Em tempos de transformação digital, a cobrança por SMS pode ser um grande aliado da sua empresa para reduzir taxas de inadimplência.

Além disso, garantir uma régua de cobrança eficaz incluindo o envio de SMS que te ajuda a garantir o faturamento da sua receita.

Vamos falar mais sobre isso?

Como funciona a cobrança por SMS?

A cobrança por SMS é uma ferramenta de recuperação de inadimplência com taxas maiores de visualização quando comparamos com outras modalidades como e-mail, por exemplo.

Da mesma forma, é uma medida mais eficaz do que ligar para cada cliente inadimplente e mais barato do que enviar cartas.

Nestes dois casos, o cliente pode não atender, a carta pode ser extraviada, ficar presa na caixa de correio, não ser entregue… São muitas variáveis!

Com o SMS, você garante que seu cliente recebeu a cobrança em tempo hábil e com muito menos fricção. Aqui na Vindi, por exemplo, nós temos um relatório que diz a data e o horário que essa mensagem foi entregue. Se o seu cliente disser que não recebeu nada, é possível provar que envio e recebimento aconteceram.

Para quais públicos a cobrança por SMS é importante?

Em primeiro lugar, é importante destacarmos que qualquer empresa pode se beneficiar da cobrança por SMS. Se você tem dificuldades em cobrar seus clientes e deseja otimizar os recursos do seu time financeiro, essa é uma ótima solução!

Contudo, alguns públicos podem absorver com mais facilidade esse modelo de cobrança. Entre eles, podemos ilustrar os idosos, pessoas que não possuem e-mail ou não utilizam nunca e jovens, que estão mais conectados aos smartphones.

Dessa forma, se você tem uma escola de inglês, por exemplo, pode enviar um e-mail de cobrança para os pais e um SMS para os filhos. Se sua empresa for uma seguradora, você também pode enviar um SMS aos seus clientes da melhor idade com link direto de pagamento.

A cobrança por SMS é democrática, mais barata do que a maioria dos modelos de cobrança e muito mais assertiva quando o assunto é visualização.

Como usar a cobrança por SMS da Vindi?

Mesmo com tantas vantagens, é fundamental que você tenha visibilidade e saiba que esse tipo de cobrança está dando retorno financeiro para o seu negócio.

Aqui na plataforma da Vindi, nós enviamos relatórios em tempo real das suas vendas e indicamos quais clientes possuem faturas em aberto.

Além disso, também é possível gerenciar quantas cobranças por SMS são feitas mensalmente, quanto você está faturando e quem ainda continua inadimplente, mesmo com as ações de cobrança.

Para ilustrar melhor o que estamos falando, vamos falar de um dos nossos clientes. Em dezembro de 2019, uma empresa de convênio médico para o mercado pet aqui na Vindi recuperou quase R$ 14.000,00 somente com a cobrança por SMS!

Integrando outros modelos, como os disparos de e-mail, Retentativa Simples e Renova Vindi, o valor total desse mês ultrapassou os R$ 26.000,00. Quanto dinheiro sua empresa está perdendo por não ter um processo de cobrança eficaz?

Vale destacar que essa funcionalidade, aqui na Vindi, é personalizável e flexível, para que você dê a cara e o tom de voz da sua empresa.

Posso enviar qualquer texto por SMS aos meus clientes?

De acordo com as regras das operadoras de telefonia celular, não é permitido o envio de nenhuma mensagem de cunho promocional. A cobrança por SMS é literalmente um recurso de cobrança, e não de marketing.

Além disso, é fundamental que todo SMS leve o nome da empresa, já que o número de envio será genérico. Sabe quando um aplicativo te envia um SMS contando de uma promoção e aparecem 5 números aleatórios ao invés dos 9 convencionais? Com o nosso também é assim!

Por outro lado, você pode definir o conteúdo a ser enviado em diversos momentos da jornada de relacionamento com seu cliente:

  • Boas-vindas: esse SMS é enviado exatamente no primeiro dia de pagamento da primeira fatura.
  • Cobrança rejeitada: exatamente no dia em que a cobrança é rejeitada
  • Agradecimento: exatamente no dia em que um pagamento é efetuado
  • Inadimplência: 10 dias após o vencimento da cobrança pendente

A produção dessas mensagens fica a seu critério e não pode passar de 140 caracteres. Além disso, a programação dos disparos é 100% automatizada, de acordo com as datas de cobrança da sua carteira.

Quais são as maiores vantagens em usar o SMS?

Entre tudo o que já destacamos aqui neste post, as maiores vantagens da cobrança por SMS são:

  • Redução efetiva das taxas de inadimplência
  • Automação do processo de cobrança
  • Redução de tempo
  • Otimização do time financeiro
  • Diminuição de retrabalho com emissão de segundas vias de boletos
  • Taxa de visualização maior do que outros modelos de cobrança
  • Possibilidade de atingir diferentes públicos

E muito mais!

Como posso contratar a cobrança por SMS da Vindi?

Se você já é nosso cliente e usa nossa plataforma completa de gestão de pagamentos, fale com nosso time de relacionamento para conhecer nossos planos e pacotes.

Agora, se você ainda não conhece a plataforma que está ajudando mais de 6.000 clientes a venderem mais e sempre, clique no banner abaixo e fale com um de nossos consultores. Nós estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas!

programas sócio torcedor

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies