Combinar ads e assinaturas no mix de receitas é uma tendência que veio para ficar na economia da recorrência.
Em um cenário cada vez mais competitivo e agravado pela recessão econômica, as empresas recorrentes têm otimizado o faturamento com a publicidade digital.
Mas não é fácil conciliar os dois modelos de negócios, uma vez que os anúncios podem impactar a experiência do usuário e os processos de gestão de assinaturas são muito diferentes.
Neste artigo, vamos explorar as possibilidades do mix de receitas com anúncios e ads para ajudar você a dar o próximo passo no seu negócio.
Leia até o fim e entenda as perspectivas do mercado.
Por que as empresas estão repensando o mix de receitas?
Combinar anúncios e assinaturas no mix de receitas é a estratégia da vez em um cenário econômico desafiador.
No mercado da recorrência, já não é possível encontrar uma empresa que viva somente das assinaturas, pois é preciso diversificar as fontes de receita para enfrentar uma realidade competitiva e contextos de recessão em todo o mundo.
A última sobrevivente dessa lógica foi a Netflix, que, após grande pressão de seus investidores, lançou um plano básico com anúncios em novembro de 2022.
Para ter uma ideia de como as empresas de streaming e conteúdo por assinatura estão distribuindo seu mix de receitas, veja este gráfico publicado por Reid DeRamus, Growth PM, na rede de conteúdo Substack:
O gráfico mostra claramente que grandes players têm mesclado ads e assinaturas no mix de receitas, em proporções diferentes de acordo com o segmento e tipo de público.
Curiosamente, a Netflix ainda aparece como o último negócio exclusivo de assinaturas, mas como vimos, esse caso também já mudou.
Entenda a lógica dos anúncios em serviços de assinaturas
A lógica de incluir anúncios e assinaturas no mix de receitas é simples: ter duas frentes para aumentar o faturamento da empresa, tanto de consumidores finais quanto de anunciantes.
Nas assinaturas, o objetivo é entregar valor suficiente para que o público continue pagando pelo serviço e se mantenha fiel.
No modelo com anúncios, também é preciso entregar valor, pois você precisa garantir que os usuários continuem consumindo o produto apesar da publicidade, gerando resultados para as empresas que pagam pelo espaço.
Naturalmente, os consumidores não gostam de anúncios e muitos preferem pagar uma assinatura para não ter que lidar com eles.
Porém, se você consegue entregar um serviço de qualidade e baixo custo em troca da exposição à publicidade, é possível manter os usuários engajados e ainda satisfazer as demandas dos anunciantes.
Assim, é possível ter as duas fontes de receitas em um único negócio de forma sustentável.
Desafios de unificar a estratégia de ads + assinaturas
Unir anúncios e assinaturas no mix de receitas é promissor, mas não é uma tarefa fácil, pois são dois modelos de negócio muito diferentes.
Basicamente, a empresa precisa mensurar o quanto os anúncios podem impactar a experiência do usuário e encontrar um equilíbrio entre as demandas da audiência e as necessidades dos anunciantes.
O objetivo é gerar o mínimo de atrito com os consumidores e, ao mesmo tempo, oferecer aos anunciantes a exposição que eles precisam para vender seus produtos e serviços.
Para isso, existem vários tipos de publicidade e várias formas de combinar a assinatura com os anúncios, dependendo do tipo de negócio e do público-alvo.
Por exemplo, é possível trabalhar com anúncios programáticos, que são selecionados de forma automática por algoritmos, ou utilizar recursos de monetização, como ocorre com os vídeos no YouTube via AdSense.
Outro grande desafio é ajustar a estrutura da empresa e suas operações para atuar com anúncios e assinaturas ao mesmo tempo.
Isso porque os processos são muito diferentes e exigem times especializados na gestão da publicidade e das assinaturas.
Dicas e ideias para unificar ads e assinaturas
Você pode utilizar várias estratégias para combinar anúncios e assinaturas no mix de receitas da sua empresa com sucesso.
Veja alguns exemplos:
- Criar uma versão gratuita do serviço com anúncios de parceiros, como faz o Spotify
- Oferecer um plano mais barato com anúncios, como faz a Netflix
- Exibir anúncios em diferentes planos, conforme o valor da assinatura, como faz o New York Times
- Trabalhar com anúncios premiados, ou seja, vídeos que o usuário precisa assistir até o fim para ganhar uma recompensa. Esse modelo tem sido usado com sucesso em aplicativos e portais de conteúdo
Como o modelo de assinaturas pode impulsionar o ganho com ads
É possível aumentar o ganho com anúncios a partir do modelo de assinaturas, desde que você se preocupe com o conteúdo que é exibido para o usuário.
Hoje, com o mercado de publicidade digital dominado pela Alphabet (Google) e pela Meta (Facebook e Instagram), não é fácil monetizar conteúdo de forma independente.
Ao invés de ceder à mídia programática e correr o risco de interromper a jornada do usuário com anúncios totalmente aleatórios, você pode combinar assinaturas e publicidade de forma mais eficiente.
Uma solução é migrar para o paywall e fazer uma curadoria cuidadosa dos anúncios que serão exibidos para os assinantes, garantindo que os produtos e serviços anunciados tenham compatibilidade com sua audiência.
Ou até mesmo incluir anúncios próprios redirecionando a audiência para a versão paga do serviço.
Dessa forma, é possível aumentar a receita com anúncios em longo prazo sem prejudicar a experiência do usuário e sofrer com o churn rate.
Assinaturas trazem mais previsibilidade de receita para o negócio
Ainda que a ideia seja combinar ads e assinaturas no mix de receitas, manter o foco no modelo de pagamentos recorrentes tem se mostrado uma estratégia mais sólida para as empresas.
Afinal, é por meio de assinaturas que as empresas:
- Conseguem garantir uma receita previsível
- Constroem uma base fiel de clientes
- Conseguem reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e aumentar o LTV (Lifetime Value ou Tempo de Vida do Cliente)
- Ganham sustentabilidade e alcançam metas de crescimento em longo prazo
- Constroem modelos de negócio escaláveis.
Todos esses benefícios alcançados com o modelo de assinatura não podem ser colocados em risco com a introdução dos anúncios.
Dessa forma, é importante manter o negócio centrado na recorrência e adicionar o modelo de publicidade de forma estratégica, cuidando sempre da experiência do usuário e mantendo os níveis de satisfação do cliente.
Entendeu como combinar ads e assinaturas no mix de receitas pode favorecer o crescimento do seu negócio?
Então, aproveite e assine a newsletter da Vindi para ficar por dentro dos temas mais atuais do mercado da recorrência.