Entendo que escolher o meio de pagamento seja um assunto extremamente importante e relevante, mas conversando com os lojistas de e-commerce noto que muitos não se atentam a isso. Mas existem alguns pontos de atenção importante no momento de optar por um meio de cobrança, tais como:

-> Será que esse é o meio de pagamento correto para o modelo de negócio do seu e-commerce?

-> Será que o consumidor final está tendo a melhor experiência de compra ali?

-> Será que mais de um meio de pagamento na mesma loja online ajuda ou atrapalha a escolha do consumidor ?

-> E a conversão de pagamento, você está medindo? E pior, está medindo corretamente? E ainda, será que mais de um meio de pagamento influencia nessa conversão?

Sei que muitas dessas questões que envolvem meios de pagamento são complexas, confusas e difíceis de entender e algumas vezes até de acreditar em quem está vendendo o produto, mas aí vem o ponto de atenção: será que não é hora de testar algo novo?

Como escolher o melhor meio de cobrança para meu e-commerce

Você pode mudar de player, incluir um novo como opção e retirar o que não representa conversão nenhuma e só está lá poluindo visualmente a página, já pensou nisso?

Isso se faz necessário para medir os resultados com maior assertividade e compreender melhor o próprio negócio através do órgão principal, o coração, que é o meio de pagamento, a opção que seu cliente escolheu, que “teoricamente” vai se arriscar ao comprar na sua loja, pelo impulso de querer o produto que seu e-commerce vende.

Mas, como saber se seu meio de pagamento, de fato, te ajuda na conversão de vendas?

Analise a conversão de pagamento

Desde que sua loja está no ar, quantas compras reprovadas você já teve?
Sua operadora de cartão de crédito retornou um código que você entenda o motivo?

Precisamos estar sempre atualizados em relação às novas tecnologias e produtos existentes no mercado para entender a melhor solução para nosso negócio.

Quando se inicia um e-commerce, ainda pequeno temos a tendência a optar por um subadquirente por ser uma solução mais prática, que integra rápido, aceita todas as bandeiras de cartão, boleto e antifraude.

Mas, será que essa é a solução solução perfeita?
Não!!!

  • Tem muitas desvantagens aí que, quando não entendemos do negócio, caímos facilmente. Como:
    Altas taxas;
  • Cobrança para transferência de valores ou abertura de contas nos players;
  • Baixa conversão comparada ao mercado em geral, em muitos casos checkout;
  • Redirecionado para página externa;
  • Antifraude incluso (porém terceirizado e com análises apenas automáticas);
  • Não sair o nome da loja na fatura do cliente (motivo de 80% dos chargebacks) e entre outras.

E o gateway, é para o meu negócio?

Em 90% dos casos, Sim!!! Facilita a vida!!! E aí você me pergunta, por quê?

Principalmente porque utilizando o gateway, você tem liberdade para escolher os demais fornecedores de serviço do seu e-commerce, como:

Qual adquirente é a sua preferida (por taxa, bandeiras, facilidade, portal, etc)
Qual antifraude você vai utilizar
Integração com ERP’s e qualquer outra solução que adicione na sua loja, sabendo qual player está te atendendo.

Daí, você pode me perguntar “Ah, mas se eu integrar direto com a minha adquirente é melhor, assim não preciso pagar os centavos por transação que o gateway me cobra e não tenho mensalidade, nem setup, não é mesmo?”

Sim, verdade!!!

Mas a adquirente não tem nenhum produto que o gateway oferece para melhorar a conversão de pagamentos e nem recuperar as vendas, além das facilidades de multimeios de pagamentos ou compra com um clique.

Além disso, terá que desenvolver uma integração própria e ficará com restrições de bandeiras dependendo do caso.

E então, assim com a nossa saúde, vale você fazer um um checkup de tempos em tempos para ter certeza que o coração do seu e-commerce (o meio de pagamento) continua forte.

DICA: Para calcular a conversão das opções de pagamento é necessário dividir o número de pedidos aprovados pelo total de pedidos realizados em determinado período de tempo. Por exemplo: se de 100 clientes que finalizam a compra, apenas 65 são aprovados, temos uma conversão de pagamentos de 65% – o que é considerado baixo para um e-commerce.

O ideal seria alcançar no mínimo 80%. Então precisamos entender os motivos de retorno dessas não efetivações para que você entenda se, de fato, a solução que você usa atende o que você precisa.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies