Se você já tem ou quer ter uma loja virtual, provavelmente sabe que uma das primeiras coisas que devem estar na sua pauta de decisões tem a ver com a escolha entre usar Correios ou transportadora para entregar seus produtos.

Essa questão precisa ser bem analisada. Afinal, o serviço de entrega escolhido precisa ser satisfatório tanto para você quanto para seus clientes. Ninguém gosta de envios demorados, caixas danificadas ou extraviadas no processo, não é mesmo?

Assim, para facilitar a sua escolha, criamos este post com as vantagens e desvantagens de cada um deles. É só continuar lendo para conferir.

Por que escolher bem a forma de entrega?

Existem muitos fatores envolvidos na hora de escolher o melhor método de entrega para o seu empreendimento. Prazo e custo de frete, possibilidade de rastreamento de produtos, segurança do processo e credibilidade passada pela empresa ao seu cliente são alguns desses exemplos.

Você pode até achar que não, mas isso faz muita diferença na hora de escolher um e-commerce. Afinal, ao realizar uma compra o cliente quer receber seus produtos o mais rápido possível e com segurança. Por isso, separamos alguns prós e contras que vão ajudar você, que é um microempreendedor digital, a acertar na hora do frete.

Confira as vantagens dos Correios

Não é porque a época das cartas e cartões-postais passou que os Correios perderam sua utilidade e eficiência. Pelo contrário: agora, grande parte do serviço prestado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é referente ao transporte de encomendas de pequenas, médias e grandes empresas a seus clientes.

Credibilidade

A principal vantagem de contar com os Correios com certeza é a credibilidade que esse serviço — atuante desde 1969 — já tem. Para novos consumidores que estão pouco habituados a compras online, ele vai passar mais segurança para finalizar a compra.

Maior alcance

Os Correios também têm alcance nacional, permitindo que você possa ter compradores de todo o país sem limitação para enviar os itens para eles. Além de contar com o rastreamento, que costuma ser um fator visto como positivo pelos clientes.

Segurança

Trabalhar com os Correios também permite que você possa pagar por um seguro em caso de roubo, dano ou extravio. Isso é muito interessante para vendedores de produtos de alto custo ou de grande fragilidade.

Os Correios também contam com um contingente enorme de profissionais espalhados em todo o Brasil. Por isso, você dificilmente vai ter grandes problemas em épocas de aumento de entregas, como Natal e Dia das Mães, por exemplo.

Facilidade

Se a sua empresa ainda é pequena, trabalhar com os Correios pode ser muito mais fácil. Afinal, basta chegar na agência e despachar o produto para o destinatário. Assim, se o volume de mercadorias ainda não compensa contratar uma empresa especializada, os Correios são a melhor opção.

Desvantagens de utilizar os Correios

É claro que existem pontos não tão bons e você deve ponderá-los ao decidir entre Correios ou transportadora. Veja algumas das mais conhecidas a seguir.

Paralisações

Pelo fato de ser uma empresa pública, por vezes lemos notícias de funcionários dos Correios em greve pedindo melhores condições de trabalho, o que acaba atrasando entregas em todo Brasil.

Preço elevado

O preço elevado do frete é algo que costuma desanimar bastante os consumidores. Dependendo do tamanho do produto e da região, o valor pode ser mais alto que o produto em si, mesmo nas opções mais baratas.

Além disso, essas versões mais econômicas podem ter um prazo de entrega maior, o que não costuma agradar os clientes.

Limitações de entrega

Há ainda a possibilidade de o comprador de sua loja morar em uma área considerada “de risco” pelo sistema dos Correios ou até não mapeada, fazendo com que o entregador não consiga encontrar e não faça a entrega.

Assim, o destinatário vai precisar ir até a agência mais próxima no prazo determinado para retirar o pacote. Esse tipo de situação costuma ser incômoda e, por vezes, acaba resultando em uma avaliação negativa na loja.

Veja as vantagens de contratar uma transportadora

As transportadoras têm se tornado cada vez mais populares. Com o aumento de lojas virtuais e marketplaces ativos com uma demanda intensa para todo o país, elas se tornaram alternativas muito interessantes. Veja algumas das principais vantagens desses serviços.

Logística especializada

Essas empresas são especializadas em logística de entregas comerciais. Ou seja, se você fizer uma boa escolha, pode saber que seus produtos estarão em mãos confiáveis. Por serem organizações privadas, não há risco de greve, e isso já elimina muita dor de cabeça.

