A jornada de compra online está crescendo vertiginosamente nos últimos anos. Apenas no Brasil, o comportamento de consumo das vendas online aumentou em 35% no primeiro semestre de 2019.

Isso significa que 19 milhões de brasileiros fizeram, ao menos, uma compra pela internet. E que existe uma tendência inegável apontando para que o e-commerce continue crescendo daqui para frente.

Além disso, comprar online não significa que o varejo vai perder o PDV (ponto de venda) de vista. Isso porque, hoje, sabe-se que os perfis de compra podem variar entre:

  • Quem só compra fisicamente (mas pesquisa online);
  • Clientes que só compram online;
  • Pessoas que compram fisicamente e online (híbridos).

Estima-se que aproximadamente 95% das compras serão feitas em ambientes virtuais até 2040. E, mesmo que seu consumidor continue comprando fisicamente, já faz parte do comportamento dele deixar a parte da pesquisa para os gadgets.

Dessa forma, podemos dizer que quem ainda não se adaptou, precisa fazer uma escolha: faturar mais investimento em vendas online ou ser levado pela onda até ficar no meio do caminho.

Leia também: O que você precisa para abrir um e-commerce de sucesso

5 vantagens das vendas online

Entre todas as vantagens que poderiam ser citadas aqui, separamos as principais para que você possa entender a importância de ter seu negócio na internet:

1. Alcance de público-alvo

Você quer vender apenas no seu bairro ou planeja ter visibilidade nacional? Vendendo online, você tem a possibilidade de expandir seu negócio, inclusive internacionalmente.

Essa é uma das maiores vantagens em abrir uma loja virtual: você alcança seu público onde quer que ele esteja.

2. Custo reduzido para iniciar o negócio

Só quem já abriu um ponto físico sabe quantos investimentos precisam ser feitos com mobiliário, iluminação, decoração, aluguel do espaço e muitos outros detalhes que fazem parte dessa lista.

Com uma loja online, muitos desses custos são existem, e outros dão lugar a investimentos como desenvolvimento do site, escolha da plataforma de e-commerce, escolha da plataforma de gestão de pagamentos e logística de entrega.

Ainda assim, vender online tem um custo de saída menor que uma loja física.

3. Base de dados

Dificilmente você conseguirá ter todos os dados e relatórios da sua empresa com a mesma segurança e controle se investir apenas em um ponto físico.

Com uma loja online, você encontra uma grande variedade de plataformas que oferecem relatórios em tempo real das vendas feitas, sejam elas pontuais ou recorrentes. O mesmo vale para o processo de pagamentos e gestão das vendas.

4. Controle de estoque

Com uma loja online, você tem muito mais visibilidade do seu catálogo e gerenciamento de estoque.

Diferente dos estoques físicos, que muitas vezes precisam contar com um profissional estoquista, você tem em poucos cliques a quantidade e tamanho de peças dos produtos vendidos.

5. Atendimento 24/7

Estar presente 24 horas por dia, 7 dias por semana é uma realidade do comércio virtual. Com essa possibilidade, você garante que a sua conversão venha em diferentes dias e horários, proporcionando mais conforto para seus clientes, que nem precisarão sair de casa.

5 cuidados com as vendas online

Mesmo com tantas vantagens, alguns cuidados precisam ser tomados para garantir o sucesso da sua loja online.

Leia também: Omnichannel no e-commerce: o que você precisa saber sobre a tendência

1. Escolha uma plataforma adequada para seu e-commerce

Ter uma plataforma para colocar seus produtos e registrar com segurança é fundamental para que o cliente tenha uma experiência encantadora.

Alguns cases do mercado, como a VTEX, WooCommerce e Magento possuem integrações que facilitam todo o processo de venda. Você pode ler mais sobre elas clicando aqui.

Vale destacar também que é muito importante que essa plataforma consiga fazer uma integração com a plataforma de pagamentos para otimizar o processo de compra. A plataforma da Vindi faz essa integração com várias delas!

2. Seu site precisa ser seguro

Além de uma plataforma adequada, é importante que seu cliente veja que seu site é seguro.

Dessa forma, tenha em mente que um sistema antifraude é necessário para evitar que informações sensíveis (dados bancários, por exemplo) se percam no meio do caminho.

3. Funcione no mobile tão bem quanto funciona no desktop

Seus clientes compram mais pelo computador ou pelo celular? Mesmo que você tenha algumas informações de comportamento de consumo em mãos, garanta que seu site funcione bem em tablets, desktops e smartphones.

Muitos clientes desistem de comprar porque um site é lento, tem muitas informações, não carregam fotos e não mostram preços corretamente. E cliente perdido é sinal de dinheiro perdido, não é mesmo?

4. Automatize seu processo de cobrança

Ao começar uma loja online, você terá que pensar em como cobrar os clientes inadimplentes e como estruturar uma régua de cobrança adequada para o seu negócio.

Automatizando este processo de cobrança, você tem mais visibilidade da sua carteira de clientes e sabe, com mais segurança, qual será seu faturamento mensal.

5. Escolha uma plataforma que cuide da gestão dos pagamentos das suas vendas online

Fazer o gerenciamento dos pagamentos da sua loja virtual é tão importante quanto as dicas anteriores, já que o alcance do seu público será muito maior. Dessa forma, gerenciar manualmente cada venda feita é um desafio e tanto, que vai te fazer perder tempo (e provavelmente dinheiro).

Com uma plataforma completa, você consegue integrar várias formas de pagamento, fazer vendas pontuais, parceladas e recorrentes.

Além disso, você recebe relatórios em tempo real, sabe de cada cliente que está inadimplente e realiza o processo de cobrança automaticamente.

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