Em tempos de transformação digital, a cobrança por SMS pode ser um grande aliado da sua empresa para reduzir taxas de inadimplência.

Além disso, garantir uma régua de cobrança eficaz incluindo o envio de SMS que te ajuda a garantir o faturamento da sua receita.

Vamos falar mais sobre isso?

Como funciona a cobrança por SMS?

A cobrança por SMS é uma ferramenta de recuperação de inadimplência com taxas maiores de visualização quando comparamos com outras modalidades como e-mail, por exemplo.

Da mesma forma, é uma medida mais eficaz do que ligar para cada cliente inadimplente e mais barato do que enviar cartas.

Nestes dois casos, o cliente pode não atender, a carta pode ser extraviada, ficar presa na caixa de correio, não ser entregue… São muitas variáveis!

Com o SMS, você garante que seu cliente recebeu a cobrança em tempo hábil e com muito menos fricção. Aqui na Vindi, por exemplo, nós temos um relatório que diz a data e o horário que essa mensagem foi entregue. Se o seu cliente disser que não recebeu nada, é possível provar que envio e recebimento aconteceram.

Para quais públicos a cobrança por SMS é importante?

Em primeiro lugar, é importante destacarmos que qualquer empresa pode se beneficiar da cobrança por SMS. Se você tem dificuldades em cobrar seus clientes e deseja otimizar os recursos do seu time financeiro, essa é uma ótima solução!

Contudo, alguns públicos podem absorver com mais facilidade esse modelo de cobrança. Entre eles, podemos ilustrar os idosos, pessoas que não possuem e-mail ou não utilizam nunca e jovens, que estão mais conectados aos smartphones.

Dessa forma, se você tem uma escola de inglês, por exemplo, pode enviar um e-mail de cobrança para os pais e um SMS para os filhos. Se sua empresa for uma seguradora, você também pode enviar um SMS aos seus clientes da melhor idade com link direto de pagamento.

A cobrança por SMS é democrática, mais barata do que a maioria dos modelos de cobrança e muito mais assertiva quando o assunto é visualização.

Como sei que estou recuperando clientes inadimplentes?

Mesmo com tantas vantagens, é fundamental que você tenha visibilidade e saiba que esse tipo de cobrança está dando retorno financeiro para o seu negócio.

Aqui na plataforma da Vindi, nós enviamos relatórios em tempo real das suas vendas e indicamos quais clientes possuem faturas em aberto.

Além disso, também é possível gerenciar quantas cobranças por SMS são feitas mensalmente, quanto você está faturando e quem ainda continua inadimplente, mesmo com as ações de cobrança.

Para ilustrar melhor o que estamos falando, vamos falar de um dos nossos clientes. Em dezembro de 2019, uma empresa de convênio médico para o mercado pet aqui na Vindi recuperou quase R$ 14.000,00 somente com a cobrança por SMS!

Integrando outros modelos, como os disparos de e-mail, Retentativa Simples e Renova Vindi, o valor total desse mês ultrapassou os R$ 26.000,00. Quanto dinheiro sua empresa está perdendo por não ter um processo de cobrança eficaz?

Vale destacar que essa funcionalidade, aqui na Vindi, é personalizável e flexível, para que você dê a cara e o tom de voz da sua empresa.

Posso enviar qualquer texto por SMS aos meus clientes?

De acordo com as regras das operadoras de telefonia celular, não é permitido o envio de nenhuma mensagem de cunho promocional. A cobrança por SMS é literalmente um recurso de cobrança, e não de marketing.

Além disso, é fundamental que todo SMS leve o nome da empresa, já que o número de envio será genérico. Sabe quando um aplicativo te envia um SMS contando de uma promoção e aparecem 5 números aleatórios ao invés dos 9 convencionais? Com o nosso também é assim!

Por outro lado, você pode definir o conteúdo a ser enviado em diversos momentos da jornada de relacionamento com seu cliente:

  • Boas-vindas: esse SMS é enviado exatamente no primeiro dia de pagamento da primeira fatura.
  • Cobrança rejeitada: exatamente no dia em que a cobrança é rejeitada
  • Agradecimento: exatamente no dia em que um pagamento é efetuado
  • Inadimplência: 10 dias após o vencimento da cobrança pendente

A produção dessas mensagens fica a seu critério e não pode passar de 140 caracteres. Além disso, a programação dos disparos é 100% automatizada, de acordo com as datas de cobrança da sua carteira.

Quais são as maiores vantagens da cobrança por SMS?

Entre tudo o que já destacamos aqui neste post, as maiores vantagens da cobrança por SMS são:

  • Redução efetiva das taxas de inadimplência
  • Automação do processo de cobrança
  • Redução de tempo
  • Otimização do time financeiro
  • Diminuição de retrabalho com emissão de segundas vias de boletos
  • Taxa de visualização maior do que outros modelos de cobrança
  • Possibilidade de atingir diferentes públicos

E muito mais!

Como posso contratar a cobrança por SMS da Vindi?

Se você já é nosso cliente e usa nossa plataforma completa de gestão de pagamentos, fale com nosso time de relacionamento para conhecer nossos planos e pacotes.

Agora, se você ainda não conhece a plataforma que está ajudando mais de 6.000 clientes a venderem mais e sempre, clique no banner abaixo e fale com um de nossos consultores. Nós estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas!

programas sócio torcedor