Escolher o modelo de vendas mais adequado ao seu negócio é fundamental para definir todas as estratégias que virão a partir dela. Basicamente, é o norte comercial que impulsiona objetivos e metas pensadas em aquisição e retenção de clientes.

Além disso, se você já escolheu o modelo de vendas, nada impede que você adapte, inove e transforme essa parte do seu posicionamento de mercado.

Portanto, neste post você verá os principais modelos usados no mercado e como implementar cada um deles na sua empresa!

O que é importante considerar na hora de escolher meu modelo de vendas?

Em primeiro lugar, antes de escolher o modelo de vendas ideal para a sua empresa, três fatores precisam ser analisados com cuidado:

Complexidade do negócio

Em primeiro lugar, é preciso investigar quão complexo é vender seu produto ou serviço. E, esse ponto está diretamente ligado ao nível de inovação e disrupção que sua empresa quer causar no mercado. Quanto mais inovador, mais necessidade de educar clientes e consumidores.

Um exemplo que ilustra bem esse cenário é o Spotify. Hoje, com vários streamings de áudio no mercado, é fácil entender qual o valor dele. Agora, pense em como era mais desafiador explicar sobre esse modelo de negócio a 10 anos atrás?

Portanto, reflita sobre a complexidade e a necessidade de interação humana na hora de “educar” e qualificar seus cliente. Isso faz muita diferença quando escolher um modelo de vendas, o que ficará claro ao longo deste post.

Markup

Também conhecido como margem de lucro, o markup é fundamental para que você entenda a diferença entre os valores que entram na sua empresa e os gastos fixos e variáveis ao longo do tempo.

Dessa forma, o LTV (Valor de Tempo de Vida do Cliente) é um indicador importante para analisar o montante que cada cliente entrega para o negócio ao longo do tempo, mas conhecer os indicadores em geral também faz parte na hora de entender o markup.

Ticket Médio

Por último, temos o ticket médio. Basicamente, quanto menor o seu ticket médio, menos capacidade de montar um time financeiro você tem.

Dessa forma, se esse for o seu caso, é necessário escolher um modelo de vendas que tenha menos interação possível. Ou então, precisa pensar em estratégias que aumentem o seu ticket médio sem a necessidade direta de vender, como descontos com fornecedores, parcerias e reduções de gastos operacionais e de logística.

Qual o modelo de vendas ideal para o meu negócio?

Entre todos os modelos de vendas que existem, David Skok conseguiu criar uma linha de complexidade interessante para ilustrar quais são os mais usados no mercado.

No entanto, é importante destacarmos que essa não é a única forma de analisar um modelo de vendas, mas sim de simplificar esses processos que, muitas vezes, são abstratos.

Freemium

Basicamente, o modelo Freemium é conhecido por oferecer dois modelos aos consumidores: um gratuito, com recursos limitados; e um pago, com todos os recursos disponíveis.

Além disso, também podem ser oferecidos planos onde o serviço é totalmente gratuito por um determinado tempo, como se fosse um período de teste mesmo.

Dessa forma, o cliente em potencial é o responsável por aprender a usar o produto ou serviço e descobrir qual o valor dele. Não é necessário ter uma equipe que o qualifique e o eduque, já que o próprio modelo dá essa liberdade a ele.

No-touch self service

O modelo de vendas self service sem interações é baseado nas buscas por clientes em anúncios, SEO e Inbound Marketing para atrair tráfego sem a necessidade de um contato comercial.

Portanto, a ideia é que o cliente venha até a sua empresa, e para isso, é necessário que sua proposta de valor seja irresistível.

Light-touch Inside Sales

Inside Sales é todo o tipo de venda feita sem que a equipe comercial precise se deslocar até o potencial cliente para fazer a conversão. Pode ser por e-mail, telefone ou até mesmo, pelas redes sociais.

Dessa forma, esse modelo de vendas implica em ser remoto e ter o menor contato possível. Uma ligação, momentos para tirar dúvidas online e nada que fuja muito deste escopo.

High-touch Inside Sales

Seguindo os dois últimos modelos, temos as vendas remotas, mas com alta interação. Dessa forma, a diferença desse modelo para o anterior é, basicamente, que aqui podem ser feitas demonstrações online, com suporte de especialistas e um esforço muito maior para fechar a venda.

Mais uma vez, entender a complexidade do seu negócio é fundamental para entender o quanto de interação será necessária para efetuar uma venda!

Vendas presenciais

As vendas presenciais seguem os modelos tradicionais, com provas presenciais de conceito, entendimento dos tomadores de decisão e um esforço considerável para fechar um contrato.

Muitas empresas ainda utilizam esse modelo sem saber que um High-touch Inside Sales seria tão eficiente quanto, por exemplo.

Como implementar o modelo de vendas escolhido?

Agora que você já conhece melhor os modelos de vendas propostos por David Skok, vamos entender quais são os primeiros passos para concluir a implementação?

Faça pesquisas de mercado que usam aquele modelo de vendas

Em primeiro lugar, o benchmarking é fundamental não só para que você saiba o que sua concorrência está fazendo, mas para saber onde é possível encontrar um diferencial, algo que te destaque no segmento.

Portanto, pesquise, estude sobre comportamento de consumo, sobre experiências que clientes das outras empresas tiveram ou estão tendo e até mesmo, os problemas encontrados.

Conheça seu produto ou serviço

É fundamental que você seja especialista no produto ou serviço ofertado. Para isso, algumas perguntas podem te ajudar a avaliar se você está no caminho certo:

  • Que problema seu produto ou serviço pretende resolver?
  • Qual a complexidade para vendê-lo?
  • É possível saber o ticket médio das vendas da concorrência?
  • Quem são os potenciais consumidores? (Público-alvo, perfil de cliente ideal, personas, etc)
  • Qual o tamanho do seu segmento?
  • Tem alguém no mercado resolvendo este mesmo problema?
  • Quem tem este problema não o resolveu ainda por quê? (Esta pergunta é fundamental para entender as objeções ou alternativas ao seu produto).
  • Quais são os seus benefícios e diferenciais?

Faça testes focados em resultados

Dificilmente você conseguirá implementar um modelo de vendas na sua empresa – ou mudar de modelo – sem fazer nenhum teste. Por isso, você precisa do Inbound Marketing para te ajudar!

Basicamente, Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair e converter clientes através de um conteúdo relevante. Esses clientes que são atraídos, são chamados de leads.

Portanto, a dica é: comece aos poucos, com alguns leads ou potenciais clientes. Teste, colha informações sobre o que der certo e o que der errado e faça a expansão aos poucos.

Dessa forma, você conhecerá o que está gerando resultados positivos e ajudando seu negócio a crescer!

Pense sempre no seu cliente antes de definir o modelo de vendas

Se é ele quem vai usar seu produto ou serviço, é fundamental que toda a estratégia de venda seja montada com a lupa do cliente!

Portanto, destaque vantagens, invista em campanhas que eduquem esse comportamento de consumo e em tudo o que pode gerar mais valor para quem vai usar seu produto ou serviço.

Se você gostou deste conteúdo, clique agora no banner abaixo e assine nossa newsletter para ter acesso a conteúdos incríveis diariamente!banner_newsletter_blog_2

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies