A escalabilidade de um negócio é a capacidade de crescer sem deixar de atender à sua demanda.
Neste texto, vamos apresentar um dos principais fatores para o negócio se tornar escalável: o sistema de pagamentos.
Você vai conhecer alguns dos problemas que podem aparecer quando não há uma preocupação com a escalabilidade nesta área.
Além disso, confira também dois exemplos de empresas que conseguiram escalar sem deixar de suprir suas demandas.
Acompanhe!
O que torna um negócio escalável?
A escalabilidade depende de diversos fatores para facilitar a adaptação do negócio ao próprio crescimento.
Empresas com estruturas físicas como supermercados ou fábricas são menos escaláveis.
Por outro lado, startups devem ser criadas já com foco na escalabilidade, não somente para melhorar seus resultados, mas também – e principalmente – para atrair investidores.
Essa é uma das razões da expansão do home office e dos coworkings (escritórios compartilhados).
Afinal, o ideal é não ficar preso a um espaço físico, pois se a equipe aumentar, seria preciso buscar um local maior.
Outra boa prática é adotar sistemas de computação em nuvem para evitar ficar preso a servidores locais.
É claro que nada disso adianta sem um planejamento a longo prazo e processos bem organizados, se antecipando a eventuais aumentos na demanda.
Porém, a escalabilidade depende de um fator crucial: o processo de cobrança.
Afinal, toda empresa precisa estar preparada para receber pagamentos em maior escala.
A partir de agora, vamos focar nesta que é uma dor de cabeça para muitos negócios.
Qual a infraestrutura necessária para ser escalável?
A cobrança de forma recorrente, no modelo de assinatura, é um dos principais meios de tornar um negócio escalável.
Afinal, o modelo baseado em mensalidades ajuda a dar uma previsibilidade de receitas, o que é essencial na hora de planejar um negócio a longo prazo.
Entretanto, a gestão de assinaturas é bastante desafiadora, principalmente quando há aumento de demanda.
É preciso acompanhar os dados de cada cliente, bolar estratégias para lidar com a inadimplência e acompanhar métricas específicas para este tipo de negócio.
Mesmo empresas que trabalham com vendas avulsas precisam de um sistema de pagamentos que acompanhe o aumento na demanda.
Vale lembrar que, em alguns casos, esse crescimento pode acontecer bem rápido – inclusive é isto o que o empreendedor deseja.
Por que sistemas próprios de pagamento prejudicam a escalabilidade?
O desenvolvimento de um sistema próprio de cobranças é um grande vilão da escalabilidade.
Em primeiro lugar, não é recomendável afastar o time de TI do core business – ou seja, a atividade-fim da empresa.
Além disso, cada sistema é pensado, criado e testado conforme a realidade atual da empresa.
Todo empreendedor quer e trabalha para que seu negócio cresça, mas se esse crescimento for muito rápido, o sistema planejado para determinado cenário pode não dar conta da nova demanda.
E é importante ressaltar que, além de garantir uma experiência tranquila, o processo precisa garantir segurança de dados e proteção contra fraudes e chargebacks.
E sem um sistema de automatização avançado, pode ser necessário aumentar a equipe – o que prejudicaria bastante a escalabilidade.
E tudo isso sem contar com a necessidade de modernizar as formas de pagamento com os avanços dos sistemas bancários e de cobrança.
Muitas empresas que não pensaram na escalabilidade hoje estão presas a sistemas defasados desenvolvidos em outras épocas.
Como um hub de pagamentos impulsiona a escalabilidade do negócio?
É possível evitar todos os transtornos que citamos acima a partir da contratação de um hub de pagamento.
Sistemas como o da Vindi podem ser facilmente integrados a diversas outras plataformas, como adquirentes, subadquirentes e bancos, além de sistemas de prefeituras para emissão de notas fiscais.
Além disso, o nosso hub também disponibiliza integrações com CRMs e outros softwares de gestão de diversos nichos, o que torna desnecessário o desenvolvimento de uma plataforma própria.
Desta forma, sua empresa pode contar com um ecossistema completo, que trabalha com recorrência e com vendas avulsas, preparado para acompanhar o crescimento do seu negócio.
Veja abaixo dois exemplos de empresas que aproveitaram bem essas vantagens.
Cases de sucesso em escalabilidade: Sami Saúde e Arquivei
Entre os diversos clientes da Vindi, podemos destacar duas empresas que contaram com o nosso hub para escalar e aumentar suas receitas.
A Sami Saúde é uma healthtech que oferece planos de saúde que focam na melhoria da tecnologia para o cuidado com pessoas.
Em 2022, a empresa faturou em receita recorrente o volume de R$ 60 milhões e para 2023 a meta é dobrar o resultado e fechar o ano com faturamento de R$ 120 milhões.
Quando contratou o hub da Vindi, a Sami tinha apenas 10 beneficiários em sua carteira e, desde então, saltou para 18 mil beneficiários em dois anos e meio, sempre com a garantia de uma cobrança eficiente.
Saiba mais sobre o case no episódio do podcast Dentro do Ringue:
Outro case importante é o do Arquivei, um SaaS (Software as a Service) que automatiza e gerencia a emissão de notas fiscais para mais de 120 mil clientes.
Em sete anos contando com o sistema da Vindi, a empresa conectou mais de 4,8 milhões de CNPJs, transacionando mais de R$ 4 trilhões.
A empresa tem seu backoffice totalmente integrado ao sistema da Vindi por meio de webhooks que automatizaram seu fluxo de cobrança.
Saiba mais sobre a história do Arquivei:
Se você espera que seu negócio cresça como esses dois cases de sucesso, esteja preparado para isso.
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