Algumas métricas para apps são fundamentais para entender como está o funcionamento do seu aplicativo e a aceitação no mercado.

Além disso, se você usa a economia das assinaturas como modelo de negócio, existem indicadores ainda mais relevantes para serem analisados.

Portanto, vamos conhecer quais são as principais métricas para apps com modelo de assinaturas?

Principais métricas para apps com modelo de assinaturas

Antes de começarmos a falar sobre as métricas escolhidas, é importante destacar que as métricas tradicionais de negócio, como CAC, LTV, ticket médio, ARR e MRR já são a lista básica para qualquer empresa.

Na categoria Métricas aqui do Blog da Vindi, você encontra todos esses indicadores e muitos outros!

Agora, vamos conhecer as métricas para apps?

Downloads

Em primeiro lugar, é essencial que o número de downloads seja constantemente avaliado. No entanto, este indicador sozinho pode se tornar uma métrica de vaidade, e não necessariamente um número alto de cliques significa que seu app está funcionando bem.

Portanto, sempre avalie este número junto com métricas como a taxa de instalação, a taxa de desinstalação e o número de conversões.

Este último geralmente é usado quando um aplicativo oferece trial (período de teste gratuito) ou está dentro do modelo de vendas Freemium.

ARPU

A receita média por usuário, ou ARPU (Average Revenue Per User), representa o valor total de receita que os clientes ativos do seu aplicativo geram para o negócio.

Contudo, essa é uma das métricas mais variáveis, porque o seu segmento pode alterar significativamente a ARPU.

CPLU

O Custo por Download é parecido com o seu CAC, mas calculado depois que o assinante realiza a instalação do app.

Dessa forma, para calcular o CPLU, basta dividir o custo total de aquisição pelo número absoluto de downloads.

Para desdobrar essa métrica e entender quanto custou um usuário que está ativo, é necessário filtrar aqueles que utilizaram o app mais de três vezes.

Lembre-se que o custo total de aquisição leva em conta anúncios de Marketing, folha de pagamento, infraestrutura e desenvolvimento também.

Classificação por estrelas

As notas de uma a cinco estrelas são um termômetro muito importante para balizar o que os assinantes acham do seu app.

Além disso, se você escolheu cobrar nas apps stores, as avaliações são ainda mais importantes, e precisam ser respondidas com atenção especial.

Aqui no blog da Vindi, nós fizemos um post completo sobre qual a melhor forma de cobrar e faturar com o seu aplicativo, e você pode ler agora clicando aqui.

Tempo médio por sessão

Essa métrica te dá uma visão geral de quais páginas são mais acessadas pelos usuários do aplicativo.

Além disso, também é possível identificar quais páginas são rejeitadas, estão com a usabilidade comprometida e podem melhorar a performance.

Para conseguir os números de tempo médio por sessão, você pode utilizar ferramentas como o Hotjar, que gravam as visitas nas páginas e consolidam em relatórios para a sua empresa.

Além disso, é fundamental destrinchar essa métrica em:

  • Tempo por sessão: aqui temos, em uma única sessão, a quantidade de tempo que um assinante usou o app;
  • Intervalo de sessão: quantas vezes por dia e em que intervalo de tempo seu aplicativo é aberto;
  • Módulos do app por sessão: e quantas telas são abertas durante cada navegação, de cada usuário.

Engajamento geral

Aumentar o engajamento do seu aplicativo deve ser um trabalho diário dentro do negócio, já que, quanto mais tempo os usuários passam lá, mais valor ele vê no serviço prestado.

Dessa forma, é essencial que você se atente a:

  • Taxa de conversão em ações: essa taxa está atrelada a compras, upselling, cliques em anúncios e outras ações que geram conversão para o seu aplicativo;
  • Interações: as push notifications, que aparecem na tela do dispositivo de cada usuário, também podem e devem ser medidas como interações. Contabilize desde cliques até respostas;
  • Opt-ins: quantos clientes desejam receber essas notificações;
  • Opt-outs: e quantos clientes desejam não receber notificações push.

Churn Rate

A retenção do seu aplicativo é balizada pelo Churn Rate, e essa é uma das métricas mais importantes a ser considerada.

Conhecida como a taxa de cancelamentos por um determinado período, o Churn mede basicamente quantas pessoas pararam de assinar o seu serviço e deixaram de pagar.

Além disso, você pode analisar o Churn mensalmente, semestralmente, anualmente ou no intervalo que fizer mais sentido para o seu negócio.

Se você quiser saber mais sobre esse indicador, clique aqui para aprender a calcular e a entender como diminuir essa métrica pode te ajudar a crescer.

Análise Cohort

Temos também a análise Cohort, que é importante para qualquer empresa, mas principalmente para empresas recorrentes, como as que usam o modelo de assinaturas.

Basicamente, essa análise agrupa seus clientes em grupos com pontos de convergência. Por exemplo, você você analisar grupos por data de aniversário, por carteiras de assinaturas, por idade, gênero ou o que o seu segmento demandar.

Dessa forma, é possível pegar esses grupos separados, definir um determinado período de cálculo e avaliar quanto de receita aquele grupo está trazendo e como anda a manutenção daqueles clientes no app.

A análise Cohort é importante para avaliar mudanças estratégicas e desenvolver ações pautadas em comportamento de consumo. É importante que essas avaliações sejam constantemente refeitas, e que cada implementação consiga ser medida.

Crash

Essa métrica fala diretamente sobre os defeitos e bugs operacionais do aplicativo. Com o avanço da tecnologia e o uso em dispositivos móveis cada vez mais crescentes, o usuário espera que um aplicativo funcione com o máximo de perfeição possível.

Dessa forma, se esse aplicativo trava com frequência ou encerra no meio do uso, as chances de que ele seja desinstalado e mal avaliado são grandes.

É fundamental que essa métrica seja analisada junto com os indicadores de downloads, instalações e desinstalações, para garantir uma visão mais ampliada e assertiva.

Agora que você já conhece quais são as principais métricas para apps com modelo de assinaturas, clique no banner abaixo e assine agora mesmo a newsletter do blog da Vindi. Você receberá em primeira mão conteúdos exclusivos do mercado financeiro e de pagamentos!

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