Toda empresa que cobra seus clientes precisa ter uma boa estratégia de billing. Mas, isso não significa que o billing deve ser feito dentro da própria empresa. Na verdade, se você fizer isso, você pode estar colocando sua empresa em risco.

Se você ainda não sabe, o que é billing, eu te explico!

É um sistema de cobrança, seja de planos, tarifas ou serviços, que gera e controla as faturas de forma aplicável. Ou seja, é o faturamento da sua empresa quando você utiliza uma cobrança inteligente. 

Para ficar mais claro, pense na sua fatura de telefone, tv a cabo ou outro serviço que você consome de forma recorrente. O consumidor final, ou seja, o cliente, não consegue ver, mas, por trás dessa cobrança, há todo um processo de billing. Para as empresas que cobram, fazer uma boa gestão das cobranças, contratos e recebimentos é um grande desafio. E, o billing, surge como uma boa estratégia para otimizar isso. Mas, criar essa inteligência dentro da própria empresa é um tiro no pé, acredite. 

Mas, por que não é bom ter o billing dentro da empresa?

Por ser uma operação muito importante, fazer o billing dentro da sua empresa pode ser um grande risco para ela. Qual o maior erro cometido? Designar uma equipe específica para cuidar disso, como o financeiro ou tecnologia. Coordenar o billing de dentro vai exigir grandes esforços da sua equipe, que poderiam ser investidos em outras áreas, como aperfeiçoamento do produto, por exemplo. 

Então, qual seria a melhor solução? Terceirizar! Ao contratar uma empresa especializada, você não vai precisar se preocupar com:

Guardar dados de cartão dos seus clientes. Quando você faz isso, corre um grande risco de segurança para a sua empresa. Além disso, quando você utiliza uma única adquirente para cuidar desses dados, você não vai conseguir taxas competitivas para os seus clientes. 

A segurança do seu negócio. Para quem vende online, é imprescindível ter um bom antifraude. Isso porque ajudar a evitar de fraudes comuns do mercado, como em sites e negócios online, que são alvos dos testadores de cartão. 

As mudanças do setor. Para lidar diretamente com as cobranças, sua empresa iria precisar estar atento às mudanças financeiras, de tecnologia e de regulamentação do setor. Ou seja, sua empresa perderia muito tempo tentando criar algo que, em pouco tempo, vai passar por mudanças

Ao terceirizar, você não vai se preocupar com nenhum desses três pontos levantados logo acima. Quer descobrir mais vantagens de fazer o seu billing fora de casa? Então vamos lá!

Por que devo terceirizar o billing?

Primeiro, porque quando você contrata uma empresa especializada em pagamentos, você tem a total segurança que seu billing será bem feito. Uma plataforma de pagamento, por exemplo, é a melhor opção para que sua empresa escale. Nela, ficam concentrados todos os contatos com os agentes financeiros. Então, nada de se preocupar com taxas, segurança ou atualizações tecnológicas para ter um billing eficaz.

Com processos automatizados de cobranças, e deixando seu time de tecnologia focado somente no produto, sua empresa vai conseguir faturar mais. 

Uma plataforma de pagamentos ficará responsável por controlar:

Todo o billing: claro, essa é a principal vantagem! Você escolhe como cobrar, qual o período de cobrança, cálculos envolvidos, tipos de planos e muito mais. 

Todo o recebimento: seja por boleto, cartão de crédito ou débito em conta. Com uma plataforma de pagamentos, você escolhe a forma como deseja cobrar e receber dos seus clientes. 

Toda emissão de nota fiscal: tipo de produto ou serviço, tributação, alíquotas e mais.

Toda a conciliação: tenha fácil acesso a quem pagou, quando o pagamento foi realizado e clientes com dívidas em aberto. 

Qual a melhor opção de plataforma de pagamentos para cuidar do billing?

Busque por uma plataforma de pagamentos completa, que ajude não somente no billing, mas que também oferece outras vantagens. A Vindi, por exemplo, faz isso muito bem! Isso porque ela possui um gateway de pagamento eficaz, uma plataforma de recorrência robusta e APIs com níveis profundos de abstração. 

Isso faz com que a Vindi seja muitas, vezes, procuradas por ERPs para auxiliar em suas cobranças recorrentes e de assinaturas, cuidando de toda a parte do billing delas. 

Além disso, a plataforma também oferece diversas integrações, ferramentas de redução de inadimplência, PCI Compliance (que assegura que todos os seus dados e dos seus clientes estejam devidamente protegidos, gestão de assinaturas e muito mais. 

Quer saber se a Vindi é a plataforma certa para cuidar do billing da sua empresa? É fácil! Basta clicar na imagem abaixo e solicitar um contato. Em breve, um dos consultores falará  com você para tirar todas as dúvidas. consultor vindi