Combinar ads e assinaturas no mix de receitas é uma tendência que veio para ficar na economia da recorrência.

Em um cenário cada vez mais competitivo e agravado pela recessão econômica, as empresas recorrentes têm otimizado o faturamento com a publicidade digital.

Mas não é fácil conciliar os dois modelos de negócios, uma vez que os anúncios podem impactar a experiência do usuário e os processos de gestão são muito diferentes.

Neste artigo, vamos explorar as possibilidades do mix de receitas com anúncios e ads para ajudar você a dar o próximo passo no seu negócio.

Leia até o fim e entenda as perspectivas do mercado.

Por que as empresas estão repensando o mix de receitas?

Combinar anúncios e assinaturas no mix de receitas é a estratégia da vez em um cenário econômico desafiador.

No mercado da recorrência, já não é possível encontrar uma empresa que viva somente das assinaturas, pois é preciso diversificar as fontes de receita para enfrentar uma realidade competitiva e contextos de recessão em todo o mundo.

A última sobrevivente dessa lógica foi a Netflix, que, após grande pressão de seus investidores, lançou um plano básico com anúncios em novembro de 2022.

Para ter uma ideia de como as empresas de streaming e conteúdo por assinatura estão distribuindo seu mix de receitas, veja este gráfico publicado por Reid DeRamus, Growth PM, na rede de conteúdo Substack:Gráfico mostrando o Mix de receitas de grandes empresas

O gráfico mostra claramente que grandes players têm mesclado ads e assinaturas no mix de receitas, em proporções diferentes de acordo com o segmento e tipo de público.

Curiosamente, a Netflix ainda aparece como o último negócio exclusivo de assinaturas, mas como vimos, esse caso também já mudou.

Entenda a lógica dos anúncios em serviços de assinaturas

A lógica de incluir anúncios e assinaturas no mix de receitas é simples: ter duas frentes para aumentar o faturamento da empresa, tanto de consumidores finais quanto de anunciantes.

Nas assinaturas, o objetivo é entregar valor suficiente para que o público continue pagando pelo serviço e se mantenha fiel.

No modelo com anúncios, também é preciso entregar valor, pois você precisa garantir que os usuários continuem consumindo o produto apesar da publicidade, gerando resultados para as empresas que pagam pelo espaço.

Naturalmente, os consumidores não gostam de anúncios e muitos preferem pagar uma assinatura para não ter que lidar com eles.

Porém, se você consegue entregar um serviço de qualidade e baixo custo em troca da exposição à publicidade, é possível manter os usuários engajados e ainda satisfazer as demandas dos anunciantes.

Assim, é possível ter as duas fontes de receitas em um único negócio de forma sustentável.

Desafios de unificar a estratégia de ads + assinaturas

Unir anúncios e assinaturas no mix de receitas é promissor, mas não é uma tarefa fácil, pois são dois modelos de negócio muito diferentes.

Basicamente, a empresa precisa mensurar o quanto os anúncios podem impactar a experiência do usuário e encontrar um equilíbrio entre as demandas da audiência e as necessidades dos anunciantes.

O objetivo é gerar o mínimo de atrito com os consumidores e, ao mesmo tempo, oferecer aos anunciantes a exposição que eles precisam para vender seus produtos e serviços.

Para isso, existem vários tipos de publicidade e várias formas de combinar a assinatura com os anúncios, dependendo do tipo de negócio e do público-alvo.

Por exemplo, é possível trabalhar com anúncios programáticos, que são selecionados de forma automática por algoritmos, ou utilizar recursos de monetização, como ocorre com os vídeos no YouTube via AdSense.

Outro grande desafio é ajustar a estrutura da empresa e suas operações para atuar com anúncios e assinaturas ao mesmo tempo.

Isso porque os processos são muito diferentes e exigem times especializados na gestão da publicidade e das assinaturas.

Dicas e ideias para unificar ads e assinaturas

Você pode utilizar várias estratégias para combinar anúncios e assinaturas no mix de receitas da sua empresa com sucesso.

Veja alguns exemplos:

  • Criar uma versão gratuita do serviço com anúncios de parceiros, como faz o Spotify
  • Oferecer um plano mais barato com anúncios, como faz a Netflix
  • Exibir anúncios em diferentes planos, conforme o valor da assinatura, como faz o New York Times
  • Trabalhar com anúncios premiados, ou seja, vídeos que o usuário precisa assistir até o fim para ganhar uma recompensa. Esse modelo tem sido usado com sucesso em aplicativos e portais de conteúdo

Como o modelo de assinaturas pode impulsionar o ganho com ads

É possível aumentar o ganho com anúncios a partir do modelo de assinaturas, desde que você se preocupe com o conteúdo que é exibido para o usuário.

Hoje, com o mercado de publicidade digital dominado pela Alphabet (Google) e pela Meta (Facebook e Instagram), não é fácil monetizar conteúdo de forma independente.

Ao invés de ceder à mídia programática e correr o risco de interromper a jornada do usuário com anúncios totalmente aleatórios, você pode combinar assinaturas e publicidade de forma mais eficiente.

Uma solução é migrar para o paywall e fazer uma curadoria cuidadosa dos anúncios que serão exibidos para os assinantes, garantindo que os produtos e serviços anunciados tenham compatibilidade com sua audiência.

Ou até mesmo incluir anúncios próprios redirecionando a audiência para a versão paga do serviço. 

Dessa forma, é possível aumentar a receita com anúncios em longo prazo sem prejudicar a experiência do usuário e sofrer com o churn rate.

Assinaturas trazem mais previsibilidade de receita para o negócio

Ainda que a ideia seja combinar ads e assinaturas no mix de receitas, manter o foco no modelo de pagamentos recorrentes tem se mostrado uma estratégia mais sólida para as empresas.

Afinal, é por meio de assinaturas que as empresas:

Todos esses benefícios alcançados com o modelo de assinatura não podem ser colocados em risco com a introdução dos anúncios.

Dessa forma, é importante manter o negócio centrado na recorrência e adicionar o modelo de publicidade de forma estratégica, cuidando sempre da experiência do usuário e mantendo os níveis de satisfação do cliente.

Entendeu como combinar ads e assinaturas no mix de receitas pode favorecer o crescimento do seu negócio?

Então, aproveite e assine a newsletter da Vindi para ficar por dentro dos temas mais atuais do mercado da recorrência.

Assine a Newsletter da Vindi

Por que a Netflix lançou um plano com anúncios?

A Netflix lançou um plano básico com anúncios para diversificar suas fontes de receita, combinando ads e assinaturas em seu modelo de negócio. Dessa maneira, a empresa acompanha uma tendência global de diversificação do mix de receitas de negócios recorrentes.

Como fazer um mix de receita com ads e assinaturas?

Algumas estratégias para combinar ads e assinaturas são: oferecer um plano gratuito com anúncios, oferecer um plano básico de valor mais baixo com anúncios, exibir anúncios em diferentes planos conforme o valor da assinatura, trabalhar com anúncios premiados, ou seja, vídeos que o usuário precisa assistir até o fim para ganhar uma recompensa.

Como o modelo de assinaturas pode impulsionar a receita de ads?

É possível impulsionar a receita com anúncios a partir do modelo de assinaturas, desde que você priorize conteúdos de qualidade para os usuários. Uma solução é utilizar o modelo paywall e fazer uma curadoria cuidadosa dos anúncios que serão exibidos para os assinantes, garantindo que os produtos e serviços anunciados tenham compatibilidade com sua audiência.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies