um marcador de páginas
  • Conteúdo digital.

Dependendo do plano, os assinantes recebem também:

  • Presente fidelidade antecipado
  • Cartão de desconto em compras isoladas.

Para otimizar ainda mais essa experiência, o clube monta uma playlist no Spotify com músicas que têm relação com o livro do mês para que o leitor estimule ainda mais a “viagem”.

E o melhor: a lista pode ser acessada pelo QR Code ou o link – ambos disponíveis no guia de viagens.

Precificação

  • Desbravador (assinatura anual): R$ 59,90/mês + frete 
  • Aventureiro (assinatura semestral): R$ 62,90/mês + frete
  • Passageiro (assinatura mensal): R$ 65,90/mês + frete.

2. Tag

Quem nunca ouviu “me indica um livro” na vida?

Geralmente, pedimos indicações para pessoas com as quais nos identificamos, que fazem ou fizeram a diferença nas nossas vidas de alguma forma, certo?

E se você pudesse pedir indicações a seu autor favorito?

É o que faz a Tag Curadoria.

Todos os meses, o clube conversa com uma grande referência do cenário cultural sobre as obras que fizeram diferença em suas vidas.

O clube também conta com o plano Tag Inéditos, que lança obras ainda desconhecidas do público brasileiro.

Vale destacar: as edições são exclusivas, com projetos gráficos de qualidade e capas bem elaboradas.

No box, o assinante recebe:

  • Livro em edição exclusiva
  • Revista sobre autor e obra
  • Box colecionável
  • Mimo literário
  • Marcador de página
  • Aplicativo exclusivo
  • Playlist personalizada.

Precificação

Para ser integrante do clube e receber a caixa mensalmente, há dois planos, cada um com duas opções de contratação:

  • Tag Curadoria Anual: R$ 61,90/mês + frete
  • Tag Curadoria Mensal: R$ 72,90/mês + frete
  • Tag Inéditos Anual: R$ 54,90/mês + frete
  • Tag Inéditos Mensal: R$ 64,90/mês + frete.

3. O Prazer de Ler – Clube da L&PM

Em 2020, a L&PM Editores abriu um novo canal de vendas: seu clube chamado O Prazer de Ler.

A proposta é enviar, mensalmente, um livro com curadoria da própria editora ao assinante.

Segundo o site, o leitor pode receber um livro de sucesso que já faça parte do catálogo da editora.

Ou, em muitos casos, terá o prazer de receber livros inéditos, que ainda não chegaram às livrarias.

O assinante também tem a oportunidade de comprar todos os livros da L&PM com 35% de desconto na loja virtual da editora.

O plano de assinatura é mensal e pode ser feito no cartão de crédito ou boleto bancário.

Precificação

A mensalidade do clube “O Prazer de Ler” é considerada uma das mais acessíveis do mercado de clubes de leitura.

  • Preço único: R$ 39,90/mês + frete.

4. Garimpo – Clube do livro

A principal proposta do Garimpo é oferecer experiências literárias de acordo com o perfil do leitor.

São mais de seis clubes diferentes, que variam conforme a preferência do leitor, que receberá obras que passam pela curadoria de autores com identificação e conhecimento nos temas.

Os clubes são:

  • Leia Mulheres: inspirado pela hashtag da escritora Joanna Walsh #readwomen2014, o clube tem curadoria de três mulheres: Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques, que escolhem livros produzidos por diferentes autoras
  • Humor e Amor: de curadoria da escritora Julia Wähmann, traz livros que tratam de humor e amor que prometem, segundo a própria curadora, não trazer desfechos óbvios dos para os temas
  • Ficção: com curadoria de Miguel Conde, que é jornalista e crítico literário, promete seleções de obras que tragam experiências marcantes ao leitor sobre o gênero da ficção
  • Poesia: para os amantes da poesia, esse clube conta com a curadoria do poeta e artista plástico Omar Salomão, autor de livros sobre o tema
  • Negócios: livros escolhidos pelo financista e empresário Gustavo Barbeito, que é mestre pela FGV e promete trazer obras que desafiam os leitores
  • Infantil: com curadoria da jornalista Elisa Menezes, que foi editora de livros infantis e seleciona os títulos voltados a três faixas etárias: de 4 a 6, 7 a 9 e 9 a 11 anos
  • Clube Mix: o leitor recebe livros de seis clubes de sua preferência, um por mês.