Serviços especiais

Algumas transportadoras trazem vantagens como a entrega expressa em grandes centros e isso pode beneficiar muito seu público-alvo. Dependendo da sua demanda, você pode ter uma transportadora oferecendo um serviço exclusivo para sua empresa.

Serviços regionais

Também é possível procurar uma empresa que trabalhe com transporte de objetos na sua cidade, estado, ou em regiões específicas. Assim você fornece uma opção viável financeiramente a seus clientes daquela área e negocia preços especiais com o prestador de serviço.

Maior margem de negociação

Por serem empresas privadas, as transportadoras permitem uma maior margem de negociação. De acordo com a região e o volume de entregas é possível conseguir condições melhores, o que acaba sendo revertido positivamente para os clientes.

Desvantagens das transportadoras

Na decisão entre Correios ou transportadora, também devem ser consideradas as desvantagens dessa segunda opção. Afinal, a iniciativa privada também apresenta eventuais desvantagens.

Atendimento ao cliente

Muitas empresas de logística não oferecem nenhuma via de contato com o comprador, deixando para a empresa vendedora (no caso, a sua) a responsabilidade por mediar eventuais problemas com entregas e rastreamento de objetos.

É importante notar se a transportadora tem serviço de rastreamento, já que isso é uma necessidade para o cliente se sentir seguro.

Preço elevado

Muitas transportadoras acabam deixando o frete com o preço muito superior ao serviço prestado pelos Correios. Nesses casos, isso pode encarecer bastante a compra, especialmente quando a região onde o cliente mora não tem um volume muito grande de encomendas.

Vale observar que isso, por muitas vezes, causa o tão temido abandono de carrinho de compras em seu e-commerce.

Como decidir entre Correios ou transportadora

Você ainda pode estar em dúvida para decidir entre Correios ou transportadora. Isso é absolutamente normal, já que os dois têm vantagens e desvantagens. Para ajudar ainda mais, fizemos uma lista de itens que devem ser considerados antes de tomar sua decisão, entenda.

Verifique o volume de envios da sua empresa

O volume de pedidos é um ponto determinante na hora de escolher a melhor maneira de realizar o seu frete. Se a quantidade de postagens for muito alta, enviar pelos Correios pode ser muito caro, já que não existem muitas opções de desconto por unidade. Já as transportadoras conseguem condições mais amigáveis a depender da quantidade de envios.

Pense nas características dos produtos comercializados

Se você trabalha com itens menores, leves e mais resistentes, os Correios podem ser alternativas bastante viáveis. Por outro lado, cargas maiores e frágeis que demandam um cuidado especial devem ser encaminhadas pelas transportadoras.

Como nos Correios o preço é calculado de acordo com o peso, pode ser muito caro enviar peças muito pesadas por essa via. Além disso, você ainda consegue incluir cláusulas no contrato que garantem maior proteção.

Questione as opções de seguro

Antes de realizar o contrato, veja se a empresa disponibiliza a possibilidade de colocar a carga no seguro. Isso vai evitar que você tenha prejuízos em caso de roubo ou extravios, especialmente em regiões mais perigosas.

Analise os prazos de entrega

Pare realizar um bom contrato é necessário mapear a sua demanda. Isso vai ajudar a escolher uma opção que atenda às áreas com um maior volume de vendas. Escolher uma empresa que atenda a sua área alvo de maneira eficiente vai minimizar o preço do frete e garantir um serviço de maior qualidade aos clientes.

Ofereça opções aos clientes

É importante ressaltar ainda que se sua empresa tiver viabilidade para adotar as duas medidas de transporte e entrega de encomendas, isso pode beneficiar tanto você quanto seus clientes.

Com essa possibilidade, o visitante da loja virtual vai poder escolher o que será mais lucrativo para ele antes de finalizar a compra.

Em alguns momentos a prioridade do cliente pode ser o prazo de entrega, como em caso de presentes ou itens para ocasiões específicas. Já em outras, quando não há pressa, ele pode desejar um valor menor.

Apostar em mais de uma possibilidade permite que o consumidor possa balancear suas prioridades e fazer uma escolha que melhor atenda às suas necessidades.

Esperamos que, após este artigo, você tenha conseguido entender melhor sobre o funcionamento dessas modalidades de entrega e qual pode ser mais interessante para a realidade do seu e-commerce: Correios ou transportadora. Afinal, ambos são grandes aliados do comerciante digital da atualidade.

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