Você já pensou como o design pode influenciar na sua loja virtual? Bem, ele é extremamente importante para cuidar do visual do seu negócio, além de atrair clientes e interferir nas decisões de compra. 

Talvez você ainda não tenha refletido sobre isso, por não saber sobre o assunto ou ainda estar muito atarefado. Quando se começa no e-commerce, algumas prioridades atropelam as outras e isso é normal. 

Para facilitar essa parte, separamos as principais dicas de design e informações que você precisa saber para sua loja virtual. Então, confere só o que preparemos. 

Experiência dos clientes na loja virtual  

Se seu e-commerce fosse uma loja física, como ele seria visto? Bem, a página inicial seria como a vitrine, as categorias como os departamentos e as páginas seriam os produtos.

Ainda na mesma comparação, como o visual da loja afetaria as decisões do cliente? De muitas formas, né? A bagunça assustaria sua freguesia, assim como mercadorias mal distribuídas e confusão para encontrar o que se procura. 

Sua vitrine precisa ser atraente, destacando lançamentos e novidades que convidam o cliente a entrar. Já os departamentos e produtos devem estar organizados, mostrando variações e, sobretudo, informações relevantes. Como por exemplo marca, preços, numeração, compatibilidade etc. 

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A experiência dos clientes na sua loja virtual é decisiva. Uma visita agradável e prática, podem render bons negócios para você

No e-commerce, o processo é bem parecido. Mas o público é bem mais exigente e apressado com a maioria das coisas. E, só costumam finalizar o pedido, se a experiência dentro da loja virtual é positiva. 

Para isso, algumas orientações de design ajudam a criar uma loja virtual mais atrativa. Confira a seguir quais são:

Dica 1: Invista na Página Inicial 

Além de cartão de visita do seu e-commerce, a página inicial é a porta de entrada principal para os clientes. Por isso, organize o design, com as funcionalidades, produtos e links de forma a levá-los ao lugar certo na sua loja virtual.  

Menus e funcionalidades da loja virtual 

Com os menus da página inicial, você mostra seu portfólio de produtos e ajuda o cliente a entender mais sobre sua oferta. Assim, na hora de configurar as funcionalidades e opções do menu, pense em quais segmentos você atende, quais diferenciais oferece e muito mais.  

Além disso, lembre-se que alguns usuários não costumam conferir tudo se tiverem que fazer rolar a tela. Por isso, tente indicar mercadorias com maior número de vendas ou novidades em categorias como “destaques” e “lançamentos”, além das comuns de produtos. 

Banners de destaque 

Outro recurso importante, os banners da página inicial destacam seus lançamentos, assim como as ofertas. No entanto, excessos podem desorientar os visitantes. 

Nesse sentido, avalie e filtre prioridades, criando peças atrativas com textos e imagens adaptados à linguagem do público-alvo. E, não esqueça de incluir botões de direcionamento como  “Compre agora” ou “Veja mais”, os famosos call to action. 

Falando em direcionamento, os links também precisam ser acompanhados de perto. Caso alguma URL ou página de produto seja alterada, cheque a linkagem na página inicial. 

Dica 2: Cuide das imagens de Produtos  

Tenha em mente que as imagens dos seus produtos formam a vitrine da sua loja. Dessa forma, opte por imagens limpas, que valorizem seus produtos e impressionem quem navega em sua loja virtual.

Fidelidade das imagens 

Preze por fotos sem filtros e que não alterem as cores dos produtos, influenciando negativamente na experiência do usuário. Em outras palavras, imagine comprar e receber um produto na cor errada. Isso pode acontecer simplesmente por um erro de edição de imagem e deve ser evitado.

Ângulos para as fotos 

Mostre seu produto pelo maior número de ângulos possíveis, sem se preocupar com a quantidade de fotos. Ou seja, é melhor ter um número grande de fotos mostrando todos os detalhes do seu produto do que deixar o cliente na dúvida pela falta de imagens.

Se possível, fotografe os seus produtos em uso, sejam roupas, equipamentos de proteção, equipamentos de limpeza, materiais esportivos, veículos, etc.

Produção 

Considere a contratação de um profissional da área para cuidar das imagens da sua loja, caso você não tenha conhecimento ou tempo. Essa parte é muito importante no seu negócio online, não tenha medo de investir. 