Precificação

Todos os clubes cobram pela assinatura R$ 49,90 mensais, com exceção do clube infantil, no qual a assinatura custa R$ 39,90.

5. Leiturinha

Maior clube infantil do Brasil, o Leiturinha mostra o potencial de apostar em um nicho específico.

A ideia é incentivar o hábito desde o início da vida, além de promover a importância da interação entre pais e filhos.

O clube já atende mais de 170 mil famílias em todo o país.

Além do livro impresso, o Leiturinha oferece também um acervo digital para ser acessado pelos pequenos – ao lado dos pais.

Precificação

Veja os planos oferecidos:

  • Mini Anual: 1 livro por mês por R$ 29,90 
  • Mini Semestral: 1 livro por mês por R$ 34,90 
  • Uni Anual: 1 livro por mês + mediação de leitura via app + brindes + exclusivos + desconto em outras compras por R$ 44,90
  • Uni Semestral: 1 livro por mês + mediação de leitura via app + brindes + exclusivos + desconto em outras compras por R$ 49,90
  • Uni Sem Adesão: 1 livro por mês + mediação de leitura via app + brindes + exclusivos + desconto em outras compras por R$ 59,90
  • Duni Anual: 2 livros por mês + mediação de leitura via app + brindes + exclusivos + desconto em outras compras por R$ 64,90
  • Duni Semestral: 2 livros por mês + mediação de leitura via app + brindes + exclusivos + desconto em outras compras por R$ 69,90
  • Duni Sem Adesão: 2 livros por mês + mediação de leitura via app + brindes + exclusivos + desconto em outras compras por R$ 89,90.

6. Minha Biblioteca Católica

Esse clube é voltado para católicos, mais um nicho promissor.

Os assinantes do Minha Biblioteca Católica recebem a cada mês uma caixa com um ou mais livros, além de brindes e outros conteúdos.

Assim como o Leiturinha, o clube atende mais de 100 mil famílias.

Os livros são selecionados e reeditados em edições exclusivas.

Mais de 50 edições já foram publicadas, somando 30 milhões de livros distribuídos.

Precificação

  • Plano Mensal: livro e guia de leitura por R$ 69,90/mês
  • Plano Anual: livro e guia de leitura + Devocionário a São José, acesso à loja premium e app para audiobook por R$ 59,90/mês.

7. Quindim

Mais um clube de livros infantis, o Quindim promete um novo mundo a cada obra enviada a seus assinantes.

A seleção inclui obras que estimulam empatia e reflexão para revelar novos horizontes aos pequenos.

São mais de 500 títulos disponíveis para estimular o hábito da leitura em família – todos eles selecionados por especialistas conforme a faixa etária do leitor.

Um Mapa de Leitura acompanha o kit, trazendo dicas práticas para o momento de leitura.

Há também o Diário do Leitor para registro das experiências e impressões sobre cada obra.

Sazonalmente, o clube Quindim envia ainda um mimo para tornar o momento mais rico.

Precificação

  • 1 livro por mês: R$ 39,90 + frete
  • 2 livros por mês: R$ 59,90 + frete
  • 4 livros por mês: R$ 108,90 + frete.

São valores para adesão por 12 meses, mas há opção de assinatura mensal ou semestral, com preços diferentes.

Conheça mais sobre o Clube Quindim neste episódio do Dentro do Ringue:

E então, o que você achou desses clubes?

Há muitos outros por aí, uns com obras gerais e outros focados em nichos específicos.

Se você pensa em investir nesse modelo de negócio, o primeiro passo é estar bem informado.

Por isso, mostramos aqui alguns dados sobre o mercado e exemplos para você se inspirar.

Para ajudar você entender melhor o público dos clubes de assinaturas, nós apresentamos uma série de dados essenciais.

Conheça cada um deles acessando a Pesquisa de Assinaturas da Vindi.

[avg] ([per]) [total] vote[s]

Write A Comment