Uma boa gestão de assinaturas pode potencializar os resultados do seu negócio recorrente. Além disso, se você já conta com as vantagens e os benefícios da Economia da Recorrência, sabe como ele é escalável e sustentável.

No entanto, é possível que alguns obstáculos comecem a surgir no meio do caminho. Grande parte desses desafios estão ligados a gestão, que poderia ser mais eficiente.

Portanto, neste artigo você verá quais as melhores práticas para usufruir da recorrência com muito mais sucesso!

Negócios que são considerados “assinaturas”

Em primeiro lugar, vamos definir os negócios que são considerados recorrentes. Basicamente, toda cobrança feita automaticamente, para a venda de produtos ou serviços de consumo recorrente, pode se enquadrar em uma assinatura.

Além disso, é importante considerarmos que as assinaturas já estavam na nossa vida muito antes dos clubes de assinaturas e das caixas, cada vez mais famosas no mercado.

Canais de televisão à cabo, contas de água e luz em débito automático, e até mesmo a conta da padaria, que tinha entregas de leite (algumas oferecem até hoje). 

As assinaturas estão presentes no nosso dia a dia, e essa economia não para de crescer. Por isso, se você tem um clube de assinaturas ou trabalha com um modelo recorrente, é necessário prestar atenção no trabalho de gestão.

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5 dicas para ter uma boa gestão de assinaturas

Alguns passos são fundamentais para quem quer ter uma boa gestão de assinaturas. Além disso, também falaremos a seguir sobre alguns erros que vemos pelo mercado, que podem ser de grande aprendizado para você.

Tenha um site intuitivo

Assinaturas são totalmente vinculadas à experiência oferecida, e sua solução precisa refletir isso. 

Se o seu modelo de vendas tem muita fricção, seu site não roda tanto no desktop quanto no mobile e os clientes encontram bugs desde o começo, as chances de Churn são grandes.

Por isso, se preocupe com toda a jornada, pensando sempre em otimizar ao máximo seus processos, considerando sempre as métricas analisadas naquele período.

Régua de cobrança é um forte aliado do negócio

Quando o assunto é gestão de assinaturas, ter uma régua de cobrança é fundamental para ter previsibilidade e reduzir a inadimplência.

Basicamente, com uma régua de cobrança você consegue saber quantas faturas estão próximas do vencimento, quantas estão inadimplentes, qual foi o motivo e como aquele cliente será cobrado.

Além disso, com uma régua de cobrança eficiente, você não precisa se preocupar em ficar ligando para seus clientes, porque esse sistema conta com disparos automáticos por e-mail e SMS.

Dessa forma, você tem mais liberdade para gerenciar suas assinaturas e se preocupar com a experiência do seu cliente, nossa primeira dica neste artigo.

Diminua a burocracia 

Diminuir a burocracia nos processos de aquisição e upsell é necessário para eliminar tarefas desnecessárias na hora de gerenciar uma assinatura.

Além disso, reduzir a burocracia é bom para todo mundo. Para o cliente, para fornecedores externos, para parceiros do negócio e para a empresa como um todo.

Portanto, revisite seus processos, e veja quais tarefas podem ser otimizadas ou eliminadas. Deixe essa gestão o mais enxuta possível, se quiser ter uma visibilidade mais ampla do negócio.

Aposte em CRM 

O CRM (Customer Relationship Management) faz a sua gestão de assinaturas do ponto de vista das vendas, automatizando e segmentando o público mais adequado e maduro para a sua solução.

Um bom CRM é fundamental para ajudar sua empresa a crescer. Além disso, ter uma equipe dentro da empresa que cuide disso também vai te ajudar a ter resultados incríveis.

Automatize sua gestão de assinaturas

Por último, precisamos falar da automação, que está diretamente ligada a todas as dicas anteriores.

É essa plataforma de gestão de assinaturas e de cobrança que reduzirá as burocracias do seu negócio, te ajudará a reduzir os níveis de inadimplência e te dará a liberdade que só um parceiro especialista pode te dar.

Nós nos orgulhamos em dizer que temos a plataforma mais completa do mercado para te ajudar a gerenciar suas assinaturas, ter uma régua de cobrança eficiente e que te ajuda a vender mais e sempre.

Principais erros cometidos na Gestão de Assinaturas 

Aqui na Vindi, nós acompanhamos a gestão de assinaturas de mais de 6.000 empresas espalhadas pelo Brasil. 

Dessa forma, como especialistas em recorrência e em negócios deste tipo, vemos alguns erros em comum que impedem o crescimento de várias soluções:

  • Internalizar o billing: quando as empresas chegam na Vindi com billing feito dentro de casa, a diferença nos resultados e nas falhas cometidas é muito grande. Deixar essa parte do negócio com especialistas parceiros é fundamental para um resultado sustentável;
  • Não conhecer o ICP: uma empresa que quer atender todo o mercado e não tem um Perfil de Cliente Ideal bem definido dificilmente consegue fazer uma boa gestão de assinaturas;
  • Oferecer uma assinatura Freemium que não funciona: se a parte free da sua solução não funciona perfeitamente e não entrega uma experiência diferenciada, não espere que seu cliente queira pagar por ela;
  • Ignorar as métricas: para uma boa gestão de assinaturas, é fundamental olhar as métricas certas e analisar o que elas estão te dizendo.

Portanto, se você gostou deste conteúdo sobre gestão de assinaturas e quer conhecer mais sobre as soluções da Vindi, e como elas podem te ajudar a vender mais e sempre, clique no banner abaixo! Um dos nossos especialistas entrará em contato com você!