Imagens no design da loja virtual: exemplo criativo

As fotos atraem a atenção dos visitantes, por isso, se houver como, invista em produções profissionais

Dica 3: Fique de olho na navegação dentro da loja 

Para chegar até a finalização da compra, seu cliente passa por algumas etapas, sendo direcionado por páginas da loja e tendo que ativar certas opções. A velocidade e a organização do site interferem nessa jornada, por isso você deve cuidar bem disso. 

Velocidade da Página 

A velocidade do carregamento das páginas torna a navegação lenta, o que atrapalha a experiência do cliente. Se for demorado, ele vai buscar uma outra loja.

Dessa forma, confira se os conteúdos estão no tamanho certo. É possível ter uma boa qualidade de visualização, usando as dimensões adequadas nas imagens e nas fontes do texto. 

Navegação Intuitiva 

Você sabe o que é uma navegação intuitiva? É quando seu visitante consegue acessar facilmente o que procura, como menus, botões de compras e demais opções do site. 

Dessa forma, você precisa organizar produtos, informações e botões para que os clientes possam transitar de forma simples entre as páginas.   

O que também diz respeito às categorias da loja. Confira se o site reflete bem sua oferta. Quais são as categorias de produtos que são vendidos? Como elas se relacionam? Como poderiam estar relacionadas?

Dica 4: Otimize sua loja para smartphones 

Segundo o relatório Webshoppers 43, a pandemia e o isolamento social impulsionaram o comércio eletrônico no Brasil ao longo de 2020. O faturamento total chegou a 45,9 bilhões de reais. E, das mais de 194 milhões de vendas online, as realizadas por smartphones atingiram o percentual de 55,1%.

Uma loja virtual que não funciona bem em dispositivos móveis, perde boa parte das oportunidades de vendas na internet. Além disso, os mecanismos de buscas punem em ranqueamento sites que não estão preparados para esse usuários. 

Design em Loja Virtual: a importância de otimizar para smartphone: homem olhando celular na frente de um computador

Ter uma loja virtual adaptada para os dispositivos móveis aumenta seu alcance e a avaliação por buscadores como o Google

Dessa forma, as páginas devem possuir layouts e conteúdos otimizados tanto para atender bem aos clientes como para melhorar o posicionamento no resultado de pesquisas. Isso pode ser feito por meio de recursos da plataforma de e-commerce, assim como o suporte de profissionais contratados. 

Dica 5: Inspire-se em datas comemorativas

As datas comemorativas são uma tremenda oportunidade para aumentar as vendas na internet. Inclusive, as pessoas chegam a celebrar o Black Friday que é exclusivo para compras. 

Personalização da loja 

Assim sendo, preparar peças de marketing e o visual da sua loja inspiradas nessas datas ajudam a aproveitar essa tendência, resultando em mais compras.

Por isso, aproveite esses momentos para personalizar seu e-commerce e suas ofertas. Natal, Páscoa, Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais etc, tudo precisa estar no seu radar. Mesmo sendo trabalhoso, os resultados impactarão na experiência dos clientes. 

Divulgação de produtos 

Sua loja pode aproveitar a data investindo em campanhas e anúncios, podendo oferecer ainda frete grátis, desconto em massa e outras promoções. Assim, é possível aumentar o alcance nessa época tão importante para o comércio eletrônico.

Você também pode criar Kits de produtos para vender na sua loja virtual. Além de serem boas opções para os consumidores, eles aumentam o seu ticket médio. Ou seja, os valores das vendas crescem. 

Um cliente que compraria apenas uma camiseta, por exemplo, acaba comprando junto uma calça. Já que os preços desses produtos diminuem ao serem colocados em conjunto. Na verdade, só o fato de você oferecer mais opções na oferta contribui para compras maiores.   

Recursos de Design Dooca para sua loja virtual

Na Dooca, você inicia a criação da sua loja virtual com configurações de design prontas de acordo com o seu produto ou segmento. São 20 temas gratuitos e exclusivos para artigos de moda, aparelhos eletrônicos, acessórios para veículos, decoração, produtos de beleza, por exemplo. E ainda, com o assistente visual, você aplica facilmente seu logo no cabeçalho e rodapé, define cores e fontes. 

Se você ainda não é um Doocanauta, teste por 14 dias grátis todos os recursos da plataforma, basta criar um login. Mas não fique preocupado, ok? Não é preciso colocar nenhuma informação do seu cartão e o pagamento só começa depois que o período teste termina. 

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Este texto foi escrito por: Aline Rezende e Tiago Assis em nome da Dooca Commerce 

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