Por que usar o conteúdo como ferramenta de vendas

Quando pensamos em aumentar as vendas, é comum levarmos nossa mente diretamente para as ações para aqueles que já possuem intenção de compra.

Mas imagine o quão maior seria o seu lucro se você conseguisse despertar nas pessoas uma necessidade que elas ainda não reconheciam, além de apresentar o seu produto ou serviço como sendo a melhor solução para cada uma delas?

O Marketing de conteúdo como ferramenta de vendas irá te permitir trabalhar dessa forma. Que tal entender mais um pouquinho sobre o assunto e descobrir como o marketing de conteúdo pode transformar o seu negócio?

Esse artigo é para você!

O que é o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia que objetiva a educação do mercado e aumento do engajamento através da produção de conteúdo relevante e de qualidade para o seu público.

Junto a isso, essa estratégia tem como função melhorar o alcance da sua empresa, aumentar o número de leads e de possíveis novas vendas.

Os conteúdos do marketing de conteúdo podem ser de diversos formatos. Tudo irá depender de como o seu cliente se comporta e que tipo de conteúdo ele gosta de consumir.

Os formatos mais comuns são: artigos para blog, ebooks, infográficos e até webinars. Para cada modelo de conteúdo temos também um tipo de leitor. Por isso, é fundamental que você conheça bem o seu público e saiba o que ele irá preferir.

Quais são os benefícios do marketing de conteúdo?

Assim como as outras estratégias de marketing digital, o marketing de conteúdo possui inúmeros benefícios para o seu negócio. Que tal conhecer alguns deles?

1. Educa o mercado

O primeiro, e um dos mais marcantes, é a educação do mercado. O marketing de conteúdo irá ajudar a sua empresa a educar o mercado e trazer mais pessoas para o seu time comercial.

Isso acontece porque, muitas vezes, os possíveis clientes não sabem que o seu produto ou serviço também é uma opção de solução para aquele problema que ele está enfrentando.

Os conteúdos irão mostrar que sua empresa não só conhece o seu público, como também tem soluções para os problemas que ele apresenta.

2. Melhora o engajamento com a marca

Em segundo lugar, a melhora do engajamento com a marca também é uma realidade para as empresas que investem em marketing de conteúdo.

Como dito anteriormente, o conteúdo pode ser trabalhado em diversos caminhos, e divulgados de diversas maneiras. Em cada uma dessas divulgações, além da barra de comentarios presente nos blogs, por exemplo, é possível que os usuários comentem e deixem suas opiniões sobre os materiais disponibilizados.

O conteúdo produzido também é um excelente material para redes sociais, fazendo com que os laços com o cliente fiquem estreitos.

3. Gera leads

A geração de leads é, também, um dos maiores benefícios do marketing de conteúdo para as empresas. Com esses leads, é possível que você aumente o número de clientes através de uma nutrição bem feita, respeitando a jornada de compra e entendendo como cada momento no processo de decisão é importante.

Conteúdo como ferramenta de vendas: como utilizar?

A produção dos conteúdos pode ser trabalhada também como uma verdadeira ferramenta de vendas. Prova disso é o grande número de e-commerces que estão investindo em conteúdo.

Para que isso comece a dar os resultados esperados, é preciso que você conheça o seu público e entenda com quem você realmente está falando. Para isso, é preciso fazer o estudo de personas e descobrir as características mais particulares de cada um dos seus perfis de cliente.

Serão levantadas informações sobre as principais objeções de compra, quais são as suas maiores necessidades, desafios, medos e, claro, com tudo isso, entender como a sua empresa pode ajudá-lo a resolver seus problemas.

Com todas essas informações em mãos, é possível aproveitar o conteúdo como ferramenta de vendas, e trabalhar em cada um dos momentos mais difíceis para a sua empresa.

1. Redução das objeções de compra

O primeiro passo é a redução das objeções de compra. Quando você realmente conhece a sua persona, como dito anteriormente, é possível prever quais serão as objeções mais comuns e que tipo de resposta seu público está procurando.

Além do estudo de personas para entender as objeções e necessidades do seu público, é interessante que você também converse com o seu time de vendas e tenha uma boa relação com ele. Afinal, eles são a linha de frente diariamente em contato com o cliente, e saberão te dizer quais são as objeções e os problemas mais comuns enfrentados antes da decisão de compra.

2. Trabalho de pós-venda e suporte

O trabalho de pós-venda e suporte também pode ajudar a vender mais e melhorar a lucratividade do seu negócio.

Para que isso seja possível, você precisa entender quais são as necessidades do seu cliente mesmo após a compra, e estar lá para ajudá-lo a sanar suas dúvidas.

Por exemplo, se você for uma empresa de software, e seu cliente precisa de ajuda para utilizar o seu software, é possível que você crie conteúdos e uma rotina de e-mails para ajudá-lo a fazer um bom proveito do que foi contratado.

O mesmo pode ser feito com produtos. Sempre que um cliente comprar produtos específicos, por exemplo, é interessante ter uma rotina de conteúdos de suporte que irão ajudá-lo a aproveitar o máximo o seu investimento.

Esse tipo de ação pode criar, inclusive, pessoas apaixonadas pela sua marca. Esse cenário irá melhorar a sua forma de se relacionar com o mercado, aumentando as suas opções de venda, uma vez que os apaixonados pelo seu negócio irão indicar ainda mais pessoas para a sua empresa.

3. Redução do custo por venda

Como dito no tópico anterior, o marketing de conteúdo pode aproximar tanto o cliente da empresa que ele passa a enxergá-la como mais que um fornecedor de produtos e serviços: ele irá enxergá-la como um estilo de vida e alguém que merece atenção e credibilidade.

Com isso, é possível que você consiga reduzir o custo por vendas: uma indicação não tem custo para a sua empresa, mas pode ser responsável pela geração de mais renda para o seu negócio.

É preciso entender o que é o custo de aquisição de clientes para entender quais são as formas mais eficazes de usar o marketing de conteúdo.

O custo de aquisição de clientes, como o próprio nome diz, entende o quanto cada cliente custou para a sua empresa.

Esse valor pode ser encontrado quando somamos todos os investimentos em marketing dentro do seu negócio em um momento específico e dividir pela quantidade de novos clientes que esse investimento gerou. Esse número é o custo de cada venda para a sua empresa.

Sendo assim, para que seu negócio realmente traga lucro, é preciso que você tenha um ticket médio maior que o custo de aquisição de cada um dos clientes. Caso isso não aconteça, você ainda não estará lucrando.

Como os conteúdos de marketing de conteúdo são atemporais, é possível que o mesmo material continue dando um certo lucro para a empresa mesmo depois de um ano de investimento, por exemplo. Isso faz com que o seu investimento em marketing possa diminuir com o tempo, reduzindo o custo de aquisição de clientes e melhorando a lucratividade da sua empresa na medida em que o tempo passa.

4. Entendimento da jornada de compra dos clientes

Para que a sua empresa venda cada vez mais, é preciso que você conheça os seus clientes e entenda os seus processos. O marketing de conteúdo traz, junto às suas diversas especificidades, o entendimento da jornada de compra dos seus clientes.

Com esse tipo de informação e esse tipo de análise, é possível entender quais são os momentos mais importantes e os pontos de contato mais marcantes junto com o possível cliente e se preparar para atacar justamente nesses gatilhos.

5. Reconhecimento de marca

Um outro benefício notável do marketing de conteúdo é o reconhecimento de marca. Quanto mais conteúdos relevantes você disponibilizar no mercado, maiores as chances das pessoas conhecerem a sua empresa.

Com esses conteúdos, você poderá se tornar uma verdadeira referência no assunto, aumentando o seu reconhecimento de marca e o valor da sua empresa para os atuais clientes e prospects. Esse tipo de visibilidade poderá te ajudar a aumentar a taxa de vendas sem um investimento muito alto em captação de novos clientes, reduzindo mais uma vez o custo por vendas e aumentando a velocidade do retorno em marketing que a sua empresa pode ter.

O marketing de conteúdo é uma estratégia muito promissora, caso as ações sejam realizadas com maestria. Para que a sua estratégia seja bem realizada e feita com muito sucesso, o primeiro passo é pesquisar sobre o seu público e entender quem realmente é a sua persona.

Com essa informação em mãos, você conseguirá estruturar os conteúdos e as estratégias mais interessantes para seu negócio. Todas essas estratégias, alinhadas às necessidades do seu cliente, serão responsáveis pela geração de cada vez mais vendas, que a partir de agora possuem um custo bem menor, e irão aumentar a lucratividade do seu negócio.

Viu como os conteúdos podem trazer resultados incríveis!? Leia nesse conteúdo como é possível até viver de blog.

 

